quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PR anuncia fábrica de cimento perto de Muxúnguè

PR anuncia fábrica de cimento perto de Muxúnguè

Presidência aberta
A infra-estrutura será erguida em Estaquinha, posto adminis­trativo do distrito de Buzi, que faz fronteira com o posto admi­nistrativo de Muxúnguè na re­gião centro do país.
A fábrica a ser construída em Estaquinha terá capacidade de produzir anualmente 500 mil toneladas de cimento. O inves­timento foi anunciado pelo pre­sidente da República, Armando Guebuza, durante uma reunião com a sociedade civil da provín­cia de Inhambane.
O anúncio surge em resposta à sugestão da pastora da Igre­ja Metodista Unida, Hortência Bacela, que teria proposto ao governo a construção de infra­-estruturas, particularmente na região de Muxúnguè, de modo a empregar os homens armados da Renamo. “Acho que o go­verno devia criar condições de emprego para os homens insta­lados em Muxúnguè, pois quem sabe, eles sempre ameaçam com armas porque talvez não sabem fazer mais nada e só confiam em actos belicosas.”
A reacção não tardou a che­gar. Armando Guebuza, disse na ocasião, que um grupo de investidores chineses, esta dis­posto a explorar o calcário exis­tente em Estaquinha, através da construção de uma fabrica d ci­mento, cujo valor de investimen­to não chegou a revelar.
Contudo, o Chefe do Estado assumiu que a maior preocu­pação é saber como convencer esses homens de que precisam de abandonar as matas e entre­garem-se ao trabalho.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: