sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Como actua um "barão da droga"?



Pondo os pontos nos ís (IX)

Hoje proponho a colocação dos "pontos nos ís" na declaração, pelo Governo Americano (Administração do Barack Obama), a 1 de Junho de 2010, de que Mohamed Bachir Suleimane (MBS) é um "barão da droga" e, também, na nossa aparente colaboração com esta declaração. Coloco os "pontos nos ís" dizendo sobre este assunto o seguinte:

Para os moçambicanos, apoiar a declaração do MBS como "barão da droga" é dar um tiro no próprio pé.

Caros amigos, Mohamed Bachir Suleimane (MBS) até pode ser um "barão da droga", como assim o declarou o Governo dos Estados Unidos da América (através da Administração de Barack Obama). A pergunta que se coloca, porém, é: e depois? (O mesmo que "qual é o problema?")

Na tentativa de achar uma resposta para esta perguta, vejamos primeiro o que se entende por "barão da droga" e como funciona.

O termo "barão" é designação de um dos título da nobreza. Nobreza é uma classe social de maior estrato que se caracteriza por os seus membros levarem uma vida de conforto e de ostentação de riqueza. Assim, um "barão da droga" é uma pessoa que se distingue por possuir uma riqueza ganha ou poder conseguido à custa do negócio da droga. Muitas sociedades têm pessoas classificadas (geralmente por outrem) como "barões da droga".

Como actua um "barão da droga"?

Um "barão da droga" controla uma rede considerável de pessoas envolvidas na produção, comercialização e consumo de substâncias legalmente proibidas. Tais substâncias são, assim, denominadas 'drogas ilícitas'. O consumo de drogas ilícitas provoca alterações do estado de consciência do consumidor, levando-o eventualmente a que este fique quimicamente dependente. São exemplos de drogas ilícitas a maconha, a cocaína, o crack, o ecstasy, o LSD, a heroína, a morfina, o chá de cogumelo, as anfetaminas, o clorofórmio e o ópio, entre outras. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram num país e são comercializadas de forma ilegal. Dentre as consequências que a produção, comercialização e o consumo de drogas ilícitas trazem à uma sociedade destacam-se a violência, associada com a sua produção e comercialização (os produtores e comerciantes destas drogas disputam o mercado com o recurso à violência), e o recrudescimento do crime violento, associado ao consumo destas drogas. Outras consequências não menos nefastas entre os consumidores são doenças tais como a arritmia cardíaca, a trombose, o AVC, a necrose cerebral, a insuficiência renal e cardíaca, a depressão, a disforia, as alterações nas funções motoras, a perda de memória, as disfunções no sistema reprodutor e respiratório, o cancro, entre outras. Todos estes males associados com a produção, comercialização e consumo de drogas ilícitas podem representar encargos enormes para os Estados, dai a necessidade da sua proibição. Porém, exactamente a proibição oficial de produção, comercialização e consumo de drogas ilícitas torna o negócio destas substâncias altamente lucrativo e, por isso, apetecível de valer o risco. É aqui onde os "barões da droga" intervêm.

Um "barão da droga" estabelece e controla as comunicações e as transacções comerciais entre os produtores e os distribuidores/comerciantes de drogas ilícitas. Assim, o "barão da droga" pode nunca chegar a ver ou tocar numa droga ilícita, ou nunca chegar a ser proprietário duma empresa de produção, distribuição ou comercialização destas substâncias, contanto que ele funciona apenas como um facilitador dos negócios daqueles (produtores e distribuidores), ganhando deles as comissões devidas por tal facilitação. Esta forma de envolvimento indirecto no negócio de drogas ilícitas faz com que seja muito difícil fisgar e incriminar um "barão da droga". A forma mais eficaz de apanhar um "barão da droga" é infiltrar agentes nas suas operações, podendo passar-se muito tempo (até alguns anos!) antes que seja possível reunir provas substantivas para formular e sustentar uma acusação contra ele (barão da droga). Não raras vezes, ocorre que esse tempo que demora a busca de provas incriminatórias contra um "barão da droga" é igualmente suficiente para os agentes infiltrados "sumirem" da circulação, ou por terem sido descobertos e mortos ou por eles próprios terem aderido ao negócio, frustrando desse modo a acção do Estado interessado pela captura e julgamento do "barão da droga".

Para melhor encobrimento do seu envolvimento no negócio de drogas ilícitas, os "barões da droga" aplicam o dinheiro que amealham com este negócio em investimentos legal e socialmente permitidos e úteis, tais como a construção de imobiliária, o financiamento de actividades desportivas e de campanhas políticas, entre outras. Isto faz com que eles (os "barões da droga") tenham visibilidade diante dos líderes políticos e da sociedade (dai a designação "barões"). Geralmente, as actividades dos "barões de droga" pouco fazem de mal aos seus países de origem, senão facilitar o trânsito da mercadoria transaccionada entre os produtores e os distribuidores, actividade esta que é também conhecida pela denominação de 'narcotráfico' ou 'tráfico de drogas'. Pelo contrário, com a aplicação do dinheiro ganho pela facilitação do negócio de drogas ilícitas, os "barões da droga" ajudam os governos dos seus países—que passam a ser denominados "corredores da droga"—a través da sua participação directa na criação de postos de trabalho e indirectamente no aumento da receita que o Estado ganha com a colecta de impostos. Principalmente porque participam na criação da riqueza nacional, eles (os barões da drogam) podem beneficiar de protecção não-oficial do Estado que se beneficia dos seus investimentos.

Agora sobre a nossa postura relativamente ao caso MBS.

Por tudo o dito acima, o Estado moçambicano até pode proteger o MBS, mesmo se tiver sido provado de forma inequívoca que ele é "barão da droga". Para tal, pesam-se os 'prós' e os 'contras' das actividades convencionalmente consideradas ilícitas em que o cidadão se envolveu, para o Estado, e se toma e executa uma decisão política que é classificada e mantida fechada a sete chaves como "segredo do Estado". Qual é o problema em proceder-se desta maneira?

Atenção! Não se está aqui a dizer que o negócio de substâncias ilícitas seja legalizado (se bem que em alguns países é permitida a produção, comercialização e consumo de algumas das substâncias indicadas acima como exemplos de drogas ilícitas). Longe disso. Está-se a dizer, isso sim, que o Estado moçambicano, entendendo que o MBS tem prestado um apoio considerável ao desenvolvimento de Moçambique, pode, como Estado soberano que é, considerar moralmente justificável oferecer uma protecção (ainda que não oficial) a este cidadão, enquanto o aconselha a se reabilitar. Racionando assim, pode até ser que o propalado "rapto" do MBS tenha sido arquitectado para evitar que ele fosse fisgado pela justiça norte-americana, a qual anda no seu encalço desde que foi declarado "barão da droga" pela administração de Barack Obama. Por que seria isto um problema para nós? Pessoalmente, não vejo por que seria um problema a ponto de eu ter que apoiar e ficar satisfeito com a capturar do MBS para ser julgado e condenado pelo Estado Federal norte-americano.

Pensado bem, todas as sociedades têm os seus "barões de droga". E falando de "drogas ilícitas", as armas deviam também entrar na lista. Ao que se sabe, os Estados Unidos da América e os seus aliados tradicionais (nomeadamente os Estados da Europa Ocidental) constam da lista dos que mais armas fabricam e vendem neste mundo, armas essas que causam luto e destruição noutras sociedades. Os países de origem destas "drogas ilícitas" protegem com unhas e garras os seus produtores. Outrossim, algumas ideias originárias e propaladas a partir dos Estados Unidos e da Europa Ocidental têm efeitos semelhantes aos das substâncias por eles definidas como "drogas ilícitas" noutras partes deste nosso mundo, mas eles protegem os autores dessas ideias. Um exemplo típico de tais ideias está patente no livro 'Versículos satânicos', que foi considerado "uma droga verbal letal" contra o Islão, facto este que fez com que o líder espiritual islâmico do Irão, Aiatolá Ruhollah Khomeini, proferisse a 'fatwa' contra o autor deste livro, Salman Rushdie, em 1989. Para escapar a execução decretada contra si pelo Islão, Salman Rushdie, que pode ser considerado um "barão de droga" do seu tipo (o livro que blasfema o Islão foi traduzido em muitos idiomas e vendido em muitas partes do mundo!), mudou-se da Inglaterra e radicou-se nos Estados Unidos, onde ele beneficia da protecção do Estado federal norte-americano. Deve haver razões que levam o Estado norte-americano a proteger Salman Rushdie para que não seja fisgado pelos países defensores da Sharia (a lei Islâmica), a quem ele ofendeu. Por que, no nosso caso, o Estado moçambicano não pode ter suas próprias razões para proteger o MBS, de facto um cidadão que tem sido muito útil ao país, só para poder cooperar com os interesses megalómanos de uma potência estrangeira? Onde está a nossa auto-estima neste caso, e noutros casos, em que nos colocamos a colaborar com interesses alheios aos nossos próprios?

Enfim, a condenação que nós moçambicanos fazemos ao MBS e à pretensiosa protecção que ele recebe do Estado moçambicano não passa de um tiro dado ao nosso próprio pé. Tal condenação não ajuda a nós, mas sim aos que querem que a África, em geral, e Moçambique, em particular, continuem sendo apenas consumidores de produtos patenteados nos seus países. Vista no prisma mais realístico de Moçambique, a nossa condenação ao MBS—um concidadão que nunca nos fez nenhum mal, pelo contrário ele tem vindo a fazer mais o bem do que o mal—é antipatriótica. Vamos lá revermo-nos!
Like ·  · Share · 23 December · Edited
  • Julião João Cumbane Eis-me aqui, Filipe Ribas! (A minha panela de barro que fique no local combinado porque vou passar por lá para a reclher!) Espero saber da tua lúcida opinião sobre o artigo de 'cumbanelogia' (acima).
  • Tommy Do Lapis Nao ha nada aqui. So queremos a frelimo fora, so isso
  • Gilder Anibal Kikikikikikiki. Ha varias formas de combater a pobreza. kakakaka. AEG tem razao!

    Como aquele mano que dizia ao filho: "Look my son, a useless post"
  • Gilder Anibal Tambem e' uma forma de combater a pobreza.
  • Manuel J. P. Sumbana Cumbane, os Estados Unidos sâo o pais que mais sofre com o tràfico de drogas. E por isso lideram os esforços de luta contra este mal. 

    MBS já anda sob observaçâo a décadas pelas ligaçoes comerciais que mantém. Pode ser que hajam provas, pode ser que nâo. Repara que nâo foi uma instituiçâo iminentemente de segurança que o listou.
    O nosso governo devia em minha opiniâo, quando Obama o declarou 'Kingpin' ter tomado a iniciativa de enviar gente nossa abalizada para ir aos EUA recolher dados e informaçâo que lhe permitisse dai encetar uma investigaçâo doméstica. Mas nâo foi isto que fez. Tratou de olhar para aquilo que lhe interessava; fuga ao Fisco e dar-lhe uma multa 'irrisória'. 
    Devo dizer-te que mesmo a nivel interno já havia zunzuns sobre ele. 
    E pergunto-me porque raio é que um docente de Fisica aparece como porta-voz neste assunto? Estranho...
  • Julião João Cumbane (Risos) Eu também me pergunto, Manuel J. P. Sumbana, "por que raio um engenheiro das TICs aparece como porta-voz dos outros?" Dá para tu entenderes?... 

    Bom...neste 'post' eu teorizo que o Estado moçambicano, por razões próprias, pode ter escolhido não porceder como tu, Manuel Sumbana (e outros) achas (acham) que devia/deveria proceder. Comenta sobre esta proposta de teoria sem questionar a minha autoridade e propriedade sobre o assunto? Diz, por exemplo, que esta minha proposta de teoria para compreender o caso MBS não é útil e explica porquê! Isso seria muito mais útil do que enveredares por contos sobre observações feitas pelos americanos, as quais não são tratadas por mim neste 'post', porque não me interessam neste caso.

    Interessa-me entender se o Estado moçambicano teria ou não interesse em que o MBS fosse preso e julgado fora do país e porquê. O que tu e outros amigos acham e porquê? Eis a minha pergunta!
  • Manuel J. P. Sumbana Os americanos nunca pediram para prendê-lo e julgá-lo, Cumbane. Foi o Departamento do Tesouro (e penso que o do Comércio) que o baniram. Nem o Departamento de Justiça, nem o DEA ou mesmo o FBI o intimaram, Cumbana. Onde é que leste ou ouviste essa barbaridade?
  • Manuel J. P. Sumbana Nem a Interpol ou a UNODC (da ONU para Droga e Crime) o mencionaram ou emitiram alertas, Cumbane. Se não sabes pergunta antes de vires com 'piadas' estúpidas.
  • Julião João Cumbane Manuel J. P. Sumbana, tu admistes aqui, nas páginas desta rede social (o Facebook), que o "rapto" do MBS poderia ser "captura" encomendada pelas autoridades norte-americanas, ao mesmo tempo que criticavas que o Estado moçambicano não fez o bastante para esclarecer o caso da declaração do MBS como "barão da droga" pela Administração do Barack. Até chegaste a "suspeitar" que ele tivesse "descartado" pela Frelimo. Afinal de que lado estás, Manuel?!... Posiciona-te claramente! Concentra no teu pensamento e não tenta advinhar o meu, porque não conseguirás, asseguro-te disso!
  • Gulumba D. Mutemba Manuel J. P. Sumbam,nao vale apena acabar o teu tempo com esse tal do americ,o gajo é um porta voz da frelimo e dos frelimistas..
  • Gracio Abdula No comments...
  • Manuel J. P. Sumbana Primeiro, jà tens conhecimento que prestei serviços para United Nations Drug Control and Crime Prevention (UNODCCP que hoje é ODC) de 2000 a 2001? Este organismo apoiou o governo na criaçáo dos Gabinetes de Combate à Droga no Paîs?
    E nåo sabes que as comunicaçóes sâo muito relevantes no negôcios da droga e no seu combate?
    Foste um dos beneficiários da caridade do Bashir?
  • Joao Teodosio Tique Que conversa mais estranha/...Quanta gente eh presa por fumar um charro? quanta gente eh vilipendiada por transportar uma "banana". Quantas vezes mediaticamente foram quaiadas tonoladas de droga apreendida? Espero que tudo isto eh baseado no quadro legal mocambicano. Vamos por de lado os americanos.... Traficar estupeefacientes eh crime em mocambique? ( Nao estou a falar do MBS. Ninguem ainda me provou nada). Mas ser barao de droga em Mocambique (segundo o direito e convencoes interbnas pode ser motivo de excepcao politica?
  • Joao Teodosio Tique Os interesses economicos do nosso pais transcendem os valores holisticamente concordados? A politica esta acima da justica? Bom.... Kamon!!!
  • Joao Teodosio Tique A auto estima significa autismo, orgulho desmedido e submissao ao poder do dinheiro? Teorias quase medievais!
  • Julião João Cumbane Manuel J. P. Sumbana, se nãos gostas do MBS deves ter as tuas razões. Eu não gosto nem degosto dele. Agora, se sou ou não beneficiário da "caridade" do MBS, pergunta-te a ti mesmo! Aqueles espaço baldio onde se fazia de tudo em plena Baixa da Cidade de Maputo já não existe mais. No seu lugar há um imponente Centro Comercial onde trabalham e ganham a vida para sustentar as suas famílias muitos (algumas centenas de) concidadãos meus e teus também. Foi o MBS que tornou isto possível (com o dinheiro da droga ou não). Isto não te diz nada,Manuel? Só o "United Nations Drug Control and Crime Prevention"? Tsc. Onde vives tu, Manuel Sumbana?!... Veja bem quem está a ser "ridículo" entre tu e eu! Não apoio nem desapoio a produção e comercialização da droga. Apenas sei que apesar das leis proibindo a sua prática, este negócio existe e parece ser o mais lucrativoa de todos os negócios. Quem torna este negócio infame mais lucrativo são exactamente as leis da sua proibição. E ai? Qual é o papel de ODC e dos Gabinetes de Combate à Droga? Só empregam um punhado de cidadãos que nada fazem para justificar os salários que recebem, porque em abono da verdade o negócio da droga prolifera. Quantos barões já tiveram os seus negócios sob "sanções"? Ficaram pobres por isso? Acorda lá dessa "sorna" em que vives, Manuel, e viva a vida real. Estás sempre em apoio de quem se rie de ti quando fazes isso e ainda te orgulhas disso. Afinal por que és assim,Sumbana pá?! Tsc.
  • Nuno Pires O crime ao "serviço" da sociedade. Só me faltava mesmo esta...
  • Joao Teodosio Tique Roubei,fui pedofilo, fz trafico de criancas, droguei muita gente... fiquei rico! Distribui benesses pelo poder... Limpei a minha imagem. Hoje sou um dos melhores cidadaos do pais. Politicamente correcto. exemplo de auto estima... purreiro. Como eh facil tomar banho!!!
  • Manuel J. P. Sumbana Cumbane. Questionaste a relevancia de eu falar da forma que falo. Mostrei, a ti e milhares de pessoas AQUI donde vem o meu falar sobre o MBS. No teu caso parece que um traficante deve ser ilibado se investe. Para ti Lavagem de Dinheiro nâo é crime. Bonito educador me saîste. Espero que nunca percas um ente por causa das drogas e que os que os perderam te perdoem. Andas bem estratosférico, Cumbane.
  • M Gallo Gallo vou vender drogas..depois abro um centro comercial r fico limpo e protegido pelo governo em nome dos postos de emprego....Dass
  • Julião João Cumbane E onde é que há sociedades que não são servidas pelo crime, de alguma forma, Nuno Pires?! Não sejamos hipócritas, por favor! Condene-se o crime, mas não neguemos que ele às vezes produz vantagens que os Estados não deixam de aproveitar!
  • Joao Teodosio Tique Perdeu interesse. Vou dormir!
  • Manuel J. P. Sumbana O Augusto Paulino, no seu último informe chamou a atençâo ao facto de o narcotràfico estar a financiar o boom na construçâo de Edificios aqui. Claro que hà cheiro de Lavagem de Dinheiro. Teodato Hunguana e Eneias Comiche jà falaram da captura do Estado. Pareces ser o ùnico da Frelimo que conheço que está à vontade com isso. Você é de uma ambiçâo infantil, Cumbane.
  • Manuel J. P. Sumbana Tchau, Cumbane. Francamente nâo és o tipo de pessoa com quem quero associar-me. Vou dormir.
  • Julião João Cumbane "No teu caso parece que um traficante deve ser ilibado se investe." Entendeste-me mal, Manuel J. P. Sumbana, mas compreendo que foi de propósito. Eu não estou a apoiar nem a reprovar nada neste 'post'. Avanço uma teoria e questiono a sua validade, no contexto específico de qualquer Estado, e em particular o nosso Estado. Onde é que não há crime neste mundo? E, afinal, o que é crime mesmo? Quem define o crime como tal? E o que é feito dos criminosos onde eles existem? É sempre o que o Manuel J. P. Sumbana diz que tinha/tem que ser? 

    M Gallo Gallo quer vender droga porquê? Estás a insinuar que o MBS vender droga para construir o "Maputo Shopping Centre?
  • Nuno Pires Caro Julião João Cumbane. Enquanto cidadão universal, recuso-me a aceitar essa visão de "organização" de qualquer estado. Permita-me que discorde absolutamente da sua posição. Em minha opinião um Estado de direito jamais deve estar alicerçado no underground do crime, por mais pio que o mesmo se apresente. Não há crime mau ou crime bom, há crime e este deverá ser exaustivamente investigado e os seus autores condenados exemplarmente. Exaltar "vantagens" para um Estado, da existência de actividades criminosas, meu caro, algo anda errado por aí...
  • M Gallo Gallo boa noite Cumbana...
  • Manuel J. P. Sumbana Grato, Nuno Pires.
  • Julião João Cumbane Nuno Pires, não estou a dizer que se deve "exaltar vantagens" trazidas ao Estado pelo crime. Longe disso. Estou a dizer, isso sim, que não se negue que há vantagens que o crime traz a qualquer Estado. Negar aceitar esta realidade é, quanto a mim, hipocrisia. O crime existe exactamente porque aparentemente os Estados o "combantem", enquanto simultâneamente, por debaixo das mesas, os mesmos Estados protegem os criminosos quando os negócios ilícitos destes produzem "mais valias".
  • Lindo A. Mondlane "estados malandros" ou estados molwenes como chamava G: Bush II ... quando se preotege aos deliquentes, em parte é porque ja ha compromissos com os protectores.. é imperioso que os dirigentes de turno nao tenham dividas a saldar (sejam estas morais ou mesmo metalicas) com os deliquentes...
  • Julião João Cumbane "Francamente nâo és o tipo de pessoa com quem quero associar-me." Tua decisão soberana, Manuel Sumbana! ...
  • Manuel J. P. Sumbana É isso, Cumbane. Tal como náo me associo ao MBS e os da laia dele.
  • Julião João Cumbane Lindo A. Mondlane, conheces uma só pessoa neste mundo que nunca tenha praticado uma malandrice? E se Estados são constituídos por pessoas, então facilmente se compreende por que é que, apesar de todos os esforços empreendedos no combate ao crime, nunca será possível erradicar este mal (o crime). No caso particular das drogas ilícitas, a falta da lesgilação até pode ser que se revele mais beneféfica do que prejudicial. As pessoas têm uma grande propensão por experimentar aquilo que é proibido. A estória biblica sobre Adão e Eva no jardim do Éden é basicamente sobre esta propensão...
  • Lindo A. Mondlane uma coisa é roubar berlindes na loja..outra coisa é traficar com drogas e intoxicar e destruir jovens e talvez familias..num pais serio esse senhor, como minimo, tinha que haver sido investigado de forma credivel.. se começa por permitir supostos deliquentes, se acaba em compadrio e confraternizaçao com eles..... aqui onde ha leis a irma do rei esta a ponto de ir a cadeia, por um assunto muito menor..querreria que o meu pais tambem fosse assim, que imperasse a lei..
  • Manuel J. P. Sumbana Eu acho que ele devia ser seriamente investigado. Pessoalmente, eu ficaria muito aliviado se fosse ilibado numa investigaçâo séria. E ate pediria indemnizaçáo a Obama e Companhia pelos danos causados.
  • Lindo A. Mondlane raras vezes o departamento do estado erra, quero creer que ha indicios fortes, quero creer tambem que muitas organizaçoes governamentais nossas estao penetradas pelos serviços secretos americanos que transmiten informaçao quase fideligna... se ele acha que é inocente que se apresente em washington na fiscalia (eu faria)... mas é possivel que ja nem poça sair seguro de mz... e é vida isso?
  • Manuel J. P. Sumbana O que acontece é que cada dia que passa aparecem mais indicios. Caricato é quando foi declarado 'kingpin' todos os bancos retiraram-se do Shopping. Uma semana antes do rapto o DEA dos EUA prendeu gente com ele associada no Quénia com cooperação das autoridades do paîs.
  • Lindo A. Mondlane mz vai a ponto de tornar-se um estado falido.. de momento nao é, mas vai por esse caminho
  • Lindo A. Mondlane Julião João Cumbane, pelo que vejo estas a sustentar que se o teu vizinho é deliquente, e lhe vai bem na vida, estas tambem autorizado, moralmente e legalmente a ser deliquente?..é isso q estou a entender?... ou seja esse senhor trafica com drogas, e constroe um centro comercial, e fica automaticamnete limpo e lhe autorizamos a traficar com o triple de drogas para que depois nos constroa um centro comercial 3 vezes mais grande?..so espero tenha entendido mal..porque se entendi bem..entao é grave..
  • Augusto Santos Julião João Cumbane, tem a "sua" razao, os EUA protegem os seus barões de Armas e outros e sao intocaveis... É bem provavel MBS está envolvido no Narcotráfico e isto deve ser condenado independentemente do que faz depois com o dinheiro dai resultante. Ja creio que em Africa as Armas tem sido mais prejudiciais do que a Droga. Os EUA deviam entregar os Baroes de Africa para ser julgados em Africa e em troca entregamos a eles os "nossos" Baroes da Droga...
  • Lindo A. Mondlane jajajaj....nos o que devemos fazer é ser integros e honestos..é o que depende de nós..o resto nao é assunto nosso..
  • Julião João Cumbane "... quereria que o meu pais tambem fosse assim, que imperasse a lei..." Lindo Mondlane, onde hoje impera a lei já imperou anarquia. O Elisio Macamo já indicou que, ao contrário do que dizem a teoria amplamente aceite, o desenvolvimento é pura obra do acaso, que só depende de se saber gerir vantagens/desvantegns comparativas que ocorrem fortuitamente. Eu tenho a esperança de que um dia em Moçambique também vai imperar a lei. As condições necessárias para isso passar a ser assim vão certamente ocorrer casualmente com o evoluir do tempo e da situação do país.

    Sobre a tua preferência pelo império da lei, caro Lindo Mondlane (eu também tenho a mesma preferência), no teu país tens um Afonso Dhlakama que sempre viveu fora da lei enquanto se autoproclama democrata. Contra isso tu não nunca dizes nada, mas queres uma investigação "séria", cujo resultado que colabore com a declaração, pela Administração norte-americana, do MBS como "barão da droga". Só assim é que o Estado moçambicano estaria a agir bem? Será?! Se se acha que sim, então é caso para dizer: muito interessante esta maneira de ver as coisas do nosso amigo Lindo Mondlane!
  • Rafael Ricardo Dias Machalela Simplificando: A prisão de Bachir PODE falir o Estado Moçambicano... Então temos muitas dívidas a pagar e nem sabíamos ...
  • Lindo A. Mondlane Julião João Cumbane, revisa omeu posicionamento sobre DHL, nao firmes coisas sem saber..eu sou um dos mais duros aqui contra DHL, incluso tenho saudades do estado de Israel, que ja teria acabado essa farsa toda.. revise e leia bem ou pergunte ao meu amigo elisio macamo ou veja o meu cometario de hoje no mural de Alvaro Simao Cossa... o resto esse senhor nso deveria continuar a envenanar adolescentes negros nos EUA, pelo que se lhe capturam por ai e lhe julgam e lhe condenam..aplaudirei..e com ele que caia quem tem que cair..
  • Julião João Cumbane "estas a sustentar que se o teu vizinho é deliquente, e lhe vai bem na vida, estas tambem autorizado, moralmente e legalmente a ser deliquente?..é isso q estou a entender?..." Não, Lindo Mondlane! Entendeste-me mal. Estou a dizer que se alguém me vier dizer que o meu vizinho é bandido e me apresentar provas substantivas sustentando essa acusõa, eu até posso dizer a tal alguém simplesmente o seguinte: "tens razão". Entretanto, pesando minuciosamente os 'prós' e os 'contras' e observado que a bandidagem do meu vizinho fez mais bem do mal à sua vizinhança, então entre defender e abandonar/descartar o meu vizinho, eu iria defendê-lo e, ao mesmo tempo, aconselhar-o a deixar de ser bandido. Está melhor agora, Lindo Mondlane?...
  • Lindo A. Mondlane bom..entendido a primeira parte.. mas descordamos na segunda, porque nao ha bandidagens boas..todas sao mas..darei um exempo de uns piratas aereos que secuestram um aviao e matam toda a tripulaçao e a metade dos passageiros..entretanto conseguem aterrar o aviao em condiçoes e sao aplaudios pelos sobreviventes (segundo tu, as autoridades lhes deveriam declarar herois nacionais e erigir - lhes estatuas, e incluso serem condecorados, porque rectificaram o erro e salvaram a metadade das pessoas?)..é isso? Julião João Cumbane
  • Rodrigues Tembe Gostaria de dar o meu contributo neste debate para dizer que não concordo que o estado providencie proteção a cidadãos com negócios obscuros como o MBS apenas sob pretexto de defender interesses económicos. A imagem de um pais não pode ser jogada na lama apenas pra defender interesses de um grupinho de mafiosos que fazem de tudo ao seu belo prazer. Assistimos individuos a enriquerecem graças a caça furtiva, jogando muitas familias a desgraça, mas como constroem lindas casas, andam de bons carros está tudo bem? A onda de criminalidade que se vive no nosso pais é exactamente o resultado dessa proteção de que os criminosos gozam e estão infiltrados em muitas instituições do estado. Algo muito interessante pra mim: quando queremos tirar beneficios, o ocidente é um dos melhores parceiros, quando queremos esconder as nossas artimanhas alegamos ingerência externa dos nossos assuntos. Não conheço dirigentes Africanos que não gostam de passear a sua classe no ocidente, fazendo compras, matriculando os seus filhos lá etc. Até o Mugabe que é famoso pela sua retórica anti-ocidente só não pode mais viajar pra lá por ter sido banido. Podemos ser pobres mas não devemos aceitar vender a nossa dignidade sob pretexto de criação de emprego ou desenvolver a economia. Vale apena um pobre com dignidade e paz espiritual do que um rico que passa a vida como um fugitivo.
  • Julião João Cumbane "...as autoridades lhes deveriam declarar herois nacionais...". Não, Lindo A. Mondlane. Isto não é o que eu estou a dizer! As capacidades e incapacidades de um Estado no domínio da defesa da sua soberania e integridade territorial não devem ser releveladas só por causa da pretensão de mostrar que se é legalista... O Estado pode preferir a ilegalidade para se proteger contra a exposição indevida da sua soberania ou para a protecçãos dos seus interesses! Todos fazemos isso. Os Estados Unidos, por exemplo, invadiram o Iraque sem terem obtido o mandato da ONU. Quem fez o quê contra isso? Eles tinham as suas razões para agir assim. Do mesmo modo, nós também podemos ter as nossas razões para oferecer protecção a um "barão da drogas", mesmo que isso seja ilegal ou infame! Compreendes-me agora, Lindo Mondlane?...
  • Lindo A. Mondlane pois se um dia os americanos se cansarem dos drogadictos nas ruas de nova york, e comprovarem que que um dos causantes é este senhor, e decidirem invadir o pais para capturar-lhe, como fizeram em panama, teriam razao?..afinal tambem estao a defender seus interesses..ou nao? Julião João Cumbane...e podem fazer... as vezes é melhor ser pobre mas honesto..porque nenhuma compensaçao pode encubrir um dano..ou seja se um senhor decidir matar 2 crianças e prometer compensar aos pais ou a sociedade com um grande supermercado..seria isso legitimo? eis o dilema Julião João Cumbane
  • Lindo A. Mondlane um estado serio nao deve proteger nenhum deliquente, porque as consequencias podem ser maiores..se ainda te recordas de panama..o objectivo era capturar Noriega, por trafico de drogas..e os marines arrasaram todo o pais e mais de 4.000 mortos... e podem fazer e nos nao temos nem exercito nem nada para contrarestar
  • Julião João Cumbane Rodrigues Tembe, concordo com todo o teu argumento. Não estou a favor nem recomendo o enriquecimento ilícito. O crime não deve ser impune. O que eu estou a dizer é que há situações em que um Estado pode se ver a ganhar protejendo pretensamento um crimi...See More
  • Rodrigues Tembe Sr Julião Cumbane, concordo consigo quando diz que "uma mãe não pode deixar sua filha ser despida em público". Até aqui estou de acordo. O meu problema é o seguinte, quando os Americanos listaram o MBS como "barão de droga" , cabia ao nosso governo fa...See More
  • Agostinho Nhampossa O debate é muito interessante mas peca numa coisa, incapacidade de sintese, a pessoa cansa se lendo apenas um comentario.
  • Americo Uitissone Edmilson Edmilson Interessante o debete, mas parece-me que precisa uma reflexao profunda do assunto acima supracitado.
  • Mario Nguenha A única coisa que posso dizer para sua excelência autor desta missiva,o sr não é um cidadão que se preza porque se fosse não iria defender ilegalidade.À normas estabelecidas para convivência de um país,não é atoa que existe essa organizações,SADC etc.
  • Belvindo Armando Triste esta sua leitura senhor Julião João Cumbane, principalmente quando ostenta o título acima como quem é detentor de toda verdade absoluta. É verdade e devemos condenar com toda veemência, que o ocidente e seus aliados são os detentores das maiores...See More
  • Julião João Cumbane Recomendo mais uma leitura ao texto deste 'post' e aos meus comentários em resposta às dúvidas que outros colocaram antes de ti, caro Mario Nguenha. Faço esta recomendação porque percebi claramente que entendeste mal o texto. Eu não recomendo a exaltaç...See More
  • Oswaldo Menezes Cabe a quem de direito investigar...
  • Xavier Jorge Uamba kkkkkkkkkk, meu estimado e respeitado Cumbane me parece que esses são refletos não logicos, pensamentos toxicos, resultante de conflitos psicologicos mas ha que comprender sao episodios por conflitos sociologicos, alias talvez nao percebi bem o post.......
  • Orlando Chirrinze Isto sim, é que é debater ideias! Concordo com o autor do texto (Julião João Cumbane), os EUA têm a mania de quererem ser os polícias do mundo, interpretando fielmente a teoria de "não faça o que eu faço, faça o que eu digo". Eles condenam ditadores comi Mugabe e protegem ditadores como Mubarak, defendem os Direitos Humanos e aplicam a pena de morte, proíbem a comercialização de armas mas as distribuem aos grupos rebeldes sírios, defendem a soberania dos Estados e condenam a invasão russa à Ucrânia, mas apoiam a invasão de Israel à Palestina... 

    Se os nossos nos fazem mais bem do que o mal, não nos devemos incomodar com isso, que se incomodem eles que se acham afectados negativamente pelas acções do MBS.
  • Arsenio Constantino Defender ilegalidade, nunca vi tanta enormidade, gastei os meus preciosos 20min a ler isso. 
  • Nataniel Benedito Parruque Chamou vos a um intervalo de reflexão , mas antes saudo calorosamente o debate, pude perceber que alguns colegas deste "painel", descutem posições e em contra partida esquecem do interesse que o sr Julião João Cumbane, nos propõe à reflexão, com tudo parabeniso a todos intervenientes em expecial ao colega Orlando Chirrinze, q na minha forma de ver sobe descutir e salvaguardar com clareza o interesse da maioria, estão todos de parabéns.
  • Julião João Cumbane Ufff! Até que enfim eis neste debate mais um concidadão que está bem sóbrio! Não para alguém levar ofensa, devo dizer que iInfelizmente a maioria das pessoas que comentaram este 'post' está desfasada com a mensagem que prendo transmitir.

    Sendo um prof
    issional de educação que sou, não posso colaborar com o dito do "sapo" muito intolerante e elitista—que o meu amigo Tomás Timbane entendeu eleger como 'Figura do Ano de 2014'—dizia, não posso colaborar com o dito de que "o problema não é da minha conta". A maioria dos comentários a este 'post' mostra que temos em Moçambique muita gente que ainda anda nas trevas. Muita gente que ainda não consegue ver o mundo real em que vivemos. Muita gente que está a reboque das notícias ruíns fabricadas propositadamente para nos denegrir enquanto nos amassajam as costas com "palmadinhas".

    Felizmente, o Orlando Chirrinze e outros alguns que comentaram este 'post' destacam-se da maioria que até agora aportou, pela altivez e sobriedade do seu pensamento, expressos nos seus comentários. Estes são cidadãos responsáveis e atentos aos eventos que ocorrem neste mundo em que todos vivemos. Parabéns a vós!
  • Orlando Chirrinze Kanimambo meu ilustrissimo colega e amigo, Nataniel. Temos o hábito de ser moralistas e julgar tudo e todos, sem antes olharmos para o nosso umbigo. 

    Caso caricato e ridículo, Obama se incomoda com o adiamento da exibição do filme que mostra o assassi
    nato do líder norte coreano, desde quando um presidente tem que se interessar por um assunto corriqueiro desses? Que interesse tem ele em que os americanos assistam um filme onde o presidente de um país soberano é assassinado? Eles, os americanos, gostam de espezinhar os outros e nunca lhes faltam pretextos.
  • Orlando Chirrinze Kanimambo compatriota Julião João Cumbane pelo elogio, na verdade o teu postulado é elucidativo e qualquer um que se guie pela racionalidade se revê nele. No melhor pano cai a nódoa, já diz um velho adágio!
  • Manuel J. P. Sumbana Nâo sei o que isto tudo que Chirrindze e o Parruque tem a ver com as suspeitas de comportamento criminoso do MBS. O que estamos a dizer é que o MBS deve ser investigado pelas nossas autoridades. Há indicios suficientes para ele ser investigado. Agora, ...See More
  • Julião João Cumbane Elisio MacamoFilipe RibasLuís LoforteGuilherme MussaneÉssita SigaúqueGabriel MuthisseJaime LangaFilimao Suaze,Alexandre Chivale,... estão a permitir estas aberrações do Manuel J. P. Sumbana porquê mesmo?!... E tu Nilza Dacal, por onde andas? Noutro momento colocaste o Egidio Vaz na defensiva. Por que será que deixas oManuel Sumbana fazer e desfazer aqui?! Se no mínimo ele (MJPSumbana) fosse coerente!... De incoerência parece estar a ficar pior que o "pai da democracia", que afinal não é democrata. Este nosso amigo (MJPSumbana) parece padecer de 'frustratite'. ...
  • Manuel J. P. Sumbana Esperemos as respostas, meu caro. Mas iria adiantar-te que esta alhada é tua. E vais ter que aguentâ-la sozinho.
  • Manuel J. P. Sumbana Mas posso ir chamando o Sibindy para te ir apoiando, enquanto os outros não chegam. Posso?
  • Muhamad Yassine Heheheheheheh quando se sabe muito da nisso
  • Julião João Cumbane E tu Muhamad Yassine, de que te ries meu caro? Estás com o Sumbana?!...
  • Julião João Cumbane Manuel Sumbana, estás a achar que o Sibindy não está a acompanhar isto?...
  • Ladislau Namizinga O autor deste texto merece todo o meu respeito. Se não vejamos. Quantos artistas norte americanos aparecem a ostentar uma riqueza , que só não vê quem não quer, que no fundo é fruto da sua conexão com estes "barões"? Os colares de diamantes que os mesm...See More
  • Manuel J. P. Sumbana Sim, Ladislau Nhamizinga. Mas depois os investigam a sério, acusam-nos, julgam-nos e se provarem que sâo culpados põem-nos na cadeia, junto com a fauna acompanhante. E na Europa prendem ex-Presidentes (Sarkozy) e Primeiros-Ministros (Sócrates) por muito menos do que se suspeita que o MBS fez. E na China nâo-capitalista fuzilam-se governantes tal como em Cuba executou-se o General Ochoa, heroi nacional na guerra em Angola. Vai informar-te Nhamizinga.
  • Manuel J. P. Sumbana Vê o último poste do Sibindy (que partilho no meu mural) e vai matando tempo enquanto nâo chega o apoio de peso e qualidade que solicitaste, João Juliâo Cumbane.
  • Luís Loforte Mas onde é que entro nesta discussão, Cumbane?
  • Manuel J. P. Sumbana Ele precisa desesperadamente de reforços, Luis Loforte. Dá uma mão ao moço. O nosso aspirante a G40 anda com missôes nobres e patriótica de em Freelance defender qualquer suspeito ou criminoso made in Mozambique. Desde que alinhe ideologicamente com ele.
  • Xavier Jorge Uamba kkk sr cumbane me parece que o penar diferente nao funciona nos seus post, estou a ver aqui apenas diversionismo ideologico
  • Luís Loforte Manuel J. P. Sumbana, "forçaste-me" a ler o historial do post e achei-o bastante interessante. É claro que o conselho não se dá, pede-se, mas posso socorrer-me do facto de ter lido muitos livros sobre o mundo do crime, reais e ficcionados, e aconselhar que não se metam nele, pois tudo pode estar a acontecer exactamente ao lado ou à frente de nós. Uma canção antiga de Francisco Mahecuane tem como refrão: "anidhlawi kule nidhlawela kola xivandza nhongue/nilava nhamussoro, nihlahluva tihlolo/anidhlawi kule nidhlawela kola xivandza nhongue". E isto para dizer ao amigo Cumbana para não encarar o mundo com tantas certezas.
  • Julião João Cumbane Caros amigos, sem querer encerrar a discussão, quero tomar esta oportunidade para dizer muito obrigado pela vossa audiência nesta longa conversa virtual. Creio que cada de nós que partilhamos ideias ou pontos de vista aqui (ou acompanhamos a discussão mesmo sem nos envolvermos directamente) aprendemos alguma coisa uns com outros nesta interacção. Devo esclarecer que neste 'post' não pretendi exaltar o crime como algo bom, como alguns assim me entenderam erradamente. Muito longe disso. Pretendi, isso sim, (e espero ter 
    conseguido de alguma forma) exaltar a necessidade de sermos discernidos ao sermos colhidos com notícias do tipo da que implica um concidadão nosso (o MBS) no narcotráfico. Este caso revelou as nossas fragilidades e a necessidade de nos prepararmos para sabermos lidar adequadamente com assuntos deste género no futuro. Nunca antes tivemos ninguém declarado "barão da droga" por outro Estado. Agora temos um oncidadão nesta situação. Com este caso devemos extrair o máximo possível de lições a aprender. O aspecto fundamental a reter deste 'post' e dos comentários sobre o mesmo é que para estarmos bem em termos de capacidade de lidar com assuntos de narcotráfico ou similares não precisamos de ser como os outros, mas sim sermos nós mesmos. Com isto não estou a sugerir a reinvenção da roda, mas sim a sua inovação. Não devemos agir emocionalmente para ser vistos como "meninos bonitos" e "meninas bonitas", porque tal atitude tem potencial para resultar em danos irreparáveis à nossa soberania e integridade! Bem hajam e Feliz Natal ou Dia de Família, conforme o caso! Um abraço fraterno do tamanho de Moçambique. JJC.
  • Muhamad Yassine Julião estas Nice? Feliz Natal
  • Mónica Chaúque Feliz natal JJ beijo grande!
  • Joao Teodosio Tique Feliz Natal para todos
  • Orlando Chirrinze Quero saber de uma coisa ao compatriota Manuel J. P. Sumbana: o MBS cometeu algum crime, à luz do ordenamento jurídico moçambicano? Se sim, qual? Se não, por que investigá-lo? Ele não é um cidadão cujas leis (sobretudo a Constituição) protegem os seus direitos? Cabe a quem o acusa, neste caso os EUA, apresentar as provas Irrefutáveis da sua acusação. Não sou jurista, mas tenho ouvido sempre que não cabe ao réu provar a sua inocência, mas sim ao acusador provar a culpabilidade do acusado.
  • Manuel J. P. Sumbana Chirrinze, há muita informação para entenderes o assunto. Quando um moçambicano da dimensão e prestigio do MBS é acusado de infracçôes graves como esta, o estado moçambicano, deve fazer tudo o que for possível para protegê-lo e limpar a sua imagem pública. É sabido que as nossas autoridades têm limitaçôes em investigar crimes domésticos e relativamente simples. O governo podia, por exemplo, convidar as autoridades do paîs a interrogá-lo aqui na presença das nossas autoridades (PGR) e dai aferir a sua culpabilidade ou nâo e assim calar todo este nefasto zum-zum que nos incomoda a todos. E, Chirinze, fico por aqui.
  • Herminio Ricardo Acho k aqui ha' dualidade de criterios.Soberania nao significa encobrir crimes internacionalmente condenaveis, ...associacao de criminosos, ditos varies de drogas com altas entidades politicas, Como ex: oferta de uma camera de ouro , nao nos da' direit...See More
  • Orlando Chirrinze Bravo, compatriota Manuel J. P. Sumbana! Entretanto, a PGR disse que investigou e que não encontrou nenhuns indícios de crime nele (pelo menos em Moçambique). Aliás, os americanos só disseram que ele é barão de droga, mas nunca mostraram evidências de tal acusação. Tenho, para mim, que eles pretendiam atingir indirectamente uma outra pessoa.
  • Orlando Chirrinze Herminio Ricardo, parece muita ingenuidade da tua parte quando dizes que o MBS só desenvolveu Maputo. Ele não é governo e nem tem obrigação legal de gastar parte do seu dinheiro para ajudar o Estado (excepto APENAS obrigação moral e patriótica). Ademais, quem doa meios (de circulação e de comunicação) a um ministério não é localista. Quem constrói o maior centro comercial de um país (o Maputo Shopping Center) não visa atingir apenas os clientes da capital. Aliás, o MBS tem vários outros estabelecimentos comerciais em outras partes do país, o que reduz as importações de bens que hoje são comercializados localmente, para além de dar emprego a dezenas e centenas de concidadãos. 
    O governo não pode estar a encobertar um crime que nunca se disse qual, não é por alguém te chamar de assassino que todos devemos assumir-te como tal. Pelo contrário, o governo deveria processar os americanos por difamação, calúnia e por prejudicar os negócios do nosso compatriota.
  • Manuel J. P. Sumbana A PGR tem muitas limitaçôes para investigar este tipo de crimes. Os EUA e até Cuba sabem lidar com isso. Colaborei (nâo como operacional) nesta área num projecto da UNODCCP que incluia a formaçâo de policiar e magistrados e conheço as limitaçôes. A PGR e a PIC devem ser autorizadas a cooperar com os americanos, sui-africanos, cubanos e outros para clarificar isto Chirrinze.
    2 hours ago · Like · 1
  • Herminio Ricardo Oh, Orlando, nao tenhas ideias alienadas nem politizadas e deverias saber da potencialidade e seriedade do governo Obama, isto e' , Norte Americano.Em Moz ha'mtos ricos e empresarios de sucesso mas pq nao foram acusados ? Saiba k a sustentabilidade e s...See More
    2 hours ago · Like · 1
  • Julião João Cumbane Herminio Ricardo, és norte-americano? Eu vivi lá! Posso dizer-te que não gosto da política externa norte-americana. Alguns (se não muitos) norte-americanos também não gostam da sua política externa. E tu Herminio? ...
    2 hours ago · Like · 1
  • Orlando Chirrinze Manuel J. P. Sumbana, reconheço a fragilidade técnica e científica das instituições citadas e elas devem cooperar com os americanos, europeus, sulafricanos e não sei quem mais, para se esclarecer os crimes reais que afectam o país e o povo. 
    Herminio Ricardo, a seriedade do governo americano consiste em assassinar Khaddafi, ameaçar assassinar Kim Jong Un, armar rebeldes sírios, manter homens presos em Guantánamo (uma ilha que não lhes pertence), aplicar penas de morte, declarar barões de drogas cidadãos não americanos, destruir o Iraque e o Afeganistão, etc. É essa seriedade da política externa norte-americana que tanto adoras. O MBS não precisa de provar nada a ninguém, cabe a quem o acusa de provar que ele é criminoso. E nunca provaram, mas não te perguntas porquê. Quem está alienado aqui? Quem se guia por sentimentalismos políticos aqui?
  • Manuel J. P. Sumbana Chirrinze, existe aqui uma lei e capacidade de protecçâo de testemunhas e denunciantes? Nos EUA existe e tambem a capacidade de infilrar organizaçóes criminosas. Pode ser que os EUA tenham testemunhas sob protecção. E com a chance de interrogar o MBS aqui mesmo podem confrontá-lo com essas informaçôes e ajudar a PGR a tomar uma decisão de processar ou ilibar. Também nâo acho os americanos infalíveis, mas mesmo domesticamente há indicios fortes.

    Agora sobre a politica exteruna americana estàs a misturar alhos com bugalhos. Os EUA sofreram atentados terroristas com apoio da Libia, Afeganistão, Yemen ou Irâo. Na Libia apenas impediram Khaddafi de usar a Força Aérea e a artilharia contra os revoltosos. Nâo houve invasão. No Iraque foi um erro (a tal falibilidade que menciono) de informação sobre ADM (nuclear e quimica) no Afeganistâo a Al-Qaeda é uma ameaça real.. Sem duvida que durante a guerra fria houve muita borrada que foi sendo gradualmente corrigida.
  • Lindo A. Mondlane Manuel J. P. Sumbana, nao so...participaram directa e inddirectamente nos bmbardeios..
  • Manuel J. P. Sumbana Sim, Lindo. Destruiram arsenais, aviôes e nâo meteram um único land soldier. E hoje descobriu-se na Africa do Sul trilioes de dólares que Khaddaffi tinha roubado ao povo lîbio.
  • Lindo A. Mondlane isso sim, mas pioraram as coisas..mas esse é outro debate...
  • Manuel J. P. Sumbana O povo é que ficou 45 anos sem saber o que é democracia, Lindo. O Khaddaffi devia ter feito reformas graduais como o fez o Jerry Rawlings no Ghana e sair-se-ia airosamente. Acredito que Cuba e Raul Castro podem ter melhor desfecho.
    22 minutes ago · Like · 1
  • Herminio Ricardo JJC, tenha mais experiencia e conhecimento da politica Norte Americana, contudo, nao estamos a afirmar k e' a melhor.Olhando actualmente Para o mundo, onde temos Estados foragidos, do mal, Como a zCorreia do Norte, Irao, Afegnistao, Somalia k alimentam o terrorismo , ameacam a Paz Mundial, escravizam seus povos, entao, somos obrigados a aceitar o EUA Como uma alternativa possivel a esperanca.
  • Manuel J. P. Sumbana Devo salvaguardar que em nenhuma circunstáncia aceitaria que enviassem um comando para vir buscar o MBS â força. O nosso governo deve cooperar e clarificar este embaraço.

Sem comentários: