quarta-feira, 19 de junho de 2013

Quem tem Gorongosa tem o país sob controlo.


  • Duas provocações indesejáveis logo pela manhã:

    1. Depois dos Changanas e Rongas, os NDAUS serão os próximos a assumir o poder. em Moçambique. Trata-se de uma elite politica ja consolidada e estão não apenas em todo lado como em lugares cimeiros.

    Dica: Aos lambe-botas não-ndaus, eis a oportunidade de já já começarem a aprender a língua .

    2. O CENTRO de Moçambique é o berço da Democracia. É lá onde se encontra a nata de democratas. Os verdadeiros revolucionários que a nova história de Moçambique vai tratar de incluir nos seus anais. Mesmo os farrapos mais panfletários não conseguem esconder esta verdade insofismável

    BACELA: na história militar deste território foi sempre apetite dos estrategas militares controlar a Serra de Gorongosa; ou seja, quem tem Gorongosa tem o país sob controlo. Assim, não admire que as mais ferozes campanhas de ocupação efectiva do Sec XIX se tenham dado em Gorongosa. Uma das ofensivas mais emblemáticas do pós independência (guerra civil) tenha sido a batalha pela Gorongosa e a Renamo tenha assegurado a Gorongosa (por Gorongosa, queremos incluir também Cheringoma e Macossa em Manica).
    See translation


    Like · ·

    • Joaquim Joao Correia Desde de tempos que a zona centro do pais foi dotada de grandes talentos...e para o bem do pais ha necessidade de mudanca na Lideranca deste pais,incorre-se na divisao deste belo Moçambique.

    • Pedro de Sousa acertast...

    • Nhanza Bridje isto parece ensaio de um tribalismo esquecido.

    • Egidio Guilherme Vaz Raposo Nhanza Bridje, nao se trata de tribalismo. Trata-se sim de chamar os bois pelos nomes. Ensaio houve sim, mas nao de tribalismo mas do DALTONISMO. Fingir que as pessoas nao tem pertenca etnica. Isto eh que eh mesmo cinismo.

    • Altino Mandlaze O que é isso, deixemos de dramatizar a realidade, somos todos Moçambicanos e a Guerra näo deve includir por precisar ser de onde a governar, quer quer esse tipo de ambiente quital imigrar a Nigeria, Siria ou Iraque? Näo excitemos ao tribalismo, regionalismo pois serä a pior coisa que faremos em nossas vida. Durante a guerra nem haverä analista a näo ser que ganhemos algo benefico com a tal guerra.

    • Nhanza Bridje Egidio Guilherme Vaz Raposo! não quero concordar contigo! Eu sou de Nangololo se eu mobilizar o meu povo para conquistarmos o poder , o pais vai ser um caos, Digo os yaos, Macuas ou Chuabos. Falemos de competência e não de origem étnica. É assim que começa a ruandarização do pais.

    • Muzila Wagner Nhatsave Egidio não te estou a perceber com esta. ja agora mano historiador que és estuda a origem dos ndaus e changanas. veras que são o mesmo povo, mesma origem e que a guerra que aconteceu em Moçambique foi exactamente por divergências entre estes grupos. estuda a história da Frelimo e as origem de Simango e Mondlane.e a guerra acabou neste país quando um changana e ndau sentaram se e assinaram o AGP. mas peço te também para evitar este tipo de discurso mano, please

    • Felix Da Esperança Afinal o actual PR não é um macua, ali de Murrupula?

    • Nomis Erudam Joaquim Tomo estás a acompanhar?

    • Nhecuta Phambany Khossa Caro Egidio Guilherme Vaz Raposo, na minha família sempre fui ensinado que ndau e meu irmão. Note que nas nossas cerimonias tradicionais a língua que se fala e ndau. Dizem os mais velhos que a zona de confluência de irmandade e mussapa, em manica.

    • Egidio Guilherme Vaz Raposo Já começaram as aproximações étnicas, kakakakka. EU sabia! Mas amigos, Ndau é Ndau. Changana é changana. Ndau é Chingondo. Changana não é. Não misturem. Porque a ser assim, todos S IRMÃOS. Claro, aos olhos de Deus.E mais, estas ligações “ancestrais” de que tanto evocam, hehheh. Os Changanas mataram os Ndaus ao longo de toda extensão da luta de libertação nacional; ostracizaram-nos ao longo dos primeiros anos da independência tendo apenas se despontando nos anos 90 do século XX, já no auge do processo de Paz. Mentalidade histórica, amigos. Mentalidade histórica precisa-se.

    • Nhecuta Phambany Khossa Egidio Guilherme Vaz Raposo, mais um argumento. Como deve saber na qualidade de historiador, ngungunhana promoveu a mistura das tribos. Os sitoes, machava, tivanes, nguenhas, muchangas e outros, são ndaus, embora hoje habitem as zonas changanas. Casaram e formaram famílias no Sul. Na luta armada, muitos camaradas contraíram matrimônios com gente de todos lados. No pôs independência, o saudoso presidente samora machel, promoveu mais uma etapa da unidade nacional. Misturou gente do Sul, centro e norte, no âmbito do cumprimento das varias tarefas desta pátria. Portanto, somos todos irmãos. A propósito ha uma música dos ghorwanes que fala desta descrição aqui feita.

    • Muzila Wagner Nhatsave estuda a história egidio. em todas nossas familias tem um espirito ndau, eu própio tenho sangue ndau.o ngungunhana era ndau o rei de gaza.

    • Catman Mandlazi eh isso ai Mr Vaz. abra logo uma igreja, tens dom de profecia.

    • Muzila Wagner Nhatsave Nhecuta Phambany Khossa pergunta a ele onde era a capital do império de gaza.

    • Egidio Guilherme Vaz Raposo Muzila Wagner Nhatsave, editei o meu comentario. Volta a ele. EU ja cursei historia e tenho feito estudos autodidaticos neste campo. Os estudos historicos tem metodos. Nao obedecem os desejos politicos de ninguem. Quando isso ocorre, estamos perante as falsificacoes da historia.

    • Nhecuta Phambany Khossa Muzila Wagner Nhatsave, mussorize, em manica. Eu próprio sou descendente do general maguiguana khossa.

    • Muzila Wagner Nhatsave Por isso mesmo Egidio te pedi para estudar as origens de ndaus e changanas.

    • Zeiss Lacerda Kkkkkk. Egidio Guilherme Vaz Raposo não existe nada de errado no que disseste, o unico problems é que certain pessoas não estão preperadas a digerir verdades que lhes desfavorecem, porque se olharmos pras origens como alguém disse eu poderia dizer que somos de origem Banthu, mas a analogia do Egídios era para ser percebida tal como foi dita, não tem nada de tribalismo, tanto que ele faz um convite aos não Ndaus para se irem preparando pelo menos nas regras elementares de comunicação na língua local, kkkkk. A única coisa que me preocupa é donde vem a certeza de que os Ndaus serão os próximos? Sei até que o ambiente está criado, mas a certeza que tenho é que há pessoas que hão de preferir morrer que passar esse poder.

      A partir do momento que nos comunicamos em língua diferente, percebemos o mundo de forma diferente, independentemente da similaridade de origem.

    • Nhecuta Phambany Khossa Egidio Guilherme Vaz Raposo, dia 10 de agosto podemos ir a mapulanguene, em Magude, visitar a campa do maguiguana khossa, exatamente no dia e que ele tombou em combate na defesa desta pátria.

    • Muzila Wagner Nhatsave e não seria coisa de outro mundo se um ndau chega-se ao poder alias Egidio Guilherme Vaz Raposo como historiador que é saberá melhor do que ninguém o teor do ultimo discurso de ngungunhana antes de embarcar para os Açores a respeito de quem iria governar esta terra.um Nguni.

    • Egidio Guilherme Vaz Raposo Ilustre Nhecuta Phambany Khossa, eu aceito o convite. Mas não poderei ir pelo menos este ano porque estarei fora de Mocambique. EM todo caso, eu nao perderei mais nenhuma oportunidade de conhecer este local de capital importancia para a historia de Mocambique. Muzila Wagner Nhatsave, eu estudei a historia de Mocambique. Estas aproximacoes de que fala, eu tambem as conheco. Mas ja nao aceito a insinuacao de que a chegada dos Ndaus ao poder sera a continuidade da hegemonia Changana. Isto nao. Nao nao nao.

    • Muzila Wagner Nhatsave ninguém disse isso.sou responsável pelo que digo e não pelo que entende caro amigo Egidio Guilherme Vaz Raposo.

    • Rui Jorge Chicopher o imperio de Gaza estendeu-se de limpopo a regiao the mussapa, espungabera. O meu cla Kentxane(Sigauque, Matavele, Sitoes,..) vem da zona centro devido a transferencia da capital pra Mandlakazi, tendo um grupo desviado pra chibuto e o outro pra manjacaze, entre varias areas. Lembro bem q a Minha bizavo falava Ndau, mas este idioma fomos perdendo ao longo dos tempos. O que interessa neste debate e' reiterarmos q no fim somos um so corpo que depois da zululandia vai se reconstituir na zona centro particularmente.

    • Jr Chauque Explikei o meu tio sobre proximo PR k nsera do SUL p razoes historicas k justifikei,e hje leio aminha linha d pnsamento,e tmbem sendo dnorte o maior nr populacional sempre govrnado p maxanganas,ao ser PR do norte pk n o orgulho do maior nr populacional e votar no noxo irmao k vai ser PR?

    • Muzila Wagner Nhatsave obrigado Jr Chauque.

    • Muzila Wagner Nhatsave ao menos um com espirito cientifico na analise.

    • Zeiss Lacerda Ciência é o refinamento o que se vive no dia-à-dia, quem pára de refinar parou de fazer ciência e passou a consumir ciência, com o risco dessa já ter sido ultrapassada. Não memorizem informações, utilizem informações para gerar pensamentos actualizados e enquadrados no tempo e no espaço.

    • Rui Jorge Chicopher Bem disse Ntate Gungunhane, Chegara a altura em que o Meu povo ira dividir. E pelos vistos ja decidiram consumar isto.

    • Egidio Guilherme Vaz Raposo Muzila Wagner Nhatsave, voce esta a confundir muita coisa: ficção literária não É história. E Ngungunyana não é Deus para mandar dizer quem governará Moçambique. O que estou a dizer é que o nos próximos vinte anos a partir de 2014, quem governará Moçambique serão os Ndaus, mesmo acreditando na alternância de partidos. Isto é que devia ser motivo de debate. E não as suas conjecturas e aproximações étnicas só para justificar a “inclusão”, kakakka. Apanhei-te mano.

    • Muzila Wagner Nhatsave ninguem disse isso apenas fiz mensão a um discurso dele.mas desisto não comento mais neste post.

    • Rui Jorge Chicopher desculpem mas aqui ja ha ataques pessoais e pouco de debate cientifico. So me resta assistir e ver quem agride melhor o outrem. O caricato e' q implicitamente todos alinham num so diapasão.

    • Cremildo Maculuve Honestamente nao esperava ver este tipo de debate etnico aqui, porque sou de opinião de que que o próximo PR apenas tem que ser moçambicano, independentemente da sua origem e etnia. tanto mais que em todas as etnias e regiões existem competentes e incompententes, honestos e desonestos, por ai fora. acho que deve haver outros critérios que não inclua esse. contudo, apesar de discordar na plenitude com algumas opiniões, respeito-as, pos mais bizarras que sejam, os seus donos tem a acoragem de expó-las.

    • Paul Fauvet Eu sempre achava que desde independencia, aqueles que assumiam o poder eram os mocambicanos. Samora tinha palavras para o seu tipo de raciocinio: "o tribalista e' um reaccionario".


    • Egidio Guilherme Vaz Raposo Ilustre Paul Fauvet, eu tenho pertença étnica. Sou Sena. Um dos graves erros cometidos pela administracao Samora foi mesmo esta tentativa de "matar a etnia para construir uma nação". E falar de pertenças étnicas não eh essencialmente tribalismo.
    • Jr Chauque Samora tinha e criava um moçambique para todos e nao o moçambique pós morte de Samora tudo xta aocontrar os maiores curuptos,criminosos sao os dirigntes,e kndo nao ha um bom padre todos pecam,as a razao dvoltarms ao tribalismo pk existe na vida real.

2 comentários:

Anónimo disse...

Iím not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice,
keep it up! I'll go ahead and bookmark your website to come back down the road. Cheers

Check out my web blog ... cheap hotels in myrtle beach

Anónimo disse...

Ηellο there! I ѕimply want to
offeг yοu a huge thumbs up for the great іnfo уou haѵe got here on this post.

I will be сοming back to your blog for more ѕοon.


Also vіsit my web blog ... impotencia masculina