segunda-feira, 3 de junho de 2013

Um tiro no próprio pé

Por Amosse Macamo
Anda aí uma carta supostamente escrita por um médico. A carta, denuncia as dificuldades que existem no sistema nacional de saúde. Não quero entrar no debate se o que lá consta é verdade ou mentira mas a ser verdade, esta carta, é um tiro no próprio pé isto porque se a intenção era nos provar seja o que for, acabou provando exactamente o que o Governo tem vindo a dizer: que não tem dinheiro para m...ais do que está a dar e que não pode ser obrigado a dar o que não tem.
Então o médico escriba afinal sabe que estamos envolto em dificuldades? e se não temos o injectável para curar a meningite como ele defende como espera o aumento de cem por cento de salário? Virá de onde? Ou o seu aumento vai permitir a compra de material e medicamentos que diz não existirem? Afinal, são estruturais as faltas e os médicos não são os únicos que se ressentem dessas faltas?
Já agora, porque o escriba não pondera a diminuição das quantidades de medicamentos comprados e que ele mesmo prova que são insuficientes para o incremento do seu salário?
Sabem o quê? Os grevistas não são a primeira classe no mundo, no país, a reivindicarem os seus direitos, nem serão, mas quando se reivindica um direito não se pode pôr em causa os demais direitos e pior quando se trata de um direito supremo como a vida. Essas cartas, não mudarão nada do que se apresenta até agora como postura insensível de desumana de uma classe que quando reivendica não poupa até recém nascidos, que não respeita até os seus mortos, que se balda dos seus doentes, a única forma de procurarem solidariedade pelo menos da minha parte é no mínimo garantirem os serviços mínimos, no mínimo.
Poupem-nos da vossa veia literária, dos médicos queremos cura e não poesia, queremos a garantia de saúde e não textos de literários, poupem-nos e se vão continuar em greve façam-no sem nos pertubarem mais do que estamos.
Cansei-me sabem?

  • Priscila Sumbe Este discurso e inutil!E disto q o povo mocanbicano esta farto,do velho ditado q diz;DXA ANDAR...para os medicos n ha dinheiro so para os bolsos dos governantes.

  • Amosse Macamo entao para si isto pode justificar a insensibilidade e falta total de humanismo dos medicos, e isso?

  • Muzila Wagner Nhatsave e por isso devem morrer pessoas Priscila Sumbe,peço a deus que nenhum familiar teu pobre fique doente por estes dias. vi a dor e desespero de mães a verem seus filhos morrer.

  • Priscila Sumbe Eu tenho lido as tuas publicacoes!e observei ate onde pude q voce e insensivel com a real situacao q o pais enfrenta,O presidente e seus governantes so estao n poder gracas ao povo q neles claro depositou total confianca n e?mas q fique bem claro o seguinte,q todos trabalhamos juntos e merecemos o respeito mutuo d ambas as partes..Os medicos mais do q ninguem trabalham mto mais e merecem mto bem 1salario digno!

  • Muzila Wagner Nhatsave ninguem discorda disso minha cara.o que não esta correcto é a forma usada para fazer valer os seus argumentos.

  • Amosse Macamo nao haja duvidas Priscila, que os medicos merecem mais merecem, assim como merece o Policia. mas acha humano a minha amiga, que os medicos abandonem criancas nos bercarios? convido-lhe a fechar os olhos por alguns segundos e imaginar o que lhe estou a dizer. sabe que cuidados uma crianca deve ter no bercario e sabe porque ela vai para la? vamos separar as causas para que nao criemos confusao nas analises, e importante.

  • Priscila Sumbe N sou a unica!O pascoal mucunbi em entrevista pela STV tbm ds q os medicos se chegaram nesse limite e pq ja estao fartos d serem mal tratados(ignorados)..

  • Amosse Macamo ta certo Priscila. respeito a sua posicao, mas se acha que tenho sido insensivel com as condicoes de vida dos mocambicanos, digo-lhe desde ja que os medicos tem se revelado os mais insensiveis e e esta insensibilidade que me preocupa, que nao me faz ver o resto.

  • Taisse Sigaúque Eu só peço e espero cabeça fria, capacidade de abstração e muito discernimento.

    Vêr uma mãe dar a luz sozinha e acabar deixando cair o bebé recém nascido ainda ligado a mãe pelo cordão umbilical transformar-se num ser iberte e de cor AZULADA fez de mi
    m outra pessoa.

    Todos temis direito a reivendicar is nossos direitos mas, por favor, não tirem o sorriso que mães podem exibir depois de 9 meses de gestação.
    Por favor, não neguemos a VIDA a estes pequenos indefesos.

  • Muzila Wagner Nhatsave saiam do conforto das vossas casas e vejam o que esta acontecer, opinar usando o computador é facil, muito fácil.

  • Priscila Sumbe Eu sou d opiniao q em nenhun canto(lugar)do mundo deve-se admitir q os medicos facam greve pq eles estao 24horas com os doentes,nisto pq n se pode em nenhum momento dxa-los isolados n e?mas infelizmente neste pais esta a acontecer iso pq o governo abusa do poder e humilha o povo..infelizmente a sensibilidade dos outros e proveito pr mtos..

  • Amosse Macamo nao se admitir que os medicos entrem em greve eh coarctar os seus direitos e nenhum Estado democratico deve permitir que tal aconteca. nao deve eh nunca permitir se que em nenhuma parte do mundo eles adiram a greve e se esquecam dos servicos minimos, nunca! talvez na sua logica isto faca muito sentido Priscila, mas na realidade nao pode e nem deve.

  • Taisse Sigaúque *ser inerte


  •  
     
    • Priscila Sumbe Tbm tu podes mto bem ser solidario AMOSSE,vai ao hospital ajudar os q la estao..faca como os outros jovens q estao em solidariedade com esta triste situacao!
    • Akuna Xakusasseka Chiconela CRIAMOS MÉDICOS OU ASSASSINOS?
      E la se vai o 12 dia após a eclosão da greve dos médicos.
      Não quero ser moralista mas isto é o cúmulo.
      Estudaram, comeram, dormiram a custa do orçamento do Estado, chorudas somas de dinheiro (bolsas de estudo, lar gratuito, água e luz paga com o sacrifício do Povo, ) e hoje com os canudos na mão viram as costas para o Povo?
      (continua)
      .
    • Dalepa Stanley Luis Dalepa Eh preciso termos muita atencao nas informacoes que a STV passa..e confrontar com outras fontes...estah mesma emissora passa a informacao k acha adequada ao seu alvo (Sensacionalistas e agitadores sociais)..na semana passada fizeram isso com o Presidente Chissano. mostrando apenas uma parte do estrato da entrevista..mais felizmente havia outros orgaos de informacao que passaram a reportagem completa..ou seja reconhecia a legitimidade da greve mais nao se pode dar oque nao se tem.. na minha opiniao os medicos devem enquanto estiverem em greve garantir os servicos mínimos.
    • Edgar Monjane As 13h d hj minha sobrinha foi abandoned porque teve ataque d epilepsy dentro de chapa nao lhe deixaram n hospital proximo garanto que esta mentalidade é igual a aquela dos q apoiam a greve ate estes limites
    • Akuna Xakusasseka Chiconela Estamos entregues, mas em todo caso, obrigado senhores médicos pelas vidas que vamos continuar a perder por conta da vossa GULA
    • Dalepa Stanley Luis Dalepa Infelizmente ha gente que defendia com unhas e dentes estah greve dos medicos cmo se fosse feitos de ferro...mais pouco a pouco ja vao caindo na real...que nao devemos apoiar algo que nem se quer estava esgotado nas mesas de negociacoes...ate ja ouvi alguns a dzr porke os Funcionarios da AT ganham bem e os medicos nao..mais esquecem que estes mesmos funcionarios da AT eh que fazem receitas pra que os tdos profissionais tenham o seu salario.....a gestao do Estado nao se faz pela emocoes mais sim pela racionalidade...parece que ha um canal Televisivo em Moz que eh a escola ou Universidade que forma os analistas politicos de agitacao social..sigla (APAS) contrario da PAZ.
    • Priscila Sumbe Eu lamento profundamente pela real situacao q esta a acontecer!e 1tristeza mexmo,AKUNA eu sei q o momento e delicado pr todos mas eu gostava so q me respondeses 1questao; A GULA n q te referes e o salario minimo d 2800?ate a enfermeiros q ja vao pr reforma com mexmo salario.
    • José de Matos Estas tricas e estes argumentos nao ajudam absolutamente nada, ja na terceira semana deviamos ter avançado com algo mais substancial! Ha dois factos incontornaveis, os medicos erraram ao nao providenciar serviços minimos e o Governo tem errado por nao ter enveredado por negociaçoes serias. Como vamos sair deste impasse, essa a questao, o resto é apenas conversa que nao nos leva a nada nenhum!
    • Akuna Xakusasseka Chiconela Leva-nos sim a algum sítio, a trazer a tona que com estes médicos sinceramente não se pode confiar. Agora já reconhecem que devia garantir serviços mínímos? Espero que amanhã reconheçam que nem deviam fazer greve para se fazerem ouvir. EU tinha orgulho destes senhores mas sinceramente atirar a toalha, virar as costas ao Povo. Isso se chama falta de dignidade. Trairam até o próprio juramento que fizeram no dia que foram confirmados médicos para salvar vidas.
    • Taisse Sigaúque Priscila Sumbe acreditas mesmo que um ENFERMEIRO tem de salário 2800 MZN??
      Um enfermeiro com 35 anos de serviço?
      Mesmo?
    • Priscila Sumbe JOSE DE MATOS e nisto q eu tenho dito desde o meu 1comentario,dxar a dita frase do DXA ANDAR e procura-mos resolver d 1vez por todas!..obrigada pela tua boa observação.
    • José de Matos Akuna, é isso mesmo, esses argumentos nao nos vao levar a sitio nenhum, demonizar os medicos nao resolve o problema, essa historia ja foi repetida vai para 3 semanas, sem resultados praticos.
    • Dalepa Stanley Luis Dalepa Bom Akuna eu por acaso vi esta reportagem da enfermeira que disse que ganhava 2800 Mt na celebre reuniao que mais uma vez aquela Televisao mais uma vez abusando da boa fe dos moz dizia que centenas de medicos reuniram... na sala de gungu pra debater o seu assunto...ate outros profissionais de saude tbm ja eram medicos neste dia num pais que ainda n tm tantas centenas assim de medicos.....mais se esta situacao de 2800 eh real pode ser algo isolado....com todo respite tenho as minhas duvidas..pra ser um infermeiro existe uma formacao..que se a memoraria nao me falha e 10classe mais dois anos no instituto de saude...que quer dizer caso obtenham a sua formacao e seja enquadrados no Estado sao tecnicos medios...vamos la ser racional e nao pensar com curacao nos assuntos de Estado..deixamos isto pra aquela televisao...Com tdo Respeito dona Priscina..quanto eh que um salario minimo no estado pra um estafeta..? nao venha aqui com falacias...e senacionalismo barrato..tecnico medio de saude 2800? ainda mais com experiencia de 30 anos...se faz favor.
    • Amosse Macamo José,os medicos agem deliberadamente e com a lição bem estudada. Não é possível que quando todo o mundo esteja a apelar para a prestação de serviços mínimos cometam um erro gravíssimo como o de abandonar criancas no berçário. Jesus!
    • José de Matos Amose, Amosse, Amosse, tu sabes melhor do que eu que temos de avançar, estamos na terceira semana, seria facil para todos procurar culpados, nao vamos revisitar todo o processo, nao ha inocentes aqui, mano!
    • Priscila Sumbe DALEPA STANLEY se tu n tens argumentos entao n des comentarios desagradaveis..toma as tuas falacias e engole sozinha!
    • Amosse Macamo Temos que avançar sim mano Zé, temos!
    • Dalepa Stanley Luis Dalepa Pos eh entao vamos debater ideias e solucoes e trazer dados e evidencias pra a nossa opiniao puder ser valida nao basermos na opiniao publicada e dezer que eh opiniao publica e por conseguinte a verdade absoluta...antiguidade em qualquer parte do mundo eh um posto..o salario minimo no Estado estah acima de 3 mil meticais..deixamos as emocoes do lado e vamos a reacionalidade Dona Prescila.que pra mim passa pelos medicos voltarem aos seus postos enquanto abrem a frente de dialogo com o Governo sem barrulho da Emprensa sensacionalista...ai todo povo vai esta com eles..e o dialogo vai fluir pra um bom porto.muitos que antes apoiavam hje ja comecaram a mudar de ideia..tenho a certeza que ate daqui ha alguns dias os medicos vao passer de herois par vilões.
    • Sónia M. Tricamegy Isso tudo são palavriados .....lembro me mto de um armazém cheios de medicamentos fora do Prazo......será k faltaram doentes ? prk na farmacia estatal nunca há medicamentos..........simplesmente prk são desviados as farmácias privadas para encher o bolso de alguém......noticiam sempre donativos incluindo medicamentos.........parem de por a culpas as medicos .....na pele deles fariam o mesmo.....nós o povo deixemos de ser cobardes e vamos reagir ....kem sente somos nos.....o dinheiro dos nossos impostos vai onde!? digam k preciso saber.
    • Amosse Macamo "nós do povo" refere se a quem Sónia?
    • Priscila Sumbe SIM SONIA estas certa tbm!e preciso respeitar opiniao d todos e n sermos MACHISTAS..O povo esta farto d Debates sem solucoes(Dexa ANDAR)os medicos cuidam de nos,e eles tbm merecem respeito!n vamos atirar culpa neles pq asim como nos q temos mtas contas pr pagar(despezas)eles tbm tem n e!
    • Dalepa Stanley Luis Dalepa Eh muito triste usar o nome do Povo enquanto nao se tem real dimensao oque isto significa...sabem quantas maes nao puderam vacinar os seus filhos nos distritos..pra prevenir contra as doencas oportunistas que afligem criancas nos interval-los de 0-5 anos porcausa da GREVE?..sabem quantas criancas deixaram de fazer o seu controlo medico quer do peso..ou pra saber o nivel de cancer..que ainda persistem nos seus organismos..so pork os servicos minimos la nao foram garantidos?..quem ja andou por este pais e conhece o moz real sabe oke estou a dizer...emocoes nas questoes de Estado eh romance...os medicos devem volatar aos seus postos de trabalho e abrir uma frente de dialogo com governo..com questoes realisticas...pra amanha pelo menos dizer que tentaram....nao eh governo anuncia salaries e logo aseguir eh greve sem contra propostas...por isso ratifico ao Akuna....isso so pode ser GULA.
    • José de Matos Dalepa, soluçoes concretas? Bate-papo de lamurias e acusaçoes ja nao chega!
    • Lina Da Silva Soluções:1o- pesquisemos quanto recebem os Deputados,que volta e meia paralisam as sessões e tocam apitos;2o-quantos carros de LUXO, são anualmente importados com insenção de direitos alfandegários,obviamente por serem do Governo,lembremos no entanto quanto custa a desalfandigação duma viatura e sua matricula sendo de luxo... Em quantidade...;3o- quanto recebem os Acessores,os Ministros,vices.... Todos eles gozando de subcídeos,alimentação, combustível,a propria saúde,transporte,bônus,colocação de seus filhos nas melhores escolas do país e fora;4o-O gás,a energia,o carvão,RECENTEMENTE o petróleo,544 milhões na compra de material eleitoral, (com tanto quadros anualmente formados,não me convence que sejamos tão incapazes de explorar sem a comparticipação alheia)... Por estes e outros motivos posso dizer que falta bom senso por parte do Governo em aumentar o salário daqueles que na terra,substituem DEUS. E não só.... Se diariamente pago 50 mtn de portagem eu não sou analista mas de gestão percebo e devo dizer falta vontade mesmo !
    • Lina Da Silva Aquando da formatura,da tomada de posse,jura-se cumprir fielmente..... Come on se até a vida de Jesus valeu 30 moedas de prata.... Quem são os médicos pra trabalharem de borla?!

Sem comentários: