sexta-feira, 7 de junho de 2013

Reino Unido indemniza vítimas de tortura da época colonial

NUNCA É TARDE, NADA MAL SE PORTUGAL SEGUISSE O EXEMPLO

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=407026


  • Ariel Sonto Seria bom, mas por enquanto só pode ser em forma de dívida porque está em crise.

  • Carlos Graca heheheheheeheheheh, e agora que os tugas vao ver a cor do seu rabito, tao futitos, se ja nao teem para els como vao sair desta???, ou sera que e mais uma manobra maquiavelicamente bem orquestrada dos paises ricos europeus para continuarem a lixar os mais pobretanas??, pois a moda vai pegar e os tugas terao que ir pedir mais mola para as suas indemnizacoes as suas 5 ex-colonias.., a Italia tambem, a alemanha tambem, a belgica a franca heheheeheheheheheeheheh.

  • José de Matos Na verdade seria um gesto bonito indemnizar as vitimas das torturas do tempo colonial mas duvido que o façam porque nao indemnizaram internamente as vitimas da tortura do tempo da ditadura. Ja agora, tambem podemos questionar se os Governos das ex-colonias alguma vez irao indemnizar as vitimas da tortura, por exemplo, do tempo do marxismo e do monopartidarismo.

  • Antonio Viandro estes bandidos de europeus imperialistas, sao maldosos em todos os sentidos. quando Kadafi pediu que todas colonias fossem indemnizadas, eles o assassinaram em nome da NATO. agora aparecem como que reconhecessem os seus crimes.
    1-financiam guerras em africa para poderem vender armas ( caso de Mocambique, angola, Libya, ruanda, etc) = quem pagara por isso?
    2- perseguem os dirigentes determinados para a melhoria da vida dos africanos ( PATRICE LUMUMBA, SAMORA, KWAME NKRUMAH, KADAFI, KABILA SENIR, etc) com justificacoes manipuladas, quem pagara por isso?
    3 - ao trazerem a tal ajuda com que o governo se engana, impoe-nos condicoes que nunca nos levarao a independencia ( politica e economica) em relaccao aos seus paises. quem pagara por isso?
    continuam a colonizar ate hoje como exeplo de paises colonizados tenho: Ilhas Malvinas. quem pagara por isso?
    EU ACHO QUE ELES DESCOBRIRAM ALGO MUITO IMPORTANTE PARA O SEU PAIS, QUE ESTEJA EM QUENIA. E POR ISSO QUE SE VESTEM DE OVELHAS...MAS PARA UM ATENTO SABE BEM QUE SAO LOBOS.

  • Carla Reis Nunca generalizem e misturem povos com governos. Não esqueçam que o povo português, logo no 25 de Abril, exigiu "nEM MAIS UM SOLDADO PARA ANGOLA", o que queria dizer "Fim à guerra colonial". As pessoas prestam os governantes é que não. E isto aplica-se às outras nacionalidades, de certeza que a maioria gostaria que as pessoas fossem indemnizadas, os políticos é que não prestam.

  • José de Matos Exactamente, nada de confusao ou mistura, nao se pode generalizar e a postagem nao é sobre colonialismo e imperialismo mas sim vitimas de tortura da epoca colonial.

  • Antonio Viandro hooo José de Matos, a questao que pessoalmente critico severamente e de que
    1- as tais vitimas n estao so em Quenia,
    2 - a inglaterra ate hoje tem no minimo 5 colonias,
    3 - sobre isso Kadafi ja tinha bem falado, e preferiram apaga-lo.

    PORQUE ENTAO APARECEM ARMADOS EM OVELHAS? so um burrrrro pode se em ganar com esta camara de MAFIA BEM ORGANIZADA.

  • Antonio A. S. Kawaria Bem esclarecido Carla Reis. Para mim todo o governo que comete barbaridade tem que ser julgado e condenado e obrigado a indemnizar. No caso de Mocambique, temos os governos do regime fascista colonial e os do pós-independência que queimou pessoas vivas em M´telela, Montepuez, Mogincual, entre outros lugares e accões.

  • José de Matos Antonio Viandro, isso tem a ver com a questao das vitimas da tortura? Nao faço a minima ideia porque so mencionam o Quenia!

  • Carla Reis José de Matos, sempre acutilante. Boa!...

  • Antonio Viandro tente me perceber, se estou errado me diga José de Matos, ao nos referirmos de vitimas de tortura na guerra colonial, temos que tambem falar de toda forma de violacao de direitos humanos que "colonialismo" perpetrou. pois quem morreu no trabalho forcado pelo colonialismo, e igual a aquele que morreu a tentar combater o colonizador.
    para rubstecer a razao da minha indignacao acrescento: a tal esploracao "colonial" que todos sabemos que e um crime contra a humanidade continua em mais de 5 paises.

    QUESTAO QUE ME APARECE: PORQUE ENTAO FAZEREM ESTA FIGURA DE SANTINHOS, E SO EM QUENIA?

  • José de Matos Nao posso responder por eles, so sei que toda a tortura deve ser condenada, seja do colonialismo, fascismo , marxismo, etc., antes e depois da Independencia!

  • Antonio Viandro José de Matos, entao concordas comigo paaah

  • Antonio A. S. Kawaria Antonio Viandro, eu concordo contigo quanto à indignação que seja apenas Quénia. Eu também desconfio que o governo britânico esteja a investir em algo que julga trazer retorno às indemnizações.

  • João Calado Antunes Os Ingleses vão dar umas migalhas para irem buscas a riqueza ninguem da nada a ninguem.

  • Valerio Langa Here we dont offer free lunch!!

  • Gaby Lomengo Não é a indeminização que vai sarrar as feridas sofridas durante o tempo colonial. Mas o que se quer é ampliar as oportunidades dos moçambicanos, as mais importantes delas são uma vida prolongada e saudável, acesso à educação e ao disfrute de um nível de vida decente. Outras oportunidades incluem a liberdade política, a garantia dos direitos humanos e o respeito próprio. E isso, não é o Ex colonizador que vai nos dar.
    Por isso, Mia Coute tem razão em dizer que estamos sendo vítimas de um longo processo de desresponsabilização. Esta lavagem de mãos tem sido estimulada por algumas elites africanas que querem permanecer na impunidade. Os culpados estão à partida encontrados: são os outros, os da outra raça, os da outra geografia. Somos peritos na criação do discurso desculpabilizante.

  • Eliseu Alberto Patife Finalmente vou concordar com EUSEBIO GWEMBE,parabens

  • Muzila Wagner Nhatsave Gaby mesmo concordando com o teu ponto de vista. achas que não é justo que se indeminize gente que sofreu de facto?não consideras crime esses actos?ou devemos ilibar os seus actores por causa da conjuntura em que essas torturas aconteceram?

  • José de Matos Eu ca por mim, todas as vitimas de tortura devem ser indemnizadas, independentemente do context, mas concord 100% com o Gaby Lomengo e o Mia Couto

  • Don Flores Portugal? Com q dinheiro? Hehe ...

  • José de Matos Se em Portugal nem sequer indemnizaram as vitimas da ditadura fascista...

  • Muzila Wagner Nhatsave que são mais importantes que os moçambicanos né?

  • José de Matos Nao, mas se nao indemnizam os nacionais achas mesmo que iam indemnizar mais alguem? Mas Muzila Wagner Nhatsave, eu ja afirmei que sou a favour das indemnizaçoes para todas as vitimas de tortura, mas para todas mesmo, independentemente do contexto.

  • Muzila Wagner Nhatsave não gostei da sua comparação anterior, em que destrinça vitimas.

  • Gaby Lomengo Caro Muzila Wagner Nhatsave, a dignidade humana como dizia Kant não tem preço. não é pagar que vou recuperar ou ganhar essa dignidade. a nossa dignidade não se resume em valor monetária. isso para dizer que a colonização cometeu muitos atrocidades incalculáveis e isso tem repercussões nas nossas vidas. mas o que interessa não é andar atrás de indemnização. é uma forma de nos distrair dos assuntos de interesses continentais de resolver problemas de fome, desemprego, saude, greve, guerras e conflitos internos. penso assim mano.

  • Muzila Wagner Nhatsave concordo realmente o dinheiro não substitui a dor e nem apaga o que aconteceu. talvez valesse a pena um pedido formal de desculpas pelo colonialismo e as suas atrocidades. ajudaria na reconciliação.

  • José de Matos Entendeste muito mal, Muzila Wagner Nhatsave, eu reitirei que todos sao vitimas, independentemente do contexto!

  • Antonio Viandro por mim caros amigos, que eles parassem com toda forma de esploracao imperialia que eles ainda continuam a cometer...porque Dinheiro ou desculpas, podem ser uma estrategias para novas formas de colonizacao que eles descobriram. E QUE INGLATERRA TEM COLONIAS ATE HOJE MEUS IRMAOS. E POR OUTRA, SE ELES PARASSEM DE NOS DESISTABILIZAR, DE MATAR NOSSOS BONS LIDERES, E DE TANTOS OUTROS MALES IMPERIALISTAS, JA TERIAMOS DESENVOLVIDO....A LIBYA QUE ERA O UNICO PAIS MAIS FORTE, INDEPENDENTE E ECONOMICAMENTE SUPER PRODUTOR DO MUNDO, estava livre deles. pois Kadafi exigia justica...e agora, ja destruiram a libya, e instalaram um governo corrupto, endividado e que depende deles a 100%.

  • Aziza Throne axo que essa coisa das indeminizaçoes algo cntroverso. Nós os africanos temos o hábito de culpar o colonialism e o passado por isso akilo e akelotro. E fexamos o olhos tanto ao passado como ao presente. O presente sao as tais democracias impostas e as elites predadoras no poder que sem escrúpulos nenhum leva milhoes de milhares de crianças africanas á morte por desnutriçao, fome e malaria. Quem deve pagar as indeminizaçoes da escravtura por ex. Os europeus nao vieram p áfrica e levaram escravios. Era um negócio entre as aristocracias locais e os coerciantes europeus. Os árabes introduziram o negócio e os europeus e africanos aperfeiçoaram. por aí adiante.

  • Aziza Throne que todos paguem se tiver q haver justiça.

  • Chissano Júnior e os portugueses, quando é que o farão ?

  • Luis Ah-Hoy Jr. Já estou a ver o filme. Aalguns abutres ligados à elite politica arranjariam maneira de desviar 75% da indemnização, e dps criar-se-ia um Ministério das Vítimas da Tortura Colonial, que simplesmente iria servir de fachada e para sobrecarregar ainda mais as contas do Estado.

  • Nuria Waddington Negrao



    Eu acho que o mais importante nesta noticia não são as indemnizações mas sim o facto de que o Governo Britanico admitiu ter cometido crimes contra cidadãos do Quénia. Eu concordo com o Muzila, enquanto não houver um pedido formal de desculpas pelo processo colonial e imperialista dos estados europeus aos estados africanos a reconcialiação vai ser problemática.

    Enquanto as pessoas acharem que podem se esconder atrás de "nós não queríamos, o nosso governo é que era mau" e tentarem nos convencer que o 25 de Abril foi por causa de nós e não por causa deles, dos interesses deles, nós não vamos nos ver olho a olho.

    Porque a verdade é que não era só o governo que achava que o colonialismo estava bem. Este documentário feito pela RTP mostra isso mesmo: http://www.youtube.com/watch?v=2ZKylJoqq0U

    Porque a 25 de Abril as pessoas não disseram "nem mais um soldado para Angola" porque achavam que as colónias mereciam independencia mas principalmente porque não queriam perder os SEUS filhos, irmãos, noivos, etc...

    Então sinceramente, Portugal pode não ter condições de dar dinheiro a todas as vitimas do seu governo. Mas tem condições de vir a público admitir os crimes contra a humanidade que cometeu e pedir desculpas.

    Nota: eu pauto-me sempre pelo principio que nós temos de nos comparar aos melhores, se o PM da Austrália foi capaz de pedir desculpas aos Aborigenes então ele é o exemplo a seguir (http://www.dfat.gov.au/indigenous/apology-to-stolen-generations/national_apology.html e este ano outra vez http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-21872919)



  • Luis Ah-Hoy Jr. Concordo plenamente cm a Núria.

  • Carla Reis Pois eu orgulho-me muito de ter sido uma Moçambicana de origem portuguesa que sempre lutou contra a ditadura e o colonialismo, ANTES do 25 de Abril. E foram pessoas como eu que fizearma revolução mais linda do mundo. Não foi por interesses mesquinhos, nem para nºao perder os seus filhos, foi mesmo porque éramos idealistas, justos, sonhadores e puros. Na altura, a maioria estava, de facto, contra o colonialismo. A melhor prova é a péssima relação que ainda hoje subsiste com os retornados. Tenho sempre de explicar que não sou retornada, que lutei para que todos fossem mais felizes e livres. E não me comparo com ninguém, não preciso, o meu nome figura lá, na história dos que estavam dispostos a dar a vida por um mundo melhor. Quem viveu e lutou na clandestinidade para que hoje todos possam exprimir-se e até dizer mal de nós sabe o que digo.

  • Nuria Waddington Negrao Carla Reis não duvido que a senhora em particular tenha sido contra a ditadura e contra o colonialismo. Algumas pessoas realmente eram contra o colonialismo, mas nem todas e pelo que já vi da história (sempre em documentários da RTP, que não podem ser conotados como propaganda dos governos pós independência) nem sequer a maioria. Muitos eram contra era a guerra, isso sim, mas colonialismo e a guerra colonial são coisas diferentes. Aliás o documentário que citei acima mostra claramente o sentimento da maioria dos portugueses em relação aos colonizados.

    Eu volto a lembrar que esta história é recente e que as pessoas que viveram esses tempos ainda estão vivas. E tentarem hoje dizer aos outros moçambicanos (os que não tinham direito ao voto) que aquilo que eles viveram não aconteceu é de uma insensibilidade e violência extrema!

    Mas de qualquer maneira a sua história pessoal não é bem o que se está aqui a discutir. O que estamos a dizer é que indiscutivelmente os vários governos de Portugal desde aproximadamente 1500 cometeram sistemáticamente crimes contra a humanidade em África. O que nós estamos a dizer é que queremos que o governo de Portugal admita que cometeu estes crimes contra os moçambicanos em particular e que peça desculpas.

    O que estamos a dizer é que esse é o primeiro passo, absolutamente necessário, para a reconciliação. Porque a verdade é que as rosas da amizade entre Portugal e Moçambique (e como resultado entre os portugueses e os moçambicanos) têm muitos espinhos.

  • Nuria Waddington Negrao Carla Reis quanto às motivações dos portugueses para fazerem o 25 de Abril, ninguém nunca disse que estas eram mesquinhas. Aliás é política oficial de Moçambique apoiar incondicionalmente o povo português na sua luta pela dignidade e pelo fim da opressão do Estado Novo. Como dizia o Samora "o soldado português também é vitima do sistema".

    Mas da mesma maneira que os funcionários da saúde não podem alegar que estão a lutar pelos direitos de TODOS os trabalhadores do público, os portugueses não podem alegar que o 25 de Abril era uma luta pelos direitos dos "não cidadãos".

    A greve da saúde tem o potencial de melhorar as condições salariais de todos, mas essa não é a luta deles. O 25 de Abril teve como consequência a aceleração do processo que eventualmente levou ao direito a cidadania de milhões de pessoas, mas esse não foi o objetivo do golpe militar.

  • Rui Jorge Faraç http://www.youtube.com/watch?v=8zM_MzkLKPY malta aprendam a história de Africa em vez de dizerem tantas asneiras, e Antonio Viandro deixe de ser burro porque o Kadafhi era um colono arabe o Norte de Africa jamais foi Arabe nem muçulmano o povo do Norte de Africa são os Amazighs , Kabyles os cristãos coptas do Egipto etc etc na Siria os colonos arabes muçulmanos estão a extreminar com povo Assirio cristão que fala ainda a lingua de Jesus http://www.youtube.com/watch?v=8zM_MzkLKPY


    Muslim Arabs hunted, enslaved, tortured and killed ethnic Africans for a millenn...ium. Middle Eastern Muslim Arabs have a history of over 1400 years of human s...See more

  • Rui Jorge Faraç Moçambique jamais existiu como país Moçambique foi um país inventado plos portugueses um changane tem tanto a ver com um maconde como um português tem a ver com un hungaro NADA são povos e etnias diferentes

  • Rui Jorge Faraç Moçambique era un território muiti racial e religioso que foi destruído plos soviéticos plo marxismo e que roubaram os pertences dos povos de todo as as raças que viviam aí eu sou moçambicano tenho origem negra branca indiana etc etc e como a minha familia milhares de pessoas de todas as raças foram roubadas torturadas presas mortas plos regimes impostos plos criminosos dos Soviéticos os russos o povo mais colonialista do Mundo e que ainda tem colonias é bom os tchetchenos rebentarem com eles enquanto eles não derem a indepêndencia , se Portugal vez algum crime em Moçambique foi ter dado o povo Moçambicano aos colonos russos a malditas politicas marxistas Portugal como responsável por Moçambique durante 500 anos jamais devia ter abandonado Moçambique ao TORTURADOR PARTIDO MARXISTA , MAPUTO AINDA TEM NOMES DE RUAS DE POLITICOS DITADORES CRIMINOSOS QUE MATARAM E TORTUTARAM MILHÕES DE PESSOAS, PORTUGAL SÓ DEVIA TER SAÍDO DE MOÇAMBIQUE QUANDO GARANTISSE AOS MOÇAMBICANOS DE TODAS AS RAÇAS E RELIGIÕES PLENA DEMOCRACIA COM PARTIDOS CRIADOS PLO POVO MOÇAMBICANO TENHO DITO EU QUERO É SER INDEMINIZADO PLO QUE O MARXISMO ROUBOU ME

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç claro, quando mais nada funciona usamos as duas últimas desculpas esfarrapadas:
    1) outros governos (ou grupos de pessoas) também cometeram crimes contra os moçambicanos (africanos) por isso os nossos crimes são justificáveis e não padec
    em de um "mea culpa" e muito menos de um pedido de perdão
    2) Moçambique não era um país em 1500, já não existe nenhuma representação legal dos reinados de 1500 então a nossa responsabilidade para com essas pessoas acabou

    O facto de que a escravatura árabe fez mais escravos que a escravatura europeia não significa que os europeus (neste caso específico os portugueses) deixem de ser moralmente responsáveis pela escravatura que eles praticaram.
    O facto de Moçambique não existir como país em 1500 não significa que os descendentes das várias tribos tenham evaporado, eles vivem em número significativo em Moçambique.

    E mais, os crimes que Portugal cometeu contra o povo moçambicano não se restringem apenas à escravatura, muitos foram cometidos após a ocupação efectiva. Destes últimos crimes não há como fugir...

  • Rui Jorge Faraç Agora vocês negros estão na míséria e são pessoas de cor mais clara que é dona de tudo aí em Moçambique , TOU TRISTE COM O RUMO DE MOÇAMBIQUE QUE SE VAI TRANSFORMAR NUMA SOMÁLIA EM VEZ DE SEGUIREM O EXEMPLO DE GRANDES PAÍSES COMO ANGOLA E CABO VERDE

  • Nuria Waddington Negrao Tsc... realmente não há conversa aqui...

    Rui Jorge Faraç Angola um exemplo de grande país? Exemplo que nós devemos seguir? Valha-me a santa paciência!

    Acho que devia se informar um pouco melhor. O maior dono em Moçambique é o PR que de claro não tem nada!

  • Antonio Viandro Rui Jorge Faraç , antes gostaria de te informar que fui formado na Universidade Eduardo Mondlane e no departamento de Ciencia politica e Administracao Publica.
    2 - a minha monografia, foi sobre relaccoes internacionais
    3 - trbalhei durante 4 anos em ON
    Gs como GMD e, em projectos como Afro Barrometro( se e que sabes do que falo)
    4 - acabo de escrever um artigo Cientifico aprovado pela faculdade de CIENCIAS POLITICAS na Servia( em lingua inglesa)
    5 - estou a escrever minha tese de mestrado.

    nao nego que eu seja burro, mas te recomendo a ler de maneira comparativa e critica( n se limite num documentario para fazer analizes), tens que ler no minimo 5 livros de autores com visoes adversativas para teres melhores posicionamentos....ok?

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao fugiou se dos colonos racistas criminos russos não branquei a história

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç não entendi nada deste seu comentário "fugiou se dos colonos racistas criminos russos não branquei a história", peço-lhe que me explique. Doutra maneira não posso responder.

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao FUGIU SE DO MARXISMO POLITICA DA MAIS CRMINOSA DO MUNDO CRIMNOSO E TORTURADORA E NÃO DEVE TER LIDO TUDO O QUE ESCREVI PORTUGAL JAMAIS DEVIA TER ENTREGUE MOÇAMBIQYUE AOS RUSSOS AO MARXISMO DEVIA TER FICADO ATÉ RESTAURAR UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA EM MOÇAMBIQUE EM QUE TODAS AS RAÇAS E RAÇAS MISTURADAS COMO EU SOU TIVESSEMOS OS NOSSOS DIREITOS E DEVERES ASSEGURADOS EM MOÇAMBIQUE , O QUE ME ACONTECEU E ACONTECEU A MILHARES DE MOÇAMBICANOS FOI MAIS GRAVE DO QUE ACONTECEU AO POVO PALESTINIANO

  • Nuria Waddington Negrao Mas está-me a parecer que o Rui Jorge Faraç tem problemas sérios com os árabes e com os russos. Vou já avisando que aqui há pouca tolerância para com atitudes de xenofobia. Então espero justifique muito bem os seus comentários generalizadores contra estes dois grupos. Estamos a falar de 143 milhões de russos (várias etnias) e 383 milhões de árabes.

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç em primeiro lugar peço-lhe encarecidamente que não me grite por gentileza.

    Segundo em Moçambique pós independência todas as raças viveram sempre bem sem nenhum problema. Aliás os nossos governos foram sempre multi-raciais, a nossa lei
    nunca descriminou contra nenhuma raça. Continuo sem entender o seu comentário nesse aspecto.

    Terceiro, Moçambique não é um brinquedo que possa ser entregue a ninguém. Os moçambicanos tiveram sempre a capacidade de se governar a si próprios e não precisaram nunca da ajuda de Portugal ou seja de quem for. Comentários como o seu são extremamente insultuosos para nós, pois a ideia implicita é de que nós somos umas semi-crianças que precisamos da ajuda do papá!

    Quarto, Portugal nunca devia ter governado Moçambique para começar e em 1975 já foram embora tarde!

  • Nuria Waddington Negrao Há muitas coisas que estão mal em Moçambique e há muitos abusos dos nossos governantes. Mas isso não significa que um outro país tenha o direito (ou o dever) de nos vir governar a nós.

    Acima de tudo nós temos o direito de ser independentes para comete
    r os nossos próprios erros e seguir o nosso próprio caminho.

    Apesar de todos os problemas que temos e admito que são muitos, o governo de Moçambique em 40 anos com guerra à mistura fez muito melhor trabalho para os moçambicanos do que o governo de Portugal em 100 a 200 anos de ocupação efectiva!

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao você é muito engraçada fala me de xenofobia eu que sou uma mistura de varias raças e culturas e já agora quer desculpar os crimes que os russos =brancos louros de idioma russo materno e que HOJE ATUALMENTE São O POVO MAIS XENOFOBO ELES E OS UCRANIANOS TAMBÉM BRANCOS LOUROS NOS PAÍSES DELES EM QUE OS PARTIDOS XENOFOBOS NAZISTAS CRESCEM QUE NEM PIOLHOS E OS ARABES ESTÁ ENGANADA NÃO SÃO 383 MILHÕES PAÍSES COMO POR EXEMPLO ARGÉLIA TEM 33 MILHÕES DE HABITANTES EM QUE OS ARABES SÃO OS COLONOS E OS KABYLES COLONIZADOS E SÃO LARGOS MILHÕES QUE AINDA HOJE LUTAM PLA SUA INDEPENDENCIA E A SENHORA PARA SI É TUDO ARABE E OUTRA COISA DIZ QUE É XENOFOBIA FALAR DOS RUSSOS E ARABES MAS PARA SI JÁ NÃO É XENOFOBIA FALAR DOS PORTUGUESES OU INGLESAS GRANDE ESPERTEZA SUA NÉ!!!

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao https://www.facebook.com/groups/1000000amazigh/?fref=ts PAGINA DO POVO AMAZIGH FARTO DE SER COLONIZADO E TORTURADO PLOS ÁRABES NA ARGÉLIA E TODO NORTE DE AFRICA


    • ╚╬╝ ╔╬╗ Je fait partie du groupe 1000 000 AmazigH ***************************...************ ╚╬╝ NOn A L'ARABISME ET A L'ISLAMISME EN MA TAMAZGHA . ╔╬╗
    • 6,698 members

    See more

  • Rui Jorge Faraç TAMAZGHA O NOME VERDADEIRO DE NORTE DE AFRICA AMAZIGHS KABYLES ETC ETC OS NOMES DO POVO NORTE AFRICANO E ALINGUA MATERNA DELES NEM O ALFABETO NÃO É A LINGUA ARABE NEM O ALFABETO ARABE

  • Rui Jorge Faraç OS PORTUGUESES E INGLESES ETC ETC PODEM SOFRER DE XENOFOBIA E OS CRIMES DELES SEREM APONTADOS MAS OS RUSSOS E ARABES NÃO PODEM SOFRER DE XENOFOBIA NEM OS CRIMES DELES SEREM APONTADOS MUITO INTELIGENTE VOCÊ Nuria Waddington Negrao

  • Rui Jorge Faraç olhe eu hoje fui ao futebol ver o jogo entre Portugal e Russia para o apuramento do Mundial do Brasil e vi sim muitos negros indianos portugueses a cantarem o Hino português como vi essas tais etnias com feições asiaticas a cantarem o Hino russo

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç volto a pedir-lhe que não me grite. Não há motivos para tal. Isto é uma conversa onde pessoas adultas e educadas estão a trocar ideias. Eu sugiro-lhe que em vez de aumentar o tom de voz melhore os seus argumentos.

    Eu quero deixar bem c
    laro que há uma diferença entre falar de governos e falar de grupos inteiros de pessoas. O facto de o senhor ser uma mistura de raças e culturas não muda nada. O Hitler era descendente de judeus. Mas eu não lhe acusei de xenofobia, apenas pedi-lhe que justificasse os ataques generalizados que faz contra esses dois grupos. Vejo agora que na verdade os seus ataques são principalmente contra os russos.

    Continuo a não entender onde é que os russos e os árabes entram no assunto de os governos dos antigos impérios coloniais reconhecerem os crimes que cometeram. Se vai continuar a abanar essa bandeira em vez de abordar o assunto em mão vou começar a pensar que o Rui está a desconversar propositadamente.

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç vi agora o seu comentário que me tinha escapado onde diz que "Moçambique era un território muiti racial e religioso que foi destruído plos soviéticos plo marxismo e que roubaram os pertences dos povos de todo as as raças que viviam aí".

    Lembro-lhe que a religião oficial do Estado Novo era a católica. Lembro-lhe também que a única maneira de um negro poder ter acesso a cidadania (BI) durante a ocupação efectiva era se renunciasse completamente às suas tradições e culturas e assumisse por completo as tradições e culturas portuguesas. A mim este não me parece um regime multi-cultural ou muti-religioso.

    Por outro lado, uma vez independente Moçambique tornou-se (e ainda é até hoje) num estado laico onde todas as religiões gozam da mesmos direitos e regulamentações. Assim devo dizer que Moçambique independente parece-me um país mais multi-religioso que Moçambique sob governação de Portugal.

    Volto a dizer que não entendo o seu comentário referente às raças em Moçambique. Como já havia dito antes, nós sempre tivemos governos multi-raciais e não há uma lei nossa que descrimine com base na cor da pele.

    Moçambique nunca foi colonizado pela Rússia. Não entendo nenhum dos seus comentários referentes a este assunto. Até parece que estamos a falar de países diferentes!

    Mais uma vez volto a dizer que Moçambique e os moçambicanos não são propriedade de ninguém para serem dados a outro alguém! Esta mentalidade proprietária está na base de muitos dos desentendimentos entre moçambicanos e portugueses.

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç onde é que há nos meus comentários xenofobia contra os portugueses ou os ingleses?

    Qual é o ponto que quer que eu entenda com este comentário: "olhe eu hoje fui ao futebol ver o jogo entre Portugal e Russia para o apuramento do Mundial
    do Brasil e vi sim muitos negros indianos portugueses a cantarem o Hino português como vi essas tais etnias com feições asiaticas a cantarem o Hino russo"

    Aliás o que é que a Rússia e os russos têm a ver com o facto de que o governo português cometeu crimes contra os moçambicanos e deve assumir esses crimes e pedir desculpas pelos mesmos?

    Mesma pergunta em relação aos povos do norte de África. O que é que isso tem a ver com o assunto em mão?

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao você toda plo que vejo de si eu numa unha cortada do meu pé sou mais moçambicano que você toda nem que se você se colona se em 1 milhão de Nurias seria tão moçambicana como eu numa simples minha unha esta´é a primeira , sim pode falar em Hitler que eu odeio mas os Russos o Marxismo não ficou atrás de Hitler e o Nazismo que eu saiba ele fez 6 milhões de mortos os Russos e o Marxismo fizeram 200 milhões de mortos na Extinta União Soviética Graças a Deus que fez tão mal horrores com os seus gulags purgas etc etc EM TODO PLANETA TERRA se extinguiu embora continue a colonizar povos e países como os Tchechenos e Tchéchenia e sim Portugal cometeu o crime de largar Moçambique nas mãos da União Soviética e marxismo ao cont´rio do que você mente houve gulags em Moçambique os ditos campos de Reeducação pratica maldita Russa Soviética Marxista em que muitos meus irmãos negros morreram e foram SUPER torturados plos russos =marxismo e é mentira que depois dos Russos=marxismo entrarem em Moçambique houve entendimendo racial não houve , ou houve porque nenhuma raça atentou contra a outra mas mulatos que foram os primeiros a fugir brancos indianos tanto muçulmanos como hindus , goeses , ismaelitas etc etc fugiram todos para Portugal não por causa dos negros mas por causa dos russos=marxismo e os negros não fugiram também porque o Marxismo não deixou eles fugirem senão os negros também teriam fugido para Portugal, tal e qual os Cambojanos fugiam do Marxismo no Camboja ou os Cubanos fugiam do Marxismo , os os alemães do leste fugiam do Marxismo abreda sua BIFA você temmais are de BIFA do que moçambicana e se não for BIFA até pode ser dessas russas bulgaras hungaras COLONAS MARXISTAS que ficaram por Moçambique , Olhe sabe o que eu tenho tatuado no meu braço nunca mais sai da minha pele o MAPA DE AFRICA e a frase SOU MOÇAMBICANO fique bem sua absurda é o unico nome que lhe consigo chamar você é absurda

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao E Moçambique sempre foi um país multi religioso com as suas Fundações , Fundações Ismaelitas Aga Khan que depois do marxismo entrar em Moçambique viéram para Portugal , Indianos muçulmanos sunitas com as suas centenas de mesquitas fugiram para Portugal , mulatos de todas as religiões fugiram para Portugal , Hindus com os seus templos Hindus fugiram para Portugal , Chineses com as suas religiões fugiram para Portugal , Goeses Fugiram para Portugal , gregos que tinham belissimas pastelarias a até o presidente da frabica de doces LOUMAR era grego e meu parente afastado fugiram para a Grécia e etc etc etc etc TENHA VERGONHA COM O QUE FALA e como disse os negros não fugiram para Portugal porque não lhes deixaram











  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç vamos por partes:

    1) "você toda plo que vejo de si eu numa unha cortada do meu pé sou mais moçambicano que você toda nem que se você se colona se em 1 milhão de Nurias seria tão moçambicana como eu numa simples minha unha esta´é a prim
    eira"

    Eu não me acho nem mais nem menos moçambicana que ninguém. Eu sou moçambicana e ponto final. No dia em que a lei da nacionalidade de Moçambique tiver categorias diferentes de moçambicanos eu posso ser mais ou menos moçambicana que outras pessoas. Até lá meu caro, pode dizer o que quiser mas os moçambicanos são todos moçambicanos da mesma maneira.

    2) "sim pode falar em Hitler que eu odeio mas os Russos o Marxismo não ficou atrás de Hitler e o Nazismo que eu saiba ele fez 6 milhões de mortos os Russos e o Marxismo fizeram 200 milhões de mortos na Extinta União Soviética Graças a Deus que fez tão mal horrores com os seus gulags purgas etc etc EM TODO PLANETA TERRA se extinguiu embora continue a colonizar povos e países como os Tchechenos e Tchéchenia"

    Volto a chamar-lhe ao assunto em mão. Os governos europeus têm a obrigação de assumir os crimes cometidos contra os povos africanos e pedir desculpas pelos mesmos.

    3) "e sim Portugal cometeu o crime de largar Moçambique nas mãos da União Soviética e marxismo ao cont´rio do que você mente houve gulags em Moçambique os ditos campos de Reeducação pratica maldita Russa Soviética Marxista em que muitos meus irmãos negros morreram e foram SUPER torturados plos russos =marxismo"

    Por favor traga o documento histórico em que diz que Portugal entregou Moçambique à União Soviética. Até ver esse documento eu vou continuar a dizer que Moçambique nunca foi uma colonia russa.
    Em 1975 Portugal entregou a governação de Moçambique à Frelimo que era composta por moçambicanos de todas as raças e não por russos.
    A linha politica da Frelimo de 75 a 90 (mais ou menos) foi o Socialismo (ou Marxismo-Leninismo), isso não é segredo nenhum. Algumas pessoas não concordavam com esta ideologia politica e sofreram represálias por isso, este aspecto também é de dominio público.
    Sim tivemos campos de re-educação onde morreram pessoas, é um dos aspectos menos bons da nossa história.

    Todos estes aspectos negativos do primeiro governo nós assumimos ou vamos assumindo ao longo do tempo. Mas o que eu não entendo é o que isto tem a ver com Portugal dar ou não independência a Moçambique. Por exemplo será que a Espanha deveria questionar-se sobre ter dado a independencia a Portugal após o regresso da Familia Real do Brasil tendo em conta a desastrosa Primeira Republica ou o Estado Novo? Será que estes dois regimes tornam Portugal e os portugueses menos merecedores de independencia e soberania?

    Eu não gosto muito de falar do país dos outros, mas do meu eu falo. É nossa opinião, como moçambicanos, que mais vale Moçambique independente com campos de re-educação do que Moçambique colonizado.

    E não são só os soviéticos e os moçambicanos que torturaram pessoas. Os portugueses também torturaram muita gente (quer falar sobre a PIDE), a igreja católica fartou-se de torturar, os americanos torturam até hoje... Enfim a tortura infelizmente é uma constante nas sociedades humanas.

    Karl Marx era alemão só por curiosidade. Então afirmar que as ideias marxistas são apenas russas ou soviéticas é uma falacia. Durante um tempo os ideais marxistas também eram os ideais moçambicanos.

    4) "é mentira que depois dos Russos=marxismo entrarem em Moçambique houve entendimendo racial não houve , ou houve porque nenhuma raça atentou contra a outra mas mulatos que foram os primeiros a fugir brancos indianos tanto muçulmanos como hindus , goeses , ismaelitas etc etc fugiram todos para Portugal não por causa dos negros mas por causa dos russos=marxismo e os negros não fugiram também porque o Marxismo não deixou eles fugirem senão os negros também teriam fugido para Portugal"

    Por aquilo que entendi da seus comentários o Rui foi embora após a independencia. Então com todo o respeito a sua opinião sobre a vida em Moçambique nessa altura é menos informada do que a dos que não se foram embora. A opinião dos que não se foram embora é de que no Moçambique pós-independencia havia harmonia racial.

    Os que foram embora, tirando raras excepções, foram embora porque quiseram. Nós não fazemos nenhum juízo de valor quanto a essas pessoas, mas não vamos aceitar que digam que foram mandadas embora ou expulsas.

    Mais uma vez, quem governou Moçambique depois da independencia foram os moçambicanos e não os russos. Nós assumimos todas as decisões que foram tomadas na altura como decisões nossas.

    Portugal sempre controlou a entrada de estrangeiros no seu território e não fez se não bem. Mas este controle significa que nunca poderiam os moçambicanos todos ir para lá. O que quero dizer com isto é que os que não foram e queriam ir não foram por causa das políticas de imigração de Portugal e não por causa do governo de Moçambique. Nós nunca impedimos ninguém de sair do país, a não ser os criminosos claro.

    5) "você temmais are de BIFA do que moçambicana e se não for BIFA até pode ser dessas russas bulgaras hungaras COLONAS MARXISTAS que ficaram por Moçambique , Olhe sabe o que eu tenho tatuado no meu braço nunca mais sai da minha pele o MAPA DE AFRICA e a frase SOU MOÇAMBICANO fique bem sua absurda é o unico nome que lhe consigo chamar você é absurda"

    Não entendo por que me insulta se eu não lhe insultei nem sequer lhe faltei ao respeito. Acho que esta sua última frase revela mais de si do que de mim.

    Mas eu estou aqui se quiser continuar com a conversa. Eu não me ofendo fácilmente, consigo entender que às vezes as emoções falam mais alto e as pessoas exaltam-se. Se, quando se acalmar, tiver mais alguma coisa a dizer, sinta-se à vontade de voltar ao diálogo. Afinal o objetivo deste grupo é mesmo esse: o diálogo.

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao você é tão ignorante que chama de desenhos animados aos Deuses Hindus , pois nem sabe que antes do Marxismo dos Russos colonizarem Moçambique havia milhares de hindus moçambicanos que o hinduismo era uma religião amplamente praticada em Moçambique, disse que agora em 30 anos Moçambique evoluiu mais do que no tempo de Portugal em 100 anos looooooooool idiota o próprio Samora Machel ficou espantado com a grande cidade Lourenço Marques/Maputo que os portugueses projetaram e construiram e elogiou os protugueses por causa disso Samora Machel era um Homem Puro Bom mas tinha os malditos russos=marxismo a envenena lo os negros juntamente com todas as raças andavam de Machimbombos=Autocarros=bus agora andam como gado nos chapas....

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç eu raramente tenho vergonha de falar. Penso que o engano é natural e por isso não tenho vergonha de errar. Acho também que só falando é que as outras pessoas podem ver os meus erros e corrigir-me.

    Mas voltando ao seu comentário. O gove
    rno colonial podia permitir que outros grupos praticassem as suas religiões, mas isso não significa que em Moçambique no tempo colonial havia mais liberdade religiosa do que em Moçambique hoje. Volto a dizer que a politica de assimilação, que por sinal era a única maneira de pessoas negras terem direito à cidadania, era completamente contra as religiões e tradições dos negros. Logo nunca se vai poder dizer que o colonialismo português foi tolerante a TODAS as religiões.

    O facto de pessoas terem saído de Moçambique depois da independencia não significa que em Moçambique não havia liberdade de religião ou harmonia racial. Em Moçambique independente sempre houve liberdade religiosa e harmonia racial.

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç mais uma vez espanta-me o seu comentário:

    "você é tão ignorante que chama de desenhos animados aos Deuses Hindus" - onde foi que eu fiz isso? Aproveito para lhe informar que eu tenho familia Hindu...

    "pois nem sabe que antes do Marxis
    mo dos Russos colonizarem Moçambique havia milhares de hindus moçambicanos que o hinduismo era uma religião amplamente praticada em Moçambique" - mais uma vez, aonde foi buscar esta informação? Eu sei muito bem que Portugal nos primeiros séculos usou a comunidade indiana que já estava fixada em Moçambique para fazer o colonialismo - logo também sei muito bem que em Moçambique há muitos hindus...

    Um país não é feito só de cidades meu senhor. Além disso eu não falei do que o governo moçambicano fez por Moçambique, eu falei do que o governo moçambicanos fez pelos moçambicanos - há uma diferença.

    É que enquanto o senhor contabiliza prédios eu contabilizo escolas, centros de saúde, taxa de alfabetização, direito ao voto, direito a cidadania, direito à sua cultura e religião, etc

    E antes da independencia os negros andavam a pé, porque nos autocarros só atrás e não havia suficientes para a população negra.

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç este é um documentário da RTP que fala sobre as condições dos negros durante o colonialismo. Aconselho que veja e reflita.

    http://www.youtube.com/watch?v=mi4Mo9MEv_g


  • Nuria Waddington Negrao E volto a lembra-lhe, Rui Jorge Faraç, que insultar-me revela mais sobre si do que sobre mim... e o que revela é triste...

  • Nuria Waddington Negrao Ahh e mais uma vez peço-lhe que nos esclareça sobre a relevância disto tudo para o tópico em epigrafe. Acho que deve isso ao Eusébio A. P. Gwembe que sugeriu o tópico e que foi obrigado a ficar a ver o Rui Jorge Faraç a distrair-nos.

    Então, para que
    não fiquemos todos a pensar que o Rui apenas queria vir aqui despejar as suas ideias em vez de participar no debate, sugiro que explique o seu raciocínio. Doutra maneira é possível que da próxima vez seja simplesmente ignorado.

  • Kátya Abrantes Nuria - estás de parabéns pela tua paciência, eix!!!!!!!

  • Nuria Waddington Negrao Eusébio A. P. Gwembe acabei de me lembrar que é de História.
    Tou a pedir nos esclarecer sobre essa transição do território moçambicano do governo português para a União Soviética. É que eu juro que nunca tinha ouvido falar nisso, mas o Rui Jorge Faraç
    insiste tanto que foi assim que tou a começar a pensar que se calhar gazetei demasiado na 7ª classe...

    Afinal a URSS governou Moçambique? Em que anos foi isso? Existem documentos? Tou a pedir ver esses documentos...

  • Rui Jorge Faraç http://youtu.be/xqyWMVc9Gus Nuria Waddington Negrao olhe como era todas as raças juntas uma cidade um país cosmopolita e os negros enchiam os machibombos sua mentirosa não andavam a pé e eram a maioria da população como é natural a minha mãe tem 74 anos no tempo dela já havia escolas nas aldeias mais remotas digo lhe só nomes se calhar você sua moçambicana de passaporte comprado não sabe Aldeias Inharrime , Chicomo, Jangamo etc etc a minha mãe é branca e era ela a unica branca nas escolas dessas aldeias o resto era os AMIGUISSIMOS SEUS COLEGAS NEGROS , eu nasci no Maputo fui com 4 anos viver para o Xai Xai havia duas grandes escolas primárias uma masculina e uma femenina uma escola tecnica dois grandes liceus e no bairro do Tavene as turmas tinham 30 alinos cada uma 18 alunos eram negros 4 mulatos 4 brancos 3 indianos 1 chinês os numeros de raças destribuidos por cada turma era mais ou menos assim , quanto a esse documémtário português houve e há muito português mentiroso marxista e mesmo quando foi a descolonização os russos a partir do partido Comunista Português o presidente do partido comunista português antes da revolução vivia no Kremelin em Moscovo queriam também fazer de Portugal uma Albânia um Camboja um Moçambique só que houve outra data depois de 25 de Abril que foi o 25 de Novembro que não deixou Portugal ser colonia da União Soviética como eram todos países comunistas da Altura Bulgaria Hungria Roménia Polonia que o povo se revoltou e a União Soviética invadiu para a Polonia não deixar de ser colonia Russa era só países no nome tal como Moçambique tal como Cuba tu vês a Russia deixou de ser Comunista Cuba foi abaixo vai estudar e aprender tu e essa Katia Kátya Abrantes que não sabe nada não tinha nascido e acredita nas mentiiras dos criminosos como nas mentiras dsse documentario portugues=marxista


    Um amigo meu que viveu em lourenco marques emprestou-me um video em VHS e eu gua...rdei este pequeno video. Espero que todos os mocambicanos/as recordem esses t...See more

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao Quando ao hinduismo veja as suas fotos e os comentários estupidos sobre Ganesh um Deus Hindu chamado de boneco animado e não venha com mentiras que Portugal controlava as fronteiras se 99% dos indianos chineses mulatos etc etc f...See More

  • Rui Jorge Faraç Kátya Abrantes ria da sua ignoracia se calhar quando isto tudo aconteceu tu nem estavas nos testiculos do teu pai não viste não sabes nada contam te mentiras

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao e se o Marxismo ou Comunismo já que vc armada em esperta foi falar de Marx não fazia distinção nas raças porque essas raças todas 99% dos seus elementos fugiram para Portugal????

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao e não diga estupideses sobre a História de Portugal e Espanha porque Portugal é a nação mais antiga da Europa tem fronteiras com 800 anos e espanha é só Madrid com varias colonias que querem ser Independente de Madrid A Catalunha/barcelona , A Galiza , O País Basco que tem guerrilha contra Madrid e todos esses povos têm linguas diferentes o espanhol é uma lingua estrangeira para eles

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao procure Documentos O MARXISMO EM MOÇAMBIQUE EXPULSOU EM 48 HORAS MILHARES DE MOÇAMBICANOS DE TODAS AS RAÇAS E DEPOIS DIZ QUE EU É QUE A INSULTO VOCÊ É QUE INSULTA COM TANTA MENTIRA O MARXISMO EXPULSOU MOÇAMBICANOS EM 48 HORAS MILHARES E NÃO ERAM BRANCOS A MAIOR PARTE DESSES EXPULSOS FORAM MULATOS INDIANOS CHINESES ETC VE SÓ O CRIME DIZER A FAMILIAS INTEIRAS SAIAM DO PÁIS EM 48 HORAS DOIS DIAS APENAS E ROUBAREM LHES TUDO

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç sinceramente o senhor fez a minha noite hoje! Obrigada! Tá a animar isto...

    Vamos lá por partes (mais uma vez).

    1) os meus comentários na foto do Ganesha foram sarcásticos... é a minha maneira de ser... lol

    Como já lhe disse, eu tenho familia hindu e sendo Ganesha um deus importante eu não tinha como não saber da existência dele.

    2) sobre o video que nos recomendou e todo o discurso de Moçambique colonial uma terra multi-racial. Peço-lhe que respeite os membros deste grupo que viveram nesse tempo e que pertenciam ao grupo que não tinha direito ao voto. Como disse acima estas tentativas constantes de tentar negar a história de pessoas que ainda estão vivas são insensíveis e violentas! E se haviam assim tantas escolas nas zonas rurais porque é que em 1975 99% da população era analfabeta?

    E se a vida era assim tão boa para os negros porque é que estes resolveram pegar em armas e fazer a guerra?

    3) Quanto ao comunismo - Moçambique nunca foi comunista, apenas socialista. A escolha pelo socialismo foi nossa, dos moçambicanos e não dos russos ou dos chineses ou dos cubanos. Na altura nós achamos que esse era o melhor caminho para Moçambique. Repito aceitamos todas as consequências dessa escolha - as boas e as más.

    4) Recuso-me a meter ainda mais um assunto ao barulho e vou deixa Cuba e os cubanos em paz. Também recuso-me a discutir políticas de Portugal que não tenham directamente a ver com Moçambique (a não ser que use como exemplos apenas).

    5) Peço essas estatísticas de que 99% dos indianos, mulatos e chineses saíram de Moçambique após a independencia. Nem mesmo a saída dos brancos foi assim tão grande, de 250 mil ficaram 25 mil, ou seja saíram 90% e não 99%.

    Mas eu digo-lhe desde já que Portugal nem sequer permitiu que os soldados negros da tropa colonial imigrassem para lá, quanto mais 10 milhões de moçambicanos... O facto de hoje haverem milhares de pessoas de Moçambique em Portugal não significa que Portugal deixe entrar todos os moçambicanos que querem entrar, apenas significa que deixou entrar alguns.

    6) Como expliquei acima, não concordo que tenha havido um êxodo de 99%. Mas mesmo que tivesse sido, isso só prova que essas pessoas queriam sair e não que o sistema as mandou embora porque tinham raças diferentes da negra.

    Mas isso nem sequer faz sentido nenhum porque o Marxismo é um conjunto de ideais politicos que pauta pela igualdade de todos os cidadãos. Logo este sistema, por definição, não discrimina entre raças! Para não falar do facto de que os russos são mais parecidos com essas pessoas que saíram do que com os que ficaram...

    6) A estabilidade politica da Espanha é irrelevante para o contexto. Vou dar outro exemplo para ficar mais claro. O ponto é que a soberania de um país e do seu povo não pode ser posta em causa por outros países ou povos. Por exemplo, apesar do Regime do Apartheid ser moral e éticamente condenável, se algum país tivesse invadido e colonizado a África do Sul para acabar com o Apartheid essa invasão seria ainda mais condenável.

    O que eu quiz dizer com isso é que o desenvolvimento politico, económico e social de Moçambique no pós independência não têm relevância nenhuma para a discussão sobre se Moçambique merece ou não a independência.

    Vou dar outro exemplo. O Império Romano trouxe bastantes melhorias sociais e económicas para a Inglaterra, mas isso não significa que a Inglaterra não tinha direito a ser independente de Roma!

    7) Volto a chamar-lhe a atenção sobre os ataques pessoais. Insultar-me ou fazer-me acusações vãs não provam que o Rui está certo e que eu estou errada. A única coisa que tem valor aqui são os nossos argumentos.

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç deve estar a falar do 24/20. Não foram milhares e não foi em 48 horas.
    Eusébio A. P. Gwembe peço os documentos sobre este assunto por favor.

  • Nuria Waddington Negrao E Rui Jorge Faraç quem expulsou essas pessoas não foi o Marxismo. Foi o governo de Moçambique da altura. Mais uma vez eu insisto que nós assumimos a responsabilidade total das decisões tomadas.

  • Nuria Waddington Negrao E volto a pedir-lhe Rui Jorge Faraç que nos esclareça sobre a relevância dos seus comentários tendo em conta o assunto proposto para discussão?
    O que é que os russos que nunca colonizaram Moçambique têm a ver com a necessidade de Portugal assumir os erros cometidos e pedir desculpas?

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao seja saracastica com uma religião que eu cá sei nem vou nomea la a ver lhe o que lhe acontece. Esse video é a verdade de Moçambique e sim o que me choca todos que tinham voto na matéria naquele tempo estão mortos ou a morrer ou ...See More

  • José de Matos Nuria, eu so me vou intrometer no assunto da postagem e na pequena intervençao da Carla. Na altura do fascismo- colonialismo eu vivi em Moçambique e Portugal, era muito jovem mas apercebi-me de muitas coisas, no regresos a Moçambique, pouco antes do 25...See More

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao os Russos colonizaram Moçambique e até Angola que quando o Agostinho Neto quiz sair do dominio Russo ficou doente foi tratar se na Russia e já não saiu de lá a não ser de caixão agora sim eu assumo aqui que sou racista contra os...See More

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç o senhor deve vir de uma outra dimensão. Eu se fosse a si tentava voltar para lá, pois obviamente lá era muito mais bonito.
    Aqui, na dimensão dos outros membros deste grupo, a realidade foi bastante diferente.

    Mas faço-lhe uma propost
    ...See More

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç volto a dizer que a tolerância deste grupo para com o racismo e xenofobia é muito baixa! Esse seu último comentário é uma lástima!

    Além de que me deixou completamente confusa sobre o seu posicionamento... Já nem sei bem o que pensar... Vou dormir e amanhã volto, talvez com cabeça fresca entenda!

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao questão de Idade a história de Moçambique está a ser apagada a esperança de vida de Moçambique muito baixa por isso todos moçambicanos abaixo dos 45 anos devem estar do seu lado porque não virão a realidade

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç poupe-me tá bom! A esperança de vida em Moçambique subiu desde a independência!
    E as pessoas que estão aqui não são crianças! Se quer ser respeitado tem que respeitar os outros também...

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao não é uma lástima eu respeito tugas bons agora os maus e que andem com bibliazinhas a fazerem se de bonzinhos e que fizeram crimes contra a minha terra e dos meus antepasados que sejam fuzilados e a familia deles pague a bala

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao defina se há neste grupo moçambicanos negros com mais de 60 anos alfabetizados para responderem á verdade entao a Nuria está a contradizer se os negros dessa altura com mais de 60 anos eram ou não eram escolarizados????

  • Kátya Abrantes Nuria - não será o Rui Jorge Faraç um troll?

  • Rui Jorge Faraç As amigas da minha mãe com 75 anos negras e não são poucas andaram todas na escola....você diz que nãio depois diz aqui que podem responder á verdade desses tempos......

  • Rui Jorge Faraç Kátya Abrantes não falo com pitazinhas que naqueles tempos nem nos testiculos dos pais delas andavam por isso não sabem a realidade daquele tempo

  • Kátya Abrantes lmao, só pode!!!

  • Nuria Waddington Negrao Kátya Abrantes comeco a pensar que sim. Se de inicio so dizia coisas estranhas pelo menos era consistente... agora ficou surreal!

  • Rui Jorge Faraç é Kátya Abrantes hoje o namorado não te assistiu loooooooooool

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao depois diz que eu a insultei quando a chamei absurda que quer dizer o mesmo que surreal......ai ai

  • Kátya Abrantes Nuria - pelo menos deu pra dar umas belas gargalhadas

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao vc é branca com montanhas de sangue tuga se calhar quer que eu diga aqui o quê que os seus pais e avós metiam uma trela nos negros e faziam os andar de gatas e tratavam os como cachorros???? era essa a realidade ???? se era eu digo e concordo com tudo o que disse até agora

  • Nuria Waddington Negrao Lol
    Kátya Abrantes
    O que vale e que esta conversa e publica e nao sou so eu a rir

  • Rui Jorge Faraç A Kátya Abrantes com a idade que tem , tem sido tão enganad na história antes da independencia de Moçambique só falta mesmo dizer isso que os seus antepassados Nuria Waddington Negrao tratavam os negros como cachorros .....com treta e tudo

  • Nuria Waddington Negrao Rui, aqui neste grupo todos conhecem os meus pais e todos sabem muito bem o que eles fizeram por Mocambique...

    Agora e mesmo tchau, quando acordar volto aqui.

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao todos brancos dizem isso viu como acabou de me dar razão eram só os seus pais a fazerem isso por Moçambique loooooooooool NÃO QUERIA MAIS NADA

  • Rui Jorge Faraç Olhe os meus pais são amigos intimos e digo aqui o nome da familia do ex presidente Joaquim Chissano até casamentos e batizados da familia fomos minha linda Nuria Waddington Negrao

  • Rui Jorge Faraç João Calado Antunes já viu a esperta da branca tuga Nuria Waddington Negrao todos foram maus Portugal foi mau só os brancos tugas dos pais dela é que foram bons e ainda há labregos como o José de Matos a dizer que Portugal devia pedir desculpa lol







  • Nuria Waddington Negrao
  • Rui Jorge Faraç
  •   

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç eu não disse em nenhum lado que todos os brancos eram racistas e maus para o resto da população. Alias, mais acima eu até disse que existiam sim alguns que não eram. Eu não critiquei todos os brancos que por cá viveram antes da independência, eu critiquei o governo colonial. São coisas diferentes.

    E sim eu mantenho que Portugal devia pedir desculpas!

    E mais uma vez digo que insultar-me diz mais sobre si do que sobre mim.

  • José de Matos Humm...eu nao vou meter colher em comversa alheia, mas seria bom mantermo-nos no tema original, todos nós, salta a vista que alguns pontos podiam ser discutidos em outras postagens, mas tudo misturado assim faz confusao, e eu quero aprender com todos, desta maneira trata-se apenas de troca de mimos, o que se torna indigesto logo pela manhã.
    Rui Jorge Faraç, modere la a sua linguagem, eu sou moçambicano de origem portuguesa e nao vejo porque nao podemos aceitar que nem tudo foi bom no colonialism.

  • Rui Jorge Faraç olhem eu se vir um negro a afogar se a 500 metros de distancia de mim ou ver uma branca com a Nuria Waddington Negrao ou como o José de Matos a afogarem se a 1 metro de mim eu salvava o negro e deixava esses tugas morrerem.

  • José de Matos O Rui Jorge Faraç entrou no mato, querem ver que é tacista? Ainda nao viu que eu e a Nuria Waddington Negrao somos moçambicanos? Por sermos brancos, nao é? Eh pa, e eu a grammar isto com o meu café matinal! Com cada um!

  • Nuria Waddington Negrao Rui Jorge Faraç o senhor tem jeito para cómico!
    Qual é a sua profissão?

    José de Matos (voltei para o iPad, sorry a falta de tag) nós não temos de provar para ninguém que somos mocambicanos... Deixe os cães ladrarem...

  • Rui Jorge Faraç José José de Matos como em tudo olhe agora peça aos romanos por terem colonizado a area de Portugal para lhe pedirem desculpa deixe de ser paternalista você é tuga eu não sou é essa a grande diferença e já tou cansado de defender tugas burros se houve algum de mal foram os seus antepassados ou da Nuria Waddington Negrao a minha avó negra ou o meu pai mulato não precisam do vosso paternalismo labrego e muito menos eu

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negraosua branca tuga você é que é uma cadela a ladrar veja lá se não faço queixa de si como racista






  • Eusébio A. P. Gwembe

  • Ah, lamento que as coisas tenham chegado aqui. Vou ler os comentários, depois respondo aquilo que a História me permitiu saber Nuria Waddington Negrao
  • .

  • José de Matos Eu tambem nao estou a conseguir fazer o tag, mas nao tem problema!
    O Rui Jorge escolhe ficar no mato, mas quero desde ja avisar que neste Grupo a tolerancia para o racismo e para o insulto pessoal é ZERO! Aqui discutem-se ideias, nao pessoas!
    Nao nos venha com tretas racistas, a minha familia é multirracial, com muitos Indianos, alias, quase todos os moçambicanos convivem com todas as raças, sem problemas.

  • Rui Jorge Faraç Ishiiiiiiiiiiiiii tuga branquela barata descascada a falar á negra moçambicana looooooooooooool sabe uma coisa sua branca está na lei quem não é branco pode insultar racilamente uma branca agora se uma branca insultar um não branco lixa se bem lixada.

  • Rui Jorge Faraç José de Matos´vocé pode ter familia de todas as cores mas é por afinidade você não passa de um tuga branco va se lixar quer ir a um tribunal insul te me de monhé e eu inssultu lhe de branco tuga burro barata descascada a ver quem vai preso eu ou você

  • José de Matos Rui Jorge Faraç, vai ter de decider se quer discutir ideias e temas propostos, ou se vai continuar a insultar e a usar linguagem racista. Sabe, eu ate estava a refelctir em certas coisas que escreveu, mas a partir do momento que usa linguagem racist é tudo irrelevante!




  • Kátya Abrantes Rui Jorge Faraç - aconselho-o a ler as regras deste grupo, q pode encontrar acima no folder "About" (e espero ansionamente qual o insulto que me vai calhar desta vez, HAHAHAHAHA).

  •  

  • Rui Jorge Faraç Kátya Abrantes assim não lhe insultei de nada apenas é uma vitima de brancos fuleiros como a Nuria Waddington Negrao e o José de Matos que lhe enganam para benefico proprio

  • José de Matos Rui Jorge Faraç, vamos ser directos! Aqui neste Grupo linguagem racist e insultuosa nao é tolerada, em nenhuma circunstancia, podemos divergir mas com respeito. Se nao quer srguir as regras do Grupo, a sua presence aqui nao é desejada. Esta avisado!

  • Kátya Abrantes lololol, sinceramente, muito obrigada pelas gargalhadas q me está a fazer dar, não consigo parar e rir, coitada de mim, a vitima




  • Like · 1

  • Nuria Waddington Negrao Katya somehow tu es menos branca que eu! Como e que conseguiste isso? Tou a pedir a receita! Lol

    Rui peco que nos disponibilize essa lei que referiu sobre os insultos por favor.

  • Rui Jorge Faraç José de Matos odeio brancos e depois???? já lhe disse que perante a lei universal posso lhe insultar racistamente voce é que não me pode insultar é pena isto ser virtual e nao ser na rua para ver quem tava já na cadeia por racismo eu ou você seu branco parolo e pode bloquear me nós os não brancos temos familias alargadas e posso meter aqui a familia e amigos todos não brancos para arrasarem com vocês brancos da porcaria

  • Kátya Abrantes tb não entendi... eu sou só mais vitima

  • Nuria Waddington Negrao José de Matos tou a pedir deixarem este ficar uns tempinhos pelo entertainment value, por favor!
    Ja nao ria tanto ha uns tempos....

  • José de Matos Rui Jorge Faraç, eis as regras do Grupo, este é o Segundo aviso:

    Regras:
    1. Se alguém postar algo, os outros devem comentar sem fugir do assunto com mesquinhices;
    2. Não postar nada sem que o tema em debate esteja esgotado;

    3. Não recorrer a insultos ou será banido sem aviso prévio;
    4. Seja coerente, singelo ou tácito na sua abordagem, não fale como se estivesse a dizer as coisas para si, pois, comunicar é ser-se claro para que todos entendam;
    5. Evite os “kakakakakaka”, “hahahahhaha” e “hehehehehehe” sem que hajam motivos para isso;
    6. O resto segue-se segundo eventuais ocorrências que possam surgir, as quais nos obriguem a actuar em conformidade. Logicamente que todo e qualquer assunto, com imagens ou não, que viole as regras e a boa harmonia, será imediatamente apagado.

    Em suma, este é o escopo, minimamente, deste grupo. Estamos livres de adicionar quem quisermos aqui.
    Se os outros países recorrem AKM’s para ascender a verdade (ou seria poder?), nós podemos mostrar ao mundo que com a caligrafia também se pode.
    Obrigado a todos pela vossa presença.

  • Nuria Waddington Negrao Yuhhhh
    Agora o pobre Jose de Matos ate vai com ameaca de prisao sem sequer ter dito nada racista....

  • Rui Jorge Faraç Nuria Waddington Negrao por acaso tens razão pensei que a Kátya Abrantes fosse mulata mas já vi que é uma branca rasca tão a ver eu respeito que não é branco quem é branco vai a pontapé

  • Kátya Abrantes e eu? será q também vou prá prisão? Provavelmente não, já q sou só uma "pitinha" (thanks pelo elogio!!!), não sei nada sobre nada e sou uma vitima, coitadinha...

  • Kátya Abrantes Ah! está tudo esclarecido! Como sou mulata (não sei bem como pode ver isso, mas enfim), já sou vitima!


  •  


  •  




  •  
     


Sem comentários: