domingo, 2 de junho de 2013

História da semana


  • História da semana:

    Boa noite Madrugada Amiga.
    Prefiro não me identificar, pois prevejo que algo poderá não correr bem caso me colocar a disposição. Sou moçambicano de Muica, Montepuez, Cabo Delgado.
    Tenho uma preocupação que me tira sono mas que com a vossa contribuição, penso que poderei respirar de alívio.
    Tudo começa quando em 1995, na altura com 12 anos de idade, meu tio materno veio a Muica e levou-me a Pemba onde iria me juntar com um meu primo para continuar com os estudos. “ATÉ AÍ FOI UMA BOA IDEIA”.
    Nesse periodo, vivíamos numa casa arrendada e a pouco e pouco íamos erguendo uma palhota no bairro de Natite. Concluido a obra, mudamos para a nova residência.
    Éramos eu, meu primo, o tio e sua esposa e o filho de 2 anos. “ A VIDA ESTAVA BOA”.
    Em 1997, com a vinda do irmão da tia, esposa do tio, a vida mudou drasticamente.
    Entre nós os três a idade oxilava nos 14 aos 16 anos, mas eu e o meu primo não podiamos partilhar os mesmos utensílios domésticos com o “cunhadinho” do nosso tio, sob olhar indeferente do meu tio que nunca procurou uniformizar os “modus vivendi” da casa. E a cada dia que passasse, naquele ano, gradualmente, íamos perdendo credibilidade com a tia, alegadamente por que quando um de nós, eu e meu primo, fosse orientado a uma tarefa não executavamos conforme a vontade dela. Contudo, observação igual nunca era feita ao irmão da tia, até o pior dos casos ele dormia no quarto: sozinho e na cama, e nós, na sala, numa esteira. E por estarmos sempre a lamentar, a solução foi “EXPULSÃO”, no fim do I Semestre de 1997.
    Eu e meu primo voltamos a Muica. Por falta de apoio financeiro, o meu primo desistiu da escola. Eu, com ajuda do meu pai concluí a 12ª Classe e formei-me professor primário. No entanto, estou fazer o Ensino Superior à Distancia pela UP. Porém, o meu tio, conseguiu formar Médico ao “cunhadinho”. O QUE É LOUVÁVEL. O meu tio, que durante longos anos foi dirigente, nunca promoveu o ENSINO, desde o PRIMÁRIO, o SECUNDÁRIO até o SUPERIOR aos seus familiares, deixando inúmeros sobrinhos, primos e até irmãos sem EDUCAÇAO.
    Amigos, perante essas situações, qual é a filosofia que esse tio quer mostrar aos seus familiares directos e a sociedade no geral? Ajudem-me a avaliar o PERFIL do meu tio.
    See translation
    2Like · ·
    • 19 people like this.
    • Constantino André Docotala É simples, este seu tio é burro. Sendo assim qdo envelhecer deixe que o cunhado o cuide.
    • Natalio Daudo Exte e perfil da maioria dos noxox tios irmao e o fim dixto e cair n desgraxa. Agora k meu irmao ja tens o teu auto sustento sentas cm o tio e faz lhe ver k ele nao n caminho certo. Boa nt a todos.
    • Nelson Chuze O seu tio está na garrafa como se diz na linguagem popular. Quando não forma seus filhos e sobrinhos e apenas forma cunhado, um dia vai se arrepender. Amigo continue te formando e ajude is teus primos ( filhos desse tio) sempre q puderes, na sua formação.
    • Sheese Mustafa Boa madrugada a todos.
      É triste e lamentavel saber QUE ATE HOJE ENXISTEM PESSOAS ASSIM ELE É BURRO NAO SABE QUE SE HOJE ELE FAZ ISSO POR CAUSA DA MULHER FALTA SO UM DIA A MULHER LE ESPULSAR D CASA QUANDO ESTIVER MAL(DOENTE) ENXISTE ÉX MULHER MAIS NUNCA ÉX FAMILIA... E so vai vos lembrar nos momentos dificeis este tipo de mulher nao queremos aqui em moz...UM ABRAÇO AO ELISIO
      .
    • Telson DE Alfredo Perdoa ele um dia vai perseber que erou.
    • Celso Belmiro Belmiro Alo madrugada amiga esse tio acredito k ta numa garafinha ou anpola e ele nao ta ver k ta castigar a familia k um dia vai precizar muito.continue a se formar pork amanha e o futoro e ele vai ter resposta d Deus.comprimentos a familia Chibjana e Machanguna.
    • Orlando Jorge Álves Álves Meu amigo essas situções são tão comuns na sociedade moçambicana,talvez porque os homens são o ponto fraco das mulheres como se diz na gíria, mas a verdade é que o teu tio cometeu um grande erro ao valorizar mais o cunhado que os sobrinhos que é você e o teu primo, mas ele ñ estava quiser talvez porque amava muito a vossa tia e dai que devia respeitar as decisões dela. Mas ñ odeies o teu tio ama-o como familia e continue a trata-lo bem e agradeça por Deus ter te ajudado a terminar o nível médio e por ter conseguido um emprego formal,eu também que escrevo este comentário fui criado por uma tia esposa dum tio materno, mas tive um tratamento óptimo e nunca sofri discriminação em aos meus primos nerte caso os filhos dela e muito menos com os irmãos dela e considero-a minha mãe. Força irmão.
    • Nelson Chuze Eu não concordo muito com o compatriota Francisco de C. Delgado. Conheço um gande dirigente de uma das Universidades nesse país q natural do vale do Zambeze e casou-se lá em C. Delgado onde a família é matrilenear. Formou irmãos e tantos sobrinhos dele e da esposa. E continua a formar os familiares. É verdade q o q estamos comentando não é para se deixar de ajudar na formação da família dos cônjuges mas q seja equilibrado nos dois lados.
      A situação agrava- se porque o tio desse nosso amigo ser dirigente e nunca ter promovido a educação na sua família.
      Amigo, dialogue com o tio. Para ele pode até ser normal o comportamento dele.
    • Celso Belmiro Belmiro Mas uma ves magrugada amiga eu agradeso tanto por ter publicado esse situação tem acotecimo muito nas nossas casas. mocambicanos vamos deixar d se descriminar pork um dia vamos precizaremos da tal familia.bjs a familia Chibjana e Machanguana em Marracuene.
    • Jaime Honwana Bomdia magnífico programa, é triste! Um dx grandes erros k alguém pod cometer é dspresar sua própria família, "tudo k voa vem pra baixo". Meu irmão és um grande heroi continui levando sua vida honestamente, lembre ao seu tio k ele xta num caminho errado!
    • Mamina Algy Algy bom dia,Meu amigo isso é comum pk acontece com muitos,uk deves fazer é perdoar o seu tio pk ele é dominado pela xposa,é so dizer graças a Deus ks formast e dizer k td k aconteceu contigo xta escrito e era pra voce tambem ter uma escola.n faça com os seus sobrinhos uk aconteceu contigo pk um dia vais precisar deles.Experiencia propria pk tambem ja aconteceu comigo e Deus ajudou me pk tenho uma vida estavél mais k o meu tio e faço d td pra lhe fazer ver k hoj tenho,e vivo com os filhos dele e pago univercidad pra eles e quem sai envorgonhado ai é ele e a xposa.Isso td graças a Deus.
    • Hildebrando Elias Jessemane Concordo com Sheese Daudo: "existe ex mulher e nunca ex familia". Esse foi segado pelo amor k sente pela mulher a ponto d nao contar com imprevistos do casamento. Esse casamento tem k ser do tipo "ate k a morte nos separe", caso contrario, o homem vai sentir-se amargamente arrependido. Mas apesar d tudo, aconselho as vitimas a nao pagarem o mal pelo mal, q isso e' errado, pde ate ir visitar o tio oferecendo-lhe qualker coisa, ixo pde fazer com k o tio reflita profundament e se de' conta do grave erro k com.
    • Baptista Ossifo Guarre Ja algum dia falara desse assunto ou xtao a assistir a xpera q a peça ande? Nao vamos condena-lo antes que alguem lhe faça perceber isso. Problemas resolvem-se falando.
    • Julio Eucarestia triste a indiferenca que o seu tio mostrou lamentar a atitude dele em nao vos considerar todos pela mesma medida, quanto ao medico formado foi desejo dele que de certeza nao foi coagido nao deixa espaco para criticas.
    • Douglas Iglesio Tivane Amigo nesta socidade em que nós estamos histórias deste género são muito frequentes quando trata-se de viver com o tios ou alguém que não tenha nenhuma relação de familiaridade... Por isso o que e vou dizer é só discontares tudo...
      Http://facebook.com/douglasiglesio
    • Diamantino Daniel Nacua Epah,meu irmao.Este seu tio me parece ser cobarde e um homem sem poder d dcisao.Ele ta sendo teleguiado pla xposa,e como d garantir o casamento dl tem k se submeter a mlhr.lamento,mas cntdo dxa el cm sua cobardia k a vda ira lh educar.
    • Orlando Jorge Álves Álves Isso mesmo Hildebrando!

      Orlando Jorge Álves
    • Elias Matias Samo A verdad e' k dificilmnt uma pssoa pod agradar a tdos,mexmo sr Jesus nao conseguiu contentar a tdos,se isso realmnt aconteceu meu conselho e' no sentdo d amar o tio e ele consiguira ver nunca pagar o mal por mal.
    • Paulo Manuel Muchanga Colega no Facebook for Every Phone, o perfil de caridade para um futuro bem estar da familia, nao e todo Homem que tem; depende de pesoa pra pesoa, ainda bem que voce conseguiu se formar, agora vai para frente promova posiveis formacoes familia em just...
    • Fidalgo Fidalgo Ngomane Mapulango Amigos fiquei muito emocionado pela xtoria por facto de o nosso amigo ser de "Muica" e uma aldeia com pessoas muito simpaticas,,,, quando tive a minha preparacao basica militar em 2006 passavamos dakela aldeia quando fossemos ao campo de tiro e lansavamos cartinhas com idemtificacao(perfil) com objectivo de receber visitas nos finais de semana e por sorte sempre recebia....kikikikikikikikikikikikikikiki(rizox) ,,,,, emfim... Foi bom. Para o caso da storia do nosso amigo apelo a ele continuar a estudar terminar a faculdade nada de guardar rancor, um dia Deus dara luz a uma vizao ao seu tio para mudar do comportamento.
    • Édel Munguambe Puto Edel Jovem isso é normal para alem de tios existem pais k nada qerem ouvir de ajuda aos seus p'p filhos, a boa é o k fizexte forca ao estudos!
    • Ivano Chissengue Essa história é vivida por milhões de africanos e em particular moçambicanos, eu vivi o pior que isso nas mãos de uma MADRASTA, comi N vezes o pão que a diaba amassou, a vida foi difícil e suportei. Agora me tornei e estou levando a vida em pleno, enquanto os filhinhos amados estão hoje a míngua. Coisas da vida.
    • Assane Amade Uatariha Assane na casa dum irmao casado,quem tem melhores atendimente e' um cunhado (a),isso nao defere da situacao da do nosso amigo. historia .
    • Micheque Jemusse Meu irmao e§e seu ti0 ate parece k sofre d an0malias psikiacas + op§ ele ate p0d na0 xer culpad0 o culpad0 d twd0 i§u ë a xposa k ë a sua tia p0d ser k a sua tia ENGARAFO, send0 dado uma dosagem e seu tiu vem tud0 c0m0 se fo§e normal.
    • Jorge Francisco Tembe Essas historias sempre acontece,ñ so cm os tios mas cm os proprios pais k ñ quem ajudar em nada na area academica aos seus filhos,eu mesmo em 2002 fiz inscriçao no IMAP graças a Deus o meu nome saiu, mas quando pedi dinheiro do internamento ao meu pai,so olhou pra cima mas pra a filha da 2mulher k tinha ñ era problema, mas ele ñ deixou d ser meu pai,e chegou a vez dele reconheceu os erro. Mano ñ se a fasta do seu tio continua a gostar muito dele e lhe mostrar um comportamento maduro,ñ julgue o seu tio.bom dia.
    • Jorge Francisco Tembe Obrigado ngomane pelo gesto!!!
    • Ray Fernandes Zakas Mas ja dissest q teu tio é DIRIGENTE, o q significa q é da Frelimo.
      O q xperava dum camarada ?
    • Ivano Chissengue D'um camarada só pode se esperar"merda" passe a expressão.

Sem comentários: