terça-feira, 18 de junho de 2013

Supostos guerrilheiros da Renamo assaltam paiol e matam militares

Supostos guerrilheiros da Renamo assaltam paiol e matam militares







Tensão alta em Sofala.
Os sete elementos das FADM foram mortos quando guarneciam um paiol no distrito de Dondo, em Sofala. O último perdeu a vida no hospital depois de ter falado à imprensa.
Sete membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) morreram, dois contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, e um outro é dado como desaparecido, num ataque levado a cabo por, supostamente, ex-guerrilheiros da Renamo, na madrugada de ontem,  a paiol localizado no posto administrativo de Savane, distrito de Dondo, em Sofala.
Os corpos dos mortos e feridos deram entrada por volta das 13h00 de ontem no Hospital Central da Beira. No referido ataque, os supostos ex-guerrilheiros da Renamo levaram consigo armas e munições em quantidades ainda não especificada e desapareceram sem deixar rastos, segundo contou a este jornal Carlos Luís, um dos elementos da FADM que havia sobrevivido ao ataque, mas acabou perdendo a vida no hospital.
“Eram cerca de 04:00 de madrugada. Apanharam-nos de surpresa. Não sei ao certo quantos eram, mas não chegavam 10 homens. Traziam fardamento igual ao dos homens armados da Renamo. O factor surpresa contou bastante para nos dominarem por algum tempo. Eles abateram mortalmente quatro dos meus colegas e feriram outros três. Eu sou um dos feridos”, disse na altura Carlos Luís. O mesmo elemento da FADM contou ainda que, depois do ataque surpresa, os ex-guerrilheiros da Renamo, já no interior do paiol, que era guarnecido por 30 elementos da FADM, se apoderaram de armas e munições.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Importa corrigir algumas imprecisões que abundam a nossa imprensa
1. O exacto local onde aconteceu o assalto chama-se MILHA 20 e não MILHA 8 (como mencionei anteriormente ou MUANZA como indicam outras fontes). É lá onde se localiza o paio d...as FADM l assaltado
2. MILHA 20 dista há 7/8 km da sede do Posto Administrativo de SAVANE
3. SAVANE é um dos postos administrativos do distrito do Dondo, província de Sofala
4. Ninguém até agora reivindicou o assalto.
See more
See translation

Do gabinete de crise! From the Situation room! Do gabinete de crise! From the Situation room!
__________________________________________________________
Na madrugada de hoje, homens armados assaltaram o paiol localizado entre Dondo e Savane, vulgarmente conhecido por MILHA 8.
Na operação , levaram armamento em número ainda por quantificar.
Fala-se da morte de 5 guardas (desconhece-se se são da FIR..., FADM ou PRM) resultantes do “assalto” protagonizado pelos homens armados.
Desde esta manhã, não há passagem da Beira/Dondo a Caia por via SAVENE. Nem carros passam.
Numa conversa telefónica com pessoas no terreno, confirmaram-nos que o ambiente é tenso.
De recordar que semana passada, o chefe do estado maior general das FADM, sofreu um assalto onde perdeu três pistolas e laptop.
Na sexta-feira, um conjunto de aproximadamente 25 carros militares foram vistos saindo do porto de Maputo, subindo pela Av 24 de Julho em direcção a Julius Nyerere, onde por sinal inicia a Avenida.
See more

Like · ·

Sem comentários: