sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Conversa sobre Andre Matsangaissa

Joao Cabrita and 9 other people commented on a post.

  • Recentemente tivemos aqui uma conversa sobre Andre Matsangaissa e alguns de nos estivemos no Grupo Marcaçao Cerrada conversando sobre Matsangaissa e a fundaçao da Renamo. Penso que podemos ampliar aqui para o Grupo essa conversa! Dentro de poucos minutos tentarei postar uma biografia aqui em lingua inglesa. Todos estao convocados, mas gostaria de convocar especialmente dois interveniemtes dessa outra conversa, Lindo A. Mondlane e Joao Cabrita.
    See translation
    Like · · 18 hours ago ·

    • Egidio G. Vaz Raposo André Matsangaíssa foi um grande homem, corajoso e tenaz, que iniciou uma guerra pela libertação de Moçambique do jugo comunista soviético. Só isso é suficiente e é insofismável a sua contribuição para a história da democracia Mocambicana. Teve ajuda? Sim. Os amigos dele quereriam o bem para Mocambique? Nem sempre, mas também os actuais amigos de Moçambique não são anjos
    • Alcídes André de Amaral Mas eu espero primeiro pela biografia!
    • Egidio G. Vaz Raposo Eu não irei esperar pela biografia de Matsangaissa até porque não está completa e nem é consensual. Cingindo-me apenas ao nível dos efeitos da sua iniciativa, basta para aliar a guerra civil à emergência da democracia multipartidaria em Moçambique. Se me perguntar se havia outra forma eu diria que naquela altura não. Aliás, a onda de matança de opositores tal que a qualquer altura chegaria a sua vez, a do meu pai e a de todos que pensavam diferente
    • Alcídes André de Amaral Mas Egidio G. Vaz Raposo, quero crer que a Historia da Democracia em Moçambique tem muitas contradições. Ou seja: era pela Democracia ou pelo simples Poder (e dai o sucesso financeiro individual) a dura luta da RENAMO e FRELIMO que durou cerca de 16 anos? Não seria a Democracia um protesto numa fase caracterizada por invés? Por outras palavras: não seria a Democracia um acidente antes não premeditado pelos nossos actuais heróis e extra-heróis? Houve contradições ideológicas dentro da FRELIMO na altura, e isso parece ser consensual. Mas poderia eu questionar: seriam contradições mesmo ideológicas ou uma mera tentativa do controle da "VONTADE DE PODER" de cada uma das partes? Seria a Luta de André Mantsangaissa virada para fins Democráticos, ou estes só resultaram de um fracasso da luta entre os DOIS BELIGERANTES? Não seria a Democracia um acidente da historia moçambicana mas que se fez, assim acidentalmente, uma fase histórica que agora achamos ser boa para a nossa sociedade? Não seria Mantsangaissa mais um, como o musico Azagaia cantou, COMBATENTE DA FORTUNA? Mas `e só por essas inquietações que disse que esperaria pela biografia! Mas também a minha desconfiança pela fidelidade do mesmo documento!
    • Lindo A. Mondlane nos planos iniciais nao estava em nenhum sitio a democracia..foi aparecendo com o andar do tempo Alcídes André de Amaral..ja li a um dos q. criou o MNR, nao tinha em mente nenhuma democracia..a ideia inicial era fastidiar a governaçao da FRELIMO. e de passo violentar inocentes..
    • José de Matos Lindo A. Mondlane, aqui ja estas a aceitar que num certo momento a Renamo abraçou a democracia! Falta sustentares que a ideia inicial era violentar inocentes! Curioso, estas a afirmar que a Renamo lutava contra a Frelimo, nao contra o Governo ou Estado!
    • Lindo A. Mondlane bom..contra o governo, contra o estado..nisso estamos de acordo..
    • Rogerio Daniel Naene Jose de Matos, este tema n me cativa, mas n vou deixar de dizer que esse homem foi feito Heroi, pq nada prova que ele iniciou a Guerra com o Objectivo da Democracia, sei que isso foi algo procurado nos anos 90 para justificar a Guerra... Se ele fosse homem, inteligente teria capacidade de mudar a mente ou os ideias dos outros camaradas... Que postem algumas provas ou evidencias que ele tentou propor a Dmocracia e que tenha sido perseguido?
    • José de Matos Eventialmente as provas vao aparecer, Rogerio Daniel Naene, que vao desmentir algumas falacias que andam por ai., ha muita literature disponivel! Porque nao te cativa este tema? Nao questionas a Historia que te contaram?
    • Joao Cabrita As emissões da Voz da África Livre, cujo conteúdo constituiu a base e a essência da linha política preconizada pela Renamo e que depois viria a ser corporizada nos "Estatutos" e no "Manifesto e Programa da Renamo" eram claras quanto à intenção de se alterar o regime político vigente em Moçambique e estabelecer uma democracia multipartidária no país, entre outros objectivos.


      No Marcação Cerrada, Lindo A. Mondlane revela ter «vivido 6 anos num país socialista».

      Terá ele tido oportunidade de escutar tais emissões a partir desse país?

      Teve ainda oportunidade de ler os Estatutos e o Manifesto e Programa da Renamo nesse país ou no regresso a Moçambique?
    • Antonio A. S. Kawaria Matsangaissa goste-se ou não, foi o homem corajoso que conseguiu pôr de joelho o regime comunista. O resultado foi notável logo no início da década 80 a Frelimo a recuar em quase tudo. Não são muitos da Frelimo e pelo menos esses crescidos e conhecedores da história que podem ignorar os méritos de André Matsangaissa. Eu apenas deixo de discutir com pessoas que nunca aceitarão isso e pretenderão contar outras histórias e entre elas sobre quem matou mais na guerra civil. Eu pessoalmente não sei quem matou mais se eram as tropas governamentais ou os guerrilheiros da Renamo. Que ambos mataram e muito mais, isso sei. Tenho provas disso. vivi em zona de guerra, ali no distrito do Monapo.
    • Lindo A. Mondlane se tivesse cumprido entao o seu programa, pode que tivessem entrado incluso em maputo...quem nao queria democracia? quem nao queria liberdade? o problema é que entre o programa e a realidade havia e ainda ha um abismo, tal como as contradiçoes do seu lider...se um partido luta por uma causa, deve de dar exemplo interno..acha Joao Cabrita, que ha democracia interna na RENAMO? e como aplicar a democracia no pais se os seus dirigentes apenas se aplicam a democracia?..que contradiçoes....
    • Lindo A. Mondlane segundo P. marangoni, nao havia nenhuma deia de democracia ai Rogerio Daniel Naene
    • Alcídes André de Amaral Lindo A. Mondlane `e assim: normalmente eu tenho muito cuidado com a historia em e de Moçambique. Pior do jeito que foi e `e tão politizada e intelectualmente ofuscada pelos nossos académicos (e não sei porque motivos!). E essa posição de que a RNM pretendia violentar inocentes, para me, `e bem politizada. `E uma tentativa de tirar proveito da historia por alguém que esteja interessado por alguma coisa relacionado com o poder. E `e um risco cairmos nela. E no caso de fustigar a Governação da Frelimo acredito que muitos membros da FRELIMO também desejavam: Eu também iria querer ter a minha propriedade privada. Mas eu diria, assim hipoteticamente, que o fenómeno RENAMO e a Democracia foram um acidente necessário da historia moçambicana. PORQUE "A DEMOCRACIA `E UMA COISA BOA". E já agora caro amigo e José de Matos, Egidio G. Vaz Raposo: se aceitarmos a Democracia como obra da Renamo, seria o presidente Dlakhama o pai da Democracia ou esse titulo seria para o malogrado Mantsangaissa?
    • Lindo A. Mondlane eu me baso em vivencias Alcídes André de Amaral, nao na prensa..se o que aconteceu ao meu redor nao era violencia gratuita, entao nao entenderei nunca q. é violencia..ademais o P. marangoni, é um inimigo acerrimo da FRELIMO...
    • José de Matos Alcídes André de Amaral, por agora vamos concordar que Matsangaissa teve um papel importante na luta em prol da democracia e que essa de "violentar inocentes" tem carga politica!.
      Lindo A. Mondlane, estamos a falar exadtamente quando? Conheces os Estatutos e Programas da Renamo? Alguma vez ouviste as emissoes da radio ou leste a revista da Renamo?
    • Lindo A. Mondlane José de Matos, é renamo um partido democratico?
    • José de Matos O que dizem os Estatutos e Programa, Lindo A. Mondlane?
    • Lindo A. Mondlane o programa do governo fala do bem estar do povo... segundo sua optica ha ou nao bem estar do povo em mz?...contrapergunta
    • Lindo A. Mondlane que crees no programa ou na realidade? José de Matos
    • Lindo A. Mondlane a violencia em mz, a vivi, nao me contaram Alcídes André de Amaral
    • José de Matos Nao fujas nem mistures, Arlindo, fica nas questoes. irrelevante a tua pergunta, estamos ainda em democracia, mal seria se um Governo nao quisesse o bem estar do Povo.
      E a violencia do outro lado, Lindo A. Mondlane, nao te incomoda nao é?
    • Alcídes André de Amaral O que posso lhe dizer, amigo Lindo A. Mondlane, `e que em Guerras, principalmente africanas (mas não só), a violência em civis parecem serem normais. Quem lhe garante que o Governo/FRELIMO não violentou inocentes? Quem lhe garante que as balas atiradas, os assassinatos, etc, foram protagonizadas somente pela Resistência? Bom, eu não vivi essas coisas mas quantas coisas vivemos hoje que as pessoas acham que "`e isso mesmo" enquanto são iludidos por alguém que queira tirar proveito? A historia vivida `e diferente da historia pesquisada. Ali `e o sentimento que impera e aqui são os factos tomam essa posição!
    • Aziza Throne mande -no a biografia. precisamos ler
    • Aziza Throne Todos sem excepçao
    • José de Matos Aziza Throne, esta aqui mais em baixo, mas é muito resumida e em Ingles!
    • Aziza Throne e imparcialmente. Para conhecer o qto a moeda é válida, tenho k ver as duas faces o peso os simbolismos o conteúdo e tudo. Vá josé. Faculta nos essa leitura
    • Aziza Throne Nao estás não. Estou a postar no André Matsangaíssa
    • José de Matos Alcídes André de Amaral, houve sim grande violencia do outro lado mas o Lindo A. Mondlane finge que nao sabe!
    • Issmail Cassamo quantas pessoas matou a frelimo?fuzilamentos em cmpos que se diziam de reeducação?num campo onde estavam presentes 1800 pessoas e so saiam 100 vivas,acham que nao era necessario travar a tirania,chassina e ditadura?tinha que haver alguem a parar cm essa ditadura.
    • Alcídes André de Amaral José de Matos, eu concordo consigo... Mas não podemos negar que ele contribuiu acidentalmente sem que ele mesmo se apercebesse, sem que ele mesmo queira inicialmente, sem que ele mesmo almejasse a dita DEMOCRACIA. A Democracia foi um acidente necessário da nossa historia e Matsangaissa foi, também acidentalmente, um elemento importante. Posso dizer que a nossa HISTORIA `E UMA HISTORIA DE ACIDENTES DA HISTORIA! Mas Rogerio Daniel Naene, antes que nos cativemos com outros temas sugeria que nos contivéssemos primeiro pela historia e pela sociologia politica em e de Moçambique...
    • Issmail Cassamo existe alguns pensamentos d entre nós,que dizem que ele nao sabia porque lutava,acham que ele morreria sem nenhum proposito?o que ele ganharia travando uma guerra cm a frelimo,era aventureiro?acredito que nao,ele sabia o que defendia e tinha os seus ideais,é necessario explorar se mais a sua biografia.
    • Alcídes André de Amaral Então José de Matos avise ao Lindo A. Mondlane que nos não podemos continuar a "FINGIR"... já não há muito tempo para isso. Nos Precisamos sim de REFLECTIR PROFUNDAMENTE a nossa situação, a nossa historia, a nossa própria realidade... só assim podemos desenvolver Moçambique! (estou a fugir um pouco do debate).
    • Rogerio Daniel Naene Os financiadores da Guerra de desestabilização, procuraram Lideres com careira Politica, tal como Domingos Arouca para dar sentido a essa guerra. Porque os objectivos inicial da rebelião era para desestabilizar a Governação da frelimo e vingar as percas do Colono, mas como os colonos revoltosos n tinham capital suficiente para sustentar a guerra, procuram novos objectivos, que estivessem alinhados e foSsem aceites pelos novos Financiadores. E foi assim q foram surgindo as justificações da guerra ate q chegaram a Democracia nas proximidades dos acordos de Paz... Para Mocambique ser o q eh Hoje, foi preciso impor-se perante a existência de algumas forcas opositoras q iriam desviar e criar uma onda de desestabilização no Pais, se n isto seria uma Somália ou RDC
    • José de Matos Fontes, Rogerio Daniel Naene, de que so chegaram a Democracia antes do Acordo! A tua versao é a official, nada de novo!
    • Antonio A. S. Kawaria Alcídes André de Amaral, tens um ponto válido. A democracia como conceito no programa inicial da Renamo até podemos ter reservas. Mas que Matsangaissa e outros que foram à guerra, como os que fugiram do país ou ficaram silenciosos a murmurar tinham algo muito forte que os motivavam não podemos ofuscar. Na verdade, foi esse algo que a Frelimo começou a explorar ainda na primeira parte da década 80, acomodando na sua governacão, o que a Renamo reivindicava. Pelo facto de EU não ter feito algo e até ter consumido muito a propaganda da altura, não posso negar a visão dos outros. Naquela altura, nos anos 70 e 80 não era raro ouvir vozes de inconformados. Também, é interessante que escutar a voz da África Livre era popular na época a seguir à independência.
    • Lindo A. Mondlane deverias leer o q. conta Marangoni do FUMO e D. Arouca....
    • Lindo A. Mondlane o que nao entendo porque Joao Cabrita cree na Voz da africa livre e nao cree no noticias ou Domingo...sera memoria selectiva?...
    • Lindo A. Mondlane e porque José de Matos, cree no programa da RENAMO e nao cree na realidade do programa da FRELIMO, que promete o futuro melhor, felicidade para todos..tendecioso ne?
    • José de Matos Lindo A. Mondlane, mas que pergunta essa, o que tem a ver o Noticias e Domingo? As transmissoes da radio e muita outra literature desmentem aquilo que nos queres contar.
      Arlindo, essa tua pergunta é simplexsmente absurd, so te estou a dizer que a Renamo ja falava de democracia ha muito tempo! O que tem a ver a Frelimo com o que estamos a discutir? Nao tens argumentos melhores? Estamos a falar de democracia porque tu afirmas de boca cheia que a Renamo nunca teve principios democraticos, Conheces mesmo o Programa da Frelimo? O que tem de especial o prometer future melhor, todos nao prometem? tendencioso, nem?
    • Lindo A. Mondlane a radio era um elemento de propaganda como o noticias pu domingo...assim de facil
    • José de Matos Entao porque acreditas no Noticias e Domingo? tendencioso, nao é? Eventualmente vammos apresentar documentos que desmintem aquilo que tu gostas de afirmar. Nao vamos dar opinioes, vamos dar factos! Conheces os Estatutos e programa da Renamo antes do AGP?
    • Lindo A. Mondlane e quem lhe disse q. acredito no noticias?
    • Lindo A. Mondlane a renamo nao tem programa e se tem nao o cumpre..ai esta com um chefe caducado, e a expulsar gente com capacidade como o simango ou raul domingps, se achas isso democracia matos, entao deixemos tudo aqui, porq. nao temos nada mai q. tratar neste tema..
    • José de Matos Porque comparas entao? Lindo A. Mondlane, tu nao podes ter so opinioes sem sustentares mada,, fica-te mal isso! Eu tenho documentos aqui em frente de mim que desmentem o que afirmas, so estas a revelar que nao investigas!
    • Lindo A. Mondlane nao me respondeste...crees que dlakama é um democrata?
    • José de Matos Lindo A. Mondlane, Simango e Domingos, o que tem a ver com o que esttamos discutindo? Estas a desviar e nao tens argumentos, é issso?
    • Lindo A. Mondlane sim ou nao..é dlakama um democrata convecido?..so isso ..sim ou nao
    • José de Matos Lindo A. Mondlane, eu sou metodico, primeiro temos de avançar, eu tambem te podia perguntar se Guebuza é democrata, mmas nao desvies, tu tens afirmado que a Renamo era uma organizaçao terrorista e sem programa! Tu nao consegues sustentar nada do que afirmas!
    • Francisco Campira Todas organizaçoes k levam acçoes de guerrilha sao denominadas de terrorrista,nao me lembro dum unico grupo no Mundo k leva a cabo acçoes de busca de miudanças por meio da guerra k nao tenha esse rotulo.mesmo os k desenvolvem acçoes como opositores politicos teem um rotulo,ou sao vistos como desestabilizadores,ou como saudosistas ou como organizaçoes k nao querem ver o pais a desenvolver-se.e assim como os k estao no Poder tratam os opositores sobretudo os k combatem por meio das armas para eigirem mudanças.ate a Frelimo foi conotada copmo turras,porque lutava por uma causa justa,que era a Indepencia,so k frustrou as expectativas do Povo ao levar a cabo politicas erradas,ao ser egoista na distribuiçao das riquezas,abocanhando e assaltando todos os sectores economicos,assaltando as instituiçoes do Estado,enfim violando as Leis e tudo o mais.
    • Rogerio Daniel Naene Francisco Campira, Ai esta o vosso problema, vocês estam é de bocas abertas a espera de riquezas venham e encham vos os estomagos e o resto vão encaixando bolços, meus caros há muito espaço em mçambique para trabalhar e fazer riqueza, n os procuramos porque queremos obte-la atravez receitas estaduais... José de Matos, podes apresentar algumas provas documentais que tenham sido produzidas a mais de 25 anos e que dizem que Renamo já falava ou tinha em seus estatutus Democracia?....
    • José de Matos Sim, posso, sem problemas, Rogerio Daniel Naene, mas tu as podes encontrar se quiseres procurer, debende do tipo de debate que queres travar aqui.
    • Rogerio Daniel Naene Podes enviar os links ou postar?
    • José de Matos Rogerio Daniel Naene, Sim, posso, sem problemas, , mas tu as podes encontrar se quiseres procurar, depende do tipo de debate que queres travar aqui.
      Para começar, nao gosto quando reduzes o debate a "voces"! Quem sao voces? Eu quero que tu arguments para desmontar o que o Francisco Campira afirma, esta la bem claro!
      Nao podes desmentir que o sistema, tem manipulado a nossa Historia e Matsangaissa é um exemplo!
      Vou-te fazer as mesmas perguntas que o Lindo A. Mondlane recusa responder: conheces os Estatutos e Programa da Renamo daquela epoca? Ouviste alguma emissao da Radio? Que outras fonts consultaste sobre a Renamo e a Guerra civil? Podes sustentar que a Renamo so se tornou democratica nas vesperas do AGP?
    • Joao Cabrita José de Matos reparo que o debate está a seguir os mesmos contornos daquele que decorreu recentemente no «Marcação Cerrada» em que se identifica uma situação, mas depois, em vez de se determinar as causas e encontrar as raízes, há os que se centram em questões periféricas, como por exemplo se o Notícias e o Domingo tinham ou não mais credibilidade do que a Voz da África Livre, que era tudo uma questão de colonos revoltosos, de legiões estrangeiras, etc.

      Se o José de Matos achar oportuno – e os demais comentadores virem nisso interesse – eu gostaria de apresentar um outro ponto de vista, em género de resumo (muito breve) de um estudo que publiquei há uns anos sobre as origens da guerra. É apenas uma opinião pessoal, sujeita, portanto, a ser pontualmente rebatida por quem de direito.

      Queria, no entanto, sublinhar um ponto. A Renamo não foi a primeira manifestação armada contra o governo da República Popular de Moçambique. Antes dela, e longe das fronteiras com a Rodésia, sem interferências de Vorsters, Bothas e Malans – ou de colonos revoltosos – houve moçambicanos que deram início a uma luta armada visando a instauração de uma ordem política diferente no nosso país.
    • José de Matos Força ai, Joao Cabrita! Lindo A. Mondlane, Rogerio Daniel Naene, e outros, estao a acompanhar? O que pensam? Podem tambem contribuir?
    • José de Matos Eusébio A. P. Gwembe e Egidio G. Vaz Raposo, como historiadores fiquem a vontade para intervir!
    • Rogerio Daniel Naene Bem interessante, gostariamos de saber mais sobre essas forças e o que foi ou é feit delas?
    • Jeremias Luis Chauque As informacoes constantes na biografia que o Matos refere estao longe de ser verdadeiras e a propria fonte nao eh credivel!
    • Jeremias Luis Chauque Mozambique: the Revolution under Fire de John Hanlon. Alex Vines, Renamo: Terrorism in Mozambique. A Complicated War: The Harrowing of Mozambique de William Finnegan. Ending Mozambique's War: The Role of Mediation and Good Offices
      Por Camer
      on R. Hume. ABRAHAMSON, Hans e NILSON, Anders: Moçambique em Transição. Um Estudo da História do Desenvolvimento durante o Período 1974-1992. Meus caros, leiam estes livros sobre a historia de Mocambique no periodo pos independencia, ai sim poderao saber que relacionar Matsangaissa com a Democracia eh um erro crasso! Se alguem estiver interessado posso lhe emprestar qualquer um destes livros.
    • Joao Cabrita Jeremias Luis Chauque, como autor da biografia acho-me no direito de lhe pedir que me esclarecesse – e para benefício dos restantes leitores deste espaço – qual, ou quais, das obras por si citadas contêm dados biográficos sobre Matsangaíce que contrariem, desmintam ou rebatam o que eu escrevi.

      Como dispõe de tais obras, e está disposto a emprestá-las, da minha parte solicito apenas que reproduza neste local os trechos de relevância para a questão em mãos.

      Muito obrigado.

Sem comentários: