quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

DHLAKAMA BARALHA POLITICOS E A SOCIEDADE!


O Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, está a baralhar a opinião pública e os políticos nacionais, com a pretensão, de constituir um “Governo de Gestão” por um período de cinco anos. Alguns analistas consideram que, Governo de Gestão no conceito clássico, é um Governo com uma duração curta, entre seis meses a um ano, por não poder tomar decisões estruturantes da sociedade e, acontece em casos de crise, ora, estando o país a sair de um processo eleitoral, onde as forcas politicas em numero acima de trinta participaram, com resultados por divulgar, é de pouco sentido querer convencer as pessoas para uma decisão de crise, as motivações, de um tal Governo, caem por terra!
Por outro lado, é preciso reter que, a menos de três meses, o Líder da Renamo saiu das matas de Gorongoza onde viveu por um período de dois anos e meio, com um ano e meio de hostilidades militares, á sua saída, teria declarado que, conseguiu tudo quanto reivindicava e que, pela primeira vez na historia de Moçambique “as eleições seriam livres, justas e transparentes porque se aprovou uma nova Lei eleitoral” estas afirmações, foram espontâneas e voluntarias, a Lei mantêm-se a mesma e as condições foram criadas para acomodar as exigências da nova lei eleitoral, o discurso de fraude é recorrente em Afonso Dhlakama e Renamo, na pratica e na verdade, não traz nada de novo, no seu périplo pelo centro do país, não diz o que falhou!
Na minha modesta opinião, ainda que reconhecendo a popularidade de Afonso Dhlakama, é ingenuidade política pensar-se em sucesso eleitoral nacional, marginalizando parte significativa do território nacional, como são as províncias do Sul e a Cidade de Maputo, ainda assim e, pela primeira vez, esses círculos votaram em Dhlakama e Renamo. Os membros da Renamo, devem saber que, Gaza não é Xai-Xai ou Chibuto, Gaza é muito mais do que esses dois lugares urbanos, província de Maputo não é Matola, a Província de Maputo é muito mais do que uma passagem por Manhica Sede, Marracuene e pouco mais, estes factos não são levantados pela Renamo e seu Líder, porque não lhes convém.
Na analise dos resultados eleitorais, a Renamo e Afonso Dhlakama não se debruçam sobre as razões de não terem preenchido, os lugares que lhes eram reservados nas mesas de voto nas províncias referidas, limita-se a propalar “fraude massiva” evidentemente que, é mais cómodo esse discurso do que analisar as causas de insucesso num determinado processo e, por aquilo que é dado a observar, o próprio Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, não estão certos do que desejam com o propalado “Governo de Gestão” se não teriam aceitado debate nos diferentes órgãos de comunicação social.
POLITICOS SEM NORTE!
Afonso Dhlakama, depois de tanto falar de um “Governo de Gestão” e receber como reacção a inconstitucionalidade e outros adjectivos pouco abonatórios e, notar que, parece estar a falar de algo desconhecido e sem apoio de outras forcas politicas, eis que ensaia “convite” aos partidos políticos de baixa representação e sem expressão na sociedade, indicando Sibindy, Daviz e Domingos, como sendo prováveis elegíveis ao referido “Governo de Gestão” e, as reacções não tardaram, o Presidente do PIMO, Yacub Sibindy, mesmo não conhecendo a natureza e os objectivos gerais de tal Governo, diz estar disponível a integrar, Raul Domingos, Presidente do PDD, como lhe é característico, nem sim nem não, já o MDM reage de forma violenta com acusações á mistura!
Ora, se de facto, o PDD e o PIMO, são partidos políticos com existência de mais de dez anos no panorama politico nacional, e não conseguem se quer entrar na Assembleia da Republica, é lógico que, a hipótese de um “Governo de Gestão” abri-lhes uma boa perspectiva, sem igual, para entrar, da janela, na governação do país, ao convida-los, Afonso Dhlakama, não mais pretende deles, se não um coro a favor da ideia e, infelizmente, caíram que nem crianças, embora sem reacção conhecida, fala-se de anuncio nos próximos dias de pessoas ligadas a sociedade civil, provavelmente a Presidente da Liga dos Direitos Humanos, a minha irmã Alice será convidada, do Parlamento Juvenil e outros serão convidados, tudo isso, para ganhar eco publico a ideia de um “Governo de Gestão” que nem o proponente tem ideias de como pode funcionar.
Se as organizações da sociedade civil, caírem como os partidos políticos estão fazendo, a sociedade vai perder uma massa critica importante, em democracia, a liberdade de expressão e de opinião, relativamente aos processos de governação, constitui participação na vida publica nacional, participar da democracia não é somente ostentar um cargo publico, a recente devolução da Lei sobre os direitos e deveres dos deputados e dos Presidentes da Republica e ex-presidente é um exemplo de participação da sociedade civil na vida politica nacional, não cabemos todos na Assembleia da Republica e tão pouco no Conselho de Ministros.
A experiencia do vizinho Zimbabué não é muito boa nessa perspectiva, o Líder da Oposição, Morgan Chiwangirai, depois de ocupar o cargo de primeiro-ministro, hoje nem a liderança do partido conseguiu, de uma forca politica com potencial de vencer as eleições, passou a insignificante partido, portanto mais um no panorama local, será isso que anima Afonso Dhlakama, governar, pelo menos um dia!
Adelino Buque
Like · 
  • Germano Milagre Duas coisas concordo ... Afonso Dhlakama cometeu um erro de palmatória ao dizer antes das eleições que seriam "livres, justas e transparentes", estou certo de que deve estar muito arrependido de o ter dito ... Também já expressei antes que acho que um governo de gestão pode ser um campo minado para a oposição ! Por outro lado encarar as eleições como um processo que foi "livre, justo e transparente" é desonestidade continuada que só nos pode levar a maus caminhos... Agora é necessário sentido de estado, por o povo em 1o lugar, é evitar através de negociações, um descalabro. Sobre o q há a fazer já dei a minha opinião noutros posts e não me vou repetir
    21 hrs · Like · 4
  • Jeremias Luis Chauque Esta sim é uma opinião sensata, com a qual dificilmente se pode descordar. Se os debates não fossem politizados eram capazres de serem produtivos.
    21 hrs · Like · 3
  • Germano Milagre Obrigado Jeremias ... E dificil debater politica sem politizar ... So que considero que vivemos tempos decisivos e eu não sou a favor da desordem, nem da continuação do status quo ... Algum caminho vamos ter que TODOS descobrir para que cheguemos a bom porto TODOS ainda inteiros ! Ignorar os problemas tem por norma o efeito de eles crescerem incontrolávelmente. Eu gostaria que debatessemos mais as saidas da crise e que se encontrem caminhos que sejam consensuais e com um espirito de honestidade e pôr o povo Moçambicano do Rovuma ao Maputo de novo unido... Neste momento vejo uma fragmentação muito perigosa e os passos que se têm dado não são de forma a entrarmos no rumo que o povo precisa !
    20 hrs · Like · 3
  • José de Matos Germano, nos estamos condenados a repetir sempre as mesmas coisas aqui no Grupo! Eu nao morro de amores pela ideia do Governo de Gestao porque isso vai beneficiar a Frelimo! Por outro lado, é desonesttidade intelectual e ingenuidade tesperarem que eleiçoes fraudulentas sejam aceites sem ninguem questionar!
    E agora? como vamos avan çar?
    20 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Jose de Matos, se se provar que houve fraude que se anulem as eleições, vamos organizar outras. Esta seria uma reivindicação justa. Agora dizer que quer fazer parte do Governo porque houve fraude é legitimar o que não se deve legitimar.
    20 hrs · Like · 2
  • José de Matos Jeremias , eu tenho sido consistente no que escrevo! Estas eleiçoes nao foram crediveis e nao podem esperar que todos aceitem com naturalidade! Governo de gestao é apenas um hipotese, avancemm com outras! nao vai ajudar refugiarem-se na negaçao do evidente na esperança que todos aceitem!
    20 hrs · Edited · Like · 1
  • Michael Primeiro ridicularizaram o Dhlakama com as suas exigências quando esteve em “parte incerta.”

    Depois fizeram-se de cegos, mudos e surdos quando o tal “ministro das coves” (palavras do Muchanga) sucumbiu. 
    ...See More
    19 hrs · Like
  • Muzila Wagner Nhatsave Milagre e Jeremias Luis Chauque estamos no mesmo diapasão quanto a essa questão.
    19 hrs · Like · 1
  • Muzila Wagner Nhatsave por isso ate hoje me mantenho calmo a espera do CC se pronunciar
    19 hrs · Like
  • José de Matos A minha grande curiosidade em relaçao ao CC é saber como vao descal çar a bota dos Editais!
    19 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque O CC não tem editais?
    19 hrs · Like
  • Eduardo Domingos Paulo Bouene tem pena do Dhlakama e da oposicao? Afinal o GG seria oportunidade impar que a frelimo tera de fazer sumir a Renamo do mapa politico. Deixe a renamo e dhl correr esse risco, simplesmente encoraja a frelimo a caminhar nesse sentido. GG eh inconstitucional e o roubo de votos tambem eh.
    19 hrs · Like
  • José de Matos Jeremias, ha grande vukuvuku com os Editais, esttamos ca para acompanhar tudo!
    18 hrs · Like · 1
  • Germano Milagre A historia dos editais so fez com que mesmo alguns que eu conheco da Frelimo e que eu respeito como intelectualmente honestos, franziram sobrancelhas ... segundo a opiniao deles como nao houve fraude deveria ja se ter disponibilizado copia dos editais a quem quisesse apos o apuramento ... e eu concordo. Isto so adensou mais o clima e da razao aos que dizem que houve burla da grande ... caramba !!! Porque nao digitalizam imagens dos editais todos e disponibilizam online de forma catalogada e organizada para quem quiser consultar ???
    18 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Este artigo é continuidade de servico do G40. Nega fraude eleitoral, nega o cozido por Felisberto Naife, a violencia em Gaza para impedir a presenca de mmv da oposicao.
    13 hrs · Like · 1
  • Germano Milagre Eduardo Domingos o governo de gestão é a maior ratoeira que a Renamo pode cair ... Espero q entendam isso ... Ha outros caminhos que eu penso que em 2 ou 3 anos nos podem fazer chegar lá da melhor maneira... Fácil nenhum caminho é mas entre uma guerra ou a destruição da Renamo absorvida num governo de gestão eu prefiro a 3a via ...
    12 hrs · Like · 1
  • Eusébio A. P. Gwembe Parabéns, Buque,pela lucidez nas ideias.
    12 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, que lucidez de Buque? Prémio G40? Sabes, as vezes tu Eusébio A. P. Gwembe, tens comentado com lucidez que esses todos do G40. Mas tu mesmo esqueces de dizer os grandes equívocos da Frelimo para estas eleicões que já podiam ter ajudado à Frelimo a sair com cabeca erguida. Houve um mau cálculo comoAlfredo Manhiça apontou e isso vai custar-nos ainda mais caro. Eleicões transparentes teriam ajudado a pacificar Mocambique. Esses senhores deviam ter ido aprender com Wade do Senegal.
    A outra coisa, Adelino Buque tem certeza que Afonso Dhlakama não estará em Maputo?
    11 hrs · Like · 1
  • Gito Katawala Confesso que acabo nao percebendo o conceito de Governo de Gestao, mas elogiar texto de Adelino Buque como opiniao sensata anula tudo que se pretende de coerente. Adelini Buque eh um confesso G40, entao de sensatez nao vejo nada.

    Acabo de postar que e
    sta mais que evidente o que se precisa eh um GUN, o facto de a oposicao nao poder provar juridicamente a fraude das eleicoes nao quer dizer que nao foram fraudulentas. Houve fraude sim e eles proprios (os supostos vencedores) sabem disso.
    10 hrs · Like · 3
  • Sebastiao Chapepa Mozolande Ha uma coisa muita mal percebida por Nos Mocambicanos desde dos Nossos Doutores ate' um Simples Cidadao. A FRELIMO.e' partido que pensa de que (sabe gerir os conflitos desde sua fundacao) e tambem sabe provocar os mesmos. Ora vejamos um pouco da sua historia. Logo na sua fundacao nao respeitou os lideres dos tais tres Movimentos e alguns acabaram morrendo exilio ou no campo de concentracao. Lutou se 10 anos contra o Coloniasmo Portugues assistimos o muita coisa feia!... Veio o acordo de Lusaka depois Independencia que Nos trouxe campos novo tipo de S.tome que por vez criou a guerra dos 16 anos. Ela bom em propaganda pediu aos amigos que vamos agarrar a mao os enviados do colono para destabilizar Mocambique assistimos a chegada de tropas de varios cantos do mundo socialista e que os mesmos sairam a correr sem sucessos. Ouvimos da boca do Nosso querido Primeiro Presidente "eu nao converso com os bandidos armados preferindo o Petar Botha no acordo de Incomati"falha grande. Dois anos do acordo de Roma para nao ser comprido isto e' possivel? E hoje o Pais virou somalia com raptos sera' que isto um dia vai terminar por Bem.
    2 hrs · Like

Sem comentários: