quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Em todos processos eleitorais a oposição depara-se com o mesmo dilema dos seus membros

 Francisco Machambisse ao ter submetido tarde a reclamação da Renamo em 2004, Raúl Domingos acusado de pedir dinheiro para si e para Dhlakama em 1999 em vez de negociar a partilha do poder ou já agora, Salomão Moyana, acusado de ter traido quem lhe mandou para CNE, votando a favor da Renamo.
Em todos processos eleitorais a oposição depara-se com o mesmo dilema dos seus membros: (IN)DISCIPLINA. Enquanto membros enviados pela Frelimo votam consoante a vontade do mandante, os da oposição ainda se dão ao luxo de "pensar consoante a sua consciência", atrasar na submisão do expediente ou aceitar cunhas e suborno. Foi assim desde 1994.
Quando não estão a fazer nenhuma das três coisas, estão na maior Paz, gozando efuzivamente das benesses e viajando ao sabor do poder. Fiscalização que é boa , nada. Desde que este processo começou, não ouvi nada sério vindo dos partidos políticos da oposição em relação a (a) organização das eleições, (b) cadernos eleitorais, (c) adjudicação da empresa que fabricou os boletins de votos, (d) auditoria do software de tabulação de votos ou (e) mecanismos anti-fraude.
É que tanto a fraude como a vitória preparam-se, organizam-se. Ora, para consentir a derrota, basta fazer uma coisa só: NADA.
A mesma seriedade que exigimos dos governantes, exige-se também aos mandatários da oposição em órgãos do Estado. A missão deles é mesmo defender os interesses de seus mandantes. E o interesse de seus mandantes é garantir eleições limpas e credíveis.
Like
Like · 
  • 117 people like this.
  • Silvia Soares gostei muito desta análise....
    6 hrs · Like
  • Alfredo D. Baltazar Éssita Sigaúque escreveu no seu mural a denunciar que a Renamo não submeteu a sua reclamação ao CC no prazo de até 15:30 de ontem. Vamos aguardar pelo próximo acórdão...
    6 hrs · Like
  • Pedro Guiliche Egídio, eles agem assim porque não são "lambe-botas". Usam a sua própria consciência, para além dos recados dos mandantes - o tipo de quadro que o País precisa. Afinal isso também está errado?
    5 hrs · Edited · Like
  • Mendes Mutenda Os mandatários dos partidos políticos só servem para votar? Antes de julgar Moyana era necessário saber qual era o papel de cada um chegados a CNE. Sabias que quem era o responsável máximo para as operações da CNE, produção, transporte e distribuição do material de votação era Meque Brás da Renamo? Sabes qual era o papel de Mazanga? Em que serviu a paridade que a Renamo exigia? Não era para estar dentro do processo do primeiro minuto ao último. Porque até antes da votação esta tudo bem? Serviram para quê os tribunais distritais, exigidos pela nova lei eleitoral? São questões que busquei ao alto, mas que precisam de reflexão antes de pensarnos que ser da oposição significa apenas votar contra
    6 hrs · Like · 6
  • Egidio Vaz Ilustre Pedro Guiliche ainda bem que não são lambe-botas. Mas veja o resultado das suas acções. O que sugerem? Que foram bem "coagidos".
    5 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Mendes Mutenda, eu e tu sabemos quem manda mesmo no processo eleitoral. É o senhor Naife. Ele é que tem o pote, a faca e o queijo. Se os membros da CNE pessoalmente não se esforçar para perceber o processo podem mesmo ficar e sair sem entender nada.
    5 hrs · Like · 6
  • Zarito Mutana Hhhhhhhh
    5 hrs · Like
  • Pedro Guiliche Caro Egídio Vaz, que tal equacionares a possibilidade da tua ida para CNE nas próximas Eleições? Acredito que pelo seu nível de dedicação a Renamo aceitará. Tenta-la meu irmão e vá ver as coisas de perto, porque estando aqui fora só vais te desgastar. Contudo, quando estiveres a ir para lá, lembre-se que antes de ti já existiram tantos que acreditaram que fariam diferença estando lá, mas que foram surpreendidos quando lá chegaram porque o voto do povo conta e contra factos não se estruturam argumentos, apenas comentários...
    5 hrs · Edited · Like · 2
  • Egidio Vaz Pedro Guiliche eu não me "dedico a Renamo". Eu tenho profissão a cuidar. Vá você. E há muitos competentes, capazes de fazer melhor trabalho lá na CNE. E não eu. Deixe de ver a minha intervenção como estratégia de luta pela sobrevivência. Já ultrapassei isso faz tempo. Sou humilde o suficiente para saber que eu não sei nada. Mas há-os que podem fazer melhor.
    5 hrs · Edited · Like · 9
  • Mendes Mutenda Egidio Vaz, sabias que também no STAE há paridade? O mesmo corpo orgânico que o senhor Naife tinha e o mesmo que a Frelimo tem e a Renamo, mais um elemento do MDM? Naife não faz nada sozinho sem o director adjunto 1 da Frelimo e director adjunto 2 da Renamo. O único momento que não compartilham ee quando cada um vai dormir na sua cama. Penso que devemos ler a lei eleitoral e sabermos por dentro como funciona. Não ee à toa quando Dhlakama dizia que estás eleições seriam as verdadeiramente democráticas. Tudo estava cercado, até na mesa de votação a Frelimo era a minoria em termos de representatividade
    5 hrs · Like
  • Nilza Dacal Mano Egidio Vaz, a oposicao neste Pais precisa ser consequente, nao pode aparecer a todo momento a reclamar quando nao cumpre com o seu papel. Na minha optica o papel da oposicao e' o de velar pela transparencia quer nas eleicoes, como durante a governacao do partido ganhador. È patetico que hoje apareca a declarar se incompetente por nao conseguìr cumprir com o seu papel.
    5 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Mendes Mutenda Não culpei a Frelimo. Disse que os membros da Frelimo são disciplinados. Não sei agora o que você quer insinuar quando narra a "dificuldade que a Frelimo teve em fazer a fraude "porque "tudo estava cercado". Kikiki
    5 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Nilza Dacal peço que reformule o que disse. O que é patético mesmo?
    5 hrs · Like · 1
  • Mendes Mutenda quando falo de cercado era para lhe trazer o nível de transferência que havia a nível dos órgãos eleitorais. Nenhum passo foi dado sem a presença dos representantes dos partidos políticos.
    5 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Em teoria Mendes Mutenda, sejamos claros, em teoria.
    5 hrs · Like
  • Ligia Mutemba kikikiki por isso que vivo rindo
    5 hrs · Like
  • Nilza Dacal Porventura a existencia de delegados na mesa de votos nao era para mitigar o risco de enchimento de urnas? Onde è que falhou? Quando a lei eleitoral foi alterada nao era com objectivo de reduzir fraudes? E nao havia sido estudadas varias tecnicas de fraudes? O que se passou meu irmao? Tens uma resposta para isso?
    5 hrs · Like
  • Carlos Cardoso Concordo contigo Ilustre Vaz
    5 hrs · Like · 1
  • Nilza Dacal O Lider da Renamo estava convencido que desta vez nao tinha azar... Onde falhou para um matrecar o outro? Eu pensei que os truques da Frelimo nao funcionavam mediante os factos... O que houve de errado? Ou a oposicao nao se fez a pergunta basica de Risk Management :,what can go wrong?
    5 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Tenho SIM Nilza Dacal. O que destá a dizer é algo superficial. As verdadeiras irregularidades, aconteceram ao nível da impressão de boletins de voto, nulificação (invalidação) de boletins e fraude informática. Portanto estamos a falar de aspectos acima do mero mandatário no momento da votação. Ademais, mesmo nestes casos, não houve acolhimento favorável as reclamações dos membros da oposição.
    5 hrs · Like · 2
  • Nilza Dacal E a oposicao nao se preparou para este tipo de erros? Para qualquer gestor sabe que o risco ten de ser estudado com calma e antecedencia para ser mitigado. Porque nao foi? Ah ja sei: A Frelimo cegou a oposicao para nao ver esses aspectos. Ah mano, vamos ser francos
    5 hrs · Like · 1
  • Ligia Mutemba kikik mas se mesmo os aspectos acima do mero mandatário foram tratados à vista de todas e todos mandatários a este nível, o que falhou então? As reclamações começaram a surgir um pouco depois daquele nível e antes do nível de malta Moyane, então, o que foi mesmo?
    5 hrs · Like · 1
  • Nilza Dacal Pior Ligia a oposicao comportou-se como Cristo, levou uma bofetada, ofereceu a outra face e depois vem reclamar para nos POVO!
    5 hrs · Like · 1
  • Moises Chenene As vezes intervimos para depois refletir. Não precisamos de pensar muito para compreender que a Fraude e preparada em função da lei. Se não vejamos: Para que os Delegados de Candidatura não possam apresentar reclamações na hora são presos sem justa causa. Os MMV dos partidos da Oposição foram trocados a última hora para baralhar os seus partidos e introduzidos MMVs fantasmas. Mesmo com expedientes canalizado em tempo útil, não credenciarão dos DELEGADOS DE CANDIDATURA. etc.
    5 hrs · Like · 2
  • Moises Chenene E onde está o Povo?
    5 hrs · Like · 1
  • Noa Inacio Nyusi Jeremias Vunjanhe Elidio Cuco Muhamad Yassinerecomendo este texto do historiador Egidio Vaz um dos mais iluminados pensadores dos últimos 10 anos em Moçambique. Peca por trazer uma apreciação tardiamente, pois eu já o tinha avisado estava apostar em gente que já demonstrou não estar disposta nem a ser coerente e pior nunca querem fazer política mas sim viver da mama do Estado. Todo gunruguro era para atingir isso mesmo.
    5 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Boas perguntas Ligia Mutemba. Mas parece-me que não percebeu ainda o meu argumento central. O meu ponto de vista não é apenas sobre a votação. É sobre o desempenho destes só longo de.todo processo.
    5 hrs · Like · 1
  • José Jaime Macuane ...senão toda a conversa de paridade que andaram a promover não passa de trampa para arranjar job for the boys. Ainda me intriga porque DHL dizia sempre que desta vez teríamos eleições livres, justas e transparentes. Será que mesmo acreditava naquilo ou era um script que fazia parte do acordo que ele assinou?
    5 hrs · Edited · Like · 4
  • Nilza Dacal Ah e como avalia o desempenho deles ao longo deste processo mano Vaz?
    5 hrs · Like · 1
  • Nilza Dacal Ah e + a oposicao que se ponha a pau, porque desta vez estamos aqui para avalia-la tambem... È importante que ela cumpra bem com o seu papel.
    5 hrs · Like · 1
  • Melo David Mogoa corrupcao psicologica é o que deve concluir com todo esse processo....dinheiro, luxo, mordomias que a frelimo promete precisa ter escrupos para resistir.
    5 hrs · Like · 1
  • Abdul Razak Moises Chenene, algum delegado de candidatura foi preso durante o processo? Ñ acredito pk a lei eleitoral os protegia para evitar essas situações. Os Delegados de candidatura beneficiaram-se de imunidade durante o processo e so podiam ser presos, caso existissem razões, depois das urnas contendo boletins de votos e os respectivos editais darem entrada no STAE. A oposição tem k se queixar de si mesma e se conformar com o facto da maioria ter preferido a FRELIMO e o seu candidato. Ñ fica bem desinformar
    4 hrs · Like
  • Egidio Vaz Professror José Jaime Macuane eu julgo que povoar os orgaos eleitorais de membros da oposição foi mais util para os visados do que para o processo em si. Ou seja, foi bom distribuir lugares e salarios (job for the boys) e menos útil para a transparência do próprio processo. Estamos a aprender com os erros. Ora, onde estes membros claudicam sempre é no processo. Demonstram-nos que andaram distraídos e não fizeram o seu trbalho de forma apropriada. Não quero repetir o que já disse no texto principal, mas os aspectos cruciais sobre os quais deveria recair o escrutínio dos membros da CNE e STAE simplesmente passou-se despercebido. Agora, ironicamente vêm membros da Frelimo perguntar onde estavam os da oposição como se o roubo fosse algo transparente. Uma unica pergunta: como foi possível ter dois boletins de voto com memsmo número?
    4 hrs · Like
  • Celio Mabjaia Boa reflexão.
    4 hrs · Like
  • Basilio Muhate Eu antes da campanha eleitoral e a meio dela chamei atencao ao facto de a opocisao, particularmente a Renamo, nao terem nenhum sistema de controlo e gestao dos seus delegados de candidatura, aquelas pessoas estavam ali a espera de um "subsidio" qualquer no final do dia. Por isso nao me expantou a agitacao e a tentativa de transformacao do eleitorado em "delegados de candidatura" ...
    4 hrs · Like · 2
  • Cleto Goncalves Eu acho que Dhlakama deveria pedir dinheiro ao governo. Porque como vez Egidio Vaz o sistema actual permite k cada um va a CNE para salvaguardar interesses pessoais e esperar k a RENAMO resolva os problemas da maioria.
    4 hrs · Like
  • Egidio Vaz A maior lição destas eleições [e de outras] é que as eleições se ganham nas urnas. E não em recursos aos tribunais. O resto é consequência disto ou daquilo
    4 hrs · Like · 1
  • Unay Cambuma Realmente, os representantes da oposicao nos orgao eleitorais foram uma verdadeira cambada de incompetentes e gente obtusa.
    4 hrs · Edited · Like
  • Celio Mabjaia Basilio afinal es Membro dá Renamo? Não sabia disso, nas mesmo assim acho que te falta alguns dados sobre a organização, actuação dá Renamo nos processos eleitorais, A Renamo é um partido político genuínamente Moçambicana, A Renamo não contrata ninguém para fiscalizar o processo eleitoral, todos que fiscalizaram o processo foram membros da Renamo, todos que participaram na campanha eleitoral da Renamo foram membros e simpatizantes da Renamo, a renamo tinha delegados de candidatura em todo país, a CNE e STAE não credenciou os delegados dos partidos da oposição na hora sabes? os presidentes das mesas não aceitaram as reclamaçãoe apresentados pelos delegados da oposição. sabes? os tribuinais ingnoraram as peticoes da oposição. portanto não venha confundir a opinião pública. pois o povo conhece quem é quem.
    4 hrs · Like · 4
  • Acrisio Pereira Victh Enquanto os mandatarios indicados pela oposicao para oucupar lugares de fiscalizacao nos orgaos eleitorais, nao pautarem honrar o comprimisso com o partido que os indicou para vigiarem por si, o processo eleitoral sempre tera mesma ladainha desde as 1a, 2a, 3a... Pois nota-se que os que os menbros da oposicao, olham mais pra maximizacao dos seu interresses pessoais em detrimento do seu partido.. Em relacao a questao da paridade e existencia de MMV indicados pelos partidos, acho que foi a estrategia ideal, para se legitimar a trasparencia no processo eleitoral.. Sera disso que que o partido no poder ira usar para se defender, contra todas as irregularidades reportadas..
    4 hrs · Edited · Like · 2
  • Ligia Mutemba só posso concluir que toda a gente é imcopetente! kakakakak afinal quem são o/as competentes? Onde estão? vejo que basta estarem em algum lugar onde não podemos estar todo/as, tornam-se incopetentes. Mas aquela lista de vogais afinal não era a tal tão nice??
    4 hrs · Like
  • Vicente Macuacua Assino por baixo caro EgidioVaz.
    4 hrs · Like
  • Unay Cambuma O processo eleitoral tem 12 fases, que vai desde o recenseamento, a constituicao das assembleias de voto, etc, ate a votacao. Se uma destas fases nao corresse bem, alguem tinha que fazer barulho em larga escala mas nao e o que se verificou. Nós fartamo nos de alertar aqui sobre os absurdos que iam acontecendo. Por exemplo, como é que a renamo pediu apenas 15 dias de prorrogacao do prazo do recenceamento? Alias, o processo deveria ser anulado porque eivado de trafulhices. Outro absurdo foi o facto de o concurso para a imprenssao do material eleitoral ter sido ganho por empresas da frelimo e a um preco terrivelmente inflaccionado e ninguem tugiu nem mugiu. Parece que algumas mordomias em excesso (mercedes 0km e quase 200 mil mensais e despesas incluindo salarios), entorpeceram a mente de alguns.
    4 hrs · Like · 2
  • Ligia Mutemba kakakakakakakkakaka "Nós fartamo nos de alertar aqui sobre os absurdos que íam acontecendo..." aqui aonde?
    4 hrs · Like · 1
  • Unay Cambuma De qualquer forma, nós iremos resolver isto a nossa maneira. Desta vez a frelimo nao passara, isto eu garanto.
    4 hrs · Like · 5
  • Carlos De Sousa Tivir Será que entendí mal os comentários de alguns irmãos aqui ou eles queriam de facto dizer que se o ladrão invade a sua casa e rouba os teus bens a culpa é tua que não tem um sistema de segurança eficaz?
    4 hrs · Like · 6
  • Celestino Cebu Gente, Com isto nao pode ser motivos para cometer ilicitos,alguem por ter deixado a porta da sua casa aberta, nao quer dizer que da direito a roubar, e ainda mas, esses casos todos foram dispoletados porque exitiram esses membros...
    4 hrs · Like · 1
  • Armando Tomas Fernando a frelimo ,e muito arogante perfere guerra do que entregar puder .
    4 hrs · Like · 2
  • Germano Mutane Hoje tio Egidio fez uma analise critica e academica. Parabens .
    4 hrs · Like
  • Armistício Mulande Em 2019 teremos as sextas eleições gerais e teremos a mesma ladainha. Eu só queria sugerir que, de uma vez por todas, compreendéssemos que os partidos políticos nunca vão garantir a transparência do processo. Só podem complicar ainda mais. É melhor caminharmos para a profissionalização dos nossos órgãos de administração eleitoral. O resto, é como diz o José Jaime Macuane, é arranjar "job for the boys". Pessoas que de outra forma nunca entrariam num órgão de respeito neste país, conseguiram chegar a posições que só gente profissionalmente competente deveria chegar. Este sistema clientelista que estamos a promover vai um dia acabar por nos trair a todos como país e, de uma vez para sempre, irmos ao abismo. É melhor acordarmos enquanto ainda é cedo. Não se pode querer corrigir um mal por um outro ainda maior.
    3 hrs · Edited · Like · 2
  • Nelsoncarlos Tamele Eixiii! Sinto sentimentos belicistas aqui! Mas axo q nao e necessario pensarmos em usar estrategias belicistas, vamos tentando cavar a cova com as palavras, assim poderemos encntrar o liquido puro...
    3 hrs · Like
  • Wilsa Sofia Willy por Maria Bereibodzi>>>>>>>> . . . A DELIBERAÇÃO DA CNE SOBRE AS RECLAMAÇÕES DA RENAMO Todos nos esperávamos a decisão. E ATÉ SABEMOS DA DECISÃO DO CC. O Hermenegildo Gamito já nos disse. Nada estranho… Mas este é um palavreado para o ABDUL CARIMO DA CNE Na lei da Sharia que você diz seguir corta-se a mão ao ladrão. A meu ver, em países em que se aplica você não teria as duas e a língua também. Porque para além de LADRÃO você também é um ALDRABÃO O Chefe dos ladrões da CNE o Abdul Carimo ainda diz Sabemos que ocorreram alguns ilícitos e irregularidades e naturalmente que o Conselho Constitucional vai se debruçar sobre isto. É repugnante que este ladrão que se diz líder religioso que sejam apenas “alguns ilícitos ” • A morte de 3 cidadãos pela polícia • Enchimento de urnas • A prisão de delegados de mesa • A presença da policia nas assembleias e etc etc. Já agora… Reclamar a quem? Ao Hermenegildo Gamito o outro ladrão? Que faliu e roubou empresas e bancos? Você esta a brincar. Esse conselho Constitucional é um saco de lixo e ladrões como você. E O LADRÃO DO ABDUL CARIMO DIZ MAIS PORCARIAS embora as questões levantadas pela Renamo fossem válidas aquela formação política pecou pelo facto de não ter observado os procedimentos estabelecidos na lei eleitoral. • São ou não validas as reclamações? • Que lei é que se tem que se seguir: a LEI ou a LEI da FRELIMO ou a LEI da BALA? • Essa LEI que você fala serve para UNS ou para TODOS? • Quando se reporta um crime cometido ontem você vai dizer que porque você queixou hoje já não conta. Deveria ter queixado ontem mesmo ESTAMOS COM ALGUMA PACIÊNCIA. QUEREMOS QUE VOCÊS ESGOTEM AS MAFIAS TODAS NAS VOSSAS INSTITUIÇÕES. Depois lembre-se que essa sua mão e língua vão ser cortadas. E a do teu bando também 4 h · Público
    3 hrs · Like · 1
  • Benício Da Cruz Baulo Para mim os órgãos de administração eleitoral deviam garantir que o processo decorresse sem irregularidades. Havendo um mecanismo legal que desse oportunidade aos partidos políticos da oposição para fiscalizar o processo eleitoral estes deviam ter maxi...See More
    3 hrs · Like
  • Tarcísio Azevedo "...É que tanto a fraude como a vitória preparam-se, organizam-se".
    3 hrs · Like
  • Simon B Cossa Cossa Agora somos culpados de ter sofrido robo.... hehehehe... Em nossa casa!?
    1 hr · Like
  • Fidel Bilika Como e' possivel dois vogais da oposicao abstiveram-se na votacao, referente a reclamacao da Renamo? Afinal qual era o papel deles na CNE? E porque o Salomao Moyana vem justificar-se? Sera que esta com peso de consciencia das suas accoes? Intriga-me a improcedencia que a CNE sempre constata nas reclamacoes da Renamo. Sera que os diferentes pleitos eleitoras em que a Renamo participou, nao ganhou experiencia em materia de reclamacoes?

Sem comentários: