quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Angola e Moçambique são os países com mais infecções na CPLP

CanalMoz
6 hours ago.Devido a falhas das mensagens transmitidas
Jovens lideram infecções pelo HIV-Sida (‪#‎canalmoz‬)

Angola e Moçambique são os países com mais infecções na CPLP

Maputo (Canalmoz) – O Conselho Nacional de Combate ao Sida (CNCS) admite que mesmo com vários programas promovidos para a redução do índice de infecção de HIV/Sida no país, os números continuam crescer, sendo que a faixa etária dos 15 aos ...24 anos de idade os mais afectados.
O CNCS reconheceu ontem em Maputo que os padrões das mensagens usadas para consciencializar está a falhar na materialização do objectivo.
“Os jovens e demais camadas sociais do país devem ser de forma insistida sensibilizados a mudarem de comportamento com vista a prevenção do HIV/Sida”, disse o director executivo adjunto do CNCS, Diogo Milagre.
“Condena-se o facto de as pessoas não estarem a mudar o comportamento sexual, principalmente os adolescentes e jovens, cujo mesmo com os diferentes mecanismos accionados para o combate ao vírus do SIDA, continuam envolvidos em muitas relações sem protecção”, sublinhou Diogo Milagre.
Num outro desenvolvimento, Diogo disse que os tabus e outras questões culturais são situações que ainda criam barreiras no processo de redução ao índice do SIDA e que é preciso ultrapassar e olhar mais para a questão da doença com mais seriedade.
“Em etnias moçambicanas ainda prevalecem tabus em relação à prática do sexo, isso retarda o processo de luta no combate ao SIDA. As pessoas devem mudar o comportamento sexual”, referiu Diogo Milagre.

Padrão de mensagens

O programa de descentralização das acções que visam combater o HIV/SIDA continuam a ser cruciais. O CNCS criou uma figura ao nível dos distritos “Ponto Focal”, que visa colocar funcionários públicos ao serviço na matéria do combate à epidemia do SIDA. Para o efeito, conta-se Ministério da Administração Estatal, União europeia e outras organizações.

Sobre IV Congresso do SIDA na CPLP

Moçambique vai acolher na próxima quinta-feira, o IV Congresso do SIDA na CPLP sob o lema “Novos caminhos para resposta a ITS e HIV/SIDA, sustentabilidade rumo ao acesso universal.
Refira-se que ao nível da CPLP, Moçambique e Angola representam os países com maiores índices de infecção de HIV-SIDA. (Arcénia Nhacuahe

Sem comentários: