domingo, 16 de junho de 2013

Homenagem ao kota “lito breganha” - Fernando Vumby

  

Alemanha  - Minha lágrima por ti kota Lito Breganha!  Faz hoje dia 11 / 6 exactamente 6 anos que o nosso kota Lito Breganha partiu deixando um grande vazio em nossos corações e tantos rostos cheios de lágrimas.
Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça
De seu verdadeiro nome " Miguel Gaspar Francisco Júnior " mas era ( Lito Breganha ) que ele gostava que o tratassem , nasceu e cresceu no seio de uma família humilde mais muito rigorosa no que tocava a educação dos seus filhos .
Aqueles que passaram pela cadeia do S.Paulo em Luanda especialmente os que estiveram na ( Cela F ) com certeza jamais se esquecerão deste kota , que mesmo nos momentos de grande aflição nunca conseguia esconder o seu sorriso contaminante.
Kota " Lito Breganha " era uma pessoa muito especial principalmente para os presos mais jovens como eu era na altura , pois era o único que quase conseguia ler o pensamento de cada um de nós e nossas tristezas.
Curioso é que para cada um de nós encontrava sempre uma palavra de conforto para nos tirar da tristeza , como quem quisesse nos devolver a liberdade imediatamente.
Ele estava sempre atento as movimentações dos carcereiros e agentes da Disa , quando pela calada das noites nos chamavam para aqueles interrogatórios muitos dos quais piores que pena de morte .
Das raras vezes que presos regressavam para a cela meio mortos , torturados , escarrados , dentes rebentados com choques eléctricos , cabeças partidas com socos e pontapés , lá estava o Kota Lito Breganha a dar o seu conforto ao companheiro.
Ele parecia que conhecia todos melhor que ninguém , cantava tão bem as musicas de " David Zé & Artur Nunes " quase sempre em dueto com o também falecido já falecido " Mariano " e num quimbundo verdadeiramente da pedra.
Kota " Lito Breganha " descanse em paz !
Aqueles com quem partilhaste os piores momentos da tua vida , aqueles com quem te riste várias vezes e choraste também jamais te esquecerão .
Eu especialmente ainda guardo bem viva em minha memória o conforto dos teus abraços , e as tuas palavras de encorajamento e se eu fosse o céu Kota " Lito Breganha " tu serias a estrela mais brilhante meu Kota.
Sei que nada irá apagar todas as recordações que guardo de ti , e do teu sorriso que quase iluminava a cadeia toda , do teu calção de ganga igual ao que o Reginaldo Silva também usava.
Agora que já não vives meu Kota " Lito Breganha ", só me resta chorar com os teus filhos , e lembrar-me dos piores e melhores momentos que juntos passamos na cadeia e fora dela .
Juro-te Kota " Lito Breganha " !
Recordar-te-ei sempre pelo melhor lado , e os momentos fantásticos que me ofereceste na Pincar quando te ia visitar quase sempre apressado , por questões de serviço.

Aos teus filhos desejo que se mantenham unidos , e que sempre que possam depositem um ramo de flores á sua campa .
Fórum Livre Opinião & Justiça


Sem comentários: