quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Alemanha e França puxam euro para fora da recessão

Alemanha e França puxam euro para fora da recessão

François Hollande e Angela Merkel
D.R.
14/08/2013 | 09:49 | Dinheiro Vivo A Alemanha e a França, segundo dados divulgados hoje pelos respetivas entidades oficiais de estatística, cresceram 0,7% e o5%, respetivamente, no segundo trimestre de 2013, face aos três primeiros meses do ano.

A economia alemã, a maior da Europa, registou um crescimento de 0,7%, valor superior ao esperado, de acordo com os dados oficiais divulgados. Ao mesmo tempo, a economia francesa saiu da recessão ao registar um crescimento, também acima das expetativas, de 0,5%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística francês (Insee).

Entre abril e junho, os "impulsos positivos tiveram sobretudo origem doméstica", refere o Gabinete Federal de Estatísticas (Destatis) alemão em comunicado, salientando um aumento do consumo interno, do investimento público e do comércio externo. Inicialmente, os analistas previam um crescimento económico de apenas 0,5 %, depois de uma estagnação da economia alemã nos três primeiros meses do ano.

Em relação à economia francesa, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é atribuído à retoma do consumo interno. O ministro da Economia francês, Pierre Moscovici, congratulou-se hoje com estes resultados, considerando que "ampliam os sinais encorajadores de recuperação". Segundo o mesmo, "este valor, superior às previsões disponíveis, confirma a saída da economia francesa da recessão, como já foi sugerido pelos últimos dados da produção industrial, do consumo e do comércio externo, e amplia os sinais encorajadores de recuperação".

Sem comentários: