quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Acidentes de viação matam 1700 pessoas por ano (‪#‎canalmoz‬)

CanalMoz
6 hours ago.Em Moçambique
Acidentes de viação matam 1700 pessoas por ano (‪#‎canalmoz‬)

… e provocam danos materiais avaliados em US 90 milhões

Maputo (Canalmoz) – Por ano, cerca de 1700 pessoas morrem nas estradas moçambicanas vítimas de acidentes de viação. Mas os danos não ficam por aqui: os acidentes de viação são ainda responsáveis por perdas materiais avaliadas em 90 milhões de dólares americanos, no ...mesmo período. Os dados são do Instituto dos Transportes Terrestres, revelados em exclusivo ao Canalmoz pelo porta-voz, da instituição, Vasco Tovela.
Segundo Tovela, os danos vão desde a destruição de postes de transporte de energia eléctrica, semáforos, edifícios públicos e residências, muros de protecção e obviamente as próprias viaturas.
A sinistralidade rodoviária é ainda responsável pela mutilação de um número não especificado de pessoas.
O mais agravante, de acordo com Vasco Tovela, é que se trata de acidentes de viação cuja maioria dos quais são causadas pelas falhas humanas, ou seja, que podiam muito bem ser evitados caso todos os automobilistas e a sociedade em geral cumprissem, na íntegra, com as regras de trânsito.

Governo intensifica medidas de fiscalização

Como forma de conter o elevado índice de acidentes de viação no País, uma equipa mista constituída pelos membros da polícia de trânsito, do Instituto dos Transportes Terrestres e de Administração de Estradas, tem vindo desde última sexta-feira a intensificar as medidas de fiscalização nas principais vias onde normalmente se regista a maioria dos sinistros rodoviários que é o caso da Estrada Nacional Número Um e nos grandes centros urbanos.
Segundo Vascol Tovela, é uma fiscalização que é feita através de meios tecnológicos tais como terminais móveis que são usados para a detecção dos excessos de velocidade e dos automobilistas que não pagam suas multas quando são actuadas pelas autoridades em caso de violação das regras de trânsito. (Raimundo Moiane)

Sem comentários: