sábado, 15 de novembro de 2014

A Arrogância afundou o MDM - Manuel de Araújo

Interessante
O presidente do município de Quelimane, Manuel de Araújo, um dos membros mais influentes do MDM, atribuiu a derrota do seu partido nas eleições gerais...
WWW.NOTICIASAOMINUTO.COM
























Vencedor (MDM) das eleições intercalares de Quelimane, em 2011, e reeleito presidente do município-capital da província de Zambézia (centro) nas autárquicas de novembro de 2013, Manuel de Araújo tornou-se numa das figuras mais proeminentes do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) ao retirar esta cidade do controlo municipal dominante da Frelimo, partido no poder em Moçambique.

Desempenhou funções de chefe do gabinete eleitoral do MDM na Zambézia nas eleições gerais de 15 de outubro, que o partido perdeu para a Frelimo, tanto no sufrágio das presidenciais, como no das legislativas, embora tenha reforçado a sua posição de terceira maior força política do país, elegendo 17 deputados, contra oito na votação de 2009, segundo os resultados preliminares da Comissão Nacional de Eleições (CNE), ainda não validados pelo Conselho Constitucional.
Numa entrevista hoje publicada pelo semanário Savana, editado em Maputo, Manuel de Araújo avalia os resultados da formação política liderada por Daviz Simango, que foi candidato presidencial pelo MDM, salientando que o partido "deve assumir as suas culpas", que associa à "arrogância" demonstrada na sequência da conquista de quatro municípios nas últimas autárquicas.
"O MDM ficou arrogante e penso que o povo penalizou essa arrogância", considerou o presidente do município de Quelimane, apontando como "cúmulo a imposição de pessoas estranhas aos círculos eleitorais em lugares de destaque e até como cabeças de listas em várias províncias".
A lista de candidatos a deputado do MDM gerou controvérsia entre alguns membros do partido, que acusaram a liderança de Daviz Simango de promover os seus "familiares e amigos", uma crítica rejeitada publicamente pelo também presidente do município da Beira.
"A pergunta que muitos membros faziam em surdina e outros em voz alta era: 'libertámo-nos de Maputo para sermos colonizados pela Beira?'", referiu, enfatizando a necessidade do MDM recuperar a sua "humildade" e "génese democrática", porque a seleção de deputados "foi um dos pontos mais baixos da democracia" do partido.
Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes".
Sobre a sua possível intenção de suceder Daviz Simango, atendendo, de resto, às duas derrotas consecutivas do presidente do MDM nas presidenciais moçambicanas, Manuel Araújo serviu-se da expressão "não é por morrer uma andorinha que acaba a primavera" para mostrar "todo o seu apoio" à atual liderança da formação política.
"A minha ambição não é ser presidente do MDM. Quero um MDM verdadeiramente democrático. Um MDM diferente e que respeite um pensar diferente. Não irei vergar e sempre lutarei por um MDM democrático e de todos os moçambicanos", sublinhou na entrevista ao semanário.
A Frelimo ganhou as eleições gerais em Moçambique, com uma maioria absoluta de 55,97% no parlamento, e o seu candidato, Filipe Nyusi, venceu as presidenciais com 57,03%, segundo os resultados oficiais preliminares da CNE.
Nas legislativas, a Renamo obteve 32,49%, conservando o estatuto de segunda maior força política, enquanto o seu candidato presidencial e líder do partido, Afonso Dhalakama, conseguiu 36,61%, aponta os dados da CNE.
Os resultados colocam o MDM como a terceira força política mais votada, tanto nas legislativas (7,21%), como nas presidenciais (6,36%).
Like ·  · 
  • Jemusse AbelPaulo Araujo and 10 others like this.
  • Bonifacio Ildefonso e por isso k ate entao, o unico partido k se prese coeso pela sua disciplina partidaria e a FRELIMO.este entrou ontem, hoje ja babuceiras. c keremos 1 oposicao pl mudanca assim, s entre eles n ha mudanca harmoniosa?!!
    11 hrs · Edited · Like
  • Miguel Moiane E eu que já me tinha convencido que tinha sido por causa da fraude!!
    11 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria São questões internas. É semelhante ao que Sérgio Vieira falou da Frelimo. Nós do MDM temos questões que análise interna seremos frontais pensando no futuro. Negamos e negaremos que o MDM seja de bajuladores. Simples e tenho mesmo quem pensa o contrário sobre o MDM é quem deve afastar-se.
    10 hrs · Like · 1
  • Bonifacio Ildefonso Antonio A. S. Kawaria. k kestao e k e interna?!
    10 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Miguel Moiana, análise interna não tem nada a ver com fraude. Não confundas aqui as coisas. É mau confundir ou querer confundir os os outros.
    10 hrs · Like · 1
  • Eusébio A. P. Gwembe Quando falei dos recados de Simango e sua incoerência alguns apressaram-se a dizer que pretendia dividir para reinar. Agora hao de vir dizer que reina liberdade e democracia na capoeira. Uma pausa para rir [a quem foi atribuido o prémio da boa governação?. Esse chá não tem açúcar.
    10 hrs · Like · 1
  • José de Matos Miguel Moiane, nao misturemos as coisas, tem problemas que devem ser discutidos internamente no Partido, e tem a fraude, sao assuntos diferentes, apesar que eu vejo uma tentativa desesperada de alguns em misturar as coisas!
    10 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe Eu também pensava que a derrota era por causa da fraude. O povo *não é burro* mesmo.
    10 hrs · Like
  • José de Matos Para os que querem misturar os assuntos, e sao sempre os mesmos,fica o alerta: nao misturem uma questao interna com a vergonhosa questao das fraudes!


    " Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes".
    10 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Bonifacio Ildefonso leia tudo o escrevi. E não é interna? Que poderes tens tu de discutir as questões dos partidos que não fazes parte? Manuel Araujo eu, e muitos outros discutimos com seriedade sobre o nosso partido. O Sérgio Vieira, Graca Machel, Jorge Ribeiro entre outros discutem sobre a Frelimo. Simples
    10 hrs · Like · 1
  • José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, se finges que nao entendes e queres manipular, eu vou repetir as vezes quer forem necessarias,gostes ou no gostes! Toma nota:


    "Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes".
    10 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, a tua Frelimo perdeu o número de deputados por causa de fraude. Vocês da Frelimo são todos HARAM,
    10 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe E que poder e legitimidade tem Antonio pars se debruçar de questões internas do glorioso? Dois pesos?
    10 hrs · Like · 1
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque, esta aqui o que querias discutir:


    "Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes".
    10 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Agora saibas que nem a Turquia vai te ajudarEusébio A. P. Gwembe. Haram é haram
    10 hrs · Like
  • Paulo Bouene Esqueceu se que ele teria dito que Zambezia é terra de Chuabos, também pode ter influenciado para derrota desta formação política.
    10 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe A nossa Frelimo não perdeu deputados nenhuns. Eles cumpriram a sua missão até ao fim. Ainda mais, a oposição ainda não atingiu o número de deputados que tinha na legislatura de 99-04. Portanto, devolvemos parte do que era seu, mas não toda, Antonio.
    10 hrs · Like
  • Bonifacio Ildefonso o k eu entendo e k 1 questao interna n pode aparecer nos medias e mto menos nas redes sociais. s e verdade e logico, k o caso d indicacao dos membros d mdm a deputado ocorreu c bem diz o Prof visado, este facto d ser interno cai por terra e perde o sentido logico d conceito d questao interna pois, estamos Nos aqui a debater. logicamente k n temos (Eu) influencia e nem nenhuma pra vontade pra resolver este desabafo. esta pag dJosé de Matos, tras mtas questoes internas interessantes (se assim kerem considerar questao interna)
    10 hrs · Like
  • José de Matos Paulo Bouene, isso nao muda o que o MA afirmou:


    "Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes".

    Eusébio A. P. Gwembe, por mais malabarismos que faças a realidade é esta: apesar das fraudes, ainda assim a Frelimo perdeu 47 deputados! Ponto!
    10 hrs · Edited · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Bonifacio Ildefonso e questinaste quando Sérgio Vieira escreveu sobre a derrota da Frelimo?
    10 hrs · Edited · Like · 1
  • Linette Olofsson Bajuladores Não! esta cultura de expressão livre vem desde da fundação do partido, faço recordar o nosso primeiro Conselho Nacional realizado em Nampula em 2010, houve muita frontalidade! Há assuntos internos que devem sim ser discutidos internamente como uma família que sempre fomos, a frelimo é o inverso! não há criticas, ai de aquele que critica! AJ Frangoulis é um dos exemplos, único deputado eu brilhava na bancada durantes os debates, o que lhe fizeram?
    10 hrs · Like · 2
  • Bonifacio Ildefonso Antonio A. S. Kawaria. esta pag n t pertence, pra discutir 1 questao n pag k n t pertence, basta ser aceite. eu so moc e presumi pelos principicios democraticos e vc se ker discutir esta questao discuta o poste. aki vc e 1 cibernauta normal. n sabes. a discucao d factos socio politicos sao pl logica dos factos. este link n tem ciencia alguma. e 1 desabafo d membro senior d MDM e pra discutir este link n precisa ser membro e nem moc. Espero k entenda e nunca mais perg kem e kem 1 rede social/pag k n t pertence
    10 hrs · Like
  • José de Matos Bonifacio Ildefonso, o que ha para explicar? Isto nao precisa de interpretacao nenhuma! Ha questoes internas a serem discutidas no MDM, aqui reveladas por Araujo, como ha na Frelimo, reveladas por muitos, Vieira, etc.

    Entretanto, nem por um momento eu vou ficar distraido, os problemas internos sao uma coisa, as fraudes sao outras coisas! 

    "Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes".
    10 hrs · Edited · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe Então, querem dizer que MA é Vieira do MDM? A cada dia me surpreendo
    10 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Por outro lado, Bonifacio Ildefonso, não confundas. Eu disse análises internas e não questões internas.
    10 hrs · Like
  • Bonifacio Ildefonso José de Matos, s for a seguir os meus coment, em nenhum momento falo das eleicoes. Antonio A. S. Kawaria, percebi k t enervas nesta pag. Entao, discuta o poste + n discuta k a lua n e branca/ k a agua do mar n e salgada. e claro e cientifico
    10 hrs · Edited · Like
  • José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, nao me acuses de repetir! Eu irei repetir n vezes enquanto nao desestires de manipular a entrevista do Araujo:


    "Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes".
    10 hrs · Edited · Like
  • José de Matos Bonifacio Ildefonso, as eleiçoes estao la na entrevista! Fica concentrado na postagem!


    "Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes".
    10 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. GwembeManuel Araujo faz análises do MDM que é o seu partido e o Sérgio Vieira analisa a Frelimo que também é o seu partido. Veja que eu não entrei nesse negócio do Vieira e busquei no que serviria à nacão
    10 hrs · Like
  • Bonifacio Ildefonso Jose de Matos, o poste tem 2 assuntos e n meu senso, perfiro discutir sobre a nomeacao dos deputados e n sobre o processo e resultados eleitorais
    10 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Mais, aqui há mais prova de democracia no MDM. Nós falamos, nós criticamos. Todos deste grupo sabem até do meu perfil.
    10 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Bonifacio Ildefonso, desculpe-me. Porquê pretendes discutir o que o Manuel Araujo já disse? Es do MDM? Araujo foi claro nesse ponto que o MDM tem a graca da Frelimo, mas uma alternativa democática. Leia bem
    10 hrs · Like · 1
  • Mohamede B Saide Galo Eu olho este pronuciamento do MA como o pico de democracia interna nos partidos politicos,em democracias reais é normal....nós cá que andamos a fingir que somos democratas olhamos para este pronunciamento de forma complexada....
    10 hrs · Like · 2
  • José de Matos Bonifacio Ildefonso, nao forces as tuas preferencias nos outros, por favor, isso nao é debate! Tu so queres falar na escolha da lista e eu nao vou ficar distraido, vou insistir no outro assunto! Respeito, ok?
    10 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe No devido momento eu escrevi um artigo de opinião em que dizia: O MDM não está amadurecido para a liberdade.
    10 hrs · Like · 1
  • José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, a Frelimo , apos 50 anos, esta amadurecida para a liberdade? Justifica! E qual o contexto?
    10 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, penso que não foi da tua vontade escreveres o último comentário
    10 hrs · Like · 2
  • Bonifacio Ildefonso Antonio A. S. Kawaria, pra entenda melhor e perceba. pra discutir 1 postado n rede social, n precisa ser membro do partido. José de Matos, eu so livre de escolher o k pretende discutir e domino. Esforcando/nao os coments em maior parte confundem se. Por isso k tb esforcas em deixar claro k devemos discutir todo poster
    10 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe Foi, Antonio A. S. Kawaria. Tudo o que está a acontecer hoje já prevíamos, quando no mesmo artigo dissemos que «Os adeptos do Galo ainda não conseguiram mostrar aos moçambicanos a sua agenda, pensando que estes são burros. Dizem eles que só o farão quando estiverem no poder, como disse recentemente um adepto fervoroso, A. Kawaria. Criticar nunca é programa político e só mostra as fragilidade deste movimento politico em não saber diferenciar programa da agenda. Mas é sumamente difícil enfrentar-se com os erros, até certo ponto compreensíveis, dos políticos que se autointitulam de paladinos da democracia e do Estado de Direito. As acusações constantes imputadas à Frelimo mostram o nível de desespero e a preparação do terreno para, quando perderem as eleições, alegarem, tal como o pai, a fraude. A história do macaco que culpa o chão pelos passos malsucedidos de dança. Há pessoas que pensam que a Frelimo deveria sentir pena desta formação política. Não duvidamos que hajam, por aí, pessoas que antecipem a vitória daquele senhor como forma de, quando os resultados forem contrários, clamarem fraude, como o fizeram com as últimas perseguições a que os jovens da Organização da Juventude Moçambicana são alvos naquela edilidade. As acusações baseadas na visão distorcida da realidade já não encaixam nos moldes da nossa época. Algo parecido se passou com Tsvangirai, há uns poucos anos, quando a máquina em que confiava se afundou, juntamente com a esperança dos seus sequazes, nos erros então existentes.
    10 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Mohamede B Saide Galo, sem dúvidas, Manuel Araujo é uma das vozes para o MDM não perder o freio da DEMOCRACIA. Nós não vamos nos esconder nas nossas críticas para imitar o partido dos camaradas. Sabem, eu o membro simples, tenho o privilégio de mandar o meu ponto de vista a todos órgãos, incluindo o presidente.
    10 hrs · Like · 2
  • José de Matos Bonifacio Ildefonso, e eu tambem sou livre para discutir o que pretendo discutir e o que domino, ok? Nao vais forçar as tuas escolhas em mim, percebes? Esta ai o texto, tenho tambem acesso a entrevista no Savana! Fica concentrado no que escolhes, mas nao me vais impedir de discutir a outra parte, mesmo que possivelmente nao gostem!

    Eusébio A. P. Gwembe, nao muda nada, esta ai a critica interna, que é salutar, mas tambem esta a referencia a fraudes, é desonestidade intelectula separarem umaa coisa da outra!
    10 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe Antonio A. S. Kawaria, lembra-se deste debate havido consigo e que negou revelar o programa do galo ate que estivessem no poder? O texto foi postado em 11/09/13 06:06, mas continua actual.
    10 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Bonifacio Ildefonso não te entendi. O que querias dizer? Já leste bem o meu comentário e o que Manuel Araujo disse na entrevista?
    10 hrs · Like · 1
  • Luis Távora a culpa nao pode morrer solteira, os resultados ficaram longe das espectativas, alguem tem que assumir a responsablidade ou ja devia ter assumido, e assim em democracia!!!
    10 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe Luis Távora, o que devia assumir descarregou tudo para os dois partidos, a Frelimo e a Renamo e deu recados aos opositores internos. Esta entrevista de MA é uma reacção ao «Naão me demito», sejamos sérios.
    10 hrs · Like · 2
  • Bonifacio Ildefonso José de Matos,concentremos no que cada 1 ker discutir, ok!penso k n tenho razoes d esforcar t a nada. Antonio A. S. Kawaria,fique c n entendido e concentremos n poste e coments ds por aqui.
    10 hrs · Like
  • Luis Távora sem duvidas, com os resultados obtidos nem essa historia de fraudes serve de desculpas!!!
    10 hrs · Unlike · 2
  • José de Matos Luis Távora, independentemente dos resultados, porque nao podemos falar das fraudes? MA falou! Porque as fraudes devem ser encaradas como desculpas? Tenham paciencia, nao concordo com esse argumento!

    Bonifacio Ildefonso, fica concentrado no que queres discutir, mas nao me vais impedir de discutir o que quero discutir! Estamos entendidos!
    9 hrs · Edited · Like
  • Éssita Sigaúque Eheheheheheheh


    Assistindo, comentários interessantes.
    9 hrs · Like
  • José de Matos Cade o teu comentario, Éssita Sigaúque? Sempre na bancada ou so quando convem isso é batota! Enfim...
    9 hrs · Like · 1
  • Luis Távora fraudes e crime, se as houv e teem que ser punidos os infractores, agora o mdm nao pode fugir a sua responsablidade pelos pessimos resultados, a propria frelimo assumiuas nas autartquicas em beira,nampula, quelimane e gurue!!! na democracia se vence e se perde, tem que se ter responsablidade nos dois casos !!!
    9 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe No âmbito da moral política, democracia significa o mais completo sentido da responsabilidade para consigo próprio e para com os seus adversários. Particularmente para com aqueles cujo lugar pretendemos conquistar. É preciso que o MDM aprenda a fazer suas agendas e não ficarem constantemente ligada a Frelimo. E Manuel Araujo mostrou que é possível olhar para dentro e para fora para encontrar culpados enquanto Simango limitou-se a acusar aos terceiros dizendo-se «vítima do plano para acabar com o MDM». José de Matos, na qualidade de independente democrata ajude a apagar o fogo na casa vizinha, antes que seja tarde demais.
    9 hrs · Like
  • Éssita Sigaúque José de Matos, sou pela coerência.
    Como poderia eu comentar os assuntos do MDM (looool)?
    Nem me ficaria bem


    9 hrs · Like
  • José de Matos Nada, Éssita Sigaúque, aqui todos podemos comentar:


    "Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes".
    "
    9 hrs · Like
  • Mohamede B Saide Galo É preciso desmistificar a ideia de que os problemas nos partidos politicos só podem ser discutidos por meia duzia de chefinhos trancados ....quem vota é o povo e esse povo tem o direito de saber os "podres"dos partidos isso sim é democracia....
    9 hrs · Unlike · 4
  • Eusébio A. P. Gwembe "O MDM ficou arrogante e penso que o povo penalizou essa arrogância", considerou o presidente do município de Quelimane, apontando como "cúmulo a imposição de pessoas estranhas aos círculos eleitorais em lugares de destaque e até como cabeças de listas em várias províncias".
    9 hrs · Like
  • Edwin Hounnou Na Frelimo nao se pode falar abertamente porque pode cirrer o risco de ficar marginalizado e, ontem, se podia perder o pescoço.
    9 hrs · Like
  • José de Matos Vou ter de sair e ja dei para este peditorio, mas vou deixar uma pequena reflexao para os meus amigos"camaradas"!


    Alguns comentarios de Vieira, Graça e Rebelo, nao sao criticas internas? Os frelimistas nao reflectiram nessas criticas? Para alem da critica interna, nao conseguimos ver mais para alem do que é obvio? é so so essa parte da entrevista que é relevante? Leram a entrevista completa?

    Boa tarde a todos!
    9 hrs · Edited · Like · 1
  • Eusébio A. P. Gwembe José de Matos e Edwin Hounnou, a nossa disciplina proíbe estarmos a lavar roupa suja nas praças públicas quando o podemos fazer internamente por meio de canais próprios. Se um membro procede assim, aproveitamos a crítica e penalizamos o membro. Simples! Trata-se de condição para a sobrevivência da organização. Por isso, cinco décadas já vão. Aprendemos com a História. Não se pode, em nome da democracia, dar aos porcos a comida dos filhos.
    9 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe "A pergunta que muitos membros faziam em surdina e outros em voz alta era: 'libertámo-nos de Maputo PARA sermos colonizados pela Beira?'" Depois Antonio A. S. Kawaria e José de Matos vão dizer que tudo está bem, né? Afinal, Beira estava a ser um município colonizador cujas colónias eram Nampula, Quelimane e Gurue? Grande Revelação esta.Eduardo Domingos, o que diz mermão! Josina Malique, batata quente está aqui. Afinal eu sou munícipe da colónia de Nampula. kakakakakakak
    9 hrs · Like · 1
  • Mohamede B Saide Galo Essa de disciplina partidaria me faz lembrar aquela de nomear por confiaça politica,tenha capacidade ou nao,Samora era apologista da critica e autocritica e assim fazia em comicios publicos....
    9 hrs · Like
  • José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, ja me despedi de ti, eu sei que vais chupar este osso até a medula, .conheço os meandros da propaganda barata! Evita chamares-me, eu sou livre, nao sou partidario, ja coloquei o meu comentario e certamente que voltarei a outras partes da entrevista!

    Os membros do MDM, se quiserem, vao mudar as coisas e reflectir, como fazem os frelimistas com as declaraçoes de Graça, Vieira e Rebelo!

    O resumo da postagem continua a ser este:

    "Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes".

    Mais uma vez, boa tarde!
    9 hrs · Edited · Like
  • Edwin Hounnou Sabe-se que a crítica interna na Frelimo é vista como inimigo infiltrado. Ha registo de pessoas que desapareceram por pensarem diferente.
    9 hrs · Like · 3
  • Eusébio A. P. Gwembe O resumo é "arrogância" da formação política, penalizada pelo eleitorado, que "não é burro". José de Matos
    9 hrs · Edited · Like · 1
  • José de Matos "Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes".
    9 hrs · Like · 1
  • Álvaro Xerinda Moçambique quem te conhece não te esquece jamais
    9 hrs · Like
  • Éssita Sigaúque E ele não controlou, José de Matos?

    Ahhhh, deve ser aqui onde entra a "pretensa" arrogância.

    Controlou, não chegou aos 7% logo, isto não prestou.

    Meu chá está com açúcar a mais 
    9 hrs · Edited · Like
  • José de Matos Éssita Sigaúque, eu estou numa boa agora, e por acaso nao estou no cha, estou no café , mas vou deixar-te, so por agora, com duas reflexoes!


    1 - A Frelimo perdeu 47 deputados e Sergio Vieira sugere que tem a ver com corrupçao! Tu e os teus camaradas vao ignorar Vieira e vao ficar concentrados em Araujo? Nao é da minha conta , mas...

    2 - Ainda me deves um café e um bolo!

    Onde esta o meu adocicante???
    9 hrs · Edited · Like
  • 9 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Luis Távora, em nenhum lado o MDM fugiu das suas responsabilidades internas. Tens onde viste que se não fosse fraude o MDM teria tido todos os 250 lugares? Todos os partidos têm questões a analisar perante os resultados falsos do STAE/CNE. A Frelimo cai, o MDM queria mais assentos e não apenas esses, a Renamo e sobretudo no apoio que teve depois de Dhlakama ter saido da Gorongosa queria uma vitória que não deixasse passar a fraude da Frelimo. Há dúvidas que cada partido tem análises internas?
    8 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Éssita Sigaúque, porquê a Frelimo perdeu assentos?
    8 hrs · Like
  • Éssita Sigaúque José de Matos, se te lembras, eu estava mesmo só a apreciar, deixe os comentários para os MDMistas, lembras-te?


    Sobre a Frelimo ter perdido 47 deputados, nós ainda vamos sentar e analisar os nossos processos e a nossa prestação nestas eleições.
    É normal assim fazermos e agora não creio que seja diferente.
    Sobre a "sugestão" de SV, ê membro e pedra basilar do posso partido, vai seguramente dizer da sua justiça, em sede própria, e se for o caso, vamos combater veementemente essa alegada corrupção.

    Sobre o bolo, sim, estou em falta para consigo, juro que o café também será adocicado.
    Prometo.

    8 hrs · Like
  • Éssita Sigaúque Leia o meu comentário mano Antonio A. S. Kawaria


    8 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Ok mana Éssita Sigaúque. o teu último comentário é esclarecedor, exactamente como eu tendei explicar. Serei mesmo inimigo de quem mistura análises internas com fraudes eleitorais. Eu quero ver a Yolanda Dambi, Fernanda Mocambique entre outros faudulentos a serem julgado/as e condenados mesmo que o MDM tenha feito com que a fraude não valesse em Nampula e Gurue.
    8 hrs · Like
  • Éssita Sigaúque Agora sobre o post, deixe-me dizer mano Antonio A. S. Kawaria que conheço o Manuel de Araujo. Arisco dizer que sou amiga dele, foi meu professor e daí nasceu uma bela amizade, infelizmente, por contingências da vida a muito que não trocamos um dedo de conversa mas...

    Li o que ele disse, percebi e tirei as minhas ilações.

    Seria interessante que pudessem, se acharem pertinente, prestar atenção a alguns factos por ele levantados.
    Ajudaria ao MDM
    8 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe Durante toda a primavera e o inverno passados disseram que a Frelimo é que era arrogante. Afinal os verdadeiros arrogantes são vocês, Antonio A. S. Kawaria! A voz de dentro vale mais, Tony.
    8 hrs · Like · 2

  • E dito por quem vive(u) tudo, mano Eusébio A. P. Gwembe
    8 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, si a Frelimo é a verdadeira arrongante em coisas públicas. A Namashulua está a criar problemas em Nampula. Já entendes?
    8 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Dentro da Frelimo, nada tem me interessado Eusébio A. P. Gwembe. Pergunte isso a Sérgio Vieira, Jorge Rebelo, Marcelino dos Santos, Graca Machel entre outros. Ou queres que republique o que eles disseram? Vejo que é isso porque conheces dos meus arquivos
    8 hrs · Edited · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe Antonio A. S. Kawaria, falei com pessoas amigas que trabalham no Conselho Municipal de Nampula. Nunca há atraso de fundos para Nampula. Nem o proprio Amurane disse isso. Não encontrem culpados onde não deve haver. O problema de Nampula é profundo, como...See More
    8 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe 1) Quero o tal estudo piloto que fizeste. 2. Eu falei com cerca de 3 pessoas da direccão proncial das financas e confirmaram-me a sabotagem da Namashulua.
    7 hrs · Like · 1
  • José de Matos Enquanto o Eusébio A. P. Gwembe nao revelar esse tal estudo eu nao lhe dou a minima credibilidade neste assunto! Sorry!
    7 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe Não me vão arrastar por ai José de Matos. Nem estou a procura de algum reconhecimento. Foi uma missão que me custou caro. Terminou no piloto porque foi visto como tendo sido motivado por questões políticas e até o meu próprio partido, quando a questão saiu nos bastidores, me chamou. Estudos pilotos, pelo menos em História, não se publicam. Fui alvo de ameaças motivadas e promovidas aqui mesmo o FB que até com apoio de pessoas como Antonio A. S. Kawaria
    7 hrs · Like

  • Mano Antonio A. S. Kawaria, MA diz claramente que MDM não teve bons resultados por causa da sua arrogância.
    Namashulua? É do MDM também?

    Foco, vamos discutir, comentar esta colocação...
    7 hrs · Edited ·
  • Agostinho Augusto a nossa disciplina proíbe estarmos a lavar roupa suja nas praças públicas quando o podemos fazer internamente por meio de canais próprios. Se um membro procede assim, aproveitamos a crítica e penalizamos o membro. Simples! Trata-se de condição para a sobrevivência da organização. Por isso, cinco décadas já vão. Aprendemos com a História. Não se pode, em nome da democracia, dar aos porcos a comida dos filhos. Aqui concordo com Eusébio A. P. Gwembe.
    7 hrs · Unlike · 1
  • Abdul Karim Araujo foi realista, o MDM "nao considerou" alguns "presupostos basicos" que o levaram a ser a terceira forca politica de Mocambique, para alem de que "nao parecem ter entendido" na essencia o seu proprio slogan- Mocambique Para Todos, e ainda "adoptaram" o mesmo "modus operandi" da Frelimo, e como consequencia cometeram os mesmos erros do adversario. Eventualmente poderia ter sido diferente, mas como diz o Araujo, a "arrogancia" deitou quase tudo a perder. 'E no entanto real um crescimento de 100/ ao nivel da AR ( apesar dos resultados eleitorais ainda em recurso no CC) , mas podia ser muito maior que os 100/, se tivessem sido humildes o suficiente para ouvir os "alertas".
    5 hrs · Like · 2
  • Edwin Hounnou Abdul Karim rstá a fazer uma crítica humilde e boa, sem lançar centelhas do fogo ardente.
    4 hrs · Like
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque,o assunto nao era este? Podias ter comentado aqui!
    4 hrs · Like
  • Jeremias Luis Chauque O assunto eh o mesmo, mas a colocacao do pronlema eh um pouco diferente, mas se calhar os comentarios teriam sido os mesmos. Nao ha problema, podemos ficar nesta que da quase na mesma. Thank Ze.
    4 hrs · Like
  • Jeremias Luis Chauque Ja agora, para debate, o MDM previa nos seus Estatutos que o Presidente do Partido so podia ficar dois mandatos. Quando o MDM foi criado esta foi a bandeira do partido e argumentou se aquela limitacao fazia d MDM um partido mais democratico do que os outros. Agora, sem o conhecimento do publico e da imprensa esta clausula foi retirada dos Estatutos, permitindo ao Deviz permanecer no poder pr tempo indeterminado. Neste contexto, se ele fosse presidente da Republica nao mudaria a constituicao para se perpetuar no po
    4 hrs · Like
  • Jeremias Luis Chauque Ja agora, para debate, o MDM previa nos seus Estatutos que o Presidente do Partido so podia ficar dois mandatos. Quando o MDM foi criado esta foi a bandeira do partido e argumentou se aquela limitacao fazia d MDM um partido mais democratico do que os outros. Agora, sem o conhecimento do publico e da imprensa esta clausula foi retirada dos Estatutos, permitindo ao Deviz permanecer no poder pr tempo indeterminado. Neste contexto, se ele fosse presidente da Republica nao mudaria a constituicao para se perpetuar no po
    4 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe Ele disse que "os estatutos do MDM não limitam mandatos". Qiestoes internas.
    4 hrs · Like
  • Jeremias Luis Chauque Limitava, mas mexeram a clausula antes das eleicoes. Por estas alturas o MDM deveria discutir a sucessao.
    3 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Nós que somos membros do MDM estamos a reflectir e discutir sobre tudo o que diz respeito nosso partido.
    2 hrs · Like
  • Jeremias Luis Chauque E nos, o povo, avaliamos a coerencia partidaria para decidirmos o que eh bom para a governacao do pais.
    2 hrs · Edited · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Jeremias tu nao es povo, es frelimo
    2 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Nos do MDM teremos sempre em consideracao a opiniao publica.
    2 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Estou a pilotar o fogao e daqui há pouco voltarei sobre o MD.M e seus membros Como o Araujo
    2 hrs · Like · 2
  • Agostinho Augusto Ha pessoas que confudem lavar roupa suja em publico com democracia, isso ºe totalmente errado! Ha foruns proprios para expor preocupacoes, alguns tem acesso aos orgaoes e figuras decisorias. Eu condeno os membros que usam imprensa para lavarem roupa suja e confundir as pessoas como sendo democracia. O que ºe grave essas mesmas pessoas tinham tarefas e responsabilidade e coordenavam ..... durante o escrutinio... hoje lancam culpa a lideranca... 


    1 hr · Like
  • Jeremias Luis Chauque Sinto-me tentado a concordar com esta opiniao. Manuel de Araujo humilhou literalmente o seu presidente, principalmente no que se refere a forma como as listas das candidaturas para a Assembleia da Republica. Lembro-me que quando debatemos este assunto o MDM dizia que se tratava d instrumentalizacao da FRELIMO e do SISE
    1 hr · Like
  • Agostinho Augusto Jeremias mormao, em todos partidos ha problemas isso temos que concordar mas lavar roupa suja nos mideas nao se pode admitir, afinal ha foruns proprios para discutir isso, o mais grave algumas pessoas eram chefes de Gabinetes Eleitorais, hoje aparecem a criticar o DS, sinceramente....
    1 hr · Like
  • Jeremias Luis Chauque Certissimo, nada a dizer.
    1 hr · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Esclarereco-vos. O MDM é um dos partidos raros em África para não falar apenas de Mocambique. O lema em si de “Moçambique para todos” diz sobre o nque o MDM TEM QUE ser. Contudo, se assim pensa Araújo, pensa o Frangoulis, pensa um outro, penso eu, não há que excluir que há no MDM que pensam o contrário. 

    Desde a metade da década 80, do século passado, estamos a viver em Mocambique numa situacão perigosa. Numa situacão que pouquíssimos pensam pelo país, pela nação. Muitíssimos pensam neles, por exemplo ser deputado para ter um carro luxo e nunca para ter espaço para falar o que pensa ou mesmo representar os que
    pensam da mesma forma.
    Não há nada de segredo aqui que o MDM nasce quando se reflexão sobre as consequências, um grupo entendeu impor Manuel Pereira à candidatura. Para esse grupo, agora é a vez de um outro era suficiente. Tenho muitos artigos no Reflectindo sobre Mocambique. Veja artigos meus, eu eu escrevia mesmo, de 2008. 
    Para muitos de nós, o Araujo incluso, passávamos tempo a lamentar por aquilo que contrariava o que Dhlakama dizia como prova de que a Renamo governaria o país de forma exemplar como Beira e Nacala. Uma nota é sobretudo a governacão da Ilha de Mocambique que fui muito critico. Repito, preterir Daviz na presidência da Beira foi um erro grave por os que assim pensaram, nunca terem pensando sobre o
    seu impacto em todo o país e nos que votavam pela Renano. Por exemplo, Manuel dos Santos em Nacala, perdeu por causa das brincadeiras da Beira. Sabem vocês que se não houvesse aquela brincadeira da Beirra, a Renamo podia ter arregadado mais de 15 municípios?
    1 hr · Edited · Like · 1
  • Agostinho Augusto Jeremias, o Partidao em 2009 venceu em Sofala teve 10 assentos para AR, MDM 5 e Renamo 5, em 2014 o partidao teve 8, MDM 3 e Renamo 10, ninguem do partidao veio ao publico pedir demissao do Pres. AEG, mesmo o partidao tinha expectactiva de elevar o numero de votos em relacao ao ano 2009, mas ninguem apareceu ao publico pedir demissao e ainda ninguem veio ao publico para repudiar de que o Alberto Chipande e cabeca de lista de Sofala, sendo este natural de Cabo Delgado.
    1 hr · Like
  • Antonio A. S. Kawaria postarei depois a continuidade, pois que agora vou brincar um pouco com a minha filha Luísa
    1 hr · Like · 2
  • Jeremias Luis Chauque Antonio, assumindo que estas certo em tudo que dizes, nao achas que esta entrevista nao podia ser dada neste preciso momento em que a oposicao esta a tentar convencer o pais que houve fraude nas eleicoes? Sera este o timing apropriado? O Manuel De araujo acaba de reprovar os argumentos de toda oposicao, pois ele diz claeamente que a culpa pela derrota eh da arrogancia, falta de organizacao, etc
    1 hr · Edited · Like · 2
  • Agostinho Augusto Concordo com Jeremias Luis Chauque, ºe cedo demais, isso pode influenciar o CC nas suas decisoes o que ºe grave.
    1 hr · Edited · Like
  • José de Matos Ha aqui uma incoerencia que me indigna muito! Tenham paciencia mas eu nao vou medir as palavras! Entao passamos a vida a exigir transparencia nos Partidos, queremos que os membros dos Partidos examinem, questionem e critiquem, mas quando o MA faz isso aparecem alguns com oportunismo politico? Sorry, nao contem comigo para essas brincadeiras!
    1 hr · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe A verdade não tem que ser jusrificada. Manuel de Araujo está coberto de toda a razão. A lista dos 13 de Nampula, todos desconhecidos porque de Sofala, foi reveladora de muita coisa de tal sorte que Ambasse teve que levar consigo cerca de mil adeptos do galo, em Angoche. Os libertos recusaram a recolonização. E admiro do esforço titánico de Antonio porque avisos não faltaram. Se tivesse voz ou confiasse no que ironicamente diziamos talvez estivessem naqueles 30. Em Maputo, a morte do galo deveu-se ao menospresprezo aos militantes e a valorização dos tais pesos pesados. Não resta mais nada senão sentarem e honestamente repensarem.
    1 hr · Like · 1
  • José de Matos Entretanto, abaixo o oportunismo politico daqueles que nao ousam criticar o que vai mal nos seus Partidos mas estao sempre prontos em meter a foice em seara alheia!
    1 hr · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe Manuel Araujo fala do MDM e no MDM e qual é o teu problema. Fala tu da tua Frelimo corrupta como o Sérgio Vieira falou
    1 hr · Edited · Like · 1
  • Eusébio A. P. Gwembe É um erro, Tony, pensar que a Frelimo é corrupta partindo de casos isolados. Sabemos que Simango é corrupto, mas não podemos nunca dizer que o MDM é corrupto. Não se desvie do post mermão. Foco, foco.
    1 hr · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Jeremias Luis Chauque, eu não tenho nada a ver com o tempo em que Manuel Araujo deu essa entrevista. Tudo depende de quem analisa. Aliás, o que sempre fez gostar do Manuel Araujo é ser alerto e avisar-nos sobre qualquer perigo. Araujo é muito alerto e aberto.
  • Abdul Karim Antonio A. S. Kawaria, "O lema em si de “Moçambique para todos” diz sobre o nque o MDM TEM QUE ser.", sem duvida, tu entendes assim, as questoes que se colocam sao 1- se o MDM "se tornou" como diz o lema ou slogan ? 2- os valores subjacentes ao lema estao claros ? 3- sera que o slogan ou lema do MDM 'e entendido da mesma forma pela liderança, como foi entendido "por um grupo" intelectual da blogosfera moçambicana" aquando da sua concepção ? 4- sera que 'e entendido tambem da forma como deve ser pela sociedade no geral, para alem de membros e simpatizantes ? Nota que o Moçambique Para Todos, teve uma origem com participação da diaspora, com uma visao muito propria do que se pretendia para o MDM ( isso no teu blog, com a participação de algumas personalidades, que participaram activamente, incluindo Frelimistas que prestaram o seu contributo criticando ), entao 5- sera que este MDM esta dentro daqueles "parâmetros" que como contribuição da diaspora a liderança do MDM aceitou e adotou "como seus" na epoca ? Nos podemos entender o Manuel Araujo, ou podemos critica-lo, mas para mim, ele foi realista, tao simplesmente.
    53 mins · Edited · 
  • Eusébio A. P. Gwembe Nós, na Frelimo, não temos o vicio de culpar terceiros salvo quando esses terceiros tentam responsabilizar-nos todos os males de que são a causa. Quando perdemos Nampula o que escrevi o audirório sabe.
  • Lucrecia Armando Livombo Caro dr Agostinho Augusto, a democracia deve ser por reconhecimento que as opiniões são flexíveis e variáveis e que o consenso pode com frequência surgir de um confronto de ideias e de valores. A liberdade de expressão é um direito inalienável que deve ser livre de se exprimir de forma oral ou escrita sem restrição de lugar ou forum. Ninguém é forçado a considerar a minha opinião a melhor mas é preciso que eu me expressa livremente sem temer quaisquer tipo de conotação. Isso é democracia.
    48 mins · Like · 1
  • Agostinho Augusto Lucrecia essas coisas de Democracia, Politica e Liberdade de expressao funcionam como vasos comunicantes elas precisam de uma compatibilizacao no espaco, tempo e conteudo por uma razao muito simples, na verdade ninguem deve vedar o outro por aquilo que pensa, seria hipocresia por minha parte fazer isso, o que eu condeno ºe lavar roupa suja em publico, uma especie de repreensao politica publica, uma vez que a pssoa tem acesso imediato a lideranca 24 sobre 24 horas, se os outros nao fizeram nao quer dizer que nao tem liberdade de se exprimirem? na vertente do tempo, acho que politicamente foi infeliz uma vez que o CC ainda esta com a batata quente e ha evidencias claras de Fraude! Encontro me no circulo eleitoral de Sofala, sabes quantas mesas abriram so depois da 14? Sabes quantas pessoas em Sofala e outras provincias nao votaram por causa da troca das listas? Na minha modesta opiniao o maior problema de tudo isso foi por causa das listas, sobre a Desorganizacao nao sei se houve pois a campanha decorreu duma forma amena e quase em pe de igualidade com outros.Repito o maior vuku vuku foi das listas mantendo o resto constante, tenho amigos que nao posso mencionar os nomes que ...... mas durante a campanha ate a contagem paralela continuaram firmes e fieis ao partido, em forum proprio ira se discutir o assunto, sem duvida.
  • Abdul Karim Agostinho Augusto, ai onde dizes "lavar roupa suja em publico, uma especie de repreensao politica publica, uma vez que a pssoa tem acesso imediato a lideranca 24 sobre 24 horas, se os outros nao fizeram nao quer dizer que nao tem liberdade de se exprimirem?" - 'e um dos pressupostos que o MDM nao considerou. Explico: o MDM sempre teve "suporte" de um grupo de intelectuais, que discutia abertamente e publico os problemas, os pontos fortes e fracos do partido. O Manuel Araujo continua fiel a esta forma de actuacao do MDM aquando da sua criacao, pois foi um dos participantes activos na blogosfera tambem, e era isso que tornava o MDM "the Special One"  agora esta mesma actuacao 'e vista como "lavar roupa suja", a lidaranca do MDM deve decidir se "considera" o pressuposto de s discutir o partido em publico e "colher dividendos" ( entre eles 4 municipios ) ou nao considerar e ficar com as 17 cadeiras e "fechar as portas e trancar-se por dentro".  essa decisao cabe so e so a lideranca do MDM 
    27 mins · Edited · Like mins · Like
    • Abdul Karim  E terminando a minha prestacao neste debate, com algumas questoes que considero interessantes: 1- Porque o grupo de intelectuais que dava suporte ao MDM deixou de dar ? 2- porque nas redes sociais o MDM perdeu folgor ? 3- as 17 cadeiras na AR sao resultado dum trabalho actual fruto dos "contratados galácticos" pos as vitorias nos 4 municipios ou resultado dum trabalho estratégico efectuado com inclusao da diaspora e o tal grupo de intelectuais com discussoes em foruns publicos aquando da criacao do MDM ? o que mudou afinal, se 'e mudou algo, no MDM ? Bom Fim De Semana Para Todos ( como Moçambique Para Todos - 'e tudo Para Todos  ), vou continuar a acompanhar o debate da "plateia". 

Sem comentários: