quarta-feira, 5 de junho de 2013

Detidos 13 suspeitos de duplo recenseamento eleitoral na Beira

 
Caso as conclusões das investigações indiquem que os 13 jovens tentaram, ilegalmente, recensear-se, poderão ser criminalmente acusados de ilícito eleitoral
Treze jovens, provenientes de diferentes distritos da província da Zambézia, estão detidos na cidade da Beira, acusados de tentativa de dupla inscrição no processo de recenseamento eleitoral em curso no país, para as eleições autárquicas de 20 de Novembro. O primeiro grupo, composto por 11 elementos, tentou recensear-se num dos postos no bairro da Manga e os outros dois no bairro Macúti.
A suspeita surge do facto de os mesmos terem aparecido em grupo e provenientes da Zambézia. Dizem que vivem na Beira entre há seis meses e dois anos e são empregados domésticos. Alegam ainda que decidiram juntar-se e ir recensear-se no mesmo dia porque são amigos e que era a primeira vez que o faziam. Mas essa justificação não convence as autoridades que suspeitam tratar-se de uma fraude eleitoral em curso.
O caso foi denunciado por um supervisor do processo nos dois postos de recenseamento, que tratou de encaminhá-lo às autoridades policiais depois de interrogar os suspeitos e concluir que poderia estar perante um ilícito eleitoral. É que, nos outros pleitos, foram reportados casos de  pessoas que são movimentadas de distritos e vilas que não são para se recensearem nos municípios, com o objectivo de elegerem um determinado candidato. Este procedimento é descrito pela lei como fraude eleitoral.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: