sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Putin: Rússia ajudará Síria em caso de ataque militar

Putin: Rússia ajudará Síria em caso de ataque militar
Mais temas
O tema principal das conversas no jantar do G20 foi a situação na Síria. Essa reunião em Strelna durou mais duas horas que o tempo inicialmente previsto, mas os participantes do G20 não conseguiram chegar a uma opinião unânime. Já perto da meia-noite, o secretário de imprensa do presidente russo Dmitri Peskov informou que as opiniões ficaram divididas mais ou menos a meio. A própria cúpula se transformou de "econômica" em "síria", como referiu o premiê italiano Enrico Letta.
Os flagelos humanos que se espalham pelo mundo colocaram definitivamente o Brasil na rota dos refugiados. As guerras e as perseguições, e os dois juntos frequentemente, trazem cada vez mais vítimas em busca de uma nova vida. Os angolanos lideram em quantidade, mas os sírios saltaram para o quarto lugar, empurrados desde 2011 pela escalada da guerra civil, superando os nacionais do Iraque.
Em 2009, o presidente dos EUA, Barack Obama, foi galardoado com o Prêmio Nobel da Paz "pelos esforços diplomáticos internacionais e cooperação entre os povos". No contexto dos acontecimentos na Síria, muitas pessoas consideram agora que Obama deve ser privado do título de laureado com o Prêmio Nobel. Annika Pontikis, assessora de relações públicas da Fundação Nobel, falou em entrevista à Voz da Rússia se for possível fazê-lo.
Na Rússia há muitos lugares em que se registram com mais frequência fenômenos paranormais ou inexplicáveis. Um desses lugares é a cidade de Kaliningrado e seus arredores. A Voz da Rússia registou o testemunho de uma pessoa que viu e fotografou um objeto incomum.
O Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2013, que terminou em Zhukovsky, perto de Moscou, não teve este ano novidades de grande relevo, mas permitiu seguir algumas tendências na construção aeronáutica russa e indústrias correlativas. Os domínios principais de desenvolvimento será o aumento da produção de armas de elevada precisão e o aperfeiçoamento do sistema de comando da Força Aérea.
Hoje vamos falar sobre um pequeno análogo moscovita do triângulo das Bermudas. É a Clareira dos Silvanos – um lugar misterioso no nordeste da capital.
A operação militar dos EUA contra a Síria pode provocar uma catástrofe nuclear de escala regional. Um ataque a Damasco poderá afetar o reator nuclear situado nos arredores da cidade. Mesmo que as instalações não sejam danificadas, a eventual derrota das tropas governamentais permitirá aos extremistas tomar conta de materiais radioativos.
Os monumentos do Patrimônio Mundial da UNESCO situados na Síria correm o perigo de destruição por causa da guerra civil nesse país. Seis deles foram recentemente incluídos na lista de locais realmente ameaçados, entre os quais as cidades antigas de Damasco e Aleppo. Trata-se de urbes cujas primeiras referências históricas remontam ao terceiro milênio antes de Cristo. O mesmo pode ocorrer à parte antiga de Bosra, construída em basalto, bem como a Palmira, uma das “pérolas” da antiguidade.
Chegou uma notícia que, de certa forma, já era esperada há algum tempo e, especialmente, desde a passada segunda-feira. Trata-se do cancelamento dos preparativos da visita oficial da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aos Estados Unidos, marcada para outubro próximo.
As perspetivas de uma operação militar dos EUA contra o regime de Bashar al-Assad vão ganhando contornos cada vez mais definidos. O Comitê para as Relações Exteriores do Senado dos EUA aprovou na quarta-feira um projeto de resolução que sanciona um ataque contra a Síria.
A corporação estadual Rostekh e a empresa austríaca Diamond Aircraft Industries (DAI) vão criar, com base na Fábrica de Aviação Civil dos Urais, a produção de aviões ligeiros de passageiros. Está planejado desenvolver e lançar lá uma linha de montagem de um modelo de avião de 19 lugares. O projeto será implementado em condições de localização da produção. Ao mesmo tempo, a Rostekh concordou com a empresa de engenharia canadense Bombardier em estabelecer uma fábrica conjunta para montar aviões Q400 para transportes regionais.
Em 3 de setembro, em Moscou, abriu o 39° Fórum Europeu de Asas Rotativas, organizado pela empresa Russkie Vertolioty (Helicópteros Russos).

Sem comentários: