domingo, 9 de junho de 2013

Quatro soldados da NATO mortos no Afeganistão

Quatro soldados da NATO mortos no Afeganistão

OntemComentar
Três soldados norte-americanos foram mortos por um homem com um uniforme militar afegão, na província de Paktika, horas depois de um italiano ter morrido e outros três terem ficado feridos num ataque contra o veículo blindado em que seguiam, em Farah.
"Três membros da ISAF [força internacional liderada pela NATO no Afeganistão] foram mortos quando um homem que usava um uniforme do exército afegão disparou sobre eles", afirmou à AFP um porta-voz da ISAF.
Mais tarde, responsáveis militares em Cabul confirmaram que as vítimas eram norte-americanas. Dezenas de soldados da ISAF foram mortos por membros das forças afegãs - ou homens com uniforme militar afegão - nos últimos anos, normalmente por discussões pessoais.
O veículo blindado em que seguiam os militares italianos, um VTLM Lince, regressava à base de Farah após uma missão no quadro da ISAF (Força Internacional de Assistência à Segurança) quando foi "atacado por elementos inimigos", precisa o comunicado.
O ataque ocorreu às 10:30 locais, acrescenta o estado-maior italiano. O comunicado adianta ainda que serão realizadas as "verificações habituais" para analisar o decorrer do ataque.
O ministro da Defesa de Itália, Mario Mauro, exprimiu "profundas condolências" à família do soldado morto e disse estar a ser "constantemente informado" pelo estado-maior sobre o estado dos três soldados feridos.
O setor de Farah é uma região particularmente perigosa do oeste do país.
O antigo governo de Mario Monti tinha anunciado em 2012 a redução do contingente italiano no Afeganistão e previu pôr fim às operações de combate até ao fim de 2014.
Roma destacou cerca de 4.000 soldados no quadro da ISAF.
Mais de 50 militares italianos morreram em operações militares ou em acidentes desde o início do conflito no Afeganistão.

Sem comentários: