sexta-feira, 7 de junho de 2013

Primeira grande entrevista concedida pelo Presidente de Angola em 22 anos

 

Exclusivo SIC
06.06.2013 21:05
Em 1979, o engenheiro de petróleos José Eduardo dos Santos chegava à presidência de Angola, após a morte do primeiro presidente Agostinho Neto. Liderou o país durante mais de duas décadas de guerra civil e nos últimos 11 anos de paz. Há 22 anos que não dava uma entrevista. Esta semana rompeu o silêncio e recebeu em Luanda o correspondente da SIC, Henrique Cymerman.
Nesta entrevista exclusiva fala pela primeira vez da transição política em Angola e do estado da economia no país. Das relações com Portugal, com o Brasil, com a China, com Israel.
Do que poderá ser o seu futuro, da admiração que tem por Lula da Silva e da pesada herança da guerra.
 
 
 
Fernando Barbosa
Entrevista hilariante! O que pretende a SIC com esta entrevista? Ao realizar uma entrevista com perguntas anódinas e subservientes ao ditador (possivelmente não podia ser de outra maneira), a SIC de facto permitiu mostrar a esquizofrenia de Eduardo dos Santos com base nas respostas por ele dadas. Por favor, digam-me: não há mais entrevistas a ditadores, pois não? Nem vale a pena citar as respostas às perguntas do jornalista, mas uma resposta resposta fica registada: "MPLA como partido de centro esquerda "(!) e ainda: "redistribuição de riqueza" "uma sociedade em que todos beneficiem the prosperidade"! Uma pessoa está sempre a ser surpreendida....
  •  
    Braga Fatasil-Centro de Leilões · Braga, Portugal
    Incrivel como um profissional que eu admirava desceu a este nivel fazendo uma entrevista fabricada nos bastidores e em que entre o falado e a realidade existe um abismo tão grande que até me apetece dizer. Será que o jornalista está na posse de todas as suas faculdades mentais?
    • Serafim Jose Silva Alves · Porto, Portugal
      À pessoas que falam da boca para o ar, pode haver corrupção mas que o País esta a desenvolver a passos largos e em todas as áreas é verdade pois tive a honra de presenciar o que foi dito na entrevista, desejoso de voltar àquele grande País e com um Povo muito nobre
    • Francisco Xesko Santos · · Top Commenter · Musico at Francis Riba
      Eu pergunto o mesmo em relação a pessoas que fazem comentários idiotas e surrealistas como este
    • Marcio Alexandre Oliveira · Madrid, Spain
      Tambem estive em Luanda ano passado, e as saudades que alguns portugueses devem sentir, não deve ser dos belos monumentos, das refeições "prato do dia" a 20usd e dos preços altíssimos que lá existem...mas sim da "la movida" do povo angolano, especialmente das mulheres angolanas. Serafim, achas que está a desenvolver??? Então percorre a estrada da Samba e sai em algumas adjacentes e verás o esgoto a céu aberto. Este é só para dar um exemplo...enfim!!
  • Marco Sousa · · Works at Goodyear Tire & Rubber
    Henrique Cimmerman: Qual o sistema político que vigora em Angola?
    Jose Eduardo dos Santos: (risos) é a democracia!

    Que palhaçada!!!
    • Francisco Xesko Santos · · Top Commenter · Musico at Francis Riba
      De facto é uma palhaçada especialmente porque foi eleito livremente e, segundo a ONU, numas eleições que foram um exemplo de liberdade e democracia que envergonham as democracias europeias. Não há dúvida é mesmo uma palhaçada, pois não se submete ao dirigismo político e corrupto europeu como o nosso caro primeiro ministro Paços Coelho, esse sim um exemplo e exemplo a seguir da grande democracia europeia
  • Marco Vieira · Gerente at Marco Vieira - Industrial de Camionagem
    Ze Du, estamos contigo. Todo Angolano, que passou por todas as fases que Angola passou, sabe que muito tens feito para manter a paz e equilibrio. A factura é alta, mas vale a pena. Como foi possivel com a morte do Savimbi terminar instantaneamente com a guerra? A unita não era apenas SAVIMBI. Acolher aqueles que no passado foram nossos inimigos em nossas casas e ajudar na integração deles na sociedade, foi caro, muito caro, mas valeu a pena. Não digo mais... Estamos contigo Ze Du. Portugueses não têm assuntos politicos suficientes em vossa casa? Sabem realmente tudo o que se passa aqui em Angola? Conhecem a nossa realidade? Marco Vieira
    • Sidónio Pais · Benguela, Benguela, Angola
      Meu sobrinho zangou-se , sai ao tio ..........Agora os parentes querem ser todos Angolanos , não ligues pois os nossos olhos estão bem abertos .............. A reação aqui não passa mesmo ...... E eles sabem ......
    • Abreu Miguel Liliano Liliano ·
      Tu dizes isso porque es a Angolano fabricado pois ,se fosses um verdadeiro compatriota não o teria dito.Procura saber qual é PIB do país meu suposto Angolano.
  • Pedro Arroja · Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes
    “Porém, ao mesmo tempo em que se esmerava no fingimento de que não havia nenhum compromisso com a estação televisiva lusa, a Presidência angolana negociava com Pinto Balsemão, o patrão the SIC, novas condições para a entrevista. Uma delas era que, se concedida, a entrevista só seria emitida depois de previamente visionada pelo entrevistado e seus assessores.
    Outra condição é que doravante desafectos do regime angolano só poderão ser entrevistados pela estação televisiva lusa mediante prévia autorização de Luanda. O próprio Pinto Balsemão comprometeu-se a garantir a estrita observância do acordo.”.
  • David Damiao ·
    Que frete de entrevista. Em Portugal, a SIC destrói os políticos portugueses, arrasa governos e vê em Angola um exemplo a seguir bajulando Eduardo dos Santos. Ouvir falar em distribuir bem a riqueza deve ser entre a família e amigos de Edu! Pq nao se falou dos investimentos monstruosos de Isabel dos Santos em Portugal. Donde vem o dinheiro. E pq nao se falou das relações políticas com os presidentes e governos portugueses? Tantas perguntas por fazer e tanto que ficou por responder....
  • Francisco Xesko Santos · · Top Commenter · Musico at Francis Riba
    Depois de ler tanta merda junto, aliada a uma estupidez brutal e a uma ignorância dos factos sobre a entrevista do Sr. Presidente José Eduardo dos Santos chego à brilhante conclusão que Portugal está onde deve estar pois a maior parte dos comentários efectuados por portugueses demonstram muito bem o nível intelectual inferior a um atrasado mental de quem os fez e os comentários dos "retornados" angolanos à sua terra mãe (a tuga), demonstram claramente o complexados e incompetentes que são.

    Poucos foram os comentários inteligentes acerca the entrevista que foi acima de tudo uma lufada de ar fresco na actual governação de Angola. Parem de ser ranhosos, invejosos, mesquinhos e fracos de espírito e pensem sim em criar um grande pais que é Angola.
    • Pedro Santos · London, United Kingdom
      Tu ainda és uma anedota maior óooo Xico. Esse teu patrão nem falar sabe, mas o que eu mais gostei mesmo foi dos hum humm ...coitado. Esse gajo até estava a ser sincero, vive é noutro mundo, em Angola não é certamente. Já vi muitos gajos mas poderosos (na terra dele claro, pois no resto mundo é um Africano com dollar pra gastar). Lembras do Mobutu? do Kadafi? ... ou morreram ou ficaram tesos, eles e a família, e muitas vezes os amigalhaços. Vai passear macacos ó Xico ... http://star.worldbank.org/corruption-cases/node/18615
  • Guida Reis
    Este gajo mentiroso nem ler a cabula sabe... Teve 22 anos para treinar a ler cabulas.
  • Carlos Guerreiro · Top Commenter · Externato de Odemira/Força Aérea
    É altura de pararem os comentários apaixonados dado que o Engº Eduardo dos Santos é actualmente o Presidente the República de Angola legítimo. Com isto não o estou a ilibar de culpas por algumas situações denunciadas pela oposição que acabam por acontecer um pouco por todos os países, até naqueles que se consideram verdadeiramente democráticos.
    O Presidente angolano, apesar de tudo isso, ultimamente vem demonstrado uma grande abertura, ser um homem moderado e que estará disposto a não se eternizar na cadeira do poder. É certo que Angola é um país rico, mas grande parte the população tem de compreender que é tempo de deixar a capital do país e regressar às suas origens, onde não há escassez de trabalho porque há muito para fazer neste imenso território.
    Relativamente à empresária Isabel dos Santos, filha do PR de Angola, apesar ...das críticas, creio que se está a revelar uma mulher de grandes capacidades de trabalho, o que pode ser muito benéfico para Angola. A vida empresarial está ligada à economia e esta ao trabalho. É a partir do meio empresarial que os países ganham dinâmica e criam os postos de trabalho essenciais para garantir o bem-estar das populações. Se ela andasse a passear por esse Mundo fora é que a poderiam criticar severamente.
    Angola parece-me estar no bom caminho e só a paz pode permitir que este grande país africano, em plena harmonia, possa combater os casos de pobreza evidentes. A entrevista na SIC servirá para se conhecer o que, de facto, Eduardo dos Santos tem a revelar sobre o futuro de Angola. E isso interessa também aos portugueses que querem investir e trabalhar. Angola tem um povo magnífico e um clima que não é estranho. Assim surjam as oportunidades benéficas para os dois povos.
    See More
  • Prodigio da Paz · InGen
    Ele esta ler kkkkikikikikiikkkkk, o homem é fraco kikikikiiiiiik.
  • Paula Neto (signed in using Hotmail)
    Tenho que dar os meus sinceros parabéns à SIC no tom mais irónico possível porque esta entrevista ao Presidente José Eduardo dos Santos é a maioria piada que o canal transmitiu. Isto é POLÉMICO. Sou uma jovem angolana, e resido em Portugal há muitos anos. Envergonha-me ver que tipo de pessoa está à frente do meu país, que não contente o suficiente com as graves fragilidades que o mesmo atravessa hoje em dia e desde o tempo the Guerra Colonial, ainda tem a ousadia de na televisão pública, deturpar uma realidade que está à vista de todos. "Um país democrático"; "Existe paz em Angola."?
    Alguém que esteja minimamente consciencializado, não diria que Angola está a ascender tão rapidamente ou a desenvolver-se porque não é isso que está a acontecer. Há população a viver precariamente, a morrer de fome e a passar pelas maiores provaçõe...s inimagináveis! Pior que a entrevista em si, é o contexto em que esta foi feita. Porque seria muito mais estimulante se esta tivesse sido em direto e não já gravada; as perguntas feitas foram estrategicamente elaboradas. Não suficiente mesmo assim, é espantoso este debate the SIC Notícias. A disparidade entre as opiniões do Sr Embaixador e do Sr. Professor são incríveis. O Sr Embaixador mostrou-nos que mesmo tendo estado em Angola durante um longo período de tempo, não aprendeu nada sobre o país porque alguém que ameniza, por exemplo, o tema das manifestações realizadas por partes dos jovens, querendo tal como o Presidente fez, desvalorizá-las ou diminui-las, não mostra conhecimento de causa. E gostaria que este Professor interveniente no debate tivesse substituído o Sr Henrique Cymerman na condução the entrevista, pois acredito que teríamos obtido resultados bastante diferentes: mais frontais e de acordo com a verdadeira realidade. É um ultraje para os cidadãos angolanos que passe ou tente passar uma ideia de paz, consistência e estabilidade no país e no povo, quando na verdade, este vive numa linha ténue de tensão.See More
    • Francisco Xesko Santos · · Top Commenter · Musico at Francis Riba
      Mais uma pobre coitada que não foi capaz de roubar nada no pais dela e se exilou para a tuga e agora chora no leite derramado dos louros dos verdadeiros angolanos. Simplesmente deprimente...
  • Manuel Casaca · Top Commenter · Vitória, Brazil
    Amigo Fernando Barbosa, ele não é um ditador.

    É UM ASSASSINO!
  • Jose Mendonca · Top Commenter · Merced, California
    UMA ENTREVISTA? Onde as perguntas fora previamente estipuladas e as respostas escritas e lidas, como é facil ver no vidio, só me lembro the anedota à muito conhecida:- Dizem que em certa cidade das nossas ex-colonias que as senhoras se faziam acompanhar com os seus criados, as compras, num determinado comercio a senhora que sofria de gases deixou escapar um grande peido. O criado muitgo bem treinado, disse logo para proteção the patroa:- O peido que esta senhora deu, não foi ela fui eu. Entrevista a jose eduarde dos santos! por favor não me fecundem.
  • António Festos Festos · Works at Rádio Despertar
    o " camá" PR, como se diz cá na banda, perdeu o norte e a vergonha the sua própria governação, os numeros desproporcionais avançados por ELE sobre o fosso social (35 à 36 % de pobres), revelam que o Sr. Presidente desconhece a realidade the miseria que a sua liderança, uma das mais velhas de áfrica criou aos angolanos. A vergonha desceu-lhe ao rosto num sorriso desfarsante e hipocrita, ao inumerar trunfos de uma conquista que só semeia luxo e riqueza para a sua familia. JES, perdeu-se na hipocresia the sua propria tirania, insultando a força e a vontade dos Jovens contestatarios do seu regime como frustrados que não tiveram sucesso na vida escolar e de emprego, uma desgraça que ELE mesmo e um punhado de comparças criaram aos " genuinos filhos desta patria". Até quando o " Camá PR" vai continuar a insultar a inteligencia dos angolanos?
  • Sandra Salazar · Escola Secundária de Bocage
    Uma palhaçada! não tiro o mérito nem o profissionalismo do jornalista, que a meu ver é muito bom.
    As perguntas que eu faço são: o MPLA é um partido de centro esquerda? e onde está a distribuição the riqueza? Vergonha! Não entendo como é que a sic, um canal independente concede tanto tempo de antena ao José Eduardo dos Santos.
    • Carlos Pereira · · Top Commenter · Editor, Redactor, Director-Geral, at Mundipress; Revista Época, Notícia, Controlinveste, O JOGO,RÁDIO NACIONAL DE ANGOLA (RADIO 5)
      Simplesmente vergonhoso o que esta senhora escreveu... porque será que uma lobitanga que basou para Portugal... virando as costas ao povo vem agora armar-se em não sei que? E QUANDO A SIC CONCEDEU ESPAÇO AO PRESIDENTE (AUTO PROMOVIDO) DA UNITA QUE O CRESPO (REAÇAS) REALIZOU NÃO LHE CAUSARAM ... QUANDO ELE AFIRMOU QUE VAI PEGAR EM ARMAS... que RIQUEZA DISTRIBUÍRAM OS FASCISTAS COLONIZADORES EM 500 ANOS? Não entendo a inveja desta gente.. pela riqueza pessoal do ZEDU e da sua familia. Para mais vivendo em Portugal... se ANGOLA é um alvo... porque não vão lá atirar ao alvo... A SIC, para meu espanto, foi a Luanda... fiquei admirado e mudei a minha opinião sobre o seu estatuto... Gostei e registei. O Crespo... tadinho... caduco não consegue sair da zona servil do protectorado...
    • Vanessa Pimentel · Film and Video Editor at Freelancer
      Há canais de informação independentes?
    • Mike Cunningham (signed in using Hotmail)
      O dinheiro é tudo, infelizmente!
  • Miyake Walilas · Top Commenter · Nzinga Mbandi
    sorriso maléfico...voce tem mesmo dom......de bom pastor.
  • BlocoDemocrático AmigosPortugal BD-Angola · Top Commenter
    O vice presidente de Angola e dois outros destacados funcionários do estado angolano vão usufruir de "centenas de milhões" de dólares de lucros com a venda de acções de uma companhia que controlam a uma subsidiária the companhia estatal angolana Sonangol, disse um activista angolano.




    Angola: Milhões de dolares de lucros para vice presidente e outros -2:03.

    O activista Rafael Marques reagia à notícia de que uma companhia petrolífera controlada por esses três dirigentes decidiu vender acções que possui em blocos petrolíferos que analistas consideram ter uma enorme potencialidade económica.

    O vice presidente Manuel Vicente, o ministro de estado e chefe the casa de segurança do presidente o general Helder Vieira Dias “Kopelika” e o general Leopoldino Fragoso the Casa Militar the presidencia são proprietários the companhia Nak...azi que controla 30% em dois blocos petrolíferos do chamado pré sal.

    Os blocos petrolíferos do pré-sal 9 e 21 têm a mesma estrutura accionista com a operadora americana Cobalt a liderar o consórcio com 40%, seguido the Nakazi com 30%, Sonangol Pesquisa e Produção com 20% e outra empresa privada angolana a Alper Oil com 10%. Com esta venda a Sonangol Pesquisa e Produção passará a controlar 35% e a Nakazi continuará ter um interesse de 15 por cento nesses dois blocos.

    A venda foi autorizada pelo presidente the República José Eduardo dos Santos. O valor das acções não foi revelado oficialmente mas o activista Rafael Marques disse que o montante deve ascender a “centenas de milhões de dólares”.
    Marques disse ainda que se desconhece de onde vieram os fundos originais para a formação the Nakazi.
    Marques disse que as três individualidades tinham criado há alguns anos atrás “cerca de 40 empresas”.
    “Em tempo record estas empresas passaram a dominar a economia política angolana com a aquisição de blocos de petróleo, aquisições de empresas estatais sem concurso publico e muitos outros negócios como a maior cadeia de super-mercados do país e vários outros negócios de biliões de dólares sem que se soubesse a origem dos fundos e com o total respalde do presidente the república quer do sistema judicial, “ disse Marques.
    Os fundos, disse, para esses negócios ascendem a “biliões de dólares investidos subitamente”.
    “De onde vieram esses fundos?” interrogou.
    Rafael Marques disse ser “extraordinário” o facto do antigo director geral the Sonangol e actual vice presidente estar a vender acções à Sonangol.
    “Não estamos a falar de milhões de dólares, estamos a falar de centenas de milhões de dólares,” acrescentou.
    See More
  • BlocoDemocrático AmigosPortugal BD-Angola · Top Commenter
    Este é o Relatório de 170 páginas, apresentado hoje, no gabinete the União Europeia em Portugal, ao público ali presente...chama-se ele -"Fraude em Altas Posições: O contrato corrupto the dívida de Angola à Rússia", feito pela Associação Mãos Livres e pelo Corruption Watch UK...

    http://static.publico.pt/DOCS/Mundo/The-Corrupt-Debt-Deal-PT.pdf
    http://static.publico.pt/DOCS/Mundo/The-Corrupt-Debt-Deal-PT.pdf
    http://static.publico.pt/DOCS/Mundo/The-Corrupt-Debt-Deal-PT.pdf
    static.publico.pt
    http://static.publico.pt/DOCS/Mundo/The-Corrupt-Debt-Deal-PT.pdf
    static.publico.pt
  • Tina G. Pereira
    Quanto dinheiro foi pago a este jornalista para fazer esta infeliz entrevista Que Angola está a crescer a passos galopantes na construção civvil, é um facto. Todavia, como pode algúem fazer afirmaçoes tão surrealista e idiotas como: Angola está a crescer em todas as áreas? No meu fraco entender, p desenvolvimento prioritário em um país passa pelos seguintes setores: A instrução, a saúde, o saneamento básico, a àgua, a energia eletrica e outros mais. Em um País onde crianças e adultos morrem de paludismo como moscas, por falta de dinheiro, medicamento e falsa medicação, onde nem todas as crianças podem ir a escola por falta de dinheiro, e transporte e vivem em escombros, não se pode falar em desenvolvimento. Que se cale, quem é míope a estes aspetos.
    • Pedro Santos · London, United Kingdom
      Minha querida. Construção dessa é boa para quem financia e para quem constrói. E quem financiou, quem foi? e quem constrói, quem é? dáááááááá ... então o homem está a construir um casino com dinheiro da "sua fundação" financiada com o dinheiro do petróleo. Achas que se preocupa com "instrução, a saúde, o saneamento básico, a água, a energia eléctrica e outros mais" ... tás louca? Ele quer lá saber disso, até parece que nunca vives-te em África. Noutro lugar do mundo andava a limpar sarjetas, mas lá é o homem que distribuiu os dollars dos miseráveis do angolanos, pela família e pelos amigos, claro.
    • Henrique Dias Mulato Mulato · Estácio Universities
      ate os tugas o ZÉ compro-lhes rsrs muita pena. estamos payados
  • Tickle Côrte-real · Tecnico electricista at Emancil
    amigo serafim se soubesses como se vive em angola talves voltarias la so para trabalhares e ganhares bem porq so os estrangeiros é q ganham mto bem e se soubeçes o quanto ha la raçismo n dirias isto. vc se calhar vé as fotos das obras no centro the cidade d luanda procura fotos de bairros e vc vera q o povo angolano é abandalhado e mizeravel. vc sabe a quantos anos estao com restriçoes de energia electrica? e q ja ha barragens a funcionar? e quantos armazens de vendas de geradors estao abertos a anos e quem sao os seus socios? nao diga isto va la agra e convive com o povo nao com governantes e ministro ne seus parentes. porq nao veras q em angola se sofre va ate aos bairros onde vc p entrar em qualqer casa tera de carregar kilos de lama p dentro de casa.
  • Paulo Canaveira
    Muito triste o papel a que a SIC se prestou. Parecia uma coisa montada de propaganda do regime. Vejam o Hard Talk the BBC! Onde estiveram as perguntas difíceis sobre direitos humanos, sobre corrupção, sobre pobreza extrema, sobre a violência, sobre a especulação imobiliária? Muita coisa mudou para melhor em Angola, mas quem oiça a entrevista imagina um país que não existe!
     
  • Pepe Fusso · Segudario
    O QUE PRETENDE A (SIC) COM ISTO SE A( SIC)FOI PROBIDA DE ACOMPANHAR ELETORAL A COMBERTO DA ELEÇOES.2012.SERA FOI MANDATADA POR ALGEM PARA FAZER FRETE AO SENHOR JOSE EDUARDO.QUANTO PAGO PARA A ENTREVISTA.
    • Miyake Walilas · Top Commenter · Nzinga Mbandi
      pois pode ser dos mais antigos do mundo , mais ai ja é de mais corupto numero 1...como vais combater se voce es o cabecilha.
      • Americo Domingos · Top Commenter
        nao vi nada de especial nesta entrevista,foi uma entrevista muito bem torcida, como ja é habito neste regime
       

    • Fernando Tomas · · Top Commenter
      http://www.youtube.com/watch?v=eVrGenr5EKw

      Vejam a realidade... Vejam!
    • Fernando Leite Velho · Top Commenter · Piloto de Barra dos Portos de Angola at Ministerio dos Transportes de Angola
      That's my presidente. Inteligent and it's fuelleling the future! great man.-
    • Fredson Silva · Universidade Lusíada de Lisboa- Faculdade de Arquitectura e Artes
      impressionante como este homem se envaidece do seu próprio discurso falacioso...
    • Djassa Pinto · Zürich, Switzerland
      Este criminoso Eduardo dos Santos não tem vergonha. Que coisa horrivel.
    • Patricia von Liebig ·
      Muita classe sr.Presidente.. Nota 10
    • Ana Paula ·
      Entrevista de José Eduardo dos Santos.
    • Nella Duro · Works at Nelladuro.com
      Presidente José Eduardos dos Santos, parabéns o pais esta sim a melhorar e cada dia vê se essa diferença ... Parabéns ao povo angolano ... GOSTEI...
         
      • Érika Vand · Manager at Statick Move
        Mas... ele está a LER? Tem folhas com as respostas às perguntas? R-I-D-Í-C-U-L-O! Cambada de hipócritas. Mas como se pode dizer que foi feito jornalismo com esta entrevista? Bem, vi 02min30seg e não consegui ver mais. Irritante este homem.
      • BlocoDemocrático AmigosPortugal BD-Angola · Top Commenter
        O SECRETARIADO NACIONAL DO BLOCO DEMOCRATICO.
        COMUNICADO
        1. O BD – Bloco Democrático - deplora o crescendo do ciclo de violência que se observa no país. No curto espaço de uma semana, e sem ser exaustivo, um crime fatal de estímulo político registado no Huambo, tendo por vítima um membro the UNITA, sucedeu-se um outro crime, supostamente praticado por bandos armados, de que resultou a morte de 3 polícias e, de seguida, o assassinato gratuito e a sangue-frio de dois dirigentes municipais the UNITA, envolvendo lideranças policiais. Sem que o choque social tenha sido superado com a morte precoce de Valério, eis que um cenário idêntico de crime encomendado com instintos de malvadez ganha a cena do crime e volta a instalar a revolta e a indignação na sociedade, com a morte dum quadro the Banca, Bárbara Sá Nogueira. Em simultâneo com ...esta ocorrência há noticias segundo as quais um jovem de 25 anos terá sucumbido e mais 6 pessoas aquando e na sequência do derrube violento por forças policiais e militares the UGP de 5.000 casas, em Luanda, na zona the Chicala em Luanda. Por pouco, não se observaram mortes na repressão levada a cabo aos manifestantes do 27 de Maio, onde patentes policiais exerceram directamente a violência sobre os jovens revús.
        2. O BD ao analisar a instabilidade que se radica inexoravelmente no país identifica a incapacidade do actual Executivo em manter um clima de paz social em Angola, diagnostica a tendência para o crime político manipulado, tentando fazer coincidir as zonas de conflito social agudo, como o que ocorre no Bairro Paraíso no Cacuaco, com o crime banal e político e conotando tais situações com eventuais pronunciamentos the oposição. O BD, nota a desorientação das instituições políticas, policiais e judiciais e a pretensão do poder político em criar o pânico entre a população, com vista a prepará-la para futuras acções de violência e descrédito the oposição. Declara, pois, o Bloco que a violência institucionalizada é a mais perigosa!
        3. O BD – Bloco Democrático – deplora o assassinato dos membros the UNITA, endereçando a este partido e as famílias enlutadas a sua profunda mágoa e pesar. Afirma que tal acto é uma afronta ao processo democrático e a oposição no seu conjunto. Deplora igualmente e endereça a Corporação Policial e famílias enlutadas os sentidos pêsames pelo assassinato dos 3 polícias no Bairro do Paraíso em Cacuaco e exige para ambos os casos uma rigorosa investigação com resultados publicados e consequências para os seus culpados.
        4. O BD denuncia a política de terra queimada e desumana contra os moradores the Chicala, alguns dos quais aí residentes há 25 anos, outros regressados do Panguila onde foram forçados a residir mais de 3 famílias na mesma residência e exige o imediato levantamento do cerco militar e policial a comunidade para evitar mais mortes, mais desgraça, bem como a reparação imediata de todos os prejuízos, com indeminização às mortes ocorridas e a perda de infraestruturas e bens, faltas ao serviço e a rápida instalação dos moradores em locais e formas decentes de acordo com suas necessidades de vida e os padrões de convivência humana.
        5. O BD afirma que é hora do Governador de Luanda partir. Mais que isto é hora the política do país mudar, com um Estado amigo do seu povo, com maior sentido de responsabilidade e menos imaturidade, abertura e respeito pelos direitos humanos.
        6. Por isto, o BD, conclama maior acutilância e coragem the sociedade civil, para assegurar as ténues vitórias conquistadas no processo democrático, a arriscar mais em acções visando impedir o avanço the violência institucionalizada e reclama dos partidos políticos acçoes conjugadas e firmes.
        Luanda, 5 de Junho de 2013.
        Mudar o Futuro pela Liberdade, Modernidade e Cidadania.
        O SECRETARIADO NACIONAL DO BLOCO DEMOCRATICO.
        Sede Nacional: Rua Cónego Manuel das Neves, 102, 5º andar, 14. Telefone: 222407198 –.
        email: blocodemocratico@yahoo.co.uk
        See More
      • Andreluizinho Manuel · Top Commenter
        nao vi nada algo de especial nesta entrevista.
        pareceu-me mais uma propaganda igual que a gente tem visto na tpa.
      • Luckanus Ell Kleinn · Maintenance at Groupe Total
        Uma entrevista programa e que nao reflete com a realidade do meu povo.Estamos a desenvolver ou sempre subir como se diz na giria angola como? Com carros de luxos? Casas no Kilamba? Faltas constatntes de luz electrica? com a falta de Agua potavel constantes? com as estradas descartaveis até na propria baixa the cidade de Luanda? com os engarrafamentos? obras inacabadas ha mais de 3 anos? com que educação? que saude publica? O desenvolvimento so mesmo para Isabelinha e Tchizé e restos the cupula dos generais....Porque cada dia nasce mais um musseke....
      • Pedro Santos · London, United Kingdom
        Henrique Cymerman, vai pastar para Africa. Esta montagem foi um vergonha! Deviam retirar-te todos os prémios e seres banidos the classe dos jornalistas. Aliás, imagino os teus colegas a verem a vergonha que acabas-te de fazer. O Balsemão, há muito que deixou de ser o tio do PSD. Coitado está falido e endividado, portanto até o compreendo, mas a ti? Deves estar mesmo mal. Siga, venha o próximo para nos divertirmos :) :)
      • Jokas silveira · University of Houston
        Eu nasci e sou do MPLA, por isso nao obstantes as dificuldades ou certas discordancias em como resolver o problem the educacao e pobreza, ainda acho que es o homen ideial para o trabalho...sou malangino e cresci na OPA, Eu ainda acho que alguns principios e sonhos para com pais que tanto amo...Mwangole. I would like to serve as your advisor for certain matters... I will remember you as a..BOM PATRIOTA..
      • Tolstoy Felgueiras (signed in using Hotmail)
        O Ladrao Patriota.
      • Djassa Pinto · Zürich, Switzerland
        Jose Eduardo dos Santos tem cara de panuleiro. Grande palhaço.
      • Djassa Pinto · Zürich, Switzerland
        Lendo as respostas.
      • Djassa Pinto · Zürich, Switzerland
        Portugues e mesmo burro.
      • Sem comentários: