domingo, 16 de junho de 2013

Fim da greve ou mudança de táctica - Reações

Existem fatores de natureza emocional para que qualquer profissional desempenhe bem a sua profissão. A nossa insatisfação poderá ter algum impacto na prestação dos serviços de Saúde - Jorge Arroz.

Ou muito me engano ou a greve dos médicos ainda não terminou. Apenas mudou de forma de execução.

 

  • Egidio Canuma Nao acabou! Fiz mencao a esse facto num outro post teu obre o assunto.

  • Paula Maria Araujo inqualificável!

  • Télio Chamuço Essa frase do Arroz é uma inaceitável chantagem geradora de pânico no povo (nos pacientes). Como ele acha que o povo se sentirá ao tomar conhecimento dessa declaração?? Os médicos que exijam melhores condições, mas usar o povo de forma baixa para pressionar o Governo é de se censurar. E que não me venham aqueles defensores com discursos do género: "eles não têm outras alternativas". Essa frase do Arroz ultrapassa o limite do aceitável. Se não quer trabalhar que se desvincule e aí poderá ter mais uma mês sabático como o anterior. Imagine-se se todos os insatisfeitos no Estado começam a difundir esse tipo de discursos. Sempre estive a favor dos médicos, mas essa frase é uma chantagem inaceitável e é de carácter belicista. Ontem num comentário eu apelava com que os médicos não fossem represaliados e que não sofressem atitudes retaliatórias. Hoje, depois de ler isso, até já sou a favor com que se instaure um processo disciplinar contra esse causador de pânico, criador de alarme e semeador de terror nos pacientes (no povo). Como se sentirá um paciente nas mãos de alguém sedento de vingança (contra a pessoa errada) como esse. Os mais sensíveis que me critiquem. Mas essa declaração é intolerável.

  • Gilberto Correia Télio chamuço, talvez estejamos demais acomodados com a hipocrisia. Achas mesmo que o problema é o Arroz ter dito o evidente? Se ele fosse pol[itico taklvez não diria o que lhes passa na alma, diria uma dúzia de lugares comuns e estariamos aqui a aplaudir vontades aparentes. O que o Arroz disse eu já tinha aqui avançado ontem à noite, pois qualquer pessoa pode prever as consequências de manter em funções um profissional altamente insatisfeitos e desmotivado, seja ele professor, médico, piloto ou advogado. sejamos francos, o arroz não disse nada que não desconfiássemos já pelo conhecimento da essência do ser humano. E mesmo que dissesse o contrário não iria conseguir motivar os seus correligionários para atitudes diferentes. Eum cá po rmim prefiro lidar com a sinceridade do que com a hipocrisia.

  • Télio Chamuço Para mim, ele não estaria a ser hipócrita se não mencionasse tal facto (ainda que seja de implícito conhecimento geral). Estaria a ser responsável. Todos nós sabemos que nem sempre devemos dizer o que sentimos (ou pensamos) tendo em conta o impacto que as nossas declarações podem ter. Já que defendes que era sabido, mais uma razão para nào alarmar o povo, pois é sabido... E mais, esse discurso, nào é dirigido ao povo. É estrategicamente dirigido ao governo, usando-se o povo (de forma baixa) para pressionar o executivo. Para mim, nào se trata de frontalidade versus hipocrisia. Trata-se de uso de "ferramentas" baixas para conseguir os seus objectivos. Esta atitude é tão censurável como a dum político que extorque, corrompe, promove o peculato, a concussão para atingir os seus objectivos. Defender a atitude ameaçadora patente na frase é o mesmo que dar Vivas à subversão. Não difere, esta atitude, das ameaças da Renamo que apontam para o regresso a guerra, caso nào se satisfaçam os seus anseios. Esta é a minha leitura no que tange à frase constante do post. Foram ultrapassados todos os "limites transcendentes e imanentes" do aceitável.

  • Gilberto Correia Bom. Os médicos não são políticos e ainda bem que não o são. Logo não deveriam agir como tal. Ademais, para mim Arroz não me disse nenhuma novidade, pois era previsível que as coisas assim se passassem, mesmo que ele não o quisesse. Todos sabemos o que se vai passar a seguir na Saúde e infelizmente porque o problema não foi resolvido. Foi resolvido o acessório, a greve, mas postergado o prinicipa (as razões que levara a greve). Eu não julgo inaceitável que alguém, respondendo a uma pergunta do jornalista, diga o óbvio: a insatisfação e desmotivação pode ete rimpacto na sua prestação laboral. Qualquer um sabe que insatisfação e desmotivação não são propriamente catalizadores de uma boa prestação laboral.

  • Eusébio A. P. Gwembe Eu penso que a melhor forma de pressionar o governo a melhorar as condições de trabalho e salariais é o trabalho. Neste momento, qualquer despiste - mau atendimento, corrupção, por exemplo - por parte do médico que tenha aderido à greve pode legitimar as ameaças proferidas sobre instauração de processos disciplinares. E este discurso de Arroz abre espaço para o povo estar mais livre a denunciar e até fabricar acusações. Devia ser contido, apesar de realista, abriu um furo que só ele terá que se empenhar para o seu fecho.

  • Antonio A. S. Kawaria Afinal, o que não previamos? O que é que não haviamos discutido antes deste desfecho. O que mais me espanta é que há pessoas que não ajudaram para que o desfecho passasse por diálogo, a imaginar que agora falam em nome do povo. Será que esse povo não conhece quem recusou diálogo?

  • Jose Alexandre Faia O Arroz nao disse de forma alguma que eu entedesse que os doentes iriam sofrer por ma prestacao de servicos , o que eu jah previ aqui ha jah alguns dias atraz , eh que basta eles atenderem somente um doente por hora e pronto , quero ver quem vai resolver este novo molho de broculos
 
 
 
 
greve è um direito mas saber como fazer è uma virtude...a greve termina por respeito ao povo...
See translation



  • José de Matos A parte de "saber como fazer è uma virtude" é muito infeliz, pelo menos nesta altura!

  • Ahmad Shafee Sidat Jose amigo veja o vídeo ...a greve termina por causa do povo,e aí .

  • José de Matos Sim, vi, , fui dos primeiros a divulgar tudo, os medicos revelaram uma grande dignidade, so estou a contestar "saber como fazer è uma virtude", acho desnecessario e infeliz numa altura destas.

  • Lisa Santos So se espera realmente que os medicos consigam alcancar os seus objectivos pois mais que ninguem eles sim deveriam ter grandes salarios pois o povo nao sobrevive sem os medicos

  • Ahmad Shafee Sidat Depois de tanto sofrimento do povo ,ficar calado è e sera sinal de hipocrisia,...tb aos médicos que motivação v ter depois de uma batalha perdida....e os médicos nao sobrevivem sem o povo tb.

  • Ahmad Shafee Sidat Atencao quero levantar alguns pontos de vista sem procurar culpados...sempre disse que toda e qualquer profissão deve ser valorizada,e respeitada.

  • José de Matos Pois, eu ja desconfiava o motivo desta conversa, Ahmad Shafee Sidat.. Mas ja que insiste, vamos la, e eu nao sou hipocrita, os medicos nao perderam nenhuma batalha, a luta vai continuar em todos os sectores. Os medicos sao tambem Povo e ficou bem claro quem ficou mal nesta historia, nao ha inocentes nem culpados, nao ha viencedores nem vencidoso,os medicos foram muito dignos, que regressem em paz e que todos possam reflectir sobre as condicoes deles, sem politiquioce barata.

  • Ahmad Shafee Sidat Penso que pensar na motivação nao è política,...falar de povo agora è difícil para alguns.

  • Mahamad Hanif Mussa Aaww Ahmad Shafee Sidat, não pode ser batalha perdida, a luta continuara em outros moldes capazes de fazer vergar estes dirigentes insensiveis. A greve foi SUSPENSA e não TERMINADA. Disse ontem e bem, o José de Matos, são estratégias. Ademais, saiba-se, sao lutas de gente formada, com intelecto acima da media, e muito acima de um zé qualquer como eu. Abraco.

  • José de Matos Os medicos tambem sao Povo, Ahmad Shafee Sidat, nao te esqueças nunca!

  • José de Matos Ahmad Shafee Sidat, nao sei se esta a falar do voluntariado que fez, os medicos seniors disseram que prestart cuidados sem ser treinado é um crime e é mentira de que nao houve cuidados minimos. O que eu estou a sugerir é que esta conversa é despropositada numa altura em que os medicos regressam.

  • Claudia Anselmo Mussequejua Sinceramente, depois de 27 dias??? Não vejo respeito algum...

  • Ahmad Shafee Sidat Nao esqueço amigo Jose ,mas como disse o meu irmão Hanif sao um povo com outro estatuto,gracas a Deus.,que os deu cabeça para pensar e salvar vidas....

  • José de Matos Claudia Anselmo Mussequejua, quem é irresponsavel e nao negociou nada e desinformoui durante um mes, fez isso em nome do Povo? Porque esta conversa agora? A greve esta suspensa!

  • Ahmad Shafee Sidat Caro José agora mais do que nunca esta conversa deve ir ao fim,para saber quem o verdadeiro responsável pelo sofrimento do povo,das mortes,dos órfãos,...nao adianta so dizer terminou,e nao haver soluções,quem te garante que amanha nao teremos situação igual,porque esconder culpados....

  • José de Matos Ahmad Shafee Sidat tu estas a fazer o teu pael de militante e eu estou-te a tentar recordar que TODOS sao culpados, ninguem acredita em desinformaçao, todos sao culpados, houve grande irresponsabilidade de quem devia procurar soluçoes para a crise e nao o fez.

  • Claudia Anselmo Mussequejua Caro @ José de Matos, diferente de muitos sempre achei que os médicos devessem revendicar melhores condições, mas não por tanto tempo! Acho injusto falar de respeito ao povo nessa altura!!! Faço parte desse povo que ficou 27 dias sem um atendimento mínimo, que foi medicado como se tivesse malária quando na verdade tinha uma infecção. Mineiros, maquinistas tb fazem greve e por vezes sem alcançarem seus desejos.... Mas não por tanto tempo.

  • Sergio Ribeiro Que governo duro!

  • Ahmad Shafee Sidat Caro José,militante eu ,kkkk olha antes de tudo sou filho de Deus e do povo,so se nao me conhece,vai julgar,admito que sou também militante,mas veja uma conversa que tive com alguém e dizia : Eles voltam mas vais ver o ke vai acontecer nos hospitais," greve silenciosa" se isso for verdade,..nao digo que seja mas por hipótese...o povo onde fica....

  • José de Matos Claudia Anselmo Mussequejua, temos de questionar porque durou 27 dias, ou nao? A resposta é obvia!

  • José de Matos Ok, Ahmad Shafee Sidat, tudo bem, eu so fiz uma observaçao que me pareceu pertinente, todos somos Povo e filhos de Deus, ha que parar um bocadinho e reflectir seriamente! Bom dia!

  • Rui Alexandre Tenreiro Pessoal, esta na hora dos medicos formarem um partido politico, estou certo que terao muitos apoiantes e estou certo tambem que nas proximas eleicoes iam conseguir uma bancada na Assembleia e ai estarao mais perto do governo.

  • Helder Vieira Carmona Sem ser RACISTA,pergunto,porque os comentários anti-governamentais vem de gente portuguesa ou de raça branca e os do POVO vem de mocambicanos,uns ate agitam a criação de PARTIDOS e a queda do governo,a maioria nem sofre na pele o sofrimento do povo,sera este FÓRUM so De MOÇAMBICANO ou de AGITADORES e OPORTUNISTAS,que querem DIVIDIR p REINAR.

  • Helder Vieira Carmona Alguns chamam de APARTIDARIOS a uns mas NA VERDADE eles que estão a FAZER política.

  • Sheila Sambo Xperemos deitados pelas soluções do gov. Pois os médicos aceitaram a derrota mesmo ja tendo conseguido vencer a batalha. Tinham a maioria k somos nos o POVO!!! Mais bom respeito a decisão pk sei k vocês foram coagidos. Desculpa sou sincera

  • José de Matos Helder Vieira Carmona, entraste no mato, vais ter de comer muita matapa para me dares liçoes de moçambicanidade, eu sou moçambicano e nao racista. Fica no mato, a unica coisa que provas é que és confusionista e racista, nao contribuiste nada para o que estamos discutindo.

  • José de Matos Rui Alexandre Tenreiro, viu este malandreco racista do Helder Vieira Carmona, nao é?

  • Sheila Sambo Helder Vieira Camona sinceramente foste infeliz no teu comentário. Pessa desculpas ao José de Matos e ao resto dos k n foram cá nascido mais amam o nosso país.

  • José de Matos Sheila Sambo, nao te preocupes com esse racista, estou habituado a lidar com esses confusionistas, a treta é sempre a mesma, quando nao teem argumentos nem principios enveredam por esse caminho, nada de novo, essa gente gosta de rotular os compatriotas conforme as convenoencias!

  • Sheila Sambo Pesso eu desculpas em nome dele e dos demais amigos do grupo Sou Moçambicano.
    Pois acredito k este grupo n existe p julgar,raças,país, cor da pele, etc. José de Matos sorry again

  • Hassan Dassat estes medicos serão valorizados hoje ou amanha mas um dia serão valorizados, o facto da greve estar suspensa nao significa que as negociacoes foram suspensas, atenção as negociações podem continuar se a greve estiver suspensa, os medicos podem continuar a reivindicar o seu direito de outras formas...

  • Sheila Sambo Hassan Dassat quizera eu k realmente fosse solucionado esse assunto, parte do gov...
    Ixo é o mesmo k acreditar k serei esposa do Obama um dia!!!

  • Andrea Serra Ficar em silencio em alguns momentos e tambem uma virtude...

  • Andrea Serra Esse Sr. Helder xenofobo e racista deveria ser banido deste grupo...e pensar que ainda ha pessoas com este tipo de mentalidade...por isso o nosso pais esta como esta...enfim...

  • Carlitos Manuel Opiniao e' opiniao... eu acho que e' extremismo pensar que as opinioes estao divididos em racas ou origens etnicas. E ja agora o que faz Helder chegar a essa infeliz conclusao?

  • Pereira Tucha concordo Carlitos Manuel, muita gente que aqui esta confunde as opiniões com o xenofobismo, somos livres de expressar o que nos vem a cabeca, portanto acho que não e correcto misturarem as estacoes

  • Dayn Amade Pessoal esses comentarios de fazer cair o governo sinceramente axo inoportuno sem querer concordar com Helder mas principalmente quando os mesmo nao tem 4 gerações de familias nascidas em mocambique

  • Sheila Sambo Dayn Amade kikikikkikiki .Lol

  • José de Matos Dayn Amade, explique la muito bem essa das 4 geraçoes, essa versao esta na CRM?

  • Dayn Amade Jose de Matos quando falo em 4 geracoes de familias refiro me a pais, avos, bisavos, trisavos.

  • Andrea Serra Entao se eu entendo bem o que se tenta aqui dizer eh que so se e mocambicano quando se tem pelo menos 4 geracoes de familias nascidas em mocambique? Ou entendi mal?

  • Dayn Amade Pessoal muitos destes que nao tem avos sequer nascidos em Mocambique, se tiverem a opcao de escolher entre a nacionalidade Mocambicana e outra qualquer por exemplo a Europeia, quase que sem pestanejar nao escolheriam a mocambicana, nao vamos permitir que estes destabilizem o nosso governo conequentemente destabilizam nos a nos Povo Mocambicano, filhos reais desta terra...

  • José de Matos Essa é a versao dos confusos que querem dividir os moçambicanos em originarios e e nao originarios! Dayn Amade, onde esta isso na Constituiçao?

  • Dayn Amade O importante é que os nossos irmao classe medica ja suspendeu a greve diminuindo o nosso sofrimento e acredito que havera um desfecho positivo nas negociacoes pelo menos vou torcer para que tudo corra bem...

  • Dayn Amade Classe medica incluia tb tecnicos de saude, enfermeiros e demais colaboradores

  • Antonio Carlos Pinto Ferreira Meus amigos nada de confusoes. E certo que para a greve ter exito, os profissionais de saude foram arrastados pelos medicos. Classe medica e dos medicos e nao dos enfermeiros ou serventes. Esta coisa do portugues ter vindo de barco.....

  • Dayn Amade Antonio por acaso o portugues veio de barco sim

  • Antonio Carlos Pinto Ferreira E verdade e, e muitas palavras perderam-se no mau tempo...

  • Pereira Tucha Não o português veio de canoa

  • Andrea Serra Quanta ignorancia que por aqui vai. Entao se nao tivesse as minhas trisavos paternas nascidas em mocambique e ainda por cima branca que sou passaria por mocambicana nao originaria. Come on people ponham a mao na consciencia. Considero me tao mocambicana como qualquer mocambicano independentemente de ter 4 geracoes de familias nascidas em mocambique. E por ter orgulho na minha nacionalidade continuarei a lutar por um futuro melhor para o pais...mesmo que isso signifique criticar ou elogiar quando necessario o governo...ora esta!

  • Dayn Amade É verdade Antonio tem toda a razao, mas felizmente nao precisamos do colono para recuperar as tais palavras perdidas, axo que neste momento o colono precisa mais de nos...

  • Ahmad Shafee Sidat Vamos discutir idéias ,soluções,razoes,motivos,não pessoas...realmente há pessoas c comentários infelizes nada contribuem p o grupo.

  • José de Matos Dayn Amade, onde estao os colonos aqui? Quem é dono da lingua portuguesa? Afinal o Portugues nao é lingua official? Se fazem confusao com a lingua, de quem é a culpa? Com cada um por aqui, fooogooooooo!

  • Dayn Amade Andrea na minha opiniao as criticas constructivas sao bem vindas alias so com criticas constructivas podemos ter um mocambique melhor agora aqueles que vem com criticas destructivas axo que devemos ver bem

  • Ahmad Shafee Sidat Dayn Amade hoje Deus nos elevou ,amanha só ele sabe,vamos respeitar irmao o mesmo p o sr.helder

  • Dayn Amade Concordo Sidat do nao vamos permitir pessoas que poe lenha na fogueira e muitos deles nem sequer ca estao...

  • José de Matos Hahaha, Dayn Amade, concordo mas...tenho o direito de ser confusionista e limitar a moçambicanidade dos outros! Com cada um por aqui, foogoooooo!!!

  • Rui Alexandre Tenreiro Helder Vieira Carmona, no seu comentario percebi que nao gostou do que eu disse, mas aconselho o Sr a ler e perceber o sentido do meu comentario e mais sou Mocambicano sim. Agora quem falou de deitar o Governo abaixo nao fui eu e se ha democracia aqui na nossa terra porque nao ter mais um partido na Assembleia, algum medo que se acabe o tacho para alguns. Um abraco mano.

  • Mourato Americano Meus caros amigos, a discussão de ideias é um exercício de cidadania, e esta deve se compadecer com o quadro legal (CRM, e demais leis) despido de preconceitos rácicos porque actualmente, o fenómeno multi-cultural e rácico é património das sociedades contemporâneas globalizadas. Não reeditemos a estrema direita de pendor Nazista no nosso país porque isso conduz ao extremismo, intolerância e uma cadeia de males. SALVAGUARDEM O PROPÓSITO DO GRUPO (Uma modesta contribuição).

  • José de Matos Mourato Americano, eu tenho observado, ainda que sejam apenas casos isolados, a reproduçao do discurso racista dos neo-nazistas, cabeças rapadas e extremistas em outros paises, por muito que queiram isso nao sera tolerado em Moçambique.

  • Mourato Americano Meu caro José de Matos, já temos muitas complicações e desafios para o desenvolvimento, Deus nos livre desse mal, prevaleça a maturidade, tolerância e hospitalidade do povo moçambicano. Cada um de nós tem um papel preponderante partindo da forma como educa a família nuclear, convive com os demais, etc... Um grande abraço.

  • Manish Cantilal meu amigo Jose de Matos e outros, lamentaram qnd o porrtavoz de profissionais de saude terminou greve 24h antes, , muitos ate disseram que ja comeu acho, mas 24h depois o Mr, Rice faz o mesmo e tdx aplaudem ... kikiki lembrei me qnd pobre corre e ladrao e rico e atleta kakkaaka

  • José de Matos Manish Cantilal, estas mal informado, a greve nao terminou!

  • Mahamad Hanif Mussa "Vitórias" enganadoras...

  • Mourato Americano Na minha modesta opinião a nossa sociedade é politicamente organizada, isto é, tem um governo legalmente instituído, dentro de um contrato social em que este deve garantir os mais nobres interesses da colectividade (sociedade). Por isso existe a administração pública para garantir essa serventia. Quando uma greve que afecta a estabilidade sanitária da colectividade temos uma cadeia de perdedores pelos seguintes motivos: (1) O governo porque não cumpriu cabalmente com o seu papel na prestação dos serviços de saúde; (2) Os profissionais de Saúde no geral porque não atingiram os seus objectivos, (3) O povo, maior perdedor, porque ficou enteado do governo e vai ser mal servido por profissionais de saúde descontentes. E ESTA, Havia vos ocorrido?

Sem comentários: