quinta-feira, 20 de junho de 2013

Guebuza e os seus helicópteros

Em https://www.facebook.com/groups/dialogosobremoz/593170574037014/?notif_t=group_comment_reply




  • 4 people like this.

  • Jarcia Cristina São 4 helicópteros ou montagem?

  • Angela Maria Serras Pires Sao ate mais, bandalheira nao tem limites

  • Antonio A. S. Kawaria 5 helicópteros. Jarcia Cristina eu vejo aí 5 helicópteros.

  • Freide Cesar Tanta luxúria no meio de tamanha pobreza. ..

  • Josina Malique Assumir que o PR calcorrearia o pais de carro eh fazer pouco do Estado e do seu Chefe, e isto e valido em qualquer parte do mundo, creio eu! E tambem sinal de outro tipo de pobreza achar que o uso do helicoptero e um luxo! Por amor de Deus! Por outro lado, desconhecer o papel e impacto desses reencontros com Mocambique e suas gentes e um outro problema! Em outros paises os Chefes de Estado tem outras formas de manter contacto com a populacao: uns via TICs, etc. Ha sugestoes sobre que meio alternativo usaria o Guebas para o efeito, estando nos em Mocambique? O argumento de que porque ha pobreza nao se pode fazer mais nada nao faz sentido para mim.

  • Antonio Lagres Este Helicopteros precisamos nos momentos de cheias para salvar vidas

  • Angela Maria Serras Pires Se calhar nao sabes que 44% das criancas de Mocambique sao sub nutridas

  • Angela Maria Serras Pires Se calhar nao sabes que ha um medico para vinte mil pessoas

  • Angela Maria Serras Pires Se calhar nao sabes que e o terceiro povo mais miseravel do mundo

  • Claudio Chivambo Josina Malique, sabes quanto custa o aluguer de cada um destes Helicopteros? Que ganhos tem a população de Nampula uma vez que as mesmas promessas dos tempos de Samora até hoje ainda só são promessas? Sabe quantas vezes Guebuza escalou aquela Provincia para fazer as mesmas promessas? Sabe a quem beneficia financeiramente o aluguer destes que é cotado em Dolar?

  • Gito Katawala Josina Malique, "o argumento de que há pobreza e não se pode fazer nada..." isso é justamente o que me irrita.

  • Josina Malique Claudio Chivambo, nao faco ideia do quanto custa um helicoptero. Percebeste os pontos que eu levantei? Da nossa pobreza sei tambem eu!!! O que eu pergunto eh qual seria o meio alternativo que o Chefe do Estado usaria para alcancar o mesmo fim. Eu dou muita importancia a esse contacto que se faz atraves da Presidencia Aberta quer do ponto de vista de dinamizacao da maquina administrativa do Estado, quer do de contacto directo com a realidade local. E apesar de conhecer a realidade, nao confio cegamente nessas estatisticas e vejo as mudancas que paulatinamente vao surgindo.

  • Josina Malique Nao deveria te-lo dito porque lhe irrita Gito Katawala? Mas eh o que eu penso. Claramente que ha prioridades, deve sempre haver, mas nao nos podemos manter impavidos no discurso de que porque ha pobreza todo o trabalho deve resumir-se a responder a questoes imediatas e de curto prazo.

  • Gito Katawala Irrita porque ninguem (neste debate) disse que por sermos pobres o PR nao devia ter contacto com o povo. Machel e Joaquim tinham contacto com o povo. Por isso existem as celulas, alias, este contacto eh so entre membros de um partido. Por isso escusem-se de gastar montes de dinheiro em nome do povo. Ha muito tempo que estas Presidencias Abertas viraram uma forma de contacto entre o dirigente maximo do partido e os seus militantes da base. Volto a dizer, usem as vossas celulas para contactar.

    No final de 2 mandatos calcularemos o preco das Presidencias Abertas e o progresso real alcancado. A Historia deste pais vai ser reescrita, podes escrever (registar) isso Josina Malique.

  • Josina Malique O seu problema esta em o Chefe do Estado se reunir com as estruturas do Partido a margem das Presidencias Abertas? Nao era motivo para se irritar Gito Katawala, era so ter dito! A historia nao se rescreve, escreve-se uma unica vez. O resto serao notas de rodape, adendas, ou seja la o que for que se lhe chame.

  • Antonio A. S. Kawaria Josina Malique alguma vez questionaste sobre algo que o governo faz?

  • Josina Malique Mas que pergunta mais estranha Antonio A. S. Kawaria! Claro que sim! Como seria possivel uma pessoa racional nao questionar nada? Curioso e engracado e que tenho visto opinioes de alguns compatriotas nossos aqui no facebook que assumem que quem e da FRELIMO nao questiona, e escovinha, etc. Ja te questionaste ate que ponto isso seria tecnicamente possivel?

  • Josina Malique FRELIMO e a minha escolha, de coracao e de carteirinha e tambem como tradicao de familia mas isso nao faz de mim mais burra que do ja possa ser. E quem nao e da FRELIMO nao eh necessariamente mais critico nem inteligente do que outro. Eh preciso perceber e aceitar que as pessoas realmente, veem, sentem e julgam as coisas sob os seus proprios pontos de vista e PERCEPCOES e que nem sempre essas percepcoes podem estar em consonancia com a realidade. Isto vale para todos! Tu viveste a realidade mocambicana e agora vives outra e o teu nivel de demanda incrementou, logo es mais susceptivel de procurar solucoes instantaneas, digo mais rapidas e simplistas, quando a questao nao e tao simples quanto possa parecer, porque simplesmente as coisas de um sitio nao se adequem taxativa e linearmente a outro. Mas isso tudo e normal e natural! Ves? E so a minha percepcao!

  • Antonio A. S. Kawaria Josina Malique, de qual para qual sítio falas em relacão a minha pessoa? Pensas que quando eu falo é sem distincão? Eu relaciono as coisas no terreno, em Mocambique e a minha idade me ajuda a ver as coisas por longo período.
    Nunca me deparei com o local onde questionas sobre as políticas e a gestão do governo. Claro, não és obrigado a fazê-lo publicamente, mas és muito estranho quando emites um sinal que não é estranho que o PR ande no mínimo 2 vezes por ano em todas as províncias com 5 (cinco) helicópteros alugados na África do Sul. O custo não preocupa?
    Ora já vou te pedir, que és tradicionalmente da Frelimo, (hehehehe) procure lá saber do preco de aluguer de cada helicóptero por dia. Talvez possas ter razão, porque para mim a maior preocupacão é pelos custos.

  • Ceriaco Levi Carneiro dentro da africa do sul aluguer de helicoptero custava 10.000 rand por hora,deslocando os mesmo para Mocambique custava acerca de 2.500 usd/hora ha 2 anos, nao sei agora. 2mil dolares so sao equivalentes a 60.000mtx5helicopteros=300.000mt por hora. e muito dinheiro para se esbanjar num pais onde nao ha dinheiro para pagar medicos, comprar carteiras para alunos etc.....

  • Claudio Chivambo Josina Malique, procure a gênese das presidências abertas/contacto directo entre o líder e os liderados e poderas ter um bom ponto de partida. Aprofunde o teor de descentralização e desconsentração e alie-os a nossa realidade. Não basta a racionalidade, é preciso coerência e conhecimento de causa na abordagem dos assuntos. As vias de acesso são o vector principal para facultar as demais transações entre e intra povos. Logo, perceba quando digo que promessas falsas não enchem barriga, pois, as promessas feitas por Machel são as mesmas que Guebuza fez ontem. Passados quantos anos? Não estamos a discutir a pessoa e sim a Instituição PR entendes?

  • Celina Henriques Claudio Chivambo..... ???????????? vá ler os comentários antes de fazer o teu para não caires de rídiculo como agora!A preocupação de me atacar era tanta que nem sabe o nome de quem colocou o post e nem viu quem está a seguir o debate.... me deixe fora disto!

  • Claudio Chivambo Celina Henriques, foste chamada sem necessidade e peço perdão. o Reparo ja foi feito como podes observar.

  • Claudio Chivambo Cometi dupla falha no tag e repair...Uma vez mais, sorry Celina Henriques. Estou atento, porém, teclo enquanto trabalho no servidor razão do deslize já reparado. Sem adjectivações!

  • Germano Milagre Josina ser de um partido polotico de coracao e carteirinha ( seja de que partido se tratar ) ja e como dizer "tenho a minha casa hipotecada para a vida toda e estou orgulhosa disso ! Nao acredito em fidelidades infinitas em politica ! Seja de que partido ou ideologia se tratar ...

  • Antonio A. S. Kawaria Cara Josina Malique, agora já temos a base de custo de um helicóptero: Dentro da África do Sul aluguer de helicoptero custava 10.000 rand por hora, deslocando os mesmo para Mocambique custava acerca de 2.500 usd/hora ha 2 anos (2011). 2mil dolares so sao equivalentes a 60.000mtx5helicopteros=300.000mt por hora.

    Ora, acham Josina e todos aqueles que já nos insultaram por questionarmos o uso de 5 a 6 helicópteros em essas viagens que tem sido mais ou menos duas vezes por anos a cada província?

  • Aziza Throne POBREZA, POBREZA, POBREZAAAAAAA

  • Aziza Throne Josina Malique nao faz a ideia de qto custa um helicopetro? quer debater o quê entao? Olha para lhe dar uma ideiazinha. sao duas refeiçoes, para dois meses para os esfarrapados ( cerca de 3 a 4 mil provavelmente), suplemento de vitamin A para todos os recem nascidos por 2 anos, etc, lance escolar para milhares de crianças por 1 mês. Todos esses helecopetros saem das boquinhas desse povo. Agora, para ver o pais real o president deveria ver o pais real. O PRESIDENTE DO URUGUAI É UM BOM EXEMPLO PARA OS DESPOTAS

  • Paulo Maylene Azevedo Isto esta demais

  • Antonio A. S. Kawaria Se Josina Malique, e todos aqueles que têm nos insultados (me lembro de quem são) voltassem ao debate e juntos fazermos as contas, punhamo-nos a discutir sobre as melhores alternativas, pois que a questão não é de o PR andar de burro.

  • Josina Malique Muito bom dia meu amigo facebookiano Antonio A. S. Kawaria. Acabo de chegar ao office e so agora pude ver o proveitoso debate que se seguiu a nossa conversa. Eu detesto mandar bocas, porisso muitas vezes evito certos debates. Fica uma "Conversa circular"e quase sempre resvala para ofensas. Vi que trouxeste precos de aluguer de helicopteros, nao sei se sao os mesmos usados ca e ja passamos a questao da definicao de prioridades, lembras-te? Imagino que te sintas mais leve porisso. lembras-te que pedi-te uma sugestao de como faria o PR para manter esse contacto com a populacao nas condicoes reais do nosso pais e nao me respondeste. Depois teriamos parado na falado da tua irritacao por o PR se reunir com as celulas a margem das presidencias abertas. As coisas que eu vejo de novo aqui, muito rapidamente sao os teus custos e essa afirmacao relacionada comigo e com todos aqueles que alegadamente vos insultam. Acho que estas a misturar coisas e magoas com essas pessoas porque eu nao tenho por habito insultar as pessoas nos debates. Onde insultei-te eu? Disse-te o que penso e acreditava estar a falar com um dos grandes defensores dos debates abertos e francos e espero sinceramente que nao me digas que nao consegues conviver com uma ipiniao contraria a tua. E estar a responder a estas coisas eh chato, percebes? Volte ao cerne da questao Kawaria! Prevaleceriam dois aspectos aqui: o meu argumento de que as PR abertas tem sim um papel importante e a pergunta se estarias a sugerir que o Chefe do Estado viajasse o pais todo de carro. Ai entra o teu contra-argumento: o custo do aluguer. E prometeste re-escrever a historia, e eu disse-te que era impossivel!

  • Josina Malique Claudio Chivambo, nao posso saber tudo, logo podias explicar-me a genese das presidencias abertas. Acredito que haja mais pessoas que precisem saber dessas coisas da vida do nosso pais, de facto falta-me o teu conmhecimento de causa!

  • Josina Malique Germano Milagre, bom dia! O que quer isto dizer? "Josina ser de um partido polotico de coracao e carteirinha ( seja de que partido se tratar ) ja e como dizer "tenho a minha casa hipotecada para a vida toda e estou orgulhosa disso ! Nao acredito em fidelidades infinitas em politica ! Seja de que partido ou ideologia se tratar ...".

  • Josina Malique Meu caros amigos, eu nao tenho a oportunidade de passar muito mais tempo no facebook do que aquilo que tenho estado, porisso as vezes saio e nao posso responder prontamente aos posts. Espero ter respondido a todos, ate onde posso! Antonio A. S. Kawaria, mais alguma coisa?

  • José de Matos Interessante verificar certas abordagens que tentam rodear o que alguns qustionam! Os cidadaos vao continuar a questionar esta situaçao simplesmente porque as respostas que nos dao nao sao convincentes, devido aos escandalosos custos envolvidos e aos discutiveis resultados obtidos, é uma questao de cidadania responsavel questionar!

  • Germano Milagre Basicamente que nao vejo um patido politico como um clube desportivo onde ai sim, seja nas vitorias ou nas derrotas entendo os que ficam apoiantes do mesmo clube... ja em partidos politicos eu acho que nao devemos hipotecar a nossa integridade, idoniedade e mesmo independencia moral a nenhum politico ... se tivesses dito "estou de coracao e carteirinha com esta Frelimo de agora com estes dirigentes" ai sim isso concordando/gostando ou nao ja se pode aceitar ( embora e sempre um risco pois amanha podem revelar-se totalmente diferentes do que imaginastes que fossem ser ) ... a propria Frelimo desde a sua fundacao ja se transformou varias vezes em coisas quase opostas ...

  • Josina Malique Germano Milagre, nao me estas a julgar pela minha escolha pois nao? Claro que nunca se pode hipotecar a integridade, idoneidade, etc. Obrigada pelo conselho meu mano e espero que te guies sempre pelo mesmo principio! E ainda pode mudar mais a FRELIMO Germano!

  • Josina Malique Compreendo Jose José de Matos. Obah, e eu que por questoes soberanas era capaz de sugerir que o Estado Mocambicano comprasse um aviaozinho, nem que fosse em segunda mao...Dizem que houve um, no qual o Presidente Samora perdeu a vida. Bom, nao vou pensar nisso...agora não!

Sem comentários: