segunda-feira, 17 de novembro de 2014

OS 20 ANOS DE PAZ EM MOÇAMBIQUE - Uma Reflexão Filosófica (1)


comments

1
Matolinha said...
Sem querer fugir muito ao assunto:
Francisco Moises vai de encontro a muito do que eu penso. Umas vezes de forma subtil, outras nem tanto.
Eu, por exemplo, sou contra o colonialismo*. 
Por esse motivo não alinho com a Frelimo. Porque mais colonialista que essa organização, não há. É impossível. 
Muitos se perguntam, de que terá valido a pena lutar contra um determinado colonialismo, PARA que a seguir nos fosse imposto um colonialismo ainda pior (o que afinal foi possível). É que nós, não estamos melhor agora do que estávamos antes.
E devíamos estar. 
Posso estar errado (não estou livre disso), mas não vislumbro melhorias nenhumas.
Hoje, se não me foge a razão, somos colonizados pelos que dizem que nos livraram do colonialismo e PARA cúmulo dos cúmulos, esses mesmos "libertadores/colonialistas ", permitem que sejamos colonizados pelas potências que nos "ajudaram" a combater o anterior colonialismo. Afinal só mudámos de dono. 
Abaixo os fantoches (Pessoas que falam e procedem conforme vontade alheia)!!! - Lembram-se que isto era dito nos comícios? 
Mas afinal quem eram os fantoches? Aposto que hoje já sabem.
Matolinha.


* "Colonialismo é a política de exercer o controlo ou a autoridade sobre um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar,..." 
- A Frelimo encaixa-se bem nesta definição, ou não? Nem foi preciso calçadeira. 
2
Francisco Moises said in reply to Chacha...
Obrigado pela sua traduçao que é mais potente e certeira.
Afinal, como recompensa por todos s sacrificios que a provincia de Niassa fez durante a guerra contra a occupaçao colonial, dita de libertaçao algures, aquela provincia foi transformada num grande campo de concentraçao. Também no tal triste campo de exterminio de Mitelela e no abate de grandes arvores que os prisioneiros deviam fazer como castigo, mas que o regime da Frelimo alegava que se fazia para construir novas cidades por reacionarios que se deviam transformar em homens novos.
Este senhor é verdadeiramente um miseravel dos miseraveis. Ele nao consegue ver que Moçambique pode somente se emendar e se transformar numa coisa diferente quando todos nos admitirmos as nossas fraquezas e procurarmos novas opçoes.
Gosto do pais onde estou onde as pessoas sempre querem ver as suas fraquezas e nao perdem tempo para glorificar aqilo de fazem bem. Como papagaios que somos depois de ouvirmos que na Africa do Sul tinha havido uma Comissao de Verdade e Reconciliaçao, nao tardou algures no governo alguns tambem se constituirem numa Comissao de Verdade e Reconciliaçao sem atribuir copyright a Africa do Sul para se falar abertamente de todas as injustiças e crimes cometidos contra os povos indigenas, os chamados indios, no passado que infelizmente se tornaram numa minoria.
Tantas meas culpas se fazem e tanto dinheiro, milhoes e bilhoes de DOLARES por ano se dao a estes indigenas e cada vez mais a probreza aumenta no seu seio com alcolismo como modo de vida. Qual é o problema nisto? Da-se dinheiro aos régulos nas suas reservas e a lei diz que as reservas sao regioes autonomas e que o governo do Canada nao tem direito de interferir na administraçao de tais "paises."
Qual é o problema nisto? Muitos régulos dao se salarios maiores do que o do Primeiro Ministro do Canada e o dinheiro fica distruibuido entre os amigos e o resto das pessoas ficam sem receber nada e vivem em casas sem agua potavel nem electricidade. Tanta miseria no meio de tanto dinheiro! Pode alguem imaginar o que é viver num lugar sem um sistema de aquecimento neste lugar que é um frigorifico durante o inverno com temperaturas abaixo do O grau centigrado a -60 graus centigrados as vezes?
Bom este é um outro problema.
3
umBhalane said...
"Cabrito come onde está amarrado"
Este tipo de "cabritos" nem querem sequer tentar/experimentar partir a corda, ou mesmo esticar um pouco que seja, arrojar…aspirar a um pouco mais.
Qual nada.
Orgânicos, nascidos e criados no anel da serpente constritora que mora lá em Maputo, a "ntsato".
Mas quem é este senhor?
Perguntemos ao Povo, àqueles que vegetam em Kangane, Muto, Mazaro,...Baoaze,...ao Moçambique real e profundo.

Qual nada.
Estes "cabritos" são preocupação do MDM, e o seu círculo/clube de vaidades mora nas urbes.
Onde acaba o "alcatrão", morrem...de vez.
A LUTA É CONTÍNUA
4
Chacha said in reply to Francisco Moises...
Acrescento da traduçao que fez de: "Le Misérable des misérables!". Acho que melhor seria:
Miseravel dos miseraveis
Ele 'e um dos grandes miseraveis dos intelectuais que em Mocambique existem.
Nao consegue ver a realidade, anda a lamber botas no Maputo: nao consegue ver porque 'e que ate hoje, la no Lago de onde ele vem, os seus parentes estudam em baixo das arvores. Nao consegue diagnosticar isso, simplesmente com o bico na bota.
5
Francisco Moises said...
Engraçado. Este senhor disse muita coisa que diz muito pouco. Marimbou na historia da filosifia PARA confundir as pessoas e PARA as pessoas dizerem: la esta um filosofo que explica o que dantes nunca foi explicado com referencias as grandes cabeças filosoficas.
Ele tem problemas em aceitar que o comunismo foi um regime que falhou por causa das proprias contrariedades e barbaries. Até vai ao ponto de querer apresentar as duas Alemanhas apos-Segunda Guerra mundial como tendo sido regimes democraticos. O intitular-se da parte leste stalinista como Republica democratica da Alemanha nao significava de modo algum que havias liberdades ali como aqueles que se gozavam na Republica Federal da Alemanha com regime baseado numa constituiçao forçado pelos vencedores ocidentais da Alemanha: Estados Unidos, a Ingaerra e a França cujas partes que ocuparam uniram-se para formar a Republica da Alemanha ocidental.
E como muitos pensadores da Frelimo, este senhor tambem decidiu nao encarar as causas da guerra civil, encostando-se na guerra fria como explicaçao do conflito civil em Moçambique. Mas porque so em Moçambique? Se a guerra fria tivesse sido a unica causa da guerra civil em Moçambique, quase todos os paises teriam tido guerras civis com cidadaos com ideologias diferentes que podiam simplesmente uns apelar a paises ocidentais para os ajudar e outros a paises comunistas. Porque nao houve guerras civis na Zambia e na Tanzania que nao eram paises democraticos, mas que nao tinham regimes tao sangrentos como o da Frelimo em Moçambique?
Como os colonialistas antes destes senhores da Frelimo, a causa da guerra anti-colonialista em Moçambique era a Russia soviética e a China vermelha e nunca jamais os proprios moçambicanos que nao queriam mais ser colonisados e as injustiças dos colonialistas. Cada um destes senhores incluindo este senhor Brazao Mazula sai da palhota para trazer monstros estrangeiros pelos rabos que acusam de terem sido causadores da guerra civil.
Em nenhuma parte desta escrivinhança este senhor se referiu a barbaries da Frelimo, aos campos de concentraçao, as detençôes massivas, fuzilamentos como sempre foi o costume na Frelimo fulizar individuos sem causas formuladas nem julgamentos (Marinao Matsinhe), a perseguiçao religiosa, a proibiçao de toda e qualquer liberdade de expressao, movimentaçao e de residencia sem o Grande Irmao orwelleano admitir e o Grande Irmao orwelleano nao admitia nada e, por fim, o grande reino de terror em que a Frelimo tinha lançado o povo e o pais cujas sequelas permanecem até hoje e continuarao a pestelenciar Moçambique.
A paz persistiu em Moçambique por 20 anos nao devido a tal contradariedade de que Brazao Mazula fala, mas devido a tolerancia e a paciencia daqueles que fizeram a paz com a Frelimo e que agora se veem fartos da injustiças perpretadas pela Frelimo e com paciencia esgotada. A tal situaçao revive assim o espectro da guerra civil. Brazao Mazula nao vai naquilo e nem diz que a falta da justiça de que ele fala e diz que é o que o povo devia exigir dum governante revive o espectro da guerra civil. A falta de justiça em Moçambique, la esta a questao. O mentiroso fica apanhado pelo rabo da sua mentira.
Le Misérable des misérables!(Coitadinho do coitadinho)!
6
ZEM said...

O que devemos saber, é salvaguardar essa Paz que foi alcançada a custa de muito sacrificio. Haja o que houver, falando se resolvem os problemas, não queremos mais guerra neste país.

Sem comentários: