terça-feira, 4 de junho de 2013

Médicos continuam sem trabalhar no “Mavalane”

 
Greve já leva 15 dias
No Hospital Central de Maputo, doentes continuam a queixarem-se da morosidade no atendimento. Os médicos grevistas exigem mudança da equipa das negociações por parte do Governo, através do Ministério da Saúde...
Já lá vão 15 dias desde que os médicos e outro pessoal da saúde entraram em greve, um pouco por todo o país, mas até este momento parece não haver solução à vista. Maior parte do pessoal em referência continua a ausentar-se dos hospitais e outro pessoal que lá vai, está a conta gotas.
Ontem, em conferência de imprensa, a Associação Médica de Moçambique pediu ao Governo a substituição do pessoal que integra a equipa das negociações do lado do Ministério da Saúde, acusando os actuais negociadores de incompetentes, mas, acima de tudo, ilegítimos para o efeito.
Enquanto isso, os hospitais continuam a registar enchentes e os doentes a ser atendidos pelos estagiários e outro pessoal, mas na maior parte dos casos, sem vocação para o trabalho que fazem. No Hospital Geral de Mavalane, na cidade de Maputo, o director da unidade sanitária, Ussene Isse, disse, ontem, que pelo menos oito médicos de clínica geral nunca se fizeram presentes naquela unidade de saúde desde o início da greve no dia 20 do pretérito mês.
O pessoal serventuário vai regressando ao posto de trabalho gradualmente, mas mesmo assim, longe de responder às reais exigências. Os pouco médicos que lá se fazem e alguns enfermeiros que não aderiram à greve, acompanhados dos estagiários do Instituto Superior de Ciências de Saúde, incluindo os de nível médio, são os que garantem os serviços mínimos.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

1 comentário:

A VIDA É BELA disse...

A BOLA ROLANDO E O POVO MORRENDO...
No meu ponto de vista, o Brasil não tem mais jeito. O nível de alienação do povo está insuportável. Até quando estaremos condenados a viver em uma sociedade que não tem objetivos? Somos controlados diuturnamente pela mídia, pelo governo, pelas grandes corporações, ou seja, a esperança morreu, junto com o sonho de ter um país melhor.

Não há protestos, assistimos a tudo passivamente, como se nada estivesse acontecendo. O povo só sai às ruas para paradas gay e marcha para legalização da maconha, dentre outras futilidade. Onde isso vai parar? Estou muito desanimada com o rumo que nós, em quanto nação, estamos a tomar.
Veja um exemplo: Estamos sem médicos e ninguém faz nada!Por isso que os safados dos políticos deita e rola!.