quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

DE VISITA À ITÁLIA: Guebuza convicto na paz e estabilidade



Quarta, 03 Dezembro 2014 00:00 | E-mail | Acessos: 206
O PRESIDENTE da República, Armando Emílio Guebuza, já se encontra em Roma, República Italiana, desde o início da tarde de ontem em visita de trabalho de cinco dias. Num breve encontro com diplomatas de países africanos acreditados neste país manifestou-se convicto na manutenção da paz e estabilidade política em Moçambique.
Guebuza apresentou àquela comunidade o ponto de situação relativamente às últimas eleições realizadas no país a 15 de Outubro, cujos resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições confirmam a vitória da Frelimo e do seu candidato presidencial, Filipe Nyusi.
“Em Moçambique tivemos eleições em que a Frelimo e o seu candidato ganharam, de acordo com os resultados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE). Estamos apenas à espera da validação dos mesmos pelo Conselho Constitucional. O nosso sistema eleitoral é muito complexo. Apesar de sabermos tudo (sobre os resultados) vamos ter que esperar mais algum tempo até à sua homologação e proclamação”, disse Guebuza.
No encontro com embaixadores africanos acreditados na Itália, que surge em observância a uma praxe diplomática, Guebuza explicou ainda que a sua visita tem como um dos objectivos fundamentais incrementar, ao nível mais alto dos dois governos, as relações de amizade e cooperação, que considera estarem num estágio muito bom.
Aliás, segundo apurou o “Notícias”, durante a visita o PR irá expressar o seu reconhecimento ao papel que o Governo italiano tem desempenhado no processo da consolidação da democracia e no desenvolvimento económico.
No seu primeiro acto o PR reuniu com a Comunidade de Sant’Egídio, tendo sido de seguida agraciado com um jantar de boas-vindas.
Importa referir que a Comunidade de Sant’Egídio nasceu em Roma em 1968, logo após o Concílio Vaticano II. Actualmente é um movimento de laicos, ao qual aderem mais de 50.000 pessoas empenhadas na evangelização e na caridade em Roma e em mais de 70 países de vários pontos do mundo, incluindo Moçambique, onde opera em várias áreas de carácter social, com enfoque na prevenção e combate ao HIV/SIDA.
Entretanto, na manhã de hoje a agenda do Chefe do Estado inclui uma deslocação à sede da Presidência do Conselho de Ministros da República Italiana (Palácio Chigi), onde irá manter um encontro com o Primeiro-Ministro Matteo Renzi, devendo num outro momento ser recebido em audiência pelo Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, no Palácio Quirinale.
A agenda do PR para o dia de hoje irá terminar com a realização de um encontro com a comunidade moçambicana residente na Itália, seguindo-se uma recepção na qual participarão também amigos de Moçambique e empresários italianos.
Para amanhã o destaque da agenda do Chefe do Estado vai para uma visita ao Estado do Vaticano, onde Armando Guebuza será recebido pelo Papa Francisco, antes de reunir com o Secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal Pietro Parolin.
Nesta deslocação à Itália o Presidente da República faz-se acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, da Agricultura, José Pacheco, e dos Recursos Minerais, Esperança Bias, para além de outros quadros seniores da Presidência da República e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
Jaime Langa, em Roma
Like ·  · 

Sem comentários: