sábado, 1 de novembro de 2014

Ex-presidente do Burkina Faso foge para Costa do Marfim - Notícias - Internacional - Voz da Rússia

Ex-presidente do Burkina Faso foge para Costa do Marfim

O ex-presidente do Burkina Faso, Blaise Compaoré, fugiu para a Costa do Marfim, divulgou a agência France-Presse, citando testemunhas oculares.

Atualmente, ele está em um dos hotéis de luxo na capital, Yamoussoukro.
Blaise Compaoré foi deposto de cargo de chefe de Estado ontem, 31 de outubro, após protestos em massa. Na noite de 31 para 1 de novembro, o coronel Isaac Zida declarou passar a chefiar o governo provisório.
Em 31 de outubro, o chefe do Estado-Maior do Exército burquinense, general Nabéré Honoré Traoré, informou que assumia as responsabilidades de chefe de Estado. No entanto, muitos dos manifestantes se opuseram à sua candidatura, porque ele era o companheiro de Compaoré. Após isso, o general nunca mais apareceu em público, seu paradeiro ainda é desconhecido.
Os protestos em massa eclodiram na capital do Burkina Faso, Ouagadougou, em 28 de outubro. Em 30 de outubro, as manifestações se tornaram violentas – os ativistas invadiram o parlamento do país e o prédio da televisão estatal, e, em seguida, anunciaram o início de uma "Primavera Negra". O governo foi dissolvido, e no país foi introduzido o estado de emergência.
A insatisfação dos burquinenses foi provocada pela intenção de Blaise Compaoré, que chegou ao poder na sequência de um golpe militar em 1987, de prolongar o seu mandato presidencial.

Sem comentários: