sexta-feira, 14 de novembro de 2014

"Guebuza está rodeado de lambe botas e de incompetentes".


Um analista ensina-nos há uns meses atrás: "Guebuza está rodeado de lambe botas e de incompetentes".
O mesmo analista ensina-nos há alguns dias atrás: "diferentemente de Guebuza que execra o diálogo e se faz rodear de lambebotas, Nyusi parece um homem aberto ao diálogo e bastante lucido"
É caso para perguntar: Filipe Nyusi não era um dos que rodeava Guebuza há menos de 1 ano atrás? O que faz dele diferente de outros colaboradores de Guebuza? O facto de ter sido eleito Presidente? Se a atitude deste conhecido analista não configura desprezível oportunismo político, como a mesma se classificaria?
Veja-se que o mesmo analista fazia coro, há uns meses atrás, exigindo outros candidatos ao Comité Central "porque os que haviam sido indicados pela Comissão Politica não tinham perfil ganhador, eram amorfos e homens de mão de Guebuza". O que mudou entretanto?
Também, o mesmo analista ensina-nos que, diferentemente de Samora que se fazia rodear de gente que sabia mais do que ele, Guebuza nem tanto... O único inteligente que existe neste país é ele próprio e o seu grupo? O facto de Guebuza (eventualmente) não haver chamado esse indivíduo e outros do seu grupo significa isso que não chamou outros inteligentes? Como sabe que os que Guebuza chamou não eram inteligentes? Ouviu suas conversas pela porta? Foi pela altura dos convocados? Foi por serem magros? Foi pela tribo? Foi pela raça? Como descobriu que não eram inteligentes? Foi por falarem português com sotaque que não gosta?
Cansam um pouco estes ataques a uma equipa que garantiu um crescimento consistente da economia do país muito por cima das médias mundiais. Por 10 anos consecutivos. Sem exportar petróleo nem gás (em abundância). Sem que nem mesmo o carvão tenha começado a ser vendido em todo o seu potencial.
Neste país não existem pessoas tocadas pelo dom do espírito santo para serem, ou se considerarem, mais inteligentes que outras. Nem pela origem, nem pela história de vida. Nós também somos filhos de Deus.
  • 105 others like this.
  • Francisco Mussa Muita lucidez nesse texto Cda Gabriel Muthisse, a verdade é que onde há trabalhos sempre haverá críticos, analistas ludibriando pessoas, apontando erros até onde não existe.

    Não merece críticas quem nada faz, portanto, avancemos sem recuar porque no final quem ganha é o povo.
    Outro dia disse o Chefe de Estado: O boato é capaz de transformar a formiga num elefante!
    See Translation
  • Mendes Mutenda A hipocrisia do analista faz-o de sempre ter justificação para tudo quanto acusa. O mais importante é que estamos firmes.... cada pedra no seu lugar. Gostei da reflexão, ela mostra que estamos antentos
    See Translation
  • Apóstolo Da Desgraça É natural que Moçambique tenha estado a crescer relativamente acima da média mundial, economicamente. Estamos ainda a sair do chão, permanecendo o resto constante. Elementar isso. O contrário é que seria REMARKABLE.
    See Translation
  • Puto-mau Puto-mau "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

    Martin Luther King acho que este pensamento diz tudo Gabriel Muthisse pelo que usaria daquele adagio popular "enquanto a carroca passa os caes vao ladrar" devemos sempre saber reconhecer as boas accoes como as mas, Guebuza enquanto humano errou e continuara a errar senao seria diferente dos humanos. A ele e a todos os dirigentes os meus parabens por terem levado este nosso Mocambique ao nivel que se encontra
    See Translation
  • Gabriel Muthisse Onde aprendeu isso, Edgar? Que quando se está no chão se cresce inenterrupidamente por mais de 20 anos? Partilhe conosco esse conhecimento extraordinário
    See Translation
  • Apóstolo Da Desgraça Gabriel, prezado, é mais REMARKABLE averiguar o crescimento de uma CRIANÇA do que o crescimento de um ADULTO... francamente!!!
    See Translation
  • Zenaida Machado 1 feijão + 1 feijão = 2 feijões = crescimento de 100%. 2 feijões não alimentam que tem fome.
    See Translation
  • Artur Jorge Cecilia Capitao Ha coisas que estao alem da minha percepcao, sobretudo quando se trata de homens e sua relacao com outroa homens quando "o poder" da terra esta em jogo.
    See Translation
  • Amosse Macamo E so nao sentar na grande mesa que aspira sentar que Nyusi sera o mesmo "demonio" que e Guebuza daqui a pouco.
    See Translation
  • Roberto Pedro Matsinhe Estou convicto que " a carapuça irá servir" ao visado. Este governo da FRELIMO liderado pelo Cda Guebuza é executiva e muitíssimo inteligente. Mas Cda Ministro, sabe muito bem mais que eu (mais novo) que ( quando o inimigo lhe elogia está no caminho errado). Assim estamos bem
    See Translation
  • Mzathla Khambane Gabriel. a historia nos ensina. como era o comportamento dos midias e a dita classe intelectual ha 10anos? falavam mal d Chissano etc. tinham Razao nao havia como ele os nomear como ministro. hj falam mal do Guebuza pelos mesmos motivos. suponho q o celular do Nyusi deve estar cheio de SMs estilo lembre se de mim no seu reino. passados 10. historia repitir se a.
    See Translation
  • Hélio Chirindza Convém passarmos a chamar as coisas pelos próprios nomes... Eu não chamaria esse falador de analista porque de analista não vejo nada.

    Só se critica quem trabalha. Força FRELIMO e seu ideais....
    See Translation
  • Antonio Zacarias Debates melhor no facebook do que na discussão de politicas de transportes...
    See Translation
  • Momade Ali Um analista bastante conhecido pelas suas análises controversas, e pelo seu apego ao mediatismo. Conheço esse analista e me sobra muito pouco respeito e consideração das suas análises. Autêntico camaleão!
    See Translation
  • Gabriel Muthisse Então, Edgar e Zenaida Machado, podemos concluir, pelos vossos brilhantes exemplos, que todos os países que estagnaram, ou quase isso, incluindo muitos de África, não estão lá em baixo. Estão muito desenvolvidos. É isso?
    See Translation
  • Gabriel Muthisse Mas, seja como for, este texto não é sobre teorias de desenvolvimento. Não é sobre crescimento económico. Os dois podem estar seguros de que estou minimamente qualificado para debater essas coisas
    See Translation
  • Lucio Langa Foi assim c samora, chissano, guebuza n vai ser diferente c nyusi... Essa fente é assim mesmo durante o mandato diabolizam termina o mandato yah mas aquele era ndota era melhor bla bla bla.


    Nako nada juro.
    See Translation
  • Frederico Pereira estes analistas.....mama mia...
    23 hrs · 1
  • Zefanias Augusto Namburete É lamentável dr Gabriel Muthisse Moçambique ainda e muito sendo para democracia genuína
    See Translation
  • Lazaro Mauricio Bamo Eu acho que o nosso debate flui menos exactamente por ausência de coerência e pelo facto dos nossos argumentos estarem embriagados de paradoxos. Alguns safam-se porque não há cultura de follow up das opiniões aqui partilhadas. Este questionamento mete medo a todos aqueles que tem no "insulto" seu refúgio quando lhes falta argumento.
    See Translation
    23 hrs · 1
  • Américo Matavele Sobre analistas: bem o diz o Lazaro que nao ha follow up das ideias repentinas dos nossos analistas, e nem por eles proprios. Eles sao inconsequentes, e sempre emitem opinioes do momento que depois esquecem, voltando a se contradizer um minuto depois. Sobre o crescimento: nao e' psicologico e nao e' "fit my thoughts", mas e' a mudanca substancial, a existencia de uma outra ponte sobre o Zambeze, que nao existia; a existencia de duas fabricas montadoras de viaturas que nao existiam; a existencia de energia de Cahora Bassa em Chigubo que nao existia; a existencia de sinal de telefonia movel em Muanza, que nao existia. Esse e' que e' crescimento solido. Coisas tangiveis que mudam a vida das pessoas para um outro degrau que nao nao estavam anteriormente. Sobre a soma de feijoes, em Niassa apanha-se mais que dois feijoes: sao latas, baldes e canecas que perfilam nas ruas de Cuamba, e sao milhoes de feijoes que alimentam de verdade, nao so a barriga, mas o comercio em todo o pais. nao e' por vendar os olhos que o sol deixa de brilhar. Claro que hoje a temperatura nao esta la grande sol.
    See Translation
    22 hrs · 2
  • Eusébio A. P. Gwembe Mais velho, Gabriel. Porque não pensar doutro modo! Há sempre os que se convertem na Cruz. Podemos estar perante os convertidos da última hora, o que é muito bom porque encarregam-se eles próprios a informar aqueles a quem, durante ano e meio, desinformaram.
    See Translation
    22 hrs · 3
  • Jose Alexandre Faia Nós OUTROS também somos filhos de Deus.
    See Translation
    22 hrs · 1
  • Aurélio Armando Matavele Esses analistas de momento nunca foram novidade, a grande virtude do povo Mocambicano é não cair nesses epopeicos discursos de advogados do diabo!
    See Translation
    21 hrs · 1
  • Egidio Vaz O grande desafio de toda análise é a quantidade e qualidade de informação que se tem. Aqui lembro-me um dia disse asneiras acerca da LAM e o ilustre Gabriel Muthisse ligou-me a chamou-se atenção. Na verdade, estava à leste do verdadeiro assunto. Portanto, dez anos depois, provavelmente a maioria de nós não sabe exactamente o que aconteceu, quem fez o que e quando. Limitamos a nossa inteligência ao julgamento emotivo de Guebuza e transferimos todo este preconceito a máquina. Assim, diliuimos as coisas e ficamos nadando num lamaçal de generalidades. Há críticos exímios em fazer radiografias sectoriais quando nem o plano de trabalho deste sector, as metas a que se propos atingir leu. Portanto, a este nível estamos conversados. Ora, em relação a competência/incompetência, deixe-me sugerir ilustre, que veja isso como um mero problema lexical e actos de fala. Para muitos, "critica contundente e verdadeira" a governação não deve dispensar palavras-chave como incompetente, lambe-botas, corruptos e regalias.
    See Translation
    21 hrs · 8
  • Andre Almeida Viegas ilustre e respeitado Gabriel Muthisse é preciso lembrar que mesmo Jesus Cristo foi crucificado por individuos incredulos como os tais analistas, com isso quero eu dizer que os maus falantes vao sempre existir mesmo que tentes abrir a mente deles, eu ki vivo na provincia sei ki moçambique melhorou e mto, so a titulo de exemplo hoje a provincia de cabo delgado quase que 70% dos distritos estao ligados por estradas asfaltadas, o que a 10 anos era impensavel algo parecido. claro que ainda precisamos melhorar, bem hajam os membros do governo de moçambique.
    See Translation
    19 hrs · 1
  • Elidio Cuco kakakakakakakGabriel Muthisse esta em guerra com os nossos analistas? brincadeira, vamos analise do seu post, a analise politica tem como base principal a racionalidade, ou seja, o contesto influencia positivamente ou negativamente para as conclusoes dos analistas, porque a politica nao eh estatico, entao as analises tambem nao sao, podemos fazer uma analise comparativa, ao longo deste processo eleitoral e da tensao politico militar, alguns analistas preferidos da RM e TVM, disseram que a Renamo tinha uma oportunidade de escolher a sua forma de morrer, ou, participava nas eleicoes, ou nao, mas o seu destino estava feito, morte,mas os o resultados revelaram o contrario, os grandes vencedores do processo eleitoral foram os partidos da oposicao, se fazermos uma analise comparativa com os processos anteriores, mesmo na provincia de Maputo onde o partido Frelimo tem uma certa hesmonia, registou-se um crescimento do general em mais de 27%, quero com isso dizer que as analises dos analistas nao sao uma verdade absulta, quando ao lambibotismo, que eu prefiro chamar de culto de personalidade, na minha opiniao o grande problema do presidente Gubuza, foi ter deixado esta tipo de comportamento acontecer, nao eh propriamente a equipa directa da sua governacao, mas sim as suas relacoes publicas. Relativamento ao crescimento economico, o pais tem registado um crescimento de 7a 8% ano, mas o grande desafio eh transformar este crescimento economico em desenvolvimento, na minha opiniao, ao longo deste 10 anos de governacao o pais desenvolveu de uma forma invertida, ou seja, esse crescimento nao se fez sentir na base da piramide, temos um surgimento de uma classe media sim, mas sao classes minoritorios. Sao minhas opinioes, e em democracias todos ideias devem ser ouvidas.
    See Translation
    16 hrs · Edited · 1
  • Salis Pedro Heeeeheeee
  • Linette Olofsson ditos por não dito! perdeu-se a noção de muitos valores neste País!
    See Translation

Sem comentários: