quinta-feira, 6 de junho de 2013

Erdogan fará concessões? : Voz da Rússia

Turquia, primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan

As manifestações dos habitantes de Istambul contra a destruição do parque Gezi, inicialmente modestas em escala, viraram em protestos maciços por toda a Turquia exigindo a demissão do governo e de seu líder.

 Via de regra, tais ações não passam despercebidas na vida sociopolítica do país em que elas ocorrem. Que consequências esperam na Turquia após estas manifestações em massa? Disso falou o antigo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças da Turquia Abdullatif Sener em entrevista à Voz da Rússia.
 “Há que observar que essas ações são dirigidas, principalmente, contra a forma de governo antidemocrática existente atualmente na Turquia. Já faz vários anos que na Turquia foram, de facto, abolidas as liberdades fundamentais. Não há liberdade de imprensa. Nenhum canal, nenhum jornal publica algo que não agrade ao governo. E o que estamos vendo agora é a reação das pessoas aos métodos antidemocráticos das autoridades.”
 O descontentamento popular acumulado se transformou em raiva e se derramou nas ruas. No entanto, com exceção de um ou dois canais, a maior parte das emissoras turcas ignoraram essas ações ou tentaram silenciá-los de alguma forma. No entanto, os cidadãos puderam ver através da internet as manifestações que se espalham por toda a Turquia. As pessoas viram como a polícia reprimia severamente as manifestações pacíficas dos cidadãos usando carros blindados, gás lacrimogêneo e canhões de água. Segundo Abdullatif Sener:
 “Nesses dias, o nosso povo pela primeira vez se deu conta em que forte bloqueio de informação ele estava esse tempo todo. As autoridades estão perdendo sua credibilidade. Ainda é difícil prever em quê tudo isso vai resultar no fim, mas o fato de que estamos no limiar de grandes mudanças é incontestável.”
 O vice-primeiro-ministro Bulent Arinc, em nome do governo, pediu desculpas aos manifestantes pelo uso excessivo da força por parte das autoridades. No entanto, o povo continua exigindo a demissão do governo e do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, e esperando por um pedido de desculpas dele próprio. Estará disposto o chefe de governo a fazer concessões? O antigo vice-primeiro-ministro da Turquia está convencido:
 “A julgar pelas declarações do primeiro-ministro, ele ainda não está disposto a ceder. Além disso, todos os canais e todos os jornais receberam telefonemas do governo com instruções sobre como e o quê cobrir. Este é um dos velhos hábitos do atual governo. Este comportamento sugere que ele não pretende mudar a sua posição. Num ambiente democrático normal, o primeiro-ministro Erdogan não conseguirá ganhar nas eleições. Ele tem ganho apenas reduzindo o nível de democracia no país e eliminando completamente a liberdade de imprensa. Hoje, no entanto, o sistema formado por ele está se desintegrando. O governo de Erdogan tem dias difíceis pela frente. Eu estou esperando grandes mudanças.”

1 comentário:

Anónimo disse...

It's actually very complex in this busy life to listen news on Television, therefore I only use world wide web for that purpose, and get the most recent information.

Here is my website; concrete cleaning chicago (http://pressurecleaninggoldcoast.net.au/)