segunda-feira, 17 de junho de 2013

Homens Armados Assaltam Paiol em Dondo - Situação Tensa

ÚLTIMA HORA*ÚLTIMA HORA*ÚLTIMA HORA*ÚLTIMA HORA*
5 mortos e 2 feridos confirmados em assalto a Paiol na Linha de Sena
Renamo não reivindicou o ataque entre Savane e Muanza, ma tudo indica que se trata de uma operação dos seus homens armados

Maputo (Canalmoz) – O Canalmoz acaba de confirmar que cerca das 03 horas da madrugada de hoje, homens armados atacaram um Paiol das FADM na estrada de Inhaminga, na província de Sofala para se apoderarem de armamento ligeiro e pesado ali armazenado. Fonte do Hospital Central da Beira confirmou ao repórter da Delegação do Canalmoz naquela cidade que deram entrada no banco de socorros, cinco mortos e dois feridos graves.
O porta-voz do Hospital de Central da Beira que se identificou apenas como Jamal acrescentou que os mortos e feridos eram provenientes de Muanza, uma vila ferroviária na Linha de Sena que serve de escoamento ao carvão de Moatize, em Tete.
Em Muanza, a cerca de 80 quilómetros da Beira existe uma importante pedreira de calcário que é vital para o funcionamento da fábrica de cimentos do Dondo, mais conhecida por Nova Maceira.
Os comboios da Vale Moçambique e da Rio Tinto estão paralisados a noroeste de Muanza, os descendentes, e entre Muanza-Dondo e Beira, os ascendentes, segundo fontes na Beira que não querem ser identificadas.
Mateus Mazibe, porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique em Sofala, disse ao nosso repórter na Beira que não confirma nem desmente que tenha havido qualquer incidente na zona entre Savane, localidade que se situa a cerca de 30 quilómetros do Dondo, e Muanza.
Muanza, o local citado pelo porta-voz do Hospital Central da Beira como sendo a proveniência dos cinco mortos e dois feridos que deram entrada naquela unidade de saúde, situa-se a 80 kms do Dondo.
Na Beira, na delegação provincial da Renamo em Sofala, o chefe do Gabinete do Delegado, Jorge Mussa Mutita disse ao nosso repórter que não dispõe de qualquer informação sobre o incidente já confirmado há momentos pelo porta-voz do Hospital Central da Beira ao nosso correspondente na Beira, Adelino Timóteo.
Fontes informais devidamente identificadas reportaram-nos há momentos que houve dois ataques a depósitos de armamento militar, o primeiro às 03 horas e o último às 11 horas desta manhã, mas fontes oficiais apenas admitem ter havido um ataque ao Paiol das FADM, entre Derunde e Muanza, para onde foram transferidos os artefactos do ex-Paiol de Inhamizua, na Beira, que há uns anos explodiu e ardeu.
No Dondo e na Beira – cidades que distam entre si cerca de 30 quilómetros – fontes civis com familiares na zona de conflito, disseram-nos que os seus parentes abandonaram a zona em debandada, tendo o mesmo acontecido com os efectivos policiais e militares ali estacionados.
A zona afectada abrange Savane, a 20 de Milhas do Dondo, Galinha, Derunde e Muanza (80 kms do Dondo).
Na Beira reina agora uma grande instabilidade militar e policial, segundo o nosso repórter.
O nosso repórter acaba de nos confirmar que no Quartel de Matacuane, das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) há “grande agitação” e o mesmo acontece no centro da cidade, no Quartel da FIR, ao lado do Conselho Municipal da Beira onde foram vistos blindados a circular.
Ainda nenhuma fonte da Renamo assumiu a responsabilidade do ataque, mas tudo indica que foram homens armados desta organização que empreenderam o assalto ao Paiol, às 03 horas da manhã de hoje.
Quanto ao ataque ao segundo paiol, que se diz ter ocorrido cerca das 11 horas desta manhã, não há fontes fidedignas que o confirmem.
Na delegação provincial de Sofala o chefe do Gabinete do Delegado da Renamo disse-nos que o delegado e o porta-voz estão junto com o presidente da Renamo no distrito da Gorongosa. (Adelino Timóteo, na Beira, e Fernando Veloso, em Maputo)


  • Algumas perguntas inconvenientes. Antes de dormir queria saber:
    1-Será que as FADM irão atrás das armas assaltadas no Paiol da Milha 20 em SAVANE, Dondo? Onde? Irão vasculhar toda extensão do Parque de Gorongosa?
    2-Irão as FADM atrás das três pistolas arrancadas do chefe do Estado-maior general das FADM? Se em Moçambique um Chefe do Estado-maior general das FADM é assaltado em plena cidade…Se em Moçambique um paiol arde e outro é assaltado….
    3-Se em Moçambique a FIR, a PRM e as FADM só sabem nos bater, matar e reprimir manifestações pacíficas e deixa seu equipamento acessível à qualquer assaltante que apenas precisa planificar melhor para deixar toda a força sem “ideias para reagir”…a quem serve mesmo as nossas forcas de defesa e segurança?
    4-No momento em que choramos pelos soldados mortos impõe-se uma reflexão séria sobre a prontidão combativa das nossas forças de defesa e segurança que fogem de qualquer maneira e não cuida do armamento quando são fustigados por forças adversárias. Há dias abandonaram um BTR em Gorongosa quando as forças da Renamo reagiram as suas.
     



Actualização: Confirmados os cinco mortos, todos da FADM (guardas do paiol). Mais dois gravemente feridos e um desaparecido. Informação não confirmada dá conta que eram por volta de 100 homens, mais da metade dos quais desarmados. O que estou a dizer aqui é que os homens que os assaltantes eram mais experientes ao ponto de mesmo ligeiramente armados conseguiram assaltar um paiol, voltando todos eles “lotados” de armas. Informação cruzada a partir de relatos de jornalistas e outros amigos no terreno (Dondo e Beira) e confirmações de corpos mortos e feridos a partir do Hospital Central da Beira. SAVANE está intransitável.


Do gabinete de crise! From the Situation room! Do gabinete de crise! From the Situation room!
__________________________________________________________
Na madrugada de hoje, homens armados assaltaram o paiol localizado entre Dondo e Savane, vulgarmente conhecido por MILHA 8.
Na operação , levaram armamento em número a...inda por quantificar.
Fala-se da morte de 5 guardas (desconhece-se se são da FIR, FADM ou PRM) resultantes do “assalto” protagonizado pelos homens armados.
Desde esta manhã, não há passagem da Beira/Dondo a Caia por via SAVENE. Nem carros passam.
Numa conversa telefónica com pessoas no terreno, confirmaram-nos que o ambiente é tenso.
De recordar que semana passada, o chefe do estado maior general das FADM, sofreu um assalto onde perdeu três pistolas e laptop.
Na sexta-feira, um conjunto de aproximadamente 25 carros militares foram vistos saindo do porto de Maputo, subindo pela Av 24 de Julho em direcção a Julius Nyerere, onde por sinal inicia a Avenida.
 

Hospital Central da Beira confirma a entrada de 5 óbitos e vários feridos resultantes de confrontos em Savane no Assalto a um Paiol de Armamento Belico por Homens Armados ainda não identificados, pois decorrem ainda investigações na para se apurar a identidade dos homens armados !  Neste momento esta encerrada toda actividade comercial na zona e a população local já começou a abandonar as suas casas .

Tensao em Sofala!
Homens Armados da Renamo e FIR em Troca de Tiros em Savane!
Fonte: STV


RT @verdademz: Segundo informação não confirmada as vitimas são militares das Forças Armadas de Defesa de #Moçambique que guarneciam o paiol.
A chefe do posto afirma que o tiroteio terá acontecido quando homens da #Renamo que tentaram roubar equipamento militar.

 

 


  • Juvencio Uaciquete A guerra que durou 16 anos começou exactamente assim, parecia conto, piada, bricadeira maluquice e mais... Ceifou milhares de moçambicanos.
    Isto é começo de uma guerra civil meus irmaos.

  • Bruno Nucho huuumm aki ha mentiras neste verdade, temos k ter mto cuidado com o k acreditamos.

  • Ofina Matabela Ta -se mal no Pais de pandza, acho k se os medicos tivessem recurso a armas de fogo, fariam o mesmo.

  • Uacheque Bernardo Francisco Algo nao xta bem contado ai.roubar armamento? Mas vamos aguardar a realidade virá.pork ha pexoas k escondem o facto real.

  • Atumane Momade eu ja xtou m preparand prk dente kuand cmeca adoer cmeca aux pouc mx amedida k o tmp paxa vai aumentd ador porixo pessoal se o govern k e pulha nao decreta eu decrete a alerta vermelha!!!!!!!??? k nao s cuidar e cm ele mx eu ja fiz mha parte

  • Baptista Garai Chimoio Se o governo nao declara aberta a guerra em Moz,no's e' k vamos declarar.Nao podemos tratar isso de brincadeiras enquanto meus homens tao morrendo .pessoal pork tamos aceitar essa brincadeiras?

  • Crimildo Manuel Maqui Paulino pessoal tou numa zona sem tv, actualize me please, oq aconteceu d concreto.?

  • Horacio Cabissira Cabissira foi exatamente assim a guerra dx 16 anox, o govern k e bruto....vale pena nox metir k nao ha dialogo do k adiar varias vezex. entao quer morte do alguem inocente k recebe os seux 3ooo,ooMt.?

  • Helder Luis Mucheca Lamentavel.

  • Nelson Lisboa Malembe Iso passa mais de uma calunia a Renamo tem muitas armas, prk vir cobiçar AkM Dos cizentinhos é verdad isso??

  • Rody Chizenga Renamo roubar armas? Hum? Pode ser! Mas, nao é verdade que a Renamo transborde de armas???

  • Monteiro Matola Nao vao dizer pk nao aconteceu algo. Nos tbem aceitamox blasfémia.

  • Adade Da Laura Saide Essa guerra que nunca acaba,por isso cada vez mais estamos a viver numa viva inferna.

  • Rody Chizenga Quem sabe sejam fantasmas para para levantar raiva contra a Renamo!? A ser verdade é triste, lamentável...

  • Júlio Tavares Alfredo Porquê Homens da Renamo?Se tivessem a farda cinzenta,diriam que foi a PRM Cinzentinhos?A Bandidagem que hoje usa roupas e armas da PRM para os seus fins, afinal são mesmo Membros da PRM?

  • Nando Conceicao Onde foi isso

    • Arnaldo Tivane Foi no posto adiministrativo de savane-Distrito de Dondo, a 45 km da cidade da Beira, morreram mais de 6 da frelimo e grande numero foram capturados.

  • Edson Xavier Xibobo merda!!! até quando com isto!

  • Filipemanuel Manhaia Mas chegaram a tempo de roubar?

  • Assane Jose Sozynho Ex... Ate kando exa guerra k ñ sei kale a causa!

  • Cremildo Muaves Tentavam asaltar o paiol ond?

  • Mario Ali Gagagagagagaga.... so pode ser brincadeira.

  • Carlos Correia Lamentável como alguns estão a favor destes actos vergonhosos

  • Jorge Saiete e conseguiram roubar ou nao?

  • Mel Agy Tsk...

  • Elson Banda Ate quando essa guera?

  • Idelcio Norato Luis Fantochada!



  • José de Matos Verdade isso, Serito Ossemane? Tens mais pormenores?

  • Anabela Adrianopoulos Nao ha pormenores..tb acabei de ouvir no 1ro Jornal stv

  • José de Matos Esh, eish, eish, não!

  • Arsenia Fonseca Esta-mos mortos.este Povo sofre...

  • Inacia Eliseu Cinha Sera que isto nao acaba, parece briga de criancas, melhor dizendo, de vandalos, porque nao se mostram de uma vez por todas que e' o mais forte e que o fraco lhe passe a respeitar, o povo e' que fica sem saber qual o seu futuro, bolas!

  • Serito Ossemane Nao ha pormenores so vi na STV Jornal das 13h

  • Arsenia Fonseca Melhor os Reis lutarem num ringue,quem vencer governa ,inácia..

  • Natalia Bettencourt enquanto isso a Renamo e a Frelimo discute porque não concorda com a ACTA da reunião....WTF

  • Serito Ossemane Houve confrontos de madrugada na zona de Savane onde se localiza um paiol militar! Dizem que os Homens da Renamo tentaram Assaltar o Paiol. ..Provavel que haja Mortos e Feridos pois o jornalista da STV diz ter cruzado com Ambulancia Militar a alta velocidade a caminho da Beira! A populacao local pos se em debandada! Mas ate agora a Situacao aparentemente esta calma!

  • Arsenia Fonseca Dlakama,cumpre .,será que as ameaças de Arder com o Pais,está iniciando?

  • Inacia Eliseu Cinha Kkkkkkkkkkkkk Arsenia Fonseca eu seria a primeira da fila, na plateia.... e o pior e' que em nenhum dos dois confio a governacao, Ha pessoas melhores neste pais.

  • Arsenia Fonseca Vdade querida,mais os protagonistas sao esses dois reguilas com sede de PODER

  • Inacia Eliseu Cinha Natalia e' mesmo pra dizer um BIG WTF, levam tempo a discutir uma linha, de sei la quantas paginas, deve ter o tal dossie, e enquanto isso, atormentam a populacao, que neste momento nao sabem se devem produzir, cultivar as suas machambas, cuidar da sua criacao e ainda mandar os filhos a escola, e' uma incerteza total, no entanto os envolvidos sabem onde buscar isso tudo. Yap BIG WTF

  • Mahamad Hanif Mussa Já ta passando o tempo de o povo fazer a política....

  • Arsenia Fonseca Mahamad,ja se faz,mais como é honesta,nao somos ouvidos.dia da vingança é o dia das Eleicçoes.so espero que alguns nao sofram de amnésia.

  • Vasco Junior esse pais tera o mesmo rumo de nigeria

  • Serito Ossemane RDP Africa falou agora em 5 Mortos

  • Inacia Eliseu Cinha Jesus! Filhos da Inacia esses que morreram, e os protegidos andam sempre protegidos, nunca entraram na FIR nem ao................

  • José de Matos "Na madrugada de hoje, homens armados assaltaram o paiol localizado entre Dondo e Savane, vulgarmente conhecido por MILHA 8.
    Na operação , levaram armamento em número ainda por quantificar.
    Fala-se da morte de 5 guardas (desconhece-se se são da FIR,
    FADM ou PRM) resultantes do “assalto” protagonizado pelos homens armados.
    Desde esta manhã, não há passagem da Beira/Dondo a Caia por via SAVENE. Nem carros passam.
    Numa conversa telefónica com pessoas no terreno, confirmaram-nos que o ambiente é tenso."

  • Serito Ossemane Inacia calma! aqui parece que quem atacou o paiol militar, foram os homens armados da Renamo! vamos aguardar as noticias durante o dia! nao julguems culpados antes de se apurar tudo

  • Asslix Asslam Jornal @Verdade
    RT @verdademz: Segundo informação não confirmada as vitimas são militares das Forças Armadas de Defesa de #Moçambique que guarneciam o paiol.
    A chefe do posto afirma que o tiroteio terá acontecido quando homens da #Renamo que tentaram roubar equipamento militar.

  • Tania Irene Sousa Eu acho que vou preferir morrer antes que esse pais seja incendiado... Parece mais briga de galinhas. Ate quando vamos viver aterrorizados?

  • Antonio Carlos Pinto Ferreira Ate que o tio Afonsinho ganhe juizo.

  • José de Matos Amigos, a RM e a TVM estao a noticiar?

  • Natalia Bettencourt António infelizmente não é só o Afonsinho...

  • Antonio Carlos Pinto Ferreira Claro que nao . Mas ele e a cabeca do dragao.

  • Inacia Eliseu Cinha Serito quando me referia nos "filhos da Inacia", era de ambas as partes, nem dos membros do governo nem do proprio Afonsinho, estao os "filhos", nas fileiras, recrutam sempre os mais desfavorecidos, e se tem algum familiar directo, e' para ganhar a Bolsa de estudos, vai estudar fora

 
Asslix Asslam likes this.
STV
 
CONFRONTOS EM SAVANE
Vive-se um cenário de guerra desde a madrugada de hoje em savane, província de Sofala, onde centenas de pessoas estão a abandonar a região fugindo de confrontos entre a FIR e os homens armados da Renamo.
 

  • Marcelo Machava Se calhar, esta é a solucao que a Frelimo e o seu governo precisam neste momento para levar o Pais uma real democracia: o uso da violencia. Um arrogante nao se combate com o poder de argumentação.

  • Pedro Da Teresa Omar Entao agente nao xta em paz.

  • Modise Chioco Entao quer dizr k a guerra ja comecou mesmo.

  • Sergio Rafael pessimo

  • Celestina Jeque Celestina A situaxao em moz nao ta nada bem...Nao comexem cm guera...

  • Inga Rafael dnvo?hiii ta-se mal...

  • Jose Rocha Até quando!??


  • Ernesto Júnior Nhandayeyo!!!

  • Teresa Paulino Gerra dnovo? Vamos p ond...

  • Arlete Jacinto Tomás Macuta eish ixu kntinuou epah epah epah o g0vern0 k se mexa para minimizar exe blema.

  • Nody Flossy Bande pexoal kual o blema mais pha fogho antex d max nada vou ter k abandonar moz pork axim nao fika bem paz pexoal.

  • Dias Neves He ta hanha kwineeeee... Nhandayeyou..

  • Delacerda André pousha,exa merda da frelimo,ta a nux estressar.ta mal ixu.guerra a exa altura do campeonato.

  • Nordito Nehru God bless my country-side people!

  • Daison Amido Omar emtao ixo vai pgar fogo tdo nem.

  • Ricardo Ferreira Isto é lamentavel que esteja a suceder.

  • Eduardo Zacarias Ivala DLAKhAMA D VOLTA OU BUILDING

  • Ecelyno Moiane Guys why nau kilamuj djakama?

  • Delacerda André exe pais e 1a merda pah.afinal nao entraram em negociaxoes,nao intenderam se.

  • Tchal Tchalita eu axo k e p/causa dax armax.

  • Helmano Macuapa O que é isso, que se passa no meu Moçambique?

  • Filipe Saticola Governo ta bem e bom. Ja tem o seu salario bem gordo. O resto k s e lixe a tdos. È assm k dizem kuando tao emtre camaradas das freli.

  • Arsenio Menete PORA DEXI FRELIMO...DVIAM FUSILAR ELES DIRETO LA NA PRESIDENCIA. Fodam se pa

  • Atija Anselmo Hummm,n mao..k apais hee este?

  • Uacheque Bernardo Francisco Paìs k os seu governantes nao aceitam DIALOGO é axim mesmo.Isso é fruto d falta de DIALOGO.so falam de Dialogo,agora go na mesa nao ker.Nos o povo ek xtamox a pagar a factura dessa palhaxada toda.MAMPHARRAX.

  • Atrevaz Pestana Pestana Maringue O povo ta sofrer por capricho dsses malucos ond vai parar ist.

  • Lino Langa Mocambique meu pais.

  • Missio DaFatima Raul Abibo Viva tio Dlakhama, melhor educar exxe puto Guebuza.

  • António Domingos Semo Tony Ate quando pessoal,vocês são fortes e nós?

  • Filipe Saticola Yap a freli ta satisfeito. Kkkkk tao a rir do povo d samora e chissano. Est país ta afundar cada vez mas. Ta cheio d dscontents no partido dos camaradas.

  • Delacerda André exe pais,move se ha cocaina,corruptos,exe frelimo ,pensa em si apenas.no penxa nu povo,ta na hora d opovo acordar dexe xono profundo.vamux votar pela mudanxa.

  • António Domingos Semo Tony Peço que a STV reporte aos Moçambicanos, a força promotora desta tensão..

  • Amilcar Bruhane K pais e este k n ha entendimento entre o Governo e Oposição.

  • Guimaraes Mahota Jr. Em fim, não houve alteração da Constituição (introdução do 3 mandato) so mesmo com GUERRA o Rei de Moçambique não perde o seu trono.

  • Felisberto Jequete Ta mal ixo.

  • Regis Da Penina Rembeleki Readoptaram a teoria malthusiana kilar a populaxao,pa lukrarem mais,ixo k a imprensa veicula è lavagem cerebral.

  • Aguinaldo Matsinhe Esses gajos da FIR Precisam é de uma bala nos cornos.

  • Claudio Amade A moçambicanidade esta perdida. Isto chama-se ambição exagerada residindo num ninho de lobos sem escrúpulos. Até onde vamos? Políticos sarnentos que não medem esforços para alcançarem seus objectivos. Na própria casa ninguém entende ao outro é grave.

  • Charle Joao Baptista Poooorrra...filhox da mae essex politicox.

  • Charle Joao Baptista Tem um proverbio k mnha avo me ensinou k dizia ond os elefante lutam o capim ek sofre.

  • Claudio Amade Concordo com o antigo combatente que dizia que em Moçambique devia existir uma lei que obrigava os Políticos antes de serem consagrados Presidente da República à passar por uma consulta de psicologia isso já deu oque tinha pra dar.

  • Ebedy Iberico Este pais nao tem governo, mais sim desenhos animados que estam a controlar este pais, o pais pa mudar precisa-se de 5 anos pra fazer os tais projectos, ate quando que a gente vai te r um derigente que estudou para gerir o pais, a nao for esses que sentarm a cartera apenas pa aprenderem a robar? Um derigente que nunca tem nada haver com o povo mais sim com asua propria economia? Ate certos derigentes a prendem a ser economicos na presidencia dando 2800mt como salario minimo de um agricultor.

  • Ibraimo Issufo Epa isto e que e muito mau.....

  • Welde Silvino é logico k nao temos diregentes neste pais! sou culhoes"politicos!

  • Hamid Ismael Hamad Ismael Aguinaldo vê como fala.

  • Sunday Josep fzer uk ? é moz real xte cm elevadx indce da pbreza urbana ,econmicamente moz é muit ri.ca.



Parpinto Filipe O que será que está a acontecer mesmo para que o País se encontre nesta situação???

  • Gabriel Machava Parece que nao vão se realizar elecões mesmo.


  • Sun Tzu Chincuinha hehhehehehe... dá para rir como escreves amigo!



  • Parpinto Filipe Gabriel Machava, quem será então que ganha com a não realização de eleições.


  • Parpinto Filipe Quantas famílias estão já directamente afectadas, com as mortes, as deslocações. Muito triste!!!


  • Gabriel Machava Nao sei mas o povo é que nao, so espero que nao ponha de luto pessoas inocentes.


  • Sergio Rafael péssimo!!


  • Sun Tzu Chincuinha "O que estou a dizer aqui é que os homens que os assaltantes eram mais experientes ao ponto de mesmo ligeiramente armados conseguiram assaltar um paiol, voltando todos eles “lotados” de armas." voce não acha que uma leitura destas dá para rir, com que base voce faz juizos de valor? perdao mas deixe-me ir.


  • Egidio Guilherme Vaz Raposo A vila de SAVANE esta a esvaziar-se.


  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Sun Tzu Chincuinha: vamos ver juntos. Doze pessoas decidem assaltar uma esquadra que tem 24 agentes, uma vigilancia armada 24/24. Destas 12 pessoas apenas tres estao armadas. Mas juntos, estes 12 urdem uma estrategia de onde todos eles saem armados. Nao sao estes dignos de reconhecimento?


  • Yolanda Samuel Este país vai de mal a pior. Será por causa dos recursos naturais? Com quem ficará o "osso"? Quem sofrerá na pele o impacto dessas disputas?


  • Cossa Dário meu caro Egidio Guilherme Vaz Raposo, ainda que isto nao seja em off (lamentavel) pessoalmente conheco policias que nao foram a carreira de tiro. e em nao poucas vezes empunham armas de fogo (entenda-se de Guerra). em minha opiniao o governo perdeu o norte (o que para mim equivale a perda do Estado). sempre que ha uma investida militar ou para-militar as forcas governamentais sao levadas de vencidas. nao quero com isso dizer que sou acolito da violencia, antes pelo contrario, mas tudo indica que quem deve zelar pela ordem e seguranca publicas e territorial ja por muitas vezes recebeu certificacao de incopetencia. sou por um mocambique de paz, em paz e com um governo comprometido com a paz e bem estar do seu povo.


  • Eva Trindade Nao gosto disto...


  • Elsa Do Rego Nada alarmante ...simplesmente dois carros por provincia ...ao menos q fossem 500 carros ou coisa parecida .


  • Gabriel Muthisse Sabes quantas pessoas estavam no paiol, Egidio Guilherme Vaz Raposo?




  • Elsa Do Rego Imaginem 100 people close as urnas ligeiramente armadas rsrsrs ..e c isso no dia da votacao ninguem aparece c receio -gerando Fobia de aglumeracao.


  • Zefanias Macicane é triste este tipo de situação. é uma zona que conheço muito bem, uma vez que vivi um ano em Dondo e criei muitas amizades por lá. espero que tudo volte a normalidade. PEACE!


  • Nelson Livingston É apenas impressão minha ou há gente aqui querendo negar que algo aconteceu em Savane tal como as informações disponíveis nos fazem acreditar que aconteceu?



  • Homens Armados da Renamo e FIR em troca de tiros em Savane!
    Fonte: STV

    Alguem tem pormenores?
    .
     
     
     

    • Paula Maria Araujo qual savane?

    • José de Matos Ai mesmo em Sofala, Paula Maria Araujo, na zona do paiol de Savane, esta madrugada, mas parece que ja esta calmo, deu na STV. Sabe de alguma coisa?

    • José de Matos Populaçao em fuga, possiveis feridos e mortos!

    • Anabela Adrianopoulos Despacho agora no 1ro Jornal da Stv do jornalista Francisco Raiva.

    • Paula Maria Araujo oops...pois acabo de ouvir uns comentários de uns cidadãos que diziam isso mesmo: que a Renamo teria tomado conta de um paiol no Savane e que haveria tiros.

    • Paula Maria Araujo Não sei nada mais

    • Paula Maria Araujo A Mcel tem estado quase incaessível toda a manhã. Não sei se o problema é só na Beira

    • Paula Maria Araujo de ambos os lados?

    • José de Matos Aqui mais em baixo, o Edgar Kamikaze Barroso postou:

      Na madrugada de hoje, homens armados assaltaram o paiol localizado entre Dondo e Savane, vulgarmente conhecido por MILHA 8.
      Na operação , levaram armamento em número ainda por quantificar.
      Fala-se
      da morte de 5 guardas (desconhece-se se são da FIR, FADM ou PRM) resultantes do “assalto” protagonizado pelos homens armados.
      Desde esta manhã, não há passagem da Beira/Dondo a Caia por via SAVENE. Nem carros passam.
      Numa conversa telefónica com pessoas no terreno, confirmaram-nos que o ambiente é tenso."





    • Do gabinete de crise! From the Situation room! Do gabinete de crise! From the Situation room!
      __________________________________________________________
      Na madrugada de hoje, homens armados assaltaram o paiol localizado entre Dondo e Savane, vulgarmente conhecido por MILHA 8.
      Na operação , levaram armamento em número ainda por quantificar.
      Fala-se da morte de 5 guardas (desconhece-se se são da FIR, FADM ou PRM) resultantes do “assalto” protagonizado pelos homens armados.
      Desde esta manhã, não há passagem da Beira/Dondo a Caia por via SAVENE. Nem carros passam.
      Numa conversa telefónica com pessoas no terreno, confirmaram-nos que o ambiente é tenso.
      De recordar que semana passada, o chefe do estado maior general das FADM, sofreu um assalto onde perdeu três pistolas e laptop.
      Na sexta-feira, um conjunto de aproximadamente 25 carros militares foram vistos saindo do porto de Maputo, subindo pela Av 24 de Julho em direcção a Julius Nyerere, onde por sinal inicia a Avenida.
      .
       

       

       


    5 comentários:

    rachidbin disse...

    isso esta mal mocambique esta arder mesmo

    rachidbin disse...

    isso esta mesmo mal, guebas vai fficar com coracao parado.

    Anónimo disse...

    A GUERRA JA COMEÇOU.
    NÃO SE PODE MINIMIZAR UMA REALIDADE
    5 MORTOS, 2 FERIDO E MATERIAL BELICO ASSALTO.
    A FRELIMO TEM VERGONHA E MEDO DE DIZER A VERDADE.
    A GUERRA JA COMEÇOU
    SE DER PARA FUJIR VAMOS PROCURAR ABRIGO, NAO PODEMOS CONFIAR GOVERNO QUE TEM REFUGIO FORA DE MOÇAMBIQUE.

    Anónimo disse...

    GUEBUZA TAMBÉM ESTA INTERESSADO COM A SEGUNDA GUERRA CIVIL EM MOÇAMBIQUE PARA PERMANECER NO REINADO AINDA A PILHAR O PAIS. MAS OS SEUS NETOS VAO PAGAR UM DIA
    DEUS VAI COBRAR GUEBUZA PELOS ROUBOS E DESTRUIÇÃO QUE FEZ EM MOÇAMBIQUE.
    GUEBUZA TEM CORAÇÃO DE SATANAS LUIZIFERE MUKUIRI,

    Anónimo disse...

    Eu nao sei mais o k dizer.
    de algum tempo pra ka, somente greves, mortes e agoraessa,. Me desculpem mas isto parece propositado,