sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Há mendigos na Alemanha!


Há mendigos na Alemanha!
Sim! Neste país "sem problemas" como orgulhosamente diz a maioria dos cidadãos, eu vi pelo menos um: a mendicidade.
Não é só aquela mendicidade sofisticada aqui do ocidente em que as pessoas ficam ao frio do relento e nas entradas de estações de metrô a tocar violinos, pianos e etc com um chapéu virado pra cima pra engolir moedas jogadas por transeuntes.
...
É mendicidade pura do tipo "Betteln" [estou a pedir]. Nos comboios da Deutsch Bahn, a empresa responsável pelo sistema ferroviário, cujos terminais sãos melhores que todos os aeroportos africanos que já pisei ( e não são poucos) à excepção do majestoso O. R. Thambo, há pessoas andando de banco a banco a pedir moedas [cultura de mão estendida, só]!
Apesar da velocidade dos Bahn de linho cursos, que atinge 250 km/h, os mendigos alemães não perdem equilíbrio. Seguem pedindo. Coisas da disciplina germânica!
Até na cidade de Wolfsburg, a capital da Volkswagen, cuja fábrica ocupa o equivalente a quase toda a parte de cimento de Maputo, há mendigos que deambulam nos comboios.
Mas [também] num país onde facilmente se encontra, num comboio, uma loira a ler livro de Mia Couto traduzido pra alemão; onde uma loja de venda de relógios a preço acima de 30 mil euros cada, fica sem protecção policial à vista e um jovem preto pode fotografar a montra, o que mais espantaria?
Vou descansar um pouco antes de ir ali ao local da peregrinação. Afinal o Estádio da Luz está para os Benfiquistas como Mecca está para os muçulmanos e Jerusalém para os católicos.
PS: não irei publicar fotos dos mendigos por respeito à dignidade humana
See More

Sem comentários: