domingo, 30 de novembro de 2014

Como perceber se você é bem-sucedido na vida?

sucesso, vida, psicologia

Por vezes parece que as desgraças se sucedem umas às outras: problemas nas relações familiares, complicações repentinas de saúde, falta de dinheiro e um despedimento inesperado do emprego favorito. Ficamos pensando que a sorte nos abandonou e que a vida entrou numa infindável zona negra. Que é isso? Azar? Nada disso, antes pelo contrário.

Por vezes cada um de nós atravessa maus momentos. Apesar de tudo, esse é um fenômeno normal e mesmo útil. Os problemas variados permitem olhar a vida de um ângulo completamente diferente. Frequentemente, nós vivemos de forma automática e não valorizamos aquilo que temos. Já quando somos subjugados por um monte de problemas, não devemos descartá-los e fugir, mas parar e olhar em redor.
A psicóloga Irina Lukianova explicou à Voz da Rússia como podemos perceber se somos uma pessoa feliz e bem-sucedida na vida, mesmo que não nos pareça. Apresentamos cinco competências úteis:
Sentimento de autoestima
A primeira coisa que distingue uma pessoa verdadeiramente feliz e bem-sucedida é o sentimento de autoestima. Não interessa sua renda ou a classe social a que pertence, não interessa seu aspecto e sua idade, o principal é que você não permitirá que ninguém o trate de uma maneira rude e com desprezo. Recorde que ninguém tem o direito de ser grosseiro consigo e de rebaixá-lo, mesmo que esse “alguém” seja o seu chefe de quem por vezes depende sua carreira e bem-estar material. É preciso saber, de uma forma correta, mas firme, colocar a pessoa no seu devido lugar.
Amor-próprio
Isso pode parecer egoísta e narcisista, mas um amor-próprio saudável é o fundamento dos fundamentos de qualquer pessoa feliz e o garante mais importante do sucesso. Deve gostar de si próprio o suficiente para dizer “não” a tudo o que não o faz feliz, não favorece no alcance de um objetivo, mas ao contrário afunda-o. As pessoas bem-sucedidas apenas seguem o apelo de seu coração e intuição, pois no fundo essas duas componentes quase nunca deixam ficar mal. Se sente que alguém ou algo o quebra e destrói seu mundo interior, o mais correto será se liberar desse fator de perturbação ou, pelo menos, reduzir ao mínimo o contato desagradável com ele. Tente se dedicar à sua ocupação favorita para se sentir feliz.
Enfrentar fracassos com ânimo leve
As pessoas bem-sucedidas compreendem que as falhas e fracassos fazem parte integrante do crescimento pessoal. São poucos os que conseguem ter sempre cem por cento de sucesso. A vida é composta de vitórias e derrotas. Veja seus fracassos como degraus para aobtenção de algo melhor. Na realidade não existe o conceito de fracasso. Você deve aprender a aceitar esses momentos como parte de uma viagem admirável cujo nome é sua vida.
Empatia
Uma das características fundamentais importantes de uma pessoa de sucesso é a empatia. Você ajuda de coração aberto os que necessitam de sua ajuda. Você se alegra com o sucesso dos outros como se fosse seu sucesso. Também sente a desgraça alheia como se fosse sua. Quanto mais energia positiva transmite aos outros, se alegra com suas vitórias, maiores serão suas chances de se tornar vencedor em sua própria causa.
Você aceita o que não pode mudar e muda o que pode
As pessoas bem-sucedidas sabem que na vida existem muitas coisas que não podem mudar. Tudo o que uma pessoa pode fazer numa situação sem saída é rever sua atitude perante ela. Se você sabe aceitar o inevitável, só por isso você já merece um respeito genuíno. Mas é preciso compreender que existem muitas coisas que nós podemos mudar. O principal é não ficar bloqueado nos fracassos e tudo se irá resolver. São precisamente as atitudes positivas perante as situações que distinguem as pessoas de sucesso.

Sem comentários: