terça-feira, 3 de setembro de 2013

Observatório Internacional na STV

Sou grande apreciador do programa de Adilson Mahomed Tajú, Observatório Internacional na STV. Mas temo que as vezes tem se tornado em um santuário da desinformação. E principalmente na falta de seriedade com que tratam os conceitos: busto, estátua e memorial são coisas completamente diferentes. O MEMORIAL de Martin Luther King ainda não está pronto em Washington. Washington tem mais de cinco busto...s um dos quais está dentro do capitólio e outros espalhados pelas instituições, entre museus smithonians. A China não patrocinou nenhum memorial de Martin Luther King em Washington. Comentar assuntos internacionais exige muita leitura. Acima de tudo bibliografia actualizada. E também exige ouvir e ver o que os outros estão a dizer. Concentrar-se em notas de filmes pode ser fatal!See more
See translation
3Like · ·
  • Armando J. Domingos Eu já estava mesmo a levar a sério, mas com alguma duvida porque não consegui perceber porque a China ia patrocinar um memorial de Martin Luther King em Washington? (foram palavras do Nguja). Tambem gosto muito do programa, mas e' mesmo difícel fazer leitura de politica internacional.See Translation
  • Anacleto Machava Obrigado pela informação. Visitei o memorial em Julho do ano passado e sempre fiquei com a impressão de que já estava concluído, erro meu baseado nos nossos padrões de "conclusão de obras"! É importante que o caro Constancio Nguja nos explique melhor a fonte dessa informação pois custa crer!See Translation
  • Alexandre Devissone Outra coisa incrível nisto tudo é ver uma juventude chamar pra si o estrelato naquele debate, eu considero mesmo que, com mais pesqisas séria em politicas internacionais transformar-se-ia no centro de aglutinação de saberes científicos actualizados.Um programa daqueles que já teve uma vedeta Dr.Carlos Tembe não merece a essa tamanha desinformação em directo nutrida de suposiçöes e uma análise romântica dos factos.Apelo que nos próximos debates apareçam vestidos de ciência,See Translation
  • Egidio G. Vaz Raposo Um dia ouvi no mesmo programa uma palavra: sudões. Logo depois o inventor tratou de explicar que tratava do Sudão do Sul e Sudão juntos. Se não desmaiei é porque não sou hipertenso.See Translation
  • Valdemiro Jeque Os comentadores sao Academicos pa e mto bem informados! K s passa mxm??See Translation
  • Alexandre Devissone Maza, a coisa chegou a um extremo de uma incompetência científica misturada com populismo a preço da vaidade.Falta humildade científica naquela juventude que procura acumular os melhores adjectivos pra si. See Translation
  • Noa Inacio Eu so posso ficar triste o PROGRAMA QUE EU, NOA INACIO desenhei e fui ROUBADO (posso provar em sede de tribunal) pela STV esta ser transfomado em santuario de desinformacao, quando eu desenhei um programa ao estilo socrates vs santana lopes com argumentacao grega, a palavra arranca se, acho que poucos vao entender. Mas foi apartir desse roubo que percebi que as minhas ideias afinal valem.See Translation
  • Tomas Pedro Carvalho Entao nao há seriedade nem informação fidedigna para o consumo dos telespectadores.See Translation
  • Constancio Nguja Muito obrigado Anacleto Machava, pela notificacao, pois sentir-me-ia muito ofendido se ouvisse de terceiros q houve este debate assim deste jeito, logo vindo de um amigo de quem tanto respeito, o Egidio G. Vaz Raposo,e que acredito que tenha meu contacto pessoal e inbox do facebook para quaisquer conselhos, críticas, informacoes adicionais, pedidos de esclarecimento, entre outras coisas. Mas pelo que vejo, nao foi essa intencao. Muito pelo contrario, parece que a intencao foi mesmo provar que eu sou mentiroso, e q as suas fontes sobre a Historia dos EUA sao mais fiaveis que as minhas. Sendo assim, e eu Constancio Nguja, academico imparcial que sempre pretendi ser, prefiro me abster desse debate a respeito dos que ainda acreditam em mim!!! E reitero o meu agradecimento e respeito a todos quanto acreditam em mim, reafirmando e garantindo que todas as minhas analises sao fruto de muita leitura, informacao, disputa de fontes, etc.See Translation
  • Constancio Nguja http://www.telegraph.co.uk/...
    It is perhaps a fitting tribute to racial co-operation. However, the decision to... outsource to China the carving of a new national memorial to Martin Luther King has raised eyebrows in the United States.See more
  • Egidio G. Vaz Raposo Quem chamou Constancio Nguja para este debate não fui eu. E em momento algum mencionei o seu nome aqui. Apenas deplorei a forma reiterada e deplorável com que se pontapeiam os conceitos lá no Observatório Internacional. Confundir busto, estátua e memorial é no mínimo preocupante para quem fala para um público amplo, diversificado e sedento em informação precisa e verdadeira. dizer que a China é quem patrocina ou patrocinou o memorial de Martin Luther King é uma ofensa ao próprio povo americano que com o seu dinheiro tentam há mais de cinco anos terminar aquele memorial. O terramoto de 2011 complicou ainda mais os acabamentos, da mesma forma que afectou seriamente uma outra infra-estrutura: o monumento de Washington.See Translation
  • Anacleto Machava Caro Egidio G. Vaz Raposo, tomei a liberdade de chamar o Constancio Nguja pois acho, e está provado que sim, a contribuição dele foi bastante valiosa para o ponto que levantaste. o resto é resto!See Translation
  • Egidio G. Vaz Raposo Nguja, a notícia não tem nada a ver com o que disse. A escultura foi comissionada na China SIM. E isto não quer dizer que os chineses são os que ergueram o memorial em honra a MLK. Coisas completamente diferentes. E aqui talvez seja o problema de tradução e entendimento. Anacleto Machava, obrigado pela explicacao. O resto e o resto mesmo. Mas digo de novo. O memorial ainda nao acabou. Esta em acabamentos.See Translation
  • Gabriel Muthisse Caros amigos, sinto discordar com muitos de vocês aqui. Para mim, aquele ee dos melhores programas da STV. Gosto muitíssimo dele. Sobretudo por ser feito por JOVENS. Cometem erros? Pois claro! O estranho seria se os nos cometessem. Algum de noos, aqui, que de vez em quando faz textos analíticos aqui no facebook, pode-se gabar de nunca ter cometido imprecisões nos seus textos? E isso que estou a falar de analises escritas, onde temos mais tempo para ponderar. Aqueles vossos colegas deveriam ser incentivados a melhorar ainda mais um programa que ee já dos melhores das nossas televisões. Nao subscrevo que seja um programa essencialmente de desinformação. Parabéns ao Nguja, ao Buanaissa, ao Yassine e ao moderador.See Translation
  • Egidio G. Vaz Raposo Eu sei o que o ilustre Gabriel Muthisse está a dizer nas entrelinhas. E percebe-se porque não da parabéns ao filho de Fernando Mazanga o Ivan Mazanga que para mim é a promessa. Desculpe ilustre mas desta vez foi mesmo um político. Não estou surpreso mas estranho a pressaSee Translation
  • José Dias porque n se faz este tipo de observação no inbox das pessoas visadas?See Translation
  • Gabriel Muthisse Nunca calhei com o Ivan Mazanga e nem o conheço, caro Egidio G. Vaz Raposo. Ou se calhei, nao fiquei a saber quem era. Podes ter a certeza que se for bom, como dizes, vou elogia-lo. Tu sabes que nao sou sectário e dou-me bem com muitas pessoas que pensam diferente de mim. Para mim o importante ee a honestidade. E nao tanto o estar de acordo comigo. AbraçoSee Translation
  • Gildo Antonio gabriel, subscrevo as suas palavras, as criticas que ajudam a crescer, devem ser construtivas, precisamos de mais contribuicoes positivas para o engrandecimento do programa... forca para aquipe da stv do programa observatorio Internacional.
  • Bartolomeu Xuxu Eu gosto assim os academicos em grandes debates parabens a todosSee Translation
  • Jemusse Abel melhor evitar falar o que nao se sabe.See Translation

Sem comentários: