segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ministro da Saúde suspende curso de pós-graduação de especialidade

 
O Ministro da Saúde, Alexandre Manguele, suspendeu a formação de pós-graduação de especialidades médicas que vinham decorrendo nas unidades sanitárias do Serviço Nacional de Saúde (SNS), alegadamente por falta de recursos para o seu prosseguimento.

Uma nota do Ministério da Saúde, datada de 5 de Junho e que foi assinada por Manguele, refere que a suspensão deriva da falta de recursos humanos, materiais e financeiros, o que afecta a qualidade da referida formação.
...

A nota, apresentada à imprensa na última sexta-feira pelo director nacional de Saúde Pública, Mouzinho Saide, refere igualmente que a falta destes meios reflecte-se na impossibilidade objectiva de desenvolver actividades na área de pós-graduação.

De acordo com Mouzinho Saide, os médicos que estavam a beneficiar desta formação deverão ser afectos nas unidades sanitárias do Serviço Nacional de Saúde, que não estão a funcionar com normalidade supostamente devido à greve dos profissionais da saúde.

“Neste momento não existem condições efectivas para se manter a formação em pós-graduação porque nos hospitais onde decorre não há condições humanas e nem materiais para o seu prosseguimento”, disse Saide, citado pelo Notícias.

Acrescentou que só ao nível do Hospital Central de Maputo, por exemplo, pelo menos 150 pós-graduados têm se juntado à greve dos profissionais da saúde, faltando às suas actividades entre as quais a formação.

“Também temos médicos especialistas que ministram a formação que não comparecem aos seus postos por terem aderido à greve dos profissionais da saúde, por isso não temos como prosseguir”, reiterou.

No entanto, o Bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM), Aurélio Zilhão disse também ter tomado conhecimento do assunto na passada sexta-feira, daí não ser oportuno apresentar algum parecer sobre o caso.

“Vamos nos inteirar mais sobre o assunto e darmos o nosso parecer. Tivemos conhecimento da suspensão na sexta-feira e precisamos consultar a legislação sobre a matéria para apresentarmos a nossa posição como Ordem”, afirmou Zilhão.
http://www.folhademaputo.co.mz/001.aspx?dqa=0%3A0%3A2933%3A2%3A0%3A0%3A-1%3A0%3A0&chnl=37#.UbV9hZ6QJAo.facebook
See more

See translation
Folha de Maputo - Super FM - notícias - Nacional - Ministro da Saúde suspende curso de...
www.folhademaputo.co.mz
Ministro da Saúde suspende curso de pós graduação de especialidade.
 
 
 

3 comentários:

Anónimo disse...

For hottest information you hаvе to pay a ѵisit internet аnd on web ӏ found thіs web site as a best ωeb ѕite for
mоst recent updаtes.

Feel free to ѕurf to mу page :: bаbу cгadles
- -

Anónimo disse...

Hi there, I enjoy reading through your post. I like to write
a little comment to support you.

Check out my website; garcinia cambogia

Anónimo disse...

I do not even know how I ended up here, but I thought this post was good.
I do not know who you are but certainly you're going to a famous blogger if you are not already ;) Cheers!

Feel free to visit my homepage - web design and hosting ()