sábado, 1 de novembro de 2014

Sobre a fraude eleitoral.


Gostaria que discutíssemos, em números e não em palavras, as evidências da fraude. Não quero aqui defender ninguém, somente quero entender até que ponto as tais fraudes poderão ter influenciado o resultado final das eleições.
Para isso dei-me ao trabalho de entrar nas matemáticas, tentando aferir a realidade do que foi aqui propalado durante muito tempo.
Bem, procurei pelos números, os quais passo a demonstrar abaixo, ancorados nas presidenciais:
Total de eleitores – 5.333.665, correspondentes a 48.64% dos potenciais eleitores inscritos.
Número de votos válidos – 4.830.169
Número de votos nulos presidenciais – 213.310 (correspondente a 3%)
Número de votos em brancos presidenciais – 290.186 (correspondente a 5%)
Número de votos validados presidenciais – 41.426
Nyusi - 2.781.025
DHL – 1.762.260
Daviz – 306.884
Aqui faltam-me os números da fraude. Por favor companheiros, já vi muita gente a falar da fraude, e encarecidamente peço a vossa ajuda.
Assinado:
EU.
Like
Like ·  · 
  • Américo Matavele Eliminei o teu comentário, mano José de Matos. Ouvi e li o que o Bastonário disse, e não quero que ninguém me repita. Fiz um post, e nao quero outro post como comentário. Quero as tuas ideias.
    19 hrs · Like · 4
  • José de Matos Ok, boa noite!
    19 hrs · Like · 1
  • Elidio Cuco Fraude eh fraude, nao existe um mal menor e um mal maior... um estudante quando tem cabula nao eh o nivel de informacao que a mesma tem que vai fazer com que o professor possa tomar uma posicao, mas sim eh o facto do estudante ter cabula.
    19 hrs · Edited · Like · 1
  • Américo Matavele Não entendi, mano. Pode enquadrar essa brilhante ideia no meu post?
    19 hrs · Like · 2
  • Elidio Cuco Estas a falar de influencia da fraude para os resultado finais, meu caro so o facto deste ou aquele partido ter cometido fraude, deve ser punido
    19 hrs · Edited · Like
  • Francisco S. Mate Pois, os números nem? A questão até, digo, é a de os números direcionados a alguns terem caído noutro. Essa magia é dificil de provar. Muito.
    9 hrs · Edited · Like · 2
  • Américo Matavele Mano Elidio Cuco, cade os números? Ou é simplesmente mais um acto de fé?
    19 hrs · Like · 1
  • Américo Matavele Dizia, mano Francisco S. Mate, kikikikikikikikikikiki... Essa é mesmo difícil de provar.
    18 hrs · Like
  • Elidio Cuco Aqueles que falam de fraude eh que devem apresentar numeros, e os partidos politicos certamente tem esses dados, como sabes eu nao sou membro de nenhum partido e nem foi observador directo do processo, mas fraude eh fraude.
    18 hrs · Like
  • Américo Matavele E porque diz que há fraude sem elementos? É um acto de fé, mesmo. Estilo, se disseram que houve fraude, então houve. Kikikikikikikikikikikikiki... Grande acadêmico você me saiu! Nthla!
    18 hrs · Like · 4
  • Charles De Gaulle Muitos editais das mesas foraçm substituidos pelos q a frelimo e a cne inventavam. Qdo chegava a hora de computarizar a cne invalidava os dados reais dos editais do mdm e da renamo. Portanto seus numeros todos sao viciados a partida. Chamem criminalistas para ver se as assinaturas falsas dos editais falsos conferem com as verdadeiras assinaturas dos membros das mesas d voto. Se houvesse vontade de resolver a fraude a frelimo era uma vez.
    18 hrs · Like · 2
  • Gulumba D. Mutemba Se tu americo matavele fosses um juiz ou qualquer coisa com capacidade de solucionar este mal,a Renamo e o MDM podiam te trazer os números reais e nao esses que tú troxeste aqui. Estes números sao os que passaram da cozinha do stae e da cne,criada pela frelimo. Os atentos que através dos orgaos de comunicaçao social,dos observadores eleitoral,que nao comem na mao dos frelimistas,conseguimos saber das inrregularidades criminosas que oconteceram neste processo eleitoral,principalmente nao zonas onde a frelimo nao tem eleitorado. Nao vamos te trazer os números,por que nao os temos,assim como tú também nao os tem,esses números da cne,só servem para voçês ladroes de votos,para nós os lesados nao nos interessam.
    18 hrs · Edited · Like · 3
  • Gulumba D. Mutemba esse americo matavele está com problema de insonia,vou te deixar sozinho rapaz,vou dormir.
    18 hrs · Like
  • Homer Wolf A tua nova maquina de calcular e' um mimo. Nao falha nada!... Sera' que e' Made In Israel?
    17 hrs · Like · 4
  • Joze Macovane Este Americo matavele é um fdp. Ele pensa mesmo que a frelimo vai governar? Isto ainda acabou.
    16 hrs · Like · 1
  • Amilcar Machado  Mas afinal quais os nomes das pessoas que cometeram tais fraudes?
    11 hrs · Like · 2
  • Charles De Gaulle Americo Matavele e a Frelimo. Sao esses os nomes.
    11 hrs · Like
  • Aurelio Gustavo Mano americo matavel está pedir uma coisa dificil de ter. As evidencias das fraudes sao akelas k foram bem escondidas k culminaram com a vitoria de nhusy. Como nem todo crime é perfeito, as pekenas tentactivas de aumentar esses votos por via de roubo k os orgaos competentes denuciaram, em alguns casos a posterior detençao (sonia zimba), deveria servir pra desmantelar a quadrilha deste acto, veja k mto antes dos apuramentos ja se tentava demostrar com A mais B ocorencias de fraudes.
    10 hrs · Like · 2
  • Aurelio Gustavo A cne detetou que ouve irregularide "fraudulenta", mas preferiu deixar a batata quente pra conselho constitucional. Agora xperemos pra ver o cc vai lançar pra kem, pk nas regioes onde ouve vandalizaçao das assembelias, a populaçao tem direito a votar. Se foi renamo kem vandalizou, a frelimo, o mdm e os restantes tem de contestar.
    10 hrs · Like
  • Ricky Momad A Frelimo ja contestou pra o caso de Tsangano e foram anuladas pelo tribunal faltando saber quando será a segunda ronda. Espero que desta vez Renamo submeta os nomes dos seus delegados com antecencia a CNE, pra depois nao contar filmes.
    9 hrs · Like
  • Aurelio Gustavo Nao sera necessario os partidos moverem uma grande makina pra la, o motivo k levou a nao realizaçao das eleiçoes, vai motivar uma grande concentraçao dos observadores, nao so, como tmbem os frauduletos nao seram tao burros de agir.mas nao é verdade k ja xtã decido k vai se realizar as eleicoes, tdo xtã nas maos do CC.
    9 hrs · Like · 1
  • Mablinga Shikhani Prá quê Américo Matavele? Isso é um assunto sério, uma reflexão profunda e por isso longe da maneira de muitos fazer política.
    9 hrs · Like · 2
  • Ser - Huo Américo Matavele, estas muito mau nas respostas, tiro e queda. Kkkkkk
    Ora, o que a mim intriga, eh a mudanca da melodia e foto de uma mesma cancao (alguem me.disse que eh remix): quando aquelas negociacoes que por pouco rocaram a ronda 100 culminaram com novos dispositivos eleitorais, incluindo 'meter' meio Mocambique nos orgaos eleitorais, desde o distrito ate a Central, passando pela mesa de voto, todos cantamos que "Frelimo ja havia passado para a historia porque nao tinha como manipular mais nada", afinal, por todo lado havia olhos e cabecas, agora me intriga que somos os mesmo que escrevemos coisas de tipo "a CNE e STAE cozinharam esses numeros para a Frelimo". A questao central eh: qual CNE, qual STAE? Se estes orgaos estavam inundados de representantes de todos, se estes cozinharam os numeros, ondem estavam os membros representantes dos varios partidos e interessados? Onde estavam quando a CNE e STAE desde a base ate a central trocaram editais pelos fraudulentos, se foram para ali com uma missao simples: NAO FECHAR O OLHO? Sera que haviam outras CNEs e STAEs paralelos? 
    Conclusao: se a victoria tivesse cantado para os outros, estas teriam sido sim as 1as. eleicoes transparentes, e como nao deu, entao, fraude.... 
    (nao apagar meu comentario, voceee. Kkkkkk)
    8 hrs · Like · 4
  • Américo Matavele Muitos comentaram, e vi que a fraude é mais uma crença, um acto de fé, e não existe certeza nenhuma sobre isso. Disse-se que houve fraude, e as pessoas acreditaram logo sem a tal da duvida metódica, e sem lançarem uma investigação para corroborar tal. Assim, amanha basta se dizer que o céu é vermelho, nem vão precisar de olhar para cima para certificar, e logo vão passar a repetir o mesmo. Estou começando a perceber certas pessoas.
    8 hrs · Like · 1
  • Américo Matavele Gostei dessa abordagem, o que mostra que temos muitos amnésicos também. Ou muitos convenientistas. Kikikik
    8 hrs · Like
  • Homer Wolf Diz-se 'a boca pequena que auto-martirizacao, a victimizacao, o masoquismo, etc, nao comovem nem um pouco a cupula (principalmente na hora de escalar o 11 inicial (ou sera' o 40 inicial?). 
    Por isso caro amigo, poupe-os de postar estes fait-divers, para obviamente receber duro golpes em resposta (comments), na esperanca de amanha apresenta os dossiers como prova do seu abnegavel engajamento na luta, na revolucao socialista,no combate ao imperialismo apostolico desgracado e bla bla bla... Definitivamente os degraus desse escadote nao valem um chavo... 

    ATT: Grande investigacao que o cmda fez aqui!... Limitou-se a escarrapachar os numeros ja' (supostamente) fraudulados... tsc
    7 hrs · Like · 4
  • Américo Matavele Kikikikikikiki... Busted again! Shit!
    7 hrs · Like
  • Elidio Cuco Meu caro Américo Matavele, ja viste um post meu a dizer que houve fraude? eu nao estou a falar de fraude como uma ilegalidade e nao como existencia,.
    5 hrs · Like · 2
  • Américo Matavele Eu falei de fraude como uma existência, exigindo números a prova - lo. Então o que vinhas fazer aqui?
    5 hrs · Like
  • Elidio Cuco Olha la Matavele, nao consegues ver que o teu primeiro paragrafo eh totalmente contraditorio. Vim aqui para te dizer que o problema nao esta com os numeros. Fraude eh fraude. Pese embora ela possa nao ser suficiente para alterar os resultados. Nao basta repetir o que dizem os ideologos, tem que perceber.
    5 hrs · Like · 3
  • Vasco Dos Santos Mauelele Vamos na realidade da Democracia Moçambicana!Confusão desde ao amanhecer até ao pôr do sol. Moçambique deve ser uma República Monárquica. Para acabar com esta confusão já que temos os régulos,vamos oficializar o que resta para a Monarquia total . daqui ninguém mme tira compatriotas!!!!!
    3 hrs · Like · 1
  • Américo Matavele Elidio Cuco, o meu primeiro parágrafo não tem nada de especial além de apelar à uma discussão numérica. Que é o cerne deste post.
    3 hrs · Like · 1
  • Elidio Cuco Meu caro, fraude eh fraude, o debate nao pode ser na logica de numeros, mas sim da fraude.
    3 hrs · Like

Sem comentários: