segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Frelimo irritada com inaugurações “de rajada” de Daviz Simango

Frelimo irritada com inaugurações “de rajada” de Daviz Simango

Diz, o partido no poder, tratar-se de pré campanha do candidato do MDM
O partido no poder, a Frelimo, ao nível da cidade da Beira anda verdadeiramente revoltado e irritadocom as actuais aparições públicas do presidente do município local, Daviz Simango, que se caracterizam por sucessivas e imparáveis inaugurações de empreendimentos públicos naquela que é a segunda cidade mais importante do país. A Frelimo entende que o edil da Beira está numa verdadeira pré campanha eleitoral, alegadamente porque as inaugurações de infra-estruturas públicas actualmente em curso poderiam ter sido feitas há muito tempo.
Entretanto, a edilidade diz que as inaugurações em curso estão inseridas nas comemorações do dia daquela cidade que se assinalam esta terça-feira.
Mais, o MDM diz estranhar a actual preocupação e irritação do partido no poder, na medida que “neste país” é normal que titulares de órgãos públicos inaugurem vários empreendimentos em momento eleitorais, incluindo o próprio Presidente da República.
Continue reading "Frelimo irritada com inaugurações “de rajada” de Daviz Simango" »

A propósito da separação de poderes!

REFLEXÃO de:  Adelino Buque
Se a Renamo submeter a proposta de revisão da Lei Eleitoral com matérias não consensuais no diálogo com o Governo no CICJC e a Assembleia da República, através da bancada maioritária da Frelimo, chumbálas, significa que não há separação de poderes em Moçambique” − Salomão Moyana,in Pontos de Vistada STV.
Aforma acérrima como o comentador do programa Pontos de Vista Salomão Moyana defendia a posição acima enunciada, no dia 11 de Agosto de 2013, sob moderação de Arsénio Henriques, fez-me reflectir muito sobre como, por vezes, as pessoas não conseguem ver o óbvio quando em causa está a defesa de uma determinada posição ou interesse! Não questionando a defesa seja do que for mas, perante coisas óbvias, por vezes vale a pena parar e reflectir. Aliás, o seu par no programa, Tomás Vieira Mário,“fartou-se" de chamar à atenção sobre que o preceito que anuncia em si só não pode configurar separação ou não de poderes, até porque, valendo-se da mesma análise lógica, diferentes poderes podem chegar à mesma conclusão.
Continue reading "A propósito da separação de poderes!" »

“A Renamo tem medo de perder eleições”

Filipe Paúnde ao ataque
  •  Secretário-geral da Frelimo diz que a Renamo quer governar por vias anti-democráticas 
  • Negociações retomam hoje para desbloquear impasse
O secretário-geral da Freli­mo, Filipe Paúnde, disse que a Renamo perdeu a oportunidade de resolver uma das suas preocupações ao não depositar o projecto de revisão da lei eleitoral na Assembleia da República.
Filipe Paúnde fez esta decla­ração durante a visita que efec­tuou, na passada sexta-feira, ao município da Matola, para se in­teirar do grau de preparação das eleições internas, além de fazer o acompanhamento do cumpri­mento das decisões tomadas pelo Presidente da República, Arman­do Guebuza, aquando da última visita àquele ponto do país.
A Renamo condicionou a apre­sentação da proposta de revisão da Lei Eleitoral à assinatura de um acordo com o Governo que garantisse que as suas preocupa­ções seriam viabilizadas pela As­sembleia da República.
O Governo não concordou com a proposta da Renamo, argumen­tando que o Parlamento é inde­pendente do poder executivo.
Continue reading "“A Renamo tem medo de perder eleições” " »

Assassinado gerente da Companhia Industrial da Matola

Morte Macabra em Quelimane
Os criminosos amarraram-no no seu escritório e aplicaram duros golpes de catana sobre a sua face e a parte abdominal. Suspeita-se que os autores do crime sejam indivíduos com os quais a vítima articulava negócios
Simplesmente brutal! É as­sim como se pode caracte­rizar o assassinato do ge­rente do depósito de venda de produtos alimentares da Com­panhia Industrial da Matola, na cidade de Quelimane. Trata-se de um indivíduo identificado apenas por Café, que foi brutal­mente morto na noite da última sexta-feira, no interior do seu gabinete, por pessoas até aqui desconhecidas.
De acordo com testemunhas e colegas da vítima, presume-se que o gerente tenha sido assassi­nado por volta das 19h00 da últi­ma sexta-feira, 16 de Agosto do corrente ano.
Por aquilo que apurámos dos referidos colegas, tudo come­ça quando, no fim da tarde da passada sexta-feira, o gerente entrou em contacto com presu­míveis comerciantes de farinha de trigo e de milho do distrito de Namacurra.
Da conversa mantida, o geren­te e os tais comerciantes ficaram de se encontrar naquele mesmo dia no seu gabinete, para tratar de assuntos de negócio, mais precisamente da compra de pro­dutos comercializados naquele depósito.
Continue reading "Assassinado gerente da Companhia Industrial da Matola" »

Beira Celebra Aniversário Vencendo Desafios

Uma cidade de particular importância e situada num ponto estratégico de Moçambique celebra mais um ano de sua elevação a categoria de cidade.
São 106 desde que ascendeu a actual categoria de cidade.
É um dia especial no seu percurso histórico e para isso muitos factores e elementos jogam seu papel.
Beira demonstra de maneira inequívoca que as dificuldades podem ser vencidas.
Quando muitos não acreditavam que a Beira não possuía futuro ela tem mostrado ao longo destes anos ser uma cidade com futuro e realmente do futuro.
Enumerar realizações caberá aos actores e autoridades municipais e governamentais mas não poderíamos deixar passar este dia sem nos referirmos a processos fundamentais que tem ocorrido.
A acção do homem, a persistência e perseverança em acreditar que uma geografia por vezes desfavorável pode ser vencida e transformada em vantagem tem feito a Beira crescer a olhos vistos. Cidade que atrai gente dos diversos quadrantes, com recursos limitados tem sido capaz de jogar seu papel na economia nacional e regional.
Continue reading "Beira Celebra Aniversário Vencendo Desafios" »

18/08/2013

Um Estranho Precedente ou a Ressureiração de Bingu wa Mutarika

A Renamo, segundo maior partido político moçambicano atravessa uma das suas mais delicadas fases no seu espinhoso processo de transformação de movimento “rebelde” em partido político.
Primeiro pelo difícil “parto democrático”: não consegue seguir as normas, é gerido de uma forma autocrática, não realiza congressos nem obedece aos estatutos; o líder é uma espécie de “Omnipresente” e “Omnipotente” um misto de comandante militar e líder político, socioantropologicamente um autêntico n’Dôta/Fumo/Nyakwawa (líder tradicional) que dispõe no conjunto dos membros e nas propriedades do partido, a sua palavra e opiniões são leis no partido[1]; segundo: pela manifesta insistência em manter um braço armado cuja actuação nos últimos tempos, substitui todas lacunas políticas e económicas da instituição política.
Em termos legislativos (Legislaturas) a evolução política na Renamo obedece aos seguintes números: 1999 – 2000: 112 Deputados (contra 129 da Frelimo e 9 da UD - União Democrática); 2000 – 2005: 117 deputados na coligaçao RUE – Renamo + União Eleitoral (contra 133 da Frelimo); 2005 – 2010: 90 Deputados em face desta redução a UE é “dispensada” e “engolida” pela Renamo (contra 160 da Frelimo); 2009 – 2014: 51 deputados (contra 191 da Frelimo e 8 dos “miúdos”do MDM).
Continue reading "Um Estranho Precedente ou a Ressureiração de Bingu wa Mutarika" »

O RESPEITO PELAS PESSOAS

O que se assegura como compensação às pessoas que se força a deslocarem-se e a reassentarem para que as transnacionais possam explorar os recursos e prosperarem? O que aconteceu em
 Benga, Cateme e Marávia em Tete, o que está a eclodir em Palma e noutras partes onde se removem as populações e se põe termo aos seus habitats normais, aos costumes, às atividades produtivas e de comércio, às relações com parentes e amigos, acesso aos locais onde faziam as suas compras?
Deslocam-se essas pessoas no seu interesse, para prevenir males maiores, porque onde vivem há propensão de secas, inundações, doenças? Ou movimentam-se as pessoas como mercadorias e no mero interesse do chamado investidor? O que lhes dá em troca? Uma casa a dezenas de quilómetros quando nunca pediram uma nova casa? Uma machamba, quando já cultivavam uma? Um local de pasto quando já pastoreavam?
Uma família cultivava, pastoreava, pescava, secava o peixe, fazia tijolo burro??? e havia sempre compradores; a mulher na estrada vendia mapira, milho, feijão, amendoim, peixe, tijolos, carvão. Junto ao rio cultivava a sua horta. Escolas, hospitais estava tudo a dois passos.
Continue reading "O RESPEITO PELAS PESSOAS" »

Governo e Renamo reúnem-se segunda-feira

A DELEGAÇÃO do Governo está disponível para reunir-se com a Renamo na próxima segunda-feira, 19 de Agosto, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo, no prosseguimento do diálogo político, segundo indica um comunicado de imprensa enviado ontem à nossa Redacção. O Governo e a Renamo, o principal partido da oposição, na última ronda voltaram a falhar consensos nas matérias sobre legislação eleitoral que vêm sendo objecto de conversações regulares entre as partes há já cerca de três meses.
NOTÍCIAS – 17.08.2013

Canal de Moçambique - nº 213

CMC_n213_capaLeia aqui
Download Cmc_n213_final

Morte de antigo bispo em Moçambique "deixou um vazio" nos pobres

Milhares de pessoas assistiram esta semana ao funeral do jesuíta Luís Gonzaga Ferreira da Silva, de 90 anos, antigo bispo de Lichinga, norte de Moçambique e, até agora, pároco de Lifidzi, Angónia, Tete, centro do país.
A morte do religioso de origem portuguesa "deixou um vazio" nas gentes daquela região, disse um padre da região, contactado pela Lusa.
Luís Ferreira da Silva morreu vítima de "complicações no coração", dias depois de ser atropelado pela sua própria viatura, na missão católica de Lifidzi, onde continuou o seu "voto de pobreza", após se reformar como bispo de Lichinga, no Niassa.
"Assistia o povo com muita dedicação e sem cansaço. A grande obra de caridade foi ter transformado muitos moçambicanos em doutores, muitos estudaram em suas mãos, além de ter melhorado a saúde de muitos também", descreveu o pároco Ezequiel Pedro Gwembe, que celebrou a missa de sétimo dia, na passada quarta-feira.
Continue reading "Morte de antigo bispo em Moçambique "deixou um vazio" nos pobres" »

Txopela Moçambique(video)

TxopelaUma série da RTP que nos mostra um MOÇAMBIQUE diferente e lindo de morrer.
Veja em:
http://www.rtp.pt/play/p932/e100724/txopela-mocambique

Moçambique pode aprender com os "erros de Angola" na gestão das riquezas naturais - Pepetela

PepetelaOs "erros de Angola" na gestão das suas riquezas naturais podem servir de lição para que Moçambique não seja vítima desses recursos que está a descobrir, defendeu, em Maputo, o escritor angolano Pepetela.
Presente na capital moçambicana para apresentar o livro "Do Tsunami Económico à Solução Utópica", do empresário angolano Rui Santos, Pepetela deu conta à Lusa da atenção que dispensa à situação política e económica de Moçambique.
Para o escritor, os moçambicanos podem inspirar-se no exemplo angolano, replicando as eventuais boas práticas na gestão dos recursos naturais do país, mas, sobretudo, evitando os erros que o seu país cometeu na forma como lida, principalmente, com o petróleo e os diamantes, os maiores ativos da economia angolana.
"Os moçambicanos deviam estudar bem a experiência angolana para não a repetirem, porque há muitos perigos quando se descobrem essas riquezas, é bom que os moçambicanos sejam muito atentos", sugeriu o autor de "Mayombe".
Continue reading "Moçambique pode aprender com os "erros de Angola" na gestão das riquezas naturais - Pepetela" »

17/08/2013

A SÍRIA que já não conhecemos

SiriaConheça a Síria que está a ser destruída. Vai ficar admirado.
Download Presentacion_The_syria_that_you_dont_know

SADC ELEGE STERGOMENA TAX NOVA SG DA ORGANIZAÇÃO

A 33ª Cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) elegeu hoje, seu primeiro dia de trabalhos, a tanzaniana Stergomena Tax para o cargo de Secretária-Geral desta organização regional.
Stergomena Tax substitui o moçambicano Tomaz Salomão, cujo segundo e último mandato termina nos finais de Setembro próximo.
Tax era até ao momento Secretária Permanente do Ministério tanzaniano para a África Oriental e é a primeira mulher que exercerá este importante cargo da SADC.
A sua eleição vem provar, uma vez mais, que os países da região estão mais do que determinados a promover, na prática, a igualdade do género na região.
Ela junta-se a várias outras mulheres que lideram na região diversas organizações de vulto tanto nos seus países como na região em si, onde se destaca Joice Banda que, além de presidente do Malawi, passa a ser presidente em exercício da SADC.
GM/DT
AIM – 17.08.2013

Novas espécies descobertas no Parque Nacional da Gorongosa

Besouro_bombardeiro_gorongosaPelo menos 1.200 espécies, mais de 20 delas novas para a ciência, foram identificadas no primeiro grande levantamento dos animais e plantas existentes no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique.
O cientista Piotr Naskrecki contou à Lusa, por telefone, que os números ainda são provisórios, porque o trabalho de laboratório ainda não está concluído, mas para já os resultados são muito satisfatórios.
"Não podíamos estar mais felizes com o que encontrámos", disse o investigador, sublinhando que entre 900 e mil das espécies até agora identificadas nunca tinham sido registadas no parque, muitas são novas para Moçambique e algumas nunca tinham sido vistas por um cientista, pelo que nem sequer têm nome.
Cerca de 35 espécies de pequenos mamíferos (com menos de um quilo), como roedores ou morcegos; pelo menos 182 espécies de aves, quatro das quais novas para a ciência; e 17 espécies de orquídeas, algo que não é comum encontrar na savana leste-africana, são alguns dos resultados preliminares do levantamento destacados pelo cientista.
Continue reading "Novas espécies descobertas no Parque Nacional da Gorongosa " »

Sem comentários: