quinta-feira, 6 de junho de 2013

Reino Unido indemniza vítimas de tortura da época colonial

Veteranos dos Mau Mau, em Nairobi (foto AP)
Reino Unido indemniza vítimas de tortura da época colonial
Por Redação

O governo britânico anunciou, esta quinta-feira, que irá indemnizar os quenianos que foram vítimas de tortura e maus-tratos durante a repressão ao movimento Mau Mau, que há 50 anos se levantou contra as autoridades coloniais.

«O governo britânico reconhece que existiram quenianos submetidos à tortura e a outras formas de maus-tratos por parte da administração colonial», admitiu o secretário britânico dos Negócios Estrangeiros, William Hague, no parlamento, acrescentando que as compensações chegarão aos 23,5 milhões de euros.

As indemnizações serão feitas a 5,228 denunciantes representados por um escritório de advocacia britânico.

«O governo britânico lamenta sinceramente que estes abusos tenham ocorrido e que tenham entorpecido o avanço do Quénia em direção à independência. A tortura e os maus-tratos são violações abomináveis da dignidade humana, que condenamos sem reservas», acrescentou.

O governante adiantou que o governo irá, ainda, contribuir para a construção de um memorial às vítimas de torturas e maus-tratos em Nairobi.

Cerca de dez mil pessoas terão morrido e dezenas de milhares foram detidas durante a repressão da revolta Mau Mau, que decorreu entre 1952 e 1960.
17:53 - 06-06-2013

Sem comentários: