terça-feira, 4 de junho de 2013

Mandela foi “demasiado bom” com os brancos diz Mugabe

 
Mugabe qualificou como “demasiado boa, demasiado santa” a atitude de Mandela, que, depois de chegar à presidência em 1994, não despojou os brancos  das suas propriedades.
O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, criticou ontem o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela pela sua acção conciliadora com os brancos. “Foi um pouco longe no bom tratamento às comunidades não negras, algumas vezes à custa dos negros”, afirmou Mugabe à estação de televisão sul-africana  SABC3, depois de defender a expropriação forçada das terras dos brancos  aplicada no Zimbabwe pelo seu governo.
Mugabe qualificou como “demasiado boa, demasiado santa” a atitude de Mandela, que, depois de chegar à presidência em 1994, não despojou os brancos  das suas propriedades.  A entrevista foi conduzida pelo jornalista Dali Tambo, filho de Oliver  Tambo, companheiro de Mandela na longa batalha contra o regime do “apartheid”, imposto na África do Sul pela minoria branca. 
LÍDER SINDICAL SUL AFRICANO DA MINA DE MARIKANA MORRE BALEADO
Um líder do sindicato nacional sul-africano de minas (NUM), funcionário do grupo britânico Lonmin, morreu por disparos de homens armados esta segunda-feira em Marikana, a mina de platina que no ano passado foi palco de uma longa e sangrenta guerra, informou o sindicato.
“Um morreu e outro ficou ferido. Está no hospital. Foram atacados na sede do sindicato”, disse Mxhasi Sithethi, coordenador regional do NUM na província. “Não houve luta. Sabiam o que procuravam”, acrescentou, referindo-se aos agressores. 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: