terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Após 5 horas, Exército do Paquistão põe fim a ataque do Taleban em escola

Do UOL, em São Paulo
285
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
  • A Majeed/AFP
Cerca de cinco horas após o início do ataque contra uma escola em Peshawar, o Exército anunciou o fim dos combates contra o Taleban, com a eliminação dos seis agressores. Ao menos 141 pessoas morreram no ataque -- pelo menos 132 eram crianças ou adolescentes. Mais de 180 estão feridos.
Muitos alunos foram executados com tiros na cabeça, informou o ministro provincial da Informação, Mushtaq Ghani, que indicou 25 pessoas gravemente feridas na escola de Peshawar, principal cidade do noroeste do Paquistão.
Segundo testemunhas, uma forte explosão sacudiu a escola pública. Depois disso, os terroristas - que usavam uniformes militares -, percorreram sala por sala atirando nos estudantes.
O ataque reivindicado imediatamente pelo Movimento dos Talebans do Paquistão (TTP, nas siglas em inglês), principal grupo extremista islâmico do país, é um dos mais violentos cometidos em vários anos e é muito significativo porque teve como vítimas os filhos de integrantes das forças de ordem.
A ação ocorreu também quase uma semana depois da entrega do prêmio Nobel da Paz à jovem paquistanesa Malala Yousafzai, por sua defesa do direito das meninas à educação.
"Estou com o coração partido por este ato de terrorismo sem sentido e a sangue frio em Peshawar", afirmou em um comunicado Malala, de 17 anos.
"Eu, junto a milhões de pessoas em todo o mundo, choro por essas crianças, meus irmãos e irmãs, mas nunca nos derrotarão", prometeu.

FUNCIONÁRIO DIZ QUE HOMEM ENTROU NAS SALAS E COMEÇOU A ATIRAR

Mudassar Abbas, assistente no laboratório da escola, disse que alguns estudantes estavam em uma festa quando o ataque começou.
"Eu vi seis ou sete pessoas que foram de sala em sala disparando contra as crianças", afirmou.
Um estudante que sobreviveu à ação disse que os soldados entraram para resgatar os alunos quando os disparos tinham sido interrompidos.
"Quando estávamos saindo da sala de aula, vimos vários corpos de colegas nos corredores. Estavam sangrando. Alguns foram atingidos com três ou quatro tiros", contou a testemunha.

Alvos frágeis

A escola, com 500 estudantes entre dez e 18 anos, está localizada na estrada entre Peshawar e Warsakm e faz parte de uma rede de 146 instituições para filhos de militares. As mulheres dos soldados trabalham como professoras.
Mohamed Umar Jorasani, porta-voz do TTP, reivindicou o ataque e disse que os militantes usaram franco-atiradores e suicidas.
"Receberam ordens para atirar nos estudantes mais velhos, não em crianças", disse à AFP, afirmando que o objetivo da operação era vingar seus combatentes mortos na ofensiva militar contra o movimento em seus redutos perto de Peshawar.
O TTP, principal grupo extremista do país, é uma organização ligada à Al Qaeda, que enfrenta o governo desde 2007.
"Realizamos uma investigação em que determinamos que os filhos de várias autoridades militares estudam nessa escola", disse Jorasani à AFP.
O Exército realiza há meses uma ampla ofensiva contra o TTP na região tribal do Waziristão do Norte, situada na fronteira com o Afeganistão.
O presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, condenaram o ataque e a Índia, vizinha do Paquistão, chamou a ação de "desumana".
Para Talat Masood, general aposentado e especialista em segurança, o ataque tem dois objetivos: tático e militar.
"Atacaram alvos frágeis esperando que isso tenha um forte impacto psicológico na população. Os talibãs esperam que, atacando crianças, vão fazer com que caia o apoio às operações militares contra eles", explicou.
O Paquistão trava uma luta contra grupos radicais em suas regiões semiautônomas desde 2004, quando o Exército entrou nesses locais em busca de combatentes da Al-Qaeda que deixavam o Afeganistão para fugir da pressão americana.
Ampliar

Atentado do Taleban contra escola no Paquistão mata dezenas de crianças23 fotos

1 / 23
16.dez.2014 - Um soldado acompanha dois estudantes que foram resgatados da escola pública do Exército atacada nesta terça-feira (16) por homens armados do Taleban, em Peshawar, no Paquistão. Ao menos 100 pessoas, na maioria crianças, morreram no ataque contra o colégio para filhos de militares, de acordo com as autoridades locais. O grupo responsável alega vingança pelos combatentes mortos em uma ofensiva militar na região Leia mais Khuram Parvez/ Reuters

Notícias relacionadas

Sem comentários: