domingo, 7 de dezembro de 2014

A ganância de Guebuza está a destruir o País!

25/10/2013

comments

1
Francisco Moises said in reply to Chacha...
Gostei. A sua analise foi uma analise muito profunda. Somente uma pequena nota -- nao vejo exactamente como Dhlakama e Guebuza seriam igualmente culpados pela situacao presente. Embora eu nao toco a corneta para o Dhlakama e tenho sido muito critico dele, sou da opiniao que a culpa e do Guebuza.
Dhlakama queria que Guebuza escutasse e atendesse os gritos de que ha algo de nao catolico na governacao de Mocambique e na tal lei eleitoral que e um instrumento da corrupcao da Frelimo que lhe permite fazer batotas e roubar os votos dos mocambicanos para o seu lado. Dhlakama nunca se cansou de repisar nisto.
Mesmo a sua ida para a sua antiga base foi como caso de desespero na sua tentativa de conseguir obter a atencao do Guebuza. Desde o dia 1 da sua instalacao em Sandjunjira, Guebuza respondeu-lhe com a sua FIR e tropa e nao tinha absolutamente nenhuma intencao de tratar com Dhlakama visto que o que o lider da Renamo queria desaguaria no desmantelamento do sistema que lhe e permite a Frelimo distorcer as eleicoes, roubar os votos e reter o poder e considerar e reter Mocambique como a sua propriedade pessoal.
Francamente, alguem tera que convencer que o povo de Mocambique esta assim tao agradado com a Frelimo que sempre lhe da a esmagadora maioria. O certo e que a Frelimo e muitoo impopulare e mantem o seu poder pela forca
Penso que Dhlakama tem muitas fraquezas em outros aspectos principalmente quando se trata de manter o seu partido uno e indivisivel, mas neste aspecto do sistema eleitoral, ele -- que goste dele ou nao e nao o admiro como um politico sezudo -- ele tem razao.
O erro dele foi o de acreditar que havia uma democracia em Mocambique e que ele era o pai da tal democracia. Nisto ele se fazia de ridiculO e o ataque contra si para liquida-lo lhe demonstrou a falsidade da sua teoria. Espero que de ora avante ele nao tera mais ilusoes.
2
Chacha said in reply to georges betty...
Uma ingenuidade baseada na ignorancia, provavelmente, tambem na instrumentalizacao:
1 - A renamo sempre quis que os homens fossem integrados na policia. Nao houve cabimento orfacamental. Muitas vezes isso se falou. Raul Domingos sempre disse: ele pessoalmente entregou a lista dos homens da guarda da Renamo, ao Manuel Antonio, para o encaminhamento do processo da integracao. Manuel Antonio Arquivou o processo. E ninguem mais pensou nisso. As pessoas querem que o processo morra da morte natural. E os homens armados da Renamo nao querem que o processo morra de morte natural. Querem que se enquadrem de alguma forma.
2 - As pessoas atentas aos processos eleitorais em Mocambique, sempre alertaram que em algum momento iria-se entrar numa de ruptura. De facto eh esta ruptura prevista. N'os os mocambicanos instrumentalizados somos culpados deste problema. Nao sao s'os os dois homens envolvidos directamente sao os culpados. Uma boa parte da sociedade mocambicana eh culpada. Nenhum proceso em Mocambique eh tratado com transparencia. Isso irrita aos demais. O que provocou este ciclo de violencia eh o comportamento incorreto dos Mocambicanos. Muitos, por ignorancia, nao sabiam que a falta de transparencia desembocaria nisso. Mas isso eh um problema de ignorancia. Alguem compreende, tal como o reverendo Dom Singulane perguntou, por que eh que uma exigencia do tipo paridade eleitoral, desembocou num confronto armado? Nao eh facil responder esta pergunta. Um ignorante, instrumentalizado, nao consegue responder esta perguntar. Vai pairando em torno da constituicao, e nada mais. Mas esta questao, eh o cerne de um conjunto de problemas em Mocambique. Se a comissao nacional de eleicoes, pautasse pela transparencia, teria sentido colocar uma exigencia do tipo paridade eleitoral? Em paises como Zambia, Tanzania, Africa do Sul, Namibia, ... onde a gestao de processos eleitorais eh transparente alguem colou uma exigencia sobre a composicao dos orgaos elitorais? Frelimo sabe que com uma gestao transparente dos processos eleitorais nao pode ter a esmagadora maioria nas ambleias aos difirentes niveis. A frelimo sabe que houve eleicoes em que ela perdeu. Por isso a recusa de formar um orgao transparente de gestao do processo.
3 - Provavelmente, a ignorancia decorrente em certos casos da instrumentalizacao, condiciona a certos pontos de vista. Alguem nao consegue ver porque eh que ate hoje a renamo tem homens armados, por que eh que coercitivamente tem de se ser membro partidario da frelimo, por que eh que as instituicoes sao palco de coercoes politicas, por que eh que ha uma pobreza estonteante quando um punhado de gente fica muito rico de um dia para outro. Esses males todos nao sao vistos por uma boa parte dos Mocambicanos. Por ignorancia pensa-se que se est'a a viver bem. Uma pessoa que reflete profundamente nota que esta historia dos homens armados eh perpetuado pelo outro lado e nao pela renamo. Quando estava a surgir uma luz visando sua resolucao, digamos definitiva, eis que o ataque ocorre, exactamente para impedir que o problema seja discutido e resolvido, para continuar a ser usado em circunstancias apropriadas. Por isso eu acho que a culpa maior em tudo isso recai sobre uma porcao dos mocambicanos, que sao instrumentalizados, que nao conseguem ver que quando sao chamados para uma determinada missao de dimensao nacional, em vez de fazer o que deviam fazer, ficam a resolver um problema de um partido politico. Consequencias da Ignorancia e instrumentalizacao. As instituicoes funcionam do mesmo modo, digamos a policia, o exercito, a educacao, tribunais, saude, etc, etc, na base da ignorancia e instrumentalizacao.
3
Matolinha said...
Que saudades...
Matolinha.
4
georges betty said in reply to georges betty...
"A ganância de Guebuza está a destruir o País!"..........Se a ganancia de Guebuza está a destruir o País ( o que é verdade),a arrogancia,prepotencia e a estupidez do Afonso fazem o mesmo...Sao os dois culpados:
-Sao dois primos- Um nascido no Norte( se bem que tenha crescido e vivido no Sul) e outro nascido no Centro mas ambos com uma caracteristica em comum:
-Pensam eles de que Moçambique e Moçambicanos sejam propriedades privadas:
Estupidos,parvos e anti-nacionalistas...Avarentos!
5
georges betty said in reply to Ansumane Mané Ginga...
Nunca fui,nao sou e nunca serei um pro-guebuziano porem um País inteiro,um inteiro Povo nao podem ou nao poderiao ser refens de dois individuos;
-O Afonso e o Guebuza...Os pro-frelimistas dizem de que o culpado é a Renamo! Porem,os Renamistas afirmam de que o culpado é o Guebuza.
Eu,e a maioria dos moçambicanos pensamos de que os dois sejam culpados.Os moçambicanos nao admitem e nem aceitam a existencia duma outra força militar paralela e nem um outro Moçambique dentro de Moçambique...Se o Guebuza é o culpado,por nao ter intençoes de didvider os dinheiros com o Afonso-este (o Afonso) tem tanta tanta culpa de usar armas, violencia e ameaças a fim de revindicar os tais dinheiros...
A verdade é uma:
-Se o desaparecimento do Afonso é permanente é algo muito, muito positvo- é o inicio de um Novo Moçambique....E nao tenho duvidas que a era do Guebuza tambem ela está a chegar à um fim...Moçambique sem estes dois elefantes,talvez,talvez,talvez poderá viver em Paz...sinceramente assim espero! Aos que pensam(a minoria) de que o Afonso deve recomeçar uma outra guerra civil direi honestamente que o Afonso acabará por eliminado(e assim seja) pois nao ha mais mercenarios brancos,serviços secretos sul)africanos...
Ps!Ha zuns zuns-nao confirmados de que a operaçao militar na dita base militar do Afonso participaram comandos de um País amigo...Mas,digam voces:
-Quem disse ao Afonso que tem o direito e o poder de manter elemntos armados?...Mas quem ele é?
Esta "saga" de moçambicanos armados,de violencia,de ameaças deve ter um fim...E as forças de defesa e segurança de Moçambique pela primeira vez fizeram algo positivo para o Povo Moçambicano:
O Povo e o País querem Paz!
O Afonso e Guebuza nos anos 70 e 80 conseguiram transformar Moçambique num outro Libano...Em 2013,o Afonso e o Guebuza jamais jamais conseguirao transformar Moçambique numa outra Libia ou numa outra Somalia...Jamais!
6
Ansumane Mané Ginga said...
ESTOU A LEMBRAR DAQUELE MILANDO QUE ACONTECEU NO TEMPO DO MAGARILA MACHEL NO GABINETE DELE ( 1975 ): ELE E O GUEBUZA DISCUTIRAM. LOGO DE TAL FORMA QUE O GUEBUZA AGARROU NOS COLARINHOS DO MACHEL. LOGO O GUARDA-COSTAS TANZANIANO QUE ESTAVA ESCONDIDO ATRÁS DA GRANDE CORTINA DO GABINETE, SÓ FOI ESTICAR O BRAÇO E ESPETAR. QUANDO O GUEBUZA DEU CONTA TINHA O SABRE A ATRAVESSAR O BRAÇO. O TANZANIANO NÃO PERDEU TEMPO, ESTAVA LÁ! E ASSIM ANDOU MUITO TEMPO ESTE GUEBUZA COM O BRAÇO LIGADO. A MÃE DELE NO BAIRRO DO XIPAMANINE, MAPUTO ( AONDE ESTÁ ENTERRADO O PAI, ENFERMEIRO GUEBUZA, DIZIA ÁS AMIGAS QUE ISTO NÃO PODE SER E TAL. ATÉ ESTE GUEBUZA JÁ DEMONTROU MUITAS VEZES QUE NÃO PRESTA. DEPOIS DE CHEIO DE DINHEIRO E DE EMPRESAS, QUANTAS SÃO ? É DEMAIS ! A PRÓPRIA FILHA ESTÁ RICA. COPMO É QUE UM PRESIDENTE EM VEZ DE GOVERNAR É SÓ NEGÓCIOS: EM VEZ DE FAZER O BEM É SÓ CABEÇA PARA O MAL DOS OUTROS. SE O MACHEL VIVESSE NÃO HAVIA EMPRESAS MUITO MENOS RIQUEZA PARA O MENINO GUEBAS, É VERDADE.MOÇAMBIQUE NÃO É ANGOLA. AGORA FOI O MÁXIMO,DESRESPEITOU A CONSTITUIÇÃO AONDE ESTÁ FIRMADO QUE A EXPRESSÃO, A REUNIÃO, O DOMICÍLIO DE CADA CIDADÃO, ETC. TÊM QUE SER RESPEITADOS OU SEJA SÃO INVIOLÁVEIS. O GUEBUZA É O PRIMEIRO A DESRESPEITAR ISTO, PORTANTO SE TIVESSE VERGONHA DEMITIA-SE. A FIR INVADE AS DELEGAÇÕES DOS PERTIDOS, PRENDE, BATE, AFINAL AGORA JÁ NÃO HÁ COLONIALISMO ? HÁ. É O COLONIALISMO DA FRELIMO. GUEBUZA SUKA U FAMBA OU GUEBUZA VAI-TE EMBORA. COMO DIZ O NOSSO UmBhalane Na luta do povo ninguém se cansa E sempre a dizer sem cansar; Fungula Masso Iué ( ABRAM OS OLHOS ) A LUTA É CONTÍNUA
7
ZACARIA said...
Boa noite .,
Eu penso que,devido ás recentes descobertas de riquezas,jazidas de gaz etc etc haverá um sem numero de conselheiros por trás de Guebuza ,que nem sempre o estaraõ a aconselhar bem ,mas no final se as coisas não corrrerem bem a Guebuza ele vai reparar que ficou sozinho ,porque esses conselheiros desaparecem ......
Saudações Cordiais.,
8
umBhalane said...
Até que, no geral, gostei em conformidade.
"Armando Guebuza, comandante em chefe das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, foi quem ordenou o ataque a Sadjundjira e até prova em contrário visava assassinar Afonso Dhlakama."
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer, sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos)
A LUTA É CONTÍNUA
9
Marvin said...
Seria bom se essas mengens de facto fossem assinadas pelo povo amantes da paz e enviadas ao Quebuza! Mas com um pedido de resposta atravez das mídias. Nós estamos cansados com esses acto do Quebuza. Eu estou pronto para assinar uma pedicao contra Quebuza e a sua Governacao
Marvin

Sem comentários: