domingo, 23 de junho de 2013

Nelson Mandela está em estado "crítico", diz Presidência da África do Sul

 
E-mail Imprimir PDF
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado desde o último dia 8 por conta de uma infecção pulmonar, está em estado "crítico", informou neste domingo a Presidência da África do Sul.
"O estado do ex-presidente Nelson Mandela, que ainda está num hospital em Pretória, passou a ser crítico", afirmou o porta-voz da Presidência, Mac Maharaj, em comunicado.
Maharaj disse que o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que hoje visitou Mandela no hospital em Pretória onde o ex-líder está internado, foi informado pelos médicos sobre a piora do estado de saúde de Mandela ao longo do último dia.
Segundo o porta-voz presidencial, a equipa médica que atende Mandela, de 94 anos, comunicou Zuma de que o "estado do ex-presidente tinha voltado a ser crítico nas últimas 24 horas".
"Os médicos estão a fazer todo o possível para melhorar o seu estado e afirmam que Mandela está bem cuidado e encontra-se bem acomodado", disse Zuma, através de um comunicado presidencial.
"Mandela está em boas mãos", apontou o chefe de Estado sul-africano.
Além disso, Zuma pediu aos sul-africanos que rezem por Mandela e pela equipa médica que cuida do ex-presidente.
Neste semana, Ndaba Mandela, neto do herói sul-africano, afirmou que o seu avô poderia ter alta "em breve", enquanto Zenani Mandela, filha do ícone global, indicou que o seu pai recuperava "muito bem".
Nelson Mandela passou 27 anos nas prisões do "apartheid" pela sua luta contra o regime racista imposto pela minoria branca até 1994.
Desde dezembro, Mandela foi hospitalizado em quatro ocasiões.
O também prêmio Nobel da Paz de 1993 foi eleito, um ano depois, o primeiro presidente negro da África do Sul nas primeiras eleições nas quais todos os cidadãos puderam votar sem distinção de raça.
A sua luta e aposta pela reconciliação nacional e uma transição pacífica, conseguidas após quatro décadas de domínio racista branco, levou-o a ser reconhecido e admirado em todo o mundo.

Sem comentários: