sábado, 1 de novembro de 2014

Salomão Moyana e o seu ''pobre'' voto


A nível do facebook, Salomão Moyana está passando por um julgamento precipitado em muitos comentártios de posts que abordam a questão de votação para a deliberação dos resultados eleitorais apresentados pela Comissão Nacional das Eleições na passada quinta-feira (30).
Salomão Moyana, alem de ser apelidado de traidor, é acusado de ter recebido, do partido no poder, muito dinheiro para que votasse pela validação dos resultados eleitorais que foram contestados por pelo menos 7 vogais na CNE antes da divulgação dos mesmos. Outros afirmam que ele teria agido desse modo para poder fazer parte do próximo governo a ser chefiado por Filipe Nyusi.

Carlos II, um dos homens mais perspicazes que já governaram a Inglaterra, tinha grande interesse pela ciência. Certa vez ele convocou os membros da recém-criada Real Sociedade e lhes pediu para explicar por que um peixe morto pesava mais que um vivo. Os cientistas reunidos apresentaram várias teorias engenhosas e plausíveis. Então Carlos II informou que o peixe morto não pesava mais. Os cientistas não acharam graça, mas o rei se divertiu.
O caso das especulações sobre votação de Moyana na CNE se parece muito com o problema do peixe morto. Vejo pessoas a elaborarem uma estrutura teórica, com base nas especulações, dada a falta de alguém como Carlos II que possa dizer o que realmente teria motivado aquele vogal a votar a favor. Muitos amigos aqui no facebook continuam com suas explicações sobre o fenômeno não existente até este chegar ao ponto em que pessoas que admiro, com elevada inteligência, se empenham num exercício semelhante ao que é demonstrar por que um peixe morto pesa mais que um vivo.
É um facto que a falta de informação pode gerar especulação mas do jeito que este homem está sendo tratado, até parece que é impossível agir com base na consciência própria ou na base de análise dos factos.
Penso que deviam ficar a espera do dia em que Salomão Moyana explicará as razões que lhe levaram a votar a favor e a partir dai poder-se-a debater já com uma base sólida. Não o que está actualmente a acontecer.
Like ·  · 
  • Charles De Gaulle Mas o melhor seria q Moyana viesse a publico e explicar. O tempo do silencio ja passou. Se Mazanga ja se pronunciou, Moyana devia tambem pronunciar-se.
    3 hrs · Like · 1
  • Filho Da Felicidade Salomão é traidor de merda, prontos.
    3 hrs · Like
  • Filho Da Felicidade o resto é conversa para boi dormir.
    3 hrs · Like
  • Eurico Chichango Júnior Olha, senhor do peso dos peixes mortos e peixes vivos, neste pais, ou melhor, na política não vale a pena andar a persiguir pessoas que fingem que defendem interesses dos oprimidos, do povo e que o seu objectivo é o bem estar da nação. Cada um desse que aparecem a falar de revolução, má governação, etc. têm estómagos, filhos, esposas, irmãos, primos e sobrinhos. Não sai da sua casa todos os dias para mudar o pais... Não, a sua pequenez e o seu egoismo faz com que olhem para seus umbigos primeiro. O ser humano é assim. Eles não têm culpa. Eu acredito, sim, que algo Salomão Moyana tenha ganho neste processo todo, porque não é possivel vir ao público dizer algo e suas acções contradirem a imagem que vendes ao público. ESTES QUE JULGAM SALOMÃO MOIANA VAI CHEGAR A VEZ DELES E VÃO ARREFECER OS NERVOS NUMA SOMBRA RODEIADOS DE DÓLARES.
    3 hrs · Like · 1
  • Picol Gueba Dificil acreditar isso!Salomao Moiane traidor??apartir de ja nao confio nem em mim mesmo...bolas
    3 hrs · Like
  • Alexandre Zerinho Não creio que já tenha passado o tempo que lhe possibilita deixar o seu parecer. Mazanga foi sim o primeiro mas ainda vai a tempo do Moyana dizer alguma coisa. Até porque não é obrigatório que ele apareça se justificando nas redes sociais. O mau é de se falar mal dele sem nenhuma base. Isso eh mau! Charles De Gaulle
    3 hrs · Like · 2
  • Alexandre Zerinho Penso que te enganas quando dizes que ele deve ter ganho alguma coisa porque não é possível defender uma coisa ao público e meia volta fazer outra que contrarie a imagem. Há que se saber em que contexto decidiu votar a favor. Porque mesmo ao público ele nao se colocava numa posição contrária a tudo que a Frelimo concordava. Ele criticava o que achava que nao estava perfeito. Contudo, ha que se procurar saber as reais razoes. Eurico Chichango Júnior
    3 hrs · Like · 2
  • Yanike Yanike Kkkk... Peixes mortos e peixes vivos, isso é outra palhaxada!

    O que pesa mais é k ele voto a favor da "FRAUDE" por isso ele é um traidor, nao havera justificacao pra o povo d Moz lhe dar razao.
    Eu admirava muito akele senhor, afinal é PRODUTO PIRATA!!!!.
    3 hrs · Like · 4
  • Charles De Gaulle Moyana nao precisa de se explicar no facebook. Precisa de se explicar na tv radio ou jornal.
    3 hrs · Like
  • Carlos Cardoso Kkkkkk, o estomago a falar mais alto kkkkk.
    3 hrs · Like · 1
  • Carlos Mairoce Coitado do voto do Salomao, nao crucifiquem ao Homem, pois esse voto nao haveria de contar na mesma. Se ele tivesse votado contra, o Presidente Abdul Carimo teria votado a favor da validacao e o resultado seria o mesmo. Nao se esquecam que Carimo e' uma encomenda trazida pelo Brazao Mazula, por isso nao adiante criar teorias de que esse voto iria contar, nao iria contar nada.
    3 hrs · Like · 3
  • Filho Da Felicidade mas se explicar o que mesmo??? seja o que for, o gajo é traidor-mor.
    3 hrs · Like · 1
  • Alexandre Zerinho Não generalize. Fale em seu nome! Yanike Yanike
    3 hrs · Like
  • Diniz Jumapili Vamos dar-lhe um tempo para se explicar.
    2 hrs · Like · 1
  • Yanike Yanike Zerinho,EU sou povo!!!

    Nos nao votamos bem, mas sim votamos certo e fomos roubados, existem provas e tudo.
    Como é k alguem k quer k a justica prevaleca logo vota na injustica????
    Zerinho voce nao sabe k este processo foi sujo??? Que nome ou tratamento se da a alguem k compactua com os ladroes do voto d POVO!!! SERA K FAZES PARTE TAMBEM???? Nao tem nada a ver com peixe morto e vivo e nem em falar em meu nome!!
    2 hrs · Like
  • Dércio Ernesto Falta de informação, o Salomão Monyana nem votou, tenho a acta original, e o espaço do nome dele aparece em branco.
    2 hrs · Like
  • Alexandre Zerinho Interessante. Ja havia me esquecido dessa. Tens que continuar a ser um Carlos II porque por falta de informação, as pessoas cantam por ai coisas sem nexo Dércio Ernesto
    2 hrs · Like · 1
  • Chazia Chassafari Por favor Dercio Dércio Ernesto pode me enviar a cta para meu e-mail: sboroma@gmail.com
    2 hrs · Like · 1
  • Dércio Ernesto Vou fazer o scan e publicar aqui a acta.
    2 hrs · Like · 1
  • José Francisco Narciso Tudo o que se escreve aqui, faz parte de um entretimento de amigos. O importante é o que o povo decidiu e ponto. Esse indivíduo não representa a decisão da maioria, com ele ou sem ele, a maioria ganharia igualmente. 

    O povo Moçambicano já ditou sentença e acabou até as próximas Urnas..!!
    1 hr · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Em devido tempo, ele se pronunciará, Charles. Nada vai mudar por isso. A maioria dos que se pronunciam nem sequer acompanharam as apresentações do Carimo e do Nhatitima.
    1 hr · Like · 1
  • Alexandre Zerinho Encaminhei um anexo de deliberação dos reaultados. Peço para ver se nao é o mesmo ficheiro de assinauras. É que meu Mobile não está abrir. Se for, então faça screenshot Dércio Ernesto
    1 hr · Like
  • Manuel J. P. Sumbana O Mazanga é parte directamente interessada. Talvez, repito talvez, o que o Moyana fez nem seja justo, mas garanto-lhe que nâo é ilegal.
    1 hr · Like · 1
  • Alexandre Zerinho Pois. E é exactamente isso que eu gostaria que a pessoas entendessem tambem. Que nao há nada de ilegal ali e os vogais (principalmente da SC) entraram como sujeitos pensantes e livres de decidir a risco próprio respeitando sem dúvidas alguns principios concordados como de transparencia, imparcialidade etc. Do jeito que julgamento está sendo feito, fica parecendo que a SC devia comportar-se taxativamente como os partidos políticos. Fica parecendo que a SC devia tecnicamente fazer tudo que a oposição fizesse. Manuel J. P. Sumbana
    1 hr · Like · 1
  • Diniz Jumapili O nosso voto conta?
  • Jemusse Abel Se ele votasse contra mudaria algo? Please respondam-me!!
  • Alexandre Zerinho Em última análise, o voto contra dele não teria mudado nada. Ou talvez mudaria a tal situação actual que assistimos de julgamento.
    35 mins · Like · 1
  • Diniz Jumapili Houve fraude.
  • Jemusse Abel Ee de facto no minimo exagero fazermos um julgamento destes ate matarmos a caracter. Grave!!
    14 mins · Like · 1
  • Matias Mateus A derrota k os assacinos tiveram ja xta os criar problemas em africa quando morre alguem ha um feticeiro acham k moiana ao fazer valer a sua consciencia seria problema alhas o vogal da cne deve a sua consciencia e a lei ponto final e melhor dexar o comentador a vontade ate por que da falta no ponto de vista kikikikikikikikikikikikiki
  • Zulfikar Abdurremane Amur Como nao fazerem julgamento se ele que tanto falava e se demostrava estar a favor da transparência eleitoral, mas afinal vota a favor mesmo tendo assistido varias irregularidades.
    8 mins · Like
  • SALOMAO MOYANA ,O GRANDE TRAIDOR!
    Fontes da própria CNE apontam o nome de Salomão Moyana como quem “traiu, ao vender a causa à Frelimo”, mesmo sabendo de todas as irregularidades do processo e das vantagens que cabiam à oposição. Consideram, por isso, que ele, Salomão Moyana, juntamente com o presidente da CNE, Abdul Carimo Sau, e o director-geral do STAE, Felisberto Naife, são “os três grandes vencedores destas eleições”.
    O “general Salomão Moyana”, como, desde ontem, passou a ser apelidado nos corredores políticos nacionais, foi indicado para estar na CNE por confiança de Afonso Dhlakama. Mas veio a ser o único vogal indicado pela oposição e pela sociedade civil a votar a favor dos resultados anunciados, havendo por isso quem ironize que “finalmente, o general Moyana foi o único, até agora, que conseguiu derrotar o general Dhlakama”.(in CanalMoz)

    Like
    Like ·  · 

Sem comentários: