sábado, 22 de novembro de 2014

Sócrates: A ver se passamos no teste


 |
 Última atualização há 49 minutos
A política e a justiça portuguesas nunca mais serão as mesmas depois de um ex-primeiro-ministro ser detido num aeroporto e passar a noite na cadeia. Com a sua experiência, tenho a certeza que o juíz Carlos Alexandre sabe disso. Assim, as suspeitas sobre José Sócrates terão de ser muito graves e com consistência. 
É um terramoto sem precedentes que os poderes judicial e político (os que se opõem e os apoiam José Sócrates) terão, para bem do País, da democracia e do Estado de direito, de saber gerir de forma exemplar. Espero, esperamos todos, por mais informações oficiais sobre o que está ao certo em causa. Que todos percebam bem o que está em jogo e saibam estar à altura.
Espera-se que o PS não confunda solidariedades pessoais com combate político. Que os restantes partidos não usem um processo judicial para uma disputa eleitoral. Que os agentes da justiça garantam um processo rápido, sem fugas de informação permanentes, sem espetáculos mediáticos dispensáveis e sem julgamentos às pinguinhas na praça pública. Que os jornalistas tenham especial cuidado no rigor da informação que nos vão dando, em vez de dispararem primeiro e confirmarem depois. 
Não é para proteger ou condenar José Sócrates que todas estas cautelas devem ser reforçadas. É para defender a nossa democracia e a credibilidade da nossa justiça. Temos, todos nós, cidadãos incluidos, a oportunidade de mostrar a maturidade do nosso sistema democrático. Veremos como nos saímos. Seja qual for o desfecho, isto é mesmo grave.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/socrates-a-ver-se-passamos-no-teste=f899373#ixzz3JpPELr5Y

Sem comentários: