sábado, 1 de novembro de 2014

Moyana votou a favor ou contra os mortos na Beira e Ilha de Moçambique?

A postura de Salomão Moyana já justifica do porque as lideranças dos partidos políticos se acautelam em nos confiar. Têm medo deste tipo de traição. Em 2006 tive uma conversa muito interessante com um membro sénior da Renamo em Nampula, digo o nome, Benedito Verde. Ele justificava do porque tanto receio de confiar académicos/intelectuais que aqueles membros fiéis de pés descalços ou mesmo os antigos guerrilheiros da Renamo nos órgãos eleitorais. 
Se Salomão Moyana tinham razão suficiente para não votar contra era também moralmente inteligente que se demitisse e declarasse a razão. Moyana votou a favor ou contra os mortos na Beira e Ilha de Moçambique? Votou a favor ou contra o desvio de editais e a producão de editais falsos na Zambézia e Tete respectivamente? Votou a favor ou contra os enchimentos de urnas em Gaza, Maputo e outras partes? Salomão Moyana votou contra ou a favor às trafulhices eleitorais em Nampula, Niassa, Cabo Delgado e outras partes do país?
  • 25 people like this.
  • Manuel Julai Grande Jornalista este, mas enfim...!!
    See Translation
  • Manuel J. P. Sumbana Agora quem está a fazer batota és tu, Antônio. Devias ter assessorado o teu partido a dominar a lei eleitoral porque a sociedade civil a quem querem governar percebeu os loops enquanto vocés dormiam. Moyane agiu todo este tempo com isenção e imparcialidade.
    See Translation
    21 hrs · 2
  • Linette Olofsson parece que votou sim!
    See Translation
  • Sérgio Inácio €$$... male...money...dinheiro.
    See Translation
  • Erasmo Alicene Parece que foi a Renamo,via sociedade civíl ou o inverso.
    See Translation
    21 hrs · Edited · 1
  • Aurelio Magalhaes votou a favor de tudo que ele nos habituou a ouvir que estava contra.
    See Translation
    21 hrs · 4
  • Livre Pensador Salomao Moyana nao e academico. E jornalista, senior. E intelectual, segundo alguns.
    See Translation
    21 hrs · 4
  • Antonio A. S. Kawaria Pela sociedade civil mas cooptado pela Renamo a que ele acaba de trair. E não só, Salomão Moyana traiu a muitos como eu. Traiu ao nosso processo eleitoral.
    See Translation
    21 hrs · 5
  • Antonio A. S. Kawaria Moyana traiu a nós que queremos contribuir no processo democrático em Mocambique pelos partidos usando o mínimo que temos na massa cinzenta, chamem-nos por académicos ou intelectuais. Moyana traiu-nos. Se ele tinha uma outra visão, DEMITIA-SE e prontos!
    See Translation
    21 hrs · 5
  • Livre Pensador Pois e Antonio A. S. Kawaria. Mas como ja disse, todos nos devemos ter MEMORIA sempre que nos referimos a alguem. E para mim, basta-me lembrar o que Moyana foi enquanto director do SAVANA. E em que circunstancias de la saiu. Cesteiro que faz um cesto. Faz cem, la diz o ditado.
    See Translation
    20 hrs · 4
  • Manuel J. P. Sumbana Ele tinha que votar pela Renamo fosse como fosse? Porquê?
    See Translation
  • Linette Olofsson Manuel J.P. Manuel J. P. Sumbana pela verdade e representando quem o suportou !
    See Translation
    20 hrs · 2
  • Manuel J. P. Sumbana E representar é vender a consciência e integridade? Mau caminho esse, Linette. A Renamo apoiou-o por ser integro. E ele mostrou isso.
    See Translation
    20 hrs · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Vocès é que se trairam, Kawaria.
    See Translation
  • Elvino Dias Que consciencia jovem Manuel J. P. Sumbana? Votar a favor, eh ignorar todos os factos relatados pela imprensa. Eh ignorar a morte dos jovens em Nhamatanda, Ingori e Tsangano, para evitar sem sucessso a troca de urnas. Votar contra eh dizer que em Massangena, Chicualacuala, nao votaram 98% de eleitores porque nem nos EUA nao existe esse recorde
    See Translation
    20 hrs · 2
  • Antonio A. S. Kawaria Manuel J. P. Sumbana,porque foi necessária a paridade? Manuel J. P. Sumbana eu traio a quê e quem?
    See Translation
    20 hrs · Edited · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Manuel J. P. Sumbana, antes colocaste ou questionaste o processo eleitoral. por exemplo a votacão de Gaza. Entao esse grande jornalista vota a favor de trafulhice? Eu seria traidor se alguma vez fingi ser da Frelimo. Nunca fiz. Tudo o que eu fiz e me orgulha, fiz para um Mocambique para todos. Orgulho-lhe e como tu, sempre tenho dito o que fiz, onde fiz e com quem fiz.
    See Translation
    20 hrs · Edited · 3
  • Manuel J. P. Sumbana Elvino Dias. Sinto-me lisongeado que me chame jovem. Hà algumas décadas que náo sou tratado assim. Sou amigo do Kaxaria hå muito tempo e raramente ou quase nunca divergimos assim. 
    Também revoltei-me veementemente com as coisas de Gaza e devo ser o antí-G40 numero 1. Mas a lei é clara: os militantes deviam canalizar todas as provas de ilicitos e a oposiçâo nào fez isso. Como é que quer que alguém defenda inépcias dessas. A paridade foi para se ganhar na Secretaria? Mesmo que houvesse empate o Carimo desempataria. Porque cuspir tanto veneno contra o Moyane?
    Quando foi das mordomias disseram que votaram a favor porque mesmo votando contra a Frelimo ia deixar passar. Trabalhem porque a Sociedade Civil é que ficou com os vossos votos. Os que se abstiveram...
    See Translation
    20 hrs · 1
  • Benedito Macaua Vergonha para este homem que aparentava seriedade e fidelidade à oposição.
    See Translation
    19 hrs · 1
  • Germano Milagre Manuel J. P. Sumbana ele ate em consciência podia votar em quem quisesse ... Embora eu ache que ha uma responsabilidade com a verdade para quem nos la colocou p fiscalizar ... Agora dizer que é integro isso ja e outra historia ... Eu travei de um assunto q p involveu e q mostra o q o dinheiro faz c ele ... Depois le o comentario do Livre Pensador e o porquê de ele ter saido do Savana
    See Translation
    19 hrs · 1
  • Tavares Augusto Agora percebo pk ele nunca foi aceite a dirigir aquele órgão no passado. Lembram da reação de Alice Mabota em relação a admissão deste jornalista naquele órgão?
    19 hrs · 3
  • Manuel J. P. Sumbana Germano Milagre,o Moyana mentiu em qué?
    See Translation
  • Antonio A. S. Kawaria Kakakaka, Manuel J. P. Sumbana se não mudares essa foto de jovem assim sempre serás jovem. Kakakakaka o resto (as nossas da nossa geracão) fica comigo. Quanto ao debate digo o mesmo ao Elvino Diasataquemos ao que é errado neste Moyana ou mesmo ao comentário de quem o apoia sem pôr em causa os donos das palavras.
    See Translation
  • Germano Milagre Na opiniao de uma parte significativa dos votantes deste país acha que houve fraude e isso baseado nos casos que fomos tendo conhecimento no dia e subsequentes dias das eleições. Por sinal esses que acham genuínamente que foram roubados são auem lhe colocou na posição de fiscalizar isso ... Então para esses ele votou mentindo ... Para os apoiantes da frelimo agora é um patriota ... Acontece que eu conheço casos que me fazem acreditar que integridade dele está intrinsecamente ligada aos fluxos de mola na sua direção
    See Translation
    19 hrs · 1
  • Germano Milagre Culpa da Renamo que se deixou enganar ...
    See Translation
    19 hrs · 1
  • Germano Milagre Para um cargo desses deviam ter investigado muito mais a fundo o caracter do Moyana ...
    See Translation
    19 hrs · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Espero que náo estejam a defender que fazer G40ismo pela oposiçáo é moralmente mais aceitavel do que fazé-lo pela Frelimo. É errado em qualquer dos casos. E combaterei isso com a mesma energia. Espero que nâo apareça um parvalhâo por aí a dizer que fui comprado.
    A oposiçáo descuidou-se no cumprimento da lei. Recolher provas.
    See Translation
    19 hrs · 2
  • Manuel J. P. Sumbana Germano. Daqui a pouco vais pedir uma investigaçâo a fundo de todos os contestatários ao regime que se abstiveram nesta eleiçâo. Se me investigares dou-te todas as respostas. Boa sorte...
    See Translation
  • Antonio A. S. Kawaria Manuel J. P. Sumbana, de que lei que a oposicão se descuidou em cumprir? Até porque posso aceitar que tenha havido qualquer descuido. Contudo, um dos descuidados até aqui és tu meu amigo, porque não te preocupa a classificacão do crime eleitoral. Aqui não falo de Sumbana quem é facilmente se encontra.
    See Translation
  • Manuel J. P. Sumbana Nâo entendi, Kawaria.
    See Translation
  • Lindo A. Mondlane manuel J.P. Sumbana.. que lucidez amigo.. que nunca te abandone
    See Translation
  • Lindo A. Mondlane o moyana votou o sentido comum, votou a sua cosciencia.. votou os seus principios, votou a sua coherencia.. que lhe deixemos em paz..
    See Translation
    16 hrs · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Nâo garanto. Mas thanks. Mas em polîtica nâo terei sucesso...nem sossego...
    See Translation
  • José de Matos Lindo A. Mondlane, os que votaram contra nao teem consciencia, coerencia e principios? Tu nao medes as palavras!
    See Translation
  • José de Matos Arlindo, explica-me isto: SENTIDO COMUM!
    See Translation
  • Manuel J. P. Sumbana Nada disso, José. Porque é que a oposiçâo nâo reuniu provas? A imprensa, os observadores e a Sociedade civil fizeram mu4to melhor serviço neste aspecto. Vem ai o conselho constitucional. Vâo entregar as provas ou vâo continuar a choramingar? A CNE ainda està a investigar. A oposiçâo está ou nâo a cooperar?
    See Translation
  • Germano Milagre Nada disso nao estamos a falar de contestatarios aqui ... Porque pensas que nos EUA certos cargos publicos os candidatos sao escrutinados quase ate as cuecas que usam ? Este cargo era demasiado importante ... Uma pessoa que vende ( receber para ) influencia para um lado e depois vai vender a sua influencia ao outro ... Como classificarias essa pessoaManuel J. P. Sumbana ? Sabes a historia completa da saida dele do Savana ? Ou so o que se ventilou oficialmente como as razoes da saida ? E ate admito que eu nesse caso tenha ouvido duas versões contraditórias ... Mas no caso q eu estive envolvido conheço os contornos por dentro ... Um cargo desses o candidato deve ser muito escrutinado ... E no caso do Moyana a renamo foi pelo que parecia ser e lixaram-se ... So isso que eu acho.
    See Translation
  • José de Matos Manuel J. P. Sumbana, a Oposiçaao ja aapresentou algumas evidencias, talvez nao sejam suficientes, mas de qualquer modo nao me parece correcto que estejamos so a exigir aos Partidos o onus da prova, é todo um processo que esta em causa,, so como exemplo o Bastonario Tomas Timbane referiu que é inadmissivel a quaatidade de ilicitos e os observadores nacionais dizem o mesmo! Nesse contexto, Salomao Moyana devia ser mais cuidadoso! O CC vai fazer diferente do que fez das outras vezes quando admitiu lacumas e irregularidades mas que nao afectam os resultados? Temos de ter muito cuidado em analises apressadas e emocionais que subitamente elevam o estatuto de Moiyana e ao mesmo tempo levantam suspeita sobre os que votaram contra!
    See Translation
    15 hrs · 1
  • Germano Milagre Manuel J. P. Sumbana esse esquema das provas ... Conheces o processo ? Sabes os prazos que dão para se reclamar de uma ilegalidade numa mesa de voto ? Sabes o que é tentar reunir as provas fisicas contra a policia ? E sem a colaboracao do chefe de mesa ? O nosso processo eleitoral tem ainda muitissimo espaço para melhorar. E em cada eleição vai-se melhorando um pouco mas como se viu em certas áreas em q o aparelho estatal, a policia e a justiça tudo instrumentalizado pela frelimo era de todo impossivel os partidos conseguirem fiscalizar, para alem dos inumeros casos de mmvs que nao foram credenciados a tempo e horas ... Achas acidental que em Nampula houve mais de 100 mmvs de partidos da oposicao que receberam as credencias quase as 10h na cidade de Nampula para depois terem que deslocar até as respectivas assembleias de voto que em certos casos levava 5 ou 6 horas a chegar la ... Isto foi reportado pela stv no dia das eleicoes mas foi para debaixo do tapete como muitas outras coisas ... E isso que referes que provem ? Como irias provar que nas mesas desses nao houve enchimento ? E para fazermos o papel de parvos e fingirmos que nao vemos as coisas ? O Moyana vota contra a denuncia no orgao competente e depois vem para a tv dizer q o governo nao sabe organizar eleicoes ? Como entao dizer que foram justas, livres e transparentes ?
    See Translation
    15 hrs · 1
  • Germano Milagre Como levar a serio o CC quando Hermenegildo Gamito ja na semana passada ja declarou que os partidos deviam aceitar os resultados ... Como é que um presidente juiz tem um pronunciamento desses antes de o caso estar presente em tribunal ? Quem vai acreditar na idoneidade desse orgao ?
    See Translation
    15 hrs · 1
  • Lindo A. Mondlane eles tem sua coherencia.. o moiane tem tambem a sua consciencia, cada um tem a sua consciecia... Viva o senso comum..
    See Translation
  • Charles AJ S é verdadeiro carácter de ser um Moyana a luz do dia e camarada nas trevas noturnas
    See Translation
    14 hrs · 1
  • José de Matos Lindo A. Mondlane, eu fiquei a espera da definiçao de SENSO COMUM! Ja vi que mais uma vez perdi o tempo a esperar!
    Arlindo, nao leias e comentes so o que te interessa, é batota isso, leo que o Germano escreveu!
    See Translation
    7 hrs · Edited · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Germano Milagre, nos ultimo 23 anos nâo trabalhei em nenhum cargo de nomeaçâo. Trabalhei em agencias internacionais e por concurso e em áreas sensiveis e polémicas onde estou sob escrutineo permanente. E náo penhoro a minha integridade.
    Enbora conheça F. Lima, S. Moyane e C. Cardoso náo podes julgar as saidas de Moyane e Cardoso da MediaCoop de forma simplista.
    A oposiçâo, na minha opiniâo devia ter solicitado mais tempo para a eleiçáo em face do acordo eleitoral e dja cessação de hostilidades tardios. Isto permitiria à oposiçâo disseminar junto dos seus membros esta lei.
    O nosso actual sistema de justica é talvez um dos mais estupidos, arcaicos e complexos do mundo (o novo código penal só entra em vigor daqui a algum tempo). A oposiçâo sabe disso e nunca presta atençâo. E queria boleia da sociedade civil para a mobilizaçâo de votantes e para a paridade na CNE?
    PAREM DE TENTAR ASSASSINAR O CARÁCTER DAS PESSOAS.
    See Translation
  • Mario Barbito A cabala comeceu a ser construida ha muito tempo. Fernando Mazanga foi por mim avisado mas os olhos foram cegados. Nos e que nao somos cegos e nem nos levem a crer que o somos. Nao ha duvidas que o mapa de Moz tem dois, um do centro e norte e outro do Sul. A pergunta e: Porque nao nos deixam em PAZ? Este e um assunto que tem que ser discutido internamente pois quando falamos nos tratam como malucos mas.......... vivemos em tempos diferentes. Nao vou falar mais sobre este assunto.
    See Translation
  • Germano Milagre Manuel J. P. Sumbana concordo com o que dissestes ( tudinho ) quase ate ao fim ... Quanto a assassinar caracter das pessoas so me falta por em publico a situacao que eu vivi ( nao estou a falar de hearsay ) eu vivi e fiquei extremamente desiludido com o Moyana nessa altura ... Depois é assim quem se expõe mum cargo publico desta responsabilidade nao se refugie em nada ... Ninguém lhe obrigou ... Ele procurou o cargo ( candidatou-se nao foi ) entao temos todo o direito de num caso desses de escrutinar ... Escrutinamos toda a gente com cargos politicos ( este também o é ) porque não podemos falar da atitude dele se achamos abominável ? Anda a circular já uma mensagem onde se alegam valores de 500 mil usd etc etc mas isso eu não chamo aqui porque isso sim é andar a atacar pessoas sem provas ...
    See Translation
  • Germano Milagre No caso o Lindo acha q o Moyana fez bem ... A pergunta que nao quer calar ... E se ele tivesse votado contra a aceitacao dos resultados achavas bem tambem ? Aceitas os outros 7 votos da mesma forma ( pk foram em consciencia ) que o do Moyana ?
    See Translation
    3 hrs · 1
  • José de Matos Germano Milagre, achava mal,eu nao duvido, era exactamente isso que eu questionava o Lindo A. Mondlane sobre o significado de "senso comum"!
    See Translation
  • Lindo A. Mondlane escutem uma coisa..se os partidos querem fidelidade absoluta, gente sem criterio proprio, que nao elijam gente como moiane etc. porq podem ter tendencia a votar segundo seus criterios e sua consciencia..ha muita gente no mercado estrela, ou no interior de manjacaze..que lhes serao fieis inluso votando contra o sentido comum....
    See Translation
  • José de Matos Lindo A. Mondlane, podes fintar e andar aas voltinhas na rotunda, mas nao te ajudaa, as perguntas estao ai:

    1 - O que significa "senso comum"?
    2 - Os que votaram contra nao teem senso comum?
    3 -Se ele votasse de outro modo, achavas bem?
    See Translation
  • Lindo A. Mondlane Germano Milagre, nao digo que tenha feito bem ou mal..mas o moiane agiu segundo o que lhe ditava a sua consciencia, agora se a sua consciencia nao coicide com o que se espreva dele?. pois para que aprendem e da proxima elijam robots, ou computadores, assim se evitava essas surpresas...
    See Translation
  • Manuel J. P. Sumbana Germano Milagre, se o Moyana tivesse votado de maneira oposta eu diria o mesmo. E jubilaria, porque isso iria de encontro com o que eu penso. Acho que o processo foi todo uma batota. Mas nâo tenho como, nem é minha vocaçáo provar. Náo pactuo com preguiça politica. Se essa malta, TODOS OS POLÍTICOS quer andar na minha boleia e nâo usa o meu imposto como deve ser, que pense 10 vezes. Leia os meus posts das ultimas 2 semanas intitulados 'CADA UM COLHEU O QUE PLANTOU' e 'HOJE EU VOU VOTAR'. Depois discutimos. Falei nisso com o Kawaria e Matos...
    See Translation
  • José de Matos Lindo A. Mondlane, ainda aao explicas isto: "senso comum"! Porque esse é senso comum e os outros nao ? Tu nao medes as palavras?
    See Translation
  • Germano Milagre Hehehe Manuel J. P. Sumbana sempre leio ... E provavelmente não estaria a comentar nada caso tivesses tu estado no lugar do Moyana tivesses sido nomeado pela Renamo e depois votasses no grupo dos 10 ... Porque até onde sei e aonde me foi dado ver és íntegro e prezas acima de tudo a tua independência por isso tens uma lógica comportamental e uma atitude independente mas coerente. Aqui o que critico é explicitamente o carácter do Moyana ... Se queres chamar a isso assassino de carácter então sou isso mas não ficaria bem com a minha consciência se dissesse o contrário entendes ? Não é o sentido do voto dele ... O problema é eu não acreditar que ele tenha votado em consciência, numa posição de integridade moral ... É exatamente esse crédito que eu pessoalmente não lhe dou ... Porquê ? Pelas razões que expus acima ... Vou mais longe e te digo o seguinte confiaria mais em ti di que no Moyana ... Mas logo á partida há uma grande diferença em que eu acredito ... É que tu provávelmente não aceitarias a posição... Mas como técnico ( engenheiro ) se te dessem o contrato para o software de recolha de dados e apuramento eu confiaria e sei que aceitarias ... Espero que me entendas ...
    See Translation

Sem comentários: