segunda-feira, 17 de junho de 2013

Governo alicia vietnamitas a investirem no país

Governo alicia vietnamitas a investirem no país
Cooperação económica entre Moçambique e Vietname
Nos dois fóruns realizados recentemente em Hanoi e Ho Chi Min, uma delegação moçambicana chefiada por Aiuba Cuereneia divulgou oportunidades de investimentos e convidou os vietnamitas a investirem em Moçambique
O Vietname investiu em Moçambique, nos últimos  anos, 340 milhões de dólares, ocupando o nosso país o 8º lugar no ranking das exportações daquele país asiático para África. Estes dados foram revelados durante o 1º Fórum de Promoção de Investimento entre os dois países.
Foi com o desafio de conquistar o empresariado vietnamita que uma delegação moçambicana, chefiada pelo ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia; na qual faziam parte os presidentes dos conselhos de administração do Centro de Promoção de Investimentos( CPI),  do Instituto para Promoção das Exportações( IPEX), director do Gabinete das Zonas Económicas Especiais(Gazeda) e vários outros quadros moçambicanos deslocaram-se ao Vietname. Foram dois os fóruns de negócio realizados no Vietname, nomeadamente, em Hanoi e Ho Chi Min.
No primeiro, a equipa liderada por Aiuba Cuereneia, que integrava ainda o embaixador de Moçambique no Vietname, Gamiliel Munguambe, falou das potencialidades energéticas, recursos minerais, agricultura, transportes e telecomunicações, e frisou que Moçambique ainda necessita de investimento, sobretudo para superar os obstáculos existentes na fraca rede de infra-estruturas ferro-portuárias e rodoviárias. Neste encontro de Hanoi, a contraparte vietnamita esteve representada pelo vice-ministro da Planificação e Investimento, que assumiu Moçambique como um destino ideal na área de negócios para os empresários do seu país.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: