sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Viajamos com o chefe

Enquanto os partidários de Afonso Dlhakama mostram e exibem, em tempo real, fotos das enchentes às recepçòes e comícios do seu líder, os da Frelimo vão postando "selfies" como que diz: Nós viajamos com o chefe...
Acorde criatividade. O meu partido de coração pode fazer muito mais do que isso...
LikeLike ·  · 
  • Chico Nuvunga bro o mais importante não são as enchentes nos comícios mas sim o voto que o povo vai depositar no dia 15
    20 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Sim. E quem vai a um comício onde não se oferece comida nem camisetes deve querer votar...
    20 hrs · Like · 16
  • Egidio Vaz É verdade velho Manuel J. P. Sumbana, campanha selfie, "nós viajamos com o chefe , olhem para nós "
    20 hrs · Edited · Like · 1
  • Chico Nuvunga epah para mim sem querer minimizar Dlakhama ele anda neste jogo eleitoral desde que em Moç tivemos as primeiras eleições e nas suas campanhas sempre arastou multidões e até muito mais que desta vez, e qual foi o resultado nas urnas ? urn
    19 hrs · Edited · Like
  • Ismael Chutumia Chico Nuvunga uma fotozinha para sustentar esse dado. Por favor.
    19 hrs · Like · 1
  • Júlio Mutisse Kikikikiki. Parem com isso.
    19 hrs · Like · 2
  • Chico Nuvunga epah Ismael não é novidade para ninguem que Dlakhama sempre arasta multidões nas suas aparições publicas
    19 hrs · Like
  • Mar Judit Muhate 11, 10, 9, 8 ... Nyusi, Nyusi, FRELIMO... E a mesma multidão lá, para ver o novo Chefe de Estado!
    18 hrs · Like
  • Ismael Chutumia Os sociólogos tem trabalho a espera aqui...
    18 hrs · Like · 2
  • Niz Combe Maningue a frelimo esta acomodada e nao sabe que a burguesia esta em reforma
    18 hrs · Like · 2
  • Rafik Abdala para quando as sondagens?ou está tudo tramado....
    18 hrs · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Sondagens são proibidas durante a campanha...
    18 hrs · Like · 2
  • 17 hrs · Like · 3
  • Manuel Vulula Segundo a lei, não deve publicar sondagens em momento de campanha (sou contra essa lei)
    17 hrs · Like · 2
  • Tony Ciprix Cunhado faz todo sentido esses selfies. Afinal de contas campanha para eles é um investimento pessoal. Vida a credito....nao vai ficar admirado se quando no proximo vir alguns la em cima. Ser é ser visto...
    17 hrs · Like · 2
  • Vasco Homem De Figueiredo É minha convicção q o Dhlakama vai ganhar, amenos que haja alguma trafulhice sobretudo nas zonas rurais, onde está o grosso do eleitorado moçambicano.
    17 hrs · Like
  • Julio Lilito Boene Ismael Chutumia, sempre achei que este facto, é um caso de estudo.
    17 hrs · Like · 1
  • Nkuyengany Producoes Vota Oposição!
    16 hrs · Like · 1
  • Clovis Macave meus caros, mudam s os tempos mudam s as vontades, o contesto actual, mostra k esse arrastao de multidao nos comicios de DHL transcede a curiodade, akilo parece voto mesmo...
    9 hrs · Like
  • Emilio Funzamo O Sr Dlakama quando estava em "parte incerta "fez uma campanha para que as pessoas não se fossem recensear. será que aquela gente toda esta recenseada ?
    8 hrs · Like · 2
  • Gabriel Muthisse Sumbana, lembras-te que Venâncio Mondlane também se dizia da FRELIMO? Enquanto dava, SISTEMATICAMENTE, marretadas no tal Partido DELE?!?!?!?!?
    7 hrs · Edited · Like · 2
  • Amosse Macamo penso que o Manuel pode fazer o seu trabalho sem faltar ou omitir a verdade. Na FRELIMO nao temos duas pessoas a fazer esse trabalho. Uma no terreno e outra com "maquina de multiplicar pessoas"; temos muitas. Ha quem faz selfies sim mas nao constituem a maioria e nem tente equiparar o trabalho que esta sendo feito aqui pela FRELIMO com qualquer outro partido isto por um lado, por outro, gostaria de perceber de si o que as multidoes postadas tem a ver com o sentido de voto: elas substituem o debate que tanto querias e te esfolaste para que acontece? Explicam o manifesto? Comeco a ficar preocupado porque o outro determinou o seu apoio com base na emocao e voce parece estar a seguir este caminho com base nas fotos das multidoes em tempo real.
    7 hrs · Like · 3
  • Gito Katawala Eu acho que a palavra "urna" foi a mais interessante que li na maior parte dos comentários. O que acontece após urnas é crucial. 

    Noutro plano, lembrem - se dá "paridade", alguns excessos de confiança podem trazer frustrações acentuadas. Acabo de voltar de Lichinga e Lago, vi tendências muito interessantes daquilo que outrora fora o berço do II congresso. Querem falar do Moçambique real?
    7 hrs · Like · 2
  • Amosse Macamo Assim ja concorda que existe o "Mocambique real"? Afinal essa nao e uma forma de "excluir" os que estao fora de Mocambique e o sentem da mesma forma como quem esta dentro?
    7 hrs · Like
  • Éssita Sigaúque A FRELIMO é mesmo grande.
    6 hrs · Like · 1
  • Jaime Joao Baptista Maya Porqué o seu Partido nao fez isso ate hoje dos 35 anos que esta no Poder? Sera que fará nestes proximos 5 anos? Wahemba.
    6 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Gabriel Muthisse, eu cresci numa Frelimo onde a autocritica era muito valorizada. E ainda acredito que devemos varrer a nossa casa antes de varrermos a do vizinho. E talvez se escutassem o Venãncio Mondlane podiam-no não ter perdido (como a muitos) para a oposição.

    Amosse Macamo, eu pessoalmente nâo sou influenciável pelas multidões até agora. Mas se tivesse havido o tal debate a três onde ouvimos todos os candidatos pudessem em simultâneo ser ouvidos por todos sobre as mesmas questôes eu ficaria impressionado com os banhos de multidâo e provavelmente influenciado por eles.
    Como tenho dito amiúde, tenho pessoalmente informaçâo substancialmente acima da média em relação aos candidatos e os seus partidos e por conseguinte julgo-me com alguma capacidade de emitir juizos sobre eles com uma margem de erro 'aceitável'.
    Por isso, apesar dos recursos que o meu partido mobiliza e dispende que são em grande medida mais avultados, acredito que o meu partido é que cederá mais votos nesta eleição e a oposiçâo será a que registará um crescimento percentual próximo ou acima de 1999.
    E acho que é altura de pararem com o discurso de curiosidade. As pessoas nâo têm estado a afluir ás 'igrejas' por 'curiosidade' e nem talvez por fé, mas por desespero, desilusão e procura de alternativas.
    We messed the whole thing guys. E o G40 foi o maior erro!
    6 hrs · Like · 1
  • Josina Malique Thats what you think. Not exactly what we are doing even if you saw someone doing this. Ja viu mano essa ideia de somar as multidoes dos milhares de cam,aradas em campanha em todo o pais? O teu partido de coracao esta na arena mano, sossegue! E ja lhe ocorreu que alguns fieis seguidores de DLH e da Renamo possam nao ter se recenseado dada a incerteza sobre a Renamo e o seu lider? Pense na possibilidade mano, calcule!
    6 hrs · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana E recordo-me que o Venáncio Mondlane insurgiu-se contra as declaraçôes do Hama Thay em que dizia que os jovens podiam vender o país. O que notamos é que os velhos é que queriam serem eles a vender o país usando jovens por eles escolhidos...
    6 hrs · Like · 1
  • Josina Malique Mas o mano Sumbana nao disse num dos seus artigos que nao participa de uma reuniao da FRELIMO desde.... deixa ver.... 1900 e ha muitissimo tempo?
    6 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Sim, Josina Malique. Mas sempre tive acesso a informaçâo interna relevante sobre o meu partido (ou dos outros partidos). Nâo preciso de ir às reuniões para ter o conhecimento que tu tens. Estou errado, maninha?
    5 hrs · Like
  • Éssita Sigaúque Hehehehehe

    "Mas sempre tive acesso a informação interna relevante sobre o meu partido..."
    5 hrs · Like
  • Josina Malique Se confias cegamente na tua fonte e ela e imparcial ate podes ter razao. Mas se ela estiver condicionada as suas propsias perspectivas ai podes ir ao mato. |Mas nem precisavas de infiltrados ou informantes mano, muita coisa e mesmo publica. A troco de que essa alma se vende mesmo, digo te "vende" essas informacoes". Mas deixemos isso mano!
    5 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Essita Sigaûque. Marcelino dos Santos (fundador da Frelimo), Jorge Rebelo (antigo ideólogo da Frelimo), Padre Couto e Sérgio Vieira (para citar alguns) fizeram declaraçôes bem ecoadas sobre a situação. Sâo infiltrados? Arrependeram-se e retiraram essas declarações públicas?
    Pela primeira vez em 45 anos, uma decisâo da Comissâo Política foi largamente contestada aquando da nomeaçâo dos 3 pré-candidatos a candidatos, forçando até uma 2a volta na eleiçâo do actual candidato. Nâo será isto um sinal claro de dissonância entre a Comissâo Política e o Comité Central (e até com as bases)?
    Quando em 1990 Margareth Thatcher foi contestada e teve que submeter-se a um 'contest' da sua liderança ela foi a eleiçâo interna e ganhou com uma margem mínima. No entanto o partido sentiu-se dividido e teve que rejeitar tanto Thatcher como Heseltine, elegendo John Major como candidato de consenso adiando assim a sua saída do poder em 1992 até 1997...
    Claro que nâo é taxativo, mas 'braistorms' podem ajudar a aclarar muita coisa e livrar o partido do nocivo G40 e evitar casos como o recente 'CTAgate'...
    5 hrs · Like · 2
  • Josina Malique kikikikikikikiki
    5 hrs · Like · 2
  • Manuel J. P. Sumbana Sim, deixemos isso, Essita. Vamos apanhar os pedaços e marchar. Mas no futuro vamos voltar a dar uma olhadela ao que Pascoal Mucumbi disse depois das autárquicas de 2013...
    5 hrs · Like · 1
  • Josina Malique Todas essas analises sao para ser ouvidas e consideradas em prol do nosso proprio Glorioso.
    5 hrs · Like · 1
  • Armistício Mulande E agora a autocrítica não é valorizada, caro Manuel J. P. Sumbana? Quais são os dados que indicam que não é valorizada? Penso que a auto-crítica continua a ser valorizada dentro do partido; mudaram-se os tempos, mudaram-se as vontades e as formas de agir. Naquele tempo havia autocrítica e os que estavam por dentro sabiam-no, mas aqui fora todos nós pensávamos que está tudo bem lá dentro. Agora as coisas não são as mesmas. A "confusão" que vemos e ouvimos é a tal autocrítica, mas num mundo mais evoluído em termos de comunicação, isso faz-se quase que na praça pública. Isso não é sinal de cisão, mas de debate. Vimos agora com a eleição do candidato a PR, vimos também em Portugal com o PS. Os partidos devem assim proceder, discutir, debater, fazer escolhas, continuamente, porque só assim se engrandessem. E a autocrítica não é entrar numa sala, fechar, apontar-se dedos e concordar...para depois a vida continuar como era antes ou fazer umas mudanças cosméticas aqui e ali para acomodar este e aquele...isso é conluio! 
    Não te assustes, Sumbana, com os votos da oposição. É assim em democracia, e quanto mais votos a oposição tiver, melhor, porque vai participar activamente no nosso processo de construção de sociedade, se bem organizada, e não deixar o ónus ao partido Frelimo. Isso é bom para os "checks and balances" que o nosso processo de desenvolvimento tanto precisa.
    O G-40 está a fazer mal ao partido? Bom, essa é a sua opinião, tão válida como a daqueles que acham que a imprensa dita "independente" está a envenenar o país. São apenas duas formas de ver o país. No dia 15 uma delas triunfará; e deve saber lidar com as outras formas de pensar que existem, e cuja expressão o dia 15 também se encarregará de pôr em pratos limpos.
    O seu voto é secreto, e ainda bem que vai ser bem informado e enformado pelo conhecimento profundo que tem dos candidatos e dos partidos concorrentes. Quem nos dera se todos estivéssemos na sua posição, isto seria uma maravilha. Mas caminhamos para lá. Chegará o dia em que não vamos precisar colar panfletos; em que os debates nas rádios e televisões e nas redes sociais vão ser suficientes para fazer campanha...em que todos terão informação e formação suficientes para tomar uma decisão consciente sobre quem os deve governar.
    5 hrs · Like
  • Éssita Sigaúque Eu reitero: A FRELIMO É GRANDE
    5 hrs · Like
  • Dana Gwin Tell it like it is, Gito Katawala,....you got me with the intro of your statement, sounds like you're keeping it pretty real.
    5 hrs · Like · 1
  • Josina Malique E porque e grande e tem muitos quadros ha tambem muitas formas de ver, conceber e fazer as coisas, o que e bastante salutar. O importante e que essas visoes se vejam congregadas no unissono da FRELIMO.
    4 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Estão basicamente correctos, Armistîcio e Josina. O objectivo é 'winning hearts and souls' para o partido e nâo afugentà-los para a oposição como faz o G40... E perceber que o mundo mudou e adaptar-se a essa mudança que é muito influenciada pelas tecnologias.
    Uma franca purificaçâo de fileiras (sem tabus mas nâo a moda Samoriana) nâo seria de todo má ideia...
    4 hrs · Like
  • Álvaro AP Cortesão Casimiro Estimado Manuel J. P. Sumbana concordo com a ideia de constantemente aperfeiçoarmos o que fazemos. Modestamente entendo que o termo purificação está associado a uma má memória... venha de onde vier. O tempo é de reunião de todas as almas e corações disponíveis. Façamos cada um e uma de nós o respectivo e necessário esforço de superação. Abraço
    4 hrs · Like · 1
  • Gabriel Muthisse Manuel J. p. Sumbana, eu aprendi a torcer o nariz perante pessoas que em cada post, ou de dois em dois posts tem de repetir que ee da FRELIMO. Pior quando o seu discurso diz o contrário. Nunca vi Amosse, ou Josina, ou Essita a nos informarem de que Partido são. Mas qualquer pessoa com dois dedos de testa adivinharia. Nao precisa de repetir exaustivamente que ee da FRELIMO. Deixa-nos perceber sozinhos. Quanto aa "lamentável" perda de membro a que te referiste, eu pessoalmente achei bom que se tivesse ido embora. "Combate-nos" agora de onde o deveria ter feito desde o principio. Há abraços de "amigos" que ee melhor nem te-los. E, muitas vezes, ee melhor respeitarmos-nos como adversários mesmo. Sem falsas ilusões mútuas.
    4 hrs · Like · 8
  • Manuel J. P. Sumbana Sim, Essita Sigauque. É obesa. Precisa de um 'check-up' seguido de um 'shake-up' bem metódico...nâo ao estilo G40...
    4 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Obrigado, Gabriel. Isso aplica-se também a Mocumbi, Dos Santos, Vieira, Rebelo, Chissano, Padre Couto et al? Grato pela clarificação!
    4 hrs · Like · 1
  • Lazaro Mauricio Bamo Mano Manuel J. P. Sumbana, há uma relação polémica entre si e o tal G40. Já perdi a conta das vezes que citou o tal G40 mesmo nos comentários aqui. Enfim isso é menos importante. Vejo uma tentativa forçada de defender a ideia de que todos devem apenas usar a mesma estratégia, ou que a estratégia da oposição (A RENAMO) é a mais correcta. Em campanha precisamos de todos, aqueles que fazem Selfie e aqueles que tiram foto das multidões, etc, precisamos de todos. Os que fazem Selfie estão a dizer aos cobardes que nós estamos aqui para apoiar o nosso candidato, venha, você também. Conheço alguns que se dizem ser da Frelimo, mas que dizem que preferem fazer as coisas low profile, mas sua atitude pública mostra claramente que não são e se o são é por algum interesse. São pessoas que até te podem mostrar cartão quando é para tirar dividendos. São as mesmas pessoas, que atacam os que fazem Selfie, os tais G40 (que até hoje ainda não tive prova da sua existência) mas que são duramente atacados por se identificarem com a Frelimo. A Frelimo de hoje? Interessante este debate, não acho que a Frelimo devia continuar a mesma de há 50 anos, aliás, se continuasse seriam alguns aqui a dizer que este partido está ultrapassado e deve ser esquecido. Essa Frelimo que te deixa saudades, já viu recentemente algumas pessoas a celebrarem a morte dos seus combatentes, diziam: a natureza sempre arranja forma de nos libertar dos libertadores. Por isso para mim essa ideia de saudade da tal Frelimo é uma estratégia para contornar a capacidade de adaptação a qualquer conjuntura que a Frelimo apresenta.
    3 hrs · Like · 2
  • Gabriel Muthisse As pessoas que citou teem obra na FRELIMO. TIVERAM-na ontem, teem-na hoje. E a FRELIMO conta com eles amanhã. E eles não andam a repetir em cada afirmação que fazem que são da FRELIMO. A sua condição de militantes advinha-se na sua maneira de viver a vida.
    3 hrs · Like · 4
  • Américo Matavele Dilema Shakespeareano ou complexo de Caim? Acho que não sei, mas das duas, uma.
    3 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana E também vâo dando pauladas na Frelimo como eu, Gabriel. Nâo sei se é o facto de teres estudado em Cuba que te põe a olhar para as coisas assim, mas duvido porque lido com alguns militantes da Frelimo da nossa idade e também ex-estudantes lá e com uma proeminência politica (e governamental) ainda activa como a tua que vêm as coisas de uma maneira com que me identifico e nada G40ista,.
    3 hrs · Like
  • Álvaro AP Cortesão Casimiro Manuel J. P. Sumbana eu vou-me retirar do debate. Voltarei quando o que nos deve unir suplantar aquilo que aparentemente nos divide. Com outro abraço
    3 hrs · Like · 2
  • Abdul Magide Sidi Hassam Alvaro AP Cortesao Casimiro...respeitos. Quantas vezes temos que responder ao chamamento para depois em pouco tempo sermos colocados na parteleira das "cascas de laranja". Por nos talvez nao va quebrar esta cativacao de voto que temos. Mas a dias estive numa reuniao, em accao de campanha eleitoral, orientada por uma brigada do partido. Confesso que me assustei por o que li entre as palavras. Isto esta renhido, Isto esta mal! E infelizmente o discurso dos brigadistas nao ajuda a motivar os eleitores (leia-se jovens). Discurso de pregar sustos do genero de que, se perdermos ficaremos desempregados, nao havera dinheiro para salarios, seremos substituidos nos nossos cargos... ja nao convence a ninguem. So faltou dizer de que se a Frelimo e seu Candidtao nao vencerem havera disturbios sociais. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra.
    3 hrs · Like · 1
  • Gabriel Muthisse Também me retiro, como o mais velho Álvaro AP Cortesão Casimiro. Voltarei a interagir com Manuel Sumbana, nesta campanha, quando ele se juntar ao esforço do Partido que diz ser dele. E nao a dar-lhe pauladas num momento em que queremos vencer eleições. Para pauladas bastam as dos nossos adversários, alguns dos quais aparentemente recentes
    3 hrs · Like · 1
  • Álvaro AP Cortesão Casimiro Volto momentaneamente ao debate para responder ao Estimado Abdul Magide Sidi Hassam. Mas venha o que vier depois estou fora. Terei muito gosto em convesar com o Abdul Magide Sidi Hassam na página dele ou na minha. Concretamente eu milito na Frelimo desde 1974 e já vi de tudo um pouco neste 40 anos. Com reflexos graves e irrecuperáveis até na vida e bem estar de pessoas que me são queridas e em mim próprio. Mantenho-me onde estou há 40 anos. Porque algumas árvores ou sombras menos perfeitas não me impedem de ver a floresta e de marchar para onde decidi - há 40 anos - que devia marchar. Tenho uma família já com netos e sei que até na minha casa nem tudo é perfeito. E as nossas familias alargadas são microcosmos desta nossa multicultural familia moçambicana. Creio ser desnecessáqrio elaborar mais sobre a comparação. Mas nem por isso deixamos de ser familia. Abraço ao que nos une
    3 hrs · Like · 2
  • Manuel J. P. Sumbana Lazaro Mauricio Bamo. Penso que já reparaste que nâo sou de 'maltas'. Ajo conforme a minha consciência.
    Fiz uma constataçâo no meu post inicial. E ninguém disse que a minha constataçâo estava errada. 
    E como sempre, o debate 'alargou-se' para além do m
    ...See More
    3 hrs · Like
  • Abdul Magide Sidi Hassam para acabar Alvaro AP Coretsao casimiro. Disse e repito, Por nos nao vai acabar a cativacao de voto que temos com o Partido. Mas gostaria de ver muito mais "saber fazer" sobretudo "saber liderar" na actividade do nosso partido. Um abraco familiar.
    3 hrs · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Subscrevo, Álvaro. Mas reitero que devemos identificar e combater o que nos desune e destroi.
    2 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Nâo tinha visto o comentário do Abdul Magide Sidi Hassam. Mas concordo com ele. Esta é a imagem da Frelimo que està a ser projectada.
    2 hrs · Like

Sem comentários: