segunda-feira, 17 de junho de 2013

Problema de falta de agua no Planalto dos Macondes sem soluções....



Nkadibuala Arlindo

 A zona preferida pela população Maconde, são os planaltos sem água, formados por solos muito permeáveis, que permite que a água se infiltre rapidamente até ser detida pelos solos que se situam a grandes profundidades. Devido à sua altitude de cerca de 800 metros, o planalto é muito húmido.

O fraco funcionamento dos sistemas de abastecimento de água, nos anos posteriores `a sua instalação, é possível apontar a falta de um estudo aprofundado relativo ao processo de alargamento da instalação dos sistemas no Planalto e a falta de cobertura financeira em caso de avaria. Ora, os sistemas de abastecimento de água foram planeados para responder a decisões políticas imediatas sem considerar os factores ambientais, económicos e demográficos. Da observação feita no terreno, levanto algumas questões:
... i. Havendo necessidade de melhorar o abastecimento de água, quem iria pagar a renovação dos investimentos feitos na melhoria do sistema de captação?
ii. Donde viria o dinheiro para o investimento e a manutenção do sistema?
iii. Será que os responsáveis percebiam que o Planalto dos Macondes, que na altura, era despovoado, nas décadas seguintes teria mais população?

Actualmente, os sistemas de abastecimento de água instalados no Planalto dos Macondes, nomeadamente de Chude, Chomba, Muatide e Ntamba, funcionam com imensas dificuldades e a procura do precioso líquido pela população é muito maior. Alguns consumidores utilizam a água trazida em tanques maiores, transportados por carro, que chegam a vender um galão de 20 litros entre 20 a 25 meticais cada.
Em Abril, jorrava água nos sistemas de Chude e Chomba, alguns destes só cobriam uma pequena parte das aldeias do distrito de Mueda, incluindo a própria vila. O grosso da população do Planalto socorre-se dos sistemas de Ntamba dos Macondes e Muatide. Este último estava em reabilitação, para corrigir as falhas verificadas no momento da sua instalação.
Tudo leva a crer que o problema de água no Planalto dos Macondes precisa de intervenção do Governo central, ou de parceiros nacionais e internacionais fortes, isto por que as estruturas locais estão longe de conseguir uma solução duradoura.
AJUDEM A TERRA DO MASSACRE DE MUEDA AQUELES QUE SABEM DO DINHEIRO. E TRISTE.

Sem comentários: