segunda-feira, 24 de junho de 2013

Os homens (supostamente) da Renamo voltaram a atacar hoje no troço Muxúnguè

Jornal @Verdade
Uma coluna com pelo menos três dezenas de viaturas civis e escoltada por soldados das Forças Armadas e agentes das Forças de Intervenção Rápida, em veículos militares, foi atacada por homens armados cerca das 6 horas desta segunda-feira (24), na Estrada Nacional Nº 1, no distrito de Chibabava, na província central de Sofala.

http://www.verdade.co.mz/newsflash/37859

See translation

ADENDA

Homens armados matam pessoas e queimam viaturas em Machanga



Alta tensão em Muxúnguè e já existem mortes confirmadas
Alta tensão no centro do país.
A polícia deteve dois presumíveis integrantes dos homens armados que estão a criar pânico na EN1. Um dos   indiciados negou todas as acusações que pesam sobre si e diz que é apenas um curandeiro.
Duas pessoas morreram e outras três, entre elas uma criança de apenas duas semanas de vida, contraíram ferimentos graves e ligeiros na madrugada da última sexta-feira, no troço entre o rio Save e o posto administrativo de Muxúnguè, na província de Sofala, concretamente nas margens do Rio Ripembe, no distrito de Machanga.
O ataque surge na sequência do apelo deixado pela Renamo, segundo o qual iria interditar a circulação de pessoas e bens naquele troço. Os mesmos, que ocorreram entre as 04h00 e 05h00 da manhã, visaram dois camiões de mercadoria, que foram incendiados, e autocarros de transporte de passageiros, pertencentes às empresas TCO e Etrago.
Desde a ocorrência dos ataques, a circulação naquela região é restrita e só acontece mediante escolta das forças de defesa e segurança e durante o dia. As viaturas são organizadas em colunas e os agentes da Força de Intervenção Rápida e ou das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, fortemente armados, são introduzidos nas viaturas privadas, autocarros de passageiros e camiões de carga, para além de serem acompanhados por um tanque de guerra blindado, que transporta outros militares.
Mónica Malate, de 34 anos de idade, empregada de um estabelecimento hoteleiro em Muxúnguè, contou que na noite do dia anterior ao ataque pernoitou na região de Save, porque não havia escolta. Partiu no dia seguinte, muito cedo, num dos autocarros atacados e contou como foi: “quando chegámos no rio Ripembe, o motorista reduziu a velocidade, pois a ponte não está em condições. Quando estávamos no meio da ponte, de repente, vimos nas bermas da estrada, tanto a frente como atrás, vários homens armados, alguns fardados e outros a civil. Mandaram-nos parar, mas o motorista não parou. Disparam e atingiram o motorista, que perdeu o controlo da viatura e foi embater, violentamente, numa árvore. Ouvi mais tiros e um deles passou e raspou a minha testa. Consegui saltar do carro e corri para o mato. A viatura foi posteriormente incendiada pelos homens armados”, explica.
Mónica contou ainda que mesmo ferida conseguiu arrastar-se até à estrada, onde pediu socorro a um automobilista que seguia no sentido contrário.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»


  • Nelpodio Jossai Pa onde vamos assim? Salomao moiane ontem diss q os homens armados sao vitmas da xclusao social, poir isso nao tem nada a perder. Agora cabe ao governo tomar uma actifud q seja beneficiente pa todos. Nao adianta mandar a fir pa muchungue, pois aqeles soldados tambem sao homens e tem famila, as suas vidas valem d igual forma com as dos q devem ser protegidos. Se a frelimo ganha eleicoes onestament porq nao acita igaldade na cne, todos sabemos q a renamo e' um partindo falhdo....

  • Ajo De Oliveira Ajo Voces sao teimosos...pork insistem em viajar? Nao vale a pena confiar nesses soldadinhos de ontem. Abram os olhos...o Governo planeou dizimar o povo fingindo acampanhar viaturas enkuanto eles sao MUELES. O plano dos ILLUMINATE ja esta em curso em Mocambique.

  • Esaú Silvestre Porke clicam gosto?eu nao vx intendo!!!pork as FADM,e a FIR,nao deram resposta?@VERDADE,é mlhor publicar uma matéria completa,pork o axunto é xério,nada d dar xeirinho,queremx xtar cmpletamente atualizadox por favor

  • Delcidio Ngooche UMA COISA EU VOS DIGO E AFIRMO SE ISSO AINDA CONTINUAR ASSIM VAI TER GUERRA.,.. TENDO GUERRA ÑAO HÀ ELEIÇÖES SEM ELIEÇÖES O PARTIDO NO PODER PERMANECE + DE 5 ANOS vivendo na Me****da.. ..E NA luta d 2 bois o capim é que sofre primeiro

  • Delcidio Ngooche UMA COISA EU VOS DIGO E AFIRMO SE ISSO AINDA CONTINUAR ASSIM VAI TER GUERRA.,.. TENDO GUERRA ÑAO HÀ ELEIÇÖES SEM ELIEÇÖES O PARTIDO NO PODER PERMANECE + DE 5 ANOS vivendo na Me****da.. ..E NA

  • EL Negrão Fager ...eu quero tanto intender, o motivo que leva à alguns, clicarem "Gosto" numa noticia deste genero...não intendo!!!...eu cliko "gosto" quando gostei de tal coisa ou situaçao nao sei do vosso lado!

  • Priscila Villas esse tipo de situaçoes poderia ser evitada se a pessoa que responde como nosso presidente nao fosse egocentrico e egoista ao ponto de nao querer conversar com a Renamo para amenizar a situaçao!!! so aparece a lamentar e a condenar coisas que nao dependem so de condenaçao ou lamentaçao!! triste situaçao a dos nossos irmaos que estao na zona afectada pelos ataques!!!
    que Deus estenda sua mao e resolva isto por nos.

  • Helder Arlindo Wiron Cuna O que esta acontecendo afinal aqui no nosso Pais... afinal nao temos Presidente nos, essae raperes pah

  • Polvo Bravo Sao militantes da frel que estao cansados de sofrer, è que nem o caso paiol segundo meu pai diz que nao è qualquer um que poder ter acesso, pois aquilo esta minado e o responsavel è que conhece por onde entrar e sair

  • Hilario Tomas Galinha do mato nao se domestica, voce dà farelo, dà esconderijo na capoeira, mas ela quer sempre a convivencia do mato.

  • Inacio Fidelis Afinal a Renamo nos mentia quando dizia que era o partido da democracia e paz..bem..acho que já aprendemos a não e nunca mais confiar em galinhas do mato!

  • Alexandre Zerinho Eu ja esperava que isso podia muito bem acontecer visto que temos problemas de segurança no nosso país. Ontem mesmo escrevi um texto acerca disso. Sao novatos que sao enviados a essas brincadeiras. Se mesmo as esquadras que tem policias com experiencia sao assaltadas. Sera que as colunas escapariam disso enquanto sao constiruidas por novatos sem experiencia? Quanto a Renamo Sera que esse meio é uma maneira de pressionar o processo das negociacoes que está a decorrer? Oh... Whatever !!

    • Hilario Tomas Meu caro, considera ameaças e acçoes da Renamo como brincadeiras? Se esses jovens militares chamo-os de novatos, onde irai adquirir a experiencia? Ficando em casa e ou nos quarteis? Experiencia adquiri-se com idade ou o trabalho no terreno? Afinal os tais jovens (mancebos) foram aos treinos e incorporçao pra qué? Onde o Pais ira trazer homens experientes?

    • Alexandre Zerinho Sim meu Caro de facto a experiencia adquire se no terreno e eu nao disse que devia se enviar homens experientes. NAO!! ISSO EU NAO DISSE! Apenas disse que eram enviados novatos por isso que eu esperava que um dia fossem atacados.

  • Emidio Zanda Um ataque d supreza

  • Vasco Aly Lamento bastante por o que esta a contecendo.Nisso tudo que esta acontecendo,me leva a entender que essa violência que a renamo esta fazendo não é contra o governo,mas sim contra o povo moçambicano que é o maior responsavel pelas derrotas que a renamo tem tido nas eleiçoes.

  • Emidio Zanda Fir so serve para impedir a manifestaxao.

  • Gemeraldo Mandlate Estamos mal mxm.

  • Palme Pedro Antonio Pra onde vamos assim!!

  • Sonia Mboa de novo nao por favor.

  • Tony Tiago G ixo ta mal.

  • Carlos Moisés Isso nao esta a cheirar bem, só se ataca no dia em há escolta?

  • Dora Maria puxa ja e demais

  • Assane Torres a situaçao è critica

  • Rashide Mussa A situacao xta caotica

  • Hermenegildo Tamele Hehehe ixo ainda vai fazer correr muita tinta.

  • António João Jemusse Tem que se adoptar medidas urgents para voltar mos +em paz! PAZ esta que nao foi facil alcanca-la.

  • Geraldo Winge Hà males k vem do bem, espero k esse seja um deles.

  • Fernando de los Rios Como é que o Sr. Guebuza poderia ficar "instalado" no poder? Ou mudando a constituiçao (estrategia obvia demais...) ou mantendo uma situaçao de "excepçao" no pais (opçao escolhida). É daí que o nosso PR nao faz nada para reverter a situaçao

  • Ana Goncalves O desatino de ambas as partes continua... ate onde terao de ir em numero de mortes e prejuizos materiais?!

  • Natercio Mondlane Triste cenario,nao sangue nas estradas

  • Uacheque Bernardo Francisco Ha merda! Mexmo com FIR E FADM

  • Claudio Ligia Chavane JC Mas afinal . . Xta uma pergnta no ar sera ainda sao homens da renamo ? Pois em porta fechada xtao em cmverxacoes os 2 partidos

    • Owen Nkuna Xtao em cmverxacoes ? Tens a certesa disso ?

    • Claudio Ligia Chavane JC Segundo os orgaos d informacao relatam isso

    • Sérgio Fernando Isso eh resultado da ignorancia do chefe do Estado em sentar com o lider da Renamo.

    • Sérgio Fernando se existe alguem que deve colocar a sua mao na consciencia eh o Guebuzao e tentar convencer Dhlakama porque o silencio nao resolve nada de jeito. o povo continua a sofrer e a morrer. Comentar assuntos de Muxungue faz bem aos que nao estao presentes, mas as pessoas que vivem essa situacao na pele isso nao esta facil de encarrar

  • Jorge Malate Jojo serak ainda tem força pra parar cm esses atakes ak em moz. Stamos mal cm este governo

  • Matias Fernando Chichango Isto e guerra mesmo.

  • Isaias Keith Orton pessoas morrem inocentimente ,os que enche os bulsos sao os que enche...os que morrem sao os que morreeeeeeeeeeEeeeeE

GUERRA CIVIL?

Os homens (supostamente) da Renamo voltaram a atacar hoje no troço Muxúnguè - Rio Save. Desta vez foi contra uma caravana de carros que seguia no sentido norte-sul.

Os alvos? Dois autocarros de transporte de passageiros e uma viatura ligeira (turismo).

Vítimas: Nenhuma!

Um pedido: Os canais públicos de informação devem parar de afirmar que a situação está normalizada. Isto vai ser fatal meus caros.

1Like · ·

  • Nelpodio Jossai P'a onde vamos assim? Salomao moiane ontem diss q os homens armados sao vitmas da xclusao social, por isso nao tem nada a perder. Agora cabe ao governo tomar uma actitud q seja beneficiente pa todos. Nao adianta mandar a fir pa muchungue, pois aqeles soldados tambem sao homens e tem famila, as suas vidas valem d igual forma com as dos q devem ser protegidos. Se a frelimo ganha eleicoes onestament porq nao aceita igaldade na cne, todos sabemos q a renamo e' um partindo falhdo....

  • A renamo volta a atacar em ripembe. Mas desta vez so atingindo dauas viaturas sem fazer vitimas.
    See translation


    • 3 people like this.

    • Serito Ossemane Bem falado Conor.

    • Virgilio Salomao MAu estes homens querem enriquecer a nossa custa.

    • Rui Jorge Neves isto esta sair do controle.

    • Serito Ossemane estamos a brincar mas se nao fizerem nada para parar, vamos andar neste bang bang e nem havera eleições.

    • Nazir Yussuf Amuji E a forca aerea? Sera que nao pode ser accionada para sobrevoar a zona?

    • Jose Alexandre Faia Incapacidade demostrada pelas FADM ...

    • Didy Arouca falta de interesse mesmo.

    • Conor Christie O mato e denso. Ate agora no tempo seco. Se tems a capacidade dos Europeos/USA, entao talvez. Melhore e entrare ai a pe com apoio de helicoptros, talvez, e procura-los, como fazes quando vais a caca atraz dum animal. Se a FADM tem helicoptros (hehe). As ultimas que eu vi sao aquelas sucatass ali no aeroporto de Maputo.

    • Regina Massingue não há incapacidade nenhuma.guerra de guerrilha meu irmão é muito perigosa.os atacantes aparecem a qualquer momento sem ninguém pensar em nada.é como um ladrão quando vem roubar não avisa.e temos de ver que de Rio Save a MUchungue é uma distancia enorme.afinal de contas que esses FADMs são pessoas não são espantalhos.

    Sem comentários: