sexta-feira, 7 de junho de 2013

“Liderar significa tomar decisões em benefício da maioria e tratar bem as pessoas”

 
 
- Afirma Mário Machungo, antigo Primeiro-Ministro e PCA do Millennium Bim
 
O antigo PM elogiou as lideranças de Samora Machel e Joaquim Chissano e não se pronunciou sobre o actual chefe de Estado
 
2013 06 07 001
 
Maputo (Canalmoz) – Numa altura em que o debate sobre a alegada crise da actual liderança no partido no poder e no Governo está em voga, com problemas que vão desde a falta de diálogo à ridicularização da crítica, Mário Machungo, antigo Primeiro-Ministro e Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Millennium bim, decidiu entrar no debate ainda que de forma muito indirecta, acabou por deixar assinaláveis muitos recados.  
Machungo falou daquilo que para si é exemplo de liderança. E a lista é muito selectiva: Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique independente, e Joaquim Chissano, primeiro Presidente de Moçambique democrático. Nem mais!
Machungo disse que essas figuras são os melhores líderes e verdadeiros exemplos a seguir por parte de quem almeja ser líder. 
Estranhamente não foi mencionado o nome do actual líder do partido Frelimo e do Governo, Armando Guebuza, ficando explicitamente clara a classificação que Machungo dá à actual liderança. Ou se é ou não! 
Sobre a actual liderança do País, Machungo foi diplomático “não me compete fazer nenhuma observação ”.
O PCA do maior banco comercial do País falava ontem em Maputo numa conferência sobre liderança, co-organizada pela firma de consultoria portuguesa Jason Associates e pela LIDE, organização que congrega líderes de grandes corporações em todo o mundo.
 
Exaltação a Samora Machel
 
Na sua alocução o presidente do Conselho de Administração do Millennium bim destacou como qualidades de um líder exemplar, o saber ouvir a opinião dos outros, reconhecer os erros, tomar decisões em conjunto.“Samora sabia escutar, e escutava até demais para poder corrigir os seus pensamentos”, disse.
No dizer de Mário Machungo, liderar significa tomar decisões em proveito da maioria e saber cuidar bem das pessoas com quem se trabalha, algo que, segundo as suas palavras, Samora soube fazer, quando estava no poder.
A exaltação das qualidades de liderança de Samora não pararam por aí, Machungo disse que outra virtude que faz de Samora eterno líder em Moçambique, prende-se com o facto de saber escolher “as pessoas certas para determinadas funções”. E como que prova das sábias escolhas de Samora, Machungo apontou a indicação de Joaquim Chissano para, na altura, cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros. 
 
Elogios ao “diplomata” Chissano 
 
Falando de Chissano, o antigo PM classificou-o positivamente como “portador de um espírito diplomático muito forte”. Calma e muita paciência são para Machungo qualidades inerentes à figura de Chissano.
Machungo, recorda o Acordo Geral de Paz para sustentar o líder que há em Chissano “ainda em Moçambique soube que a delegação da Renamo pretendia não ir à Roma, mesmo assim Chissano avançou primeiro” disse.   
Os comentários de Mário Machungo sobre a liderança, qualidades de líder vão em sentido absolutamente contrário ao que tem sido a actual liderança do País. (Matias Guente e André Mulungo)
 

Sem comentários: