quarta-feira, 19 de junho de 2013

Criar impasses e levar a renamo a cometer algumas "loucuras


 
Se eu dissesse que o objectivo da equipa negocial do governo, em negociações com a renamo, é criar impasses e levar a renamo a cometer algumas "loucuras", e deste modo adiarem-se as eleições tanto de 2013 como 2014, alguém acreditaria?

Se eu dissesse que a situação quase explosiva que se vive no país, pode levar a que AEG, tenha de forma automática mais um mandato de 5 anos, alguém acreditaria?

Se eu dissesse que a recusa do governo, em atender as reivindicações dos médicos tinha como fim criar agitação social de outros grupos, para poder realmente viabilizar um "estado de sítio", que, adiaria as eleições. Se eu dissesse isto, alguém acreditaria?
...

Se eu dissesse que AEG, não se comporta como alguém que está em vias de largar o poder, pois estaria nas presidências abertas, se despedindo do povo e apresentando o seu sucessor. Ademais, nomeou um porta-voz recentemente, a faltar quase um ano para o fim do mandato. Se eu dissesse isto, alguém acreditaria?

Se eu dissesse finalmente, que todos esses cenários, a não apresentação de seu sucessor, e a atitude de indiferença do PR, para situações que caminham para um caos social e político, levarão realmente a que não haja eleições e ele "renovará" automaticamente por tempo indeterminado. Se eu dissesse, alguém acreditaria?
See more
See translation
  • Angela Maria Serras Pires Claro que toda a gente acredita mas o tiro vai lhe sair pela culatra
  • Augusto Magaure Sim, porque tudo indica para esse caminho...
  • Talique Amuda Ossol Ossol quem te acesso a informacao acteditaria. so sinto pelo meu irmao que esta no distrito onde so ve a contra informacoes da tvm e sinto pelo meu irmao da localidade onde so ouve as mentiras da RM.
  • Eunice Mia Eu acredito e muito mais pessoas acreditam, mas tambem acredito que o povo Mocambicano nao ira aceitar essa injustica pois o povo esta cansado destes desmandos
  • Jeremias Luis Chauque O problema eh que duas partes que se encontram sem uma clareza do que querem fazer dificilmente podem chegar a entendimento: uns falam de dialogo e outros de negociacoes. Parecendo que nao, os dois conceitos implicam realidades e objectivos completamente diferentes...
  • Jose Alexandre Faia Eu infelizmente , mesmo que nao queira , sou obrigado a acreditar ....
  • Puto Misterio leonel, nao queres um "BEAT" para esta letra?
  • Antonio A. S. Kawaria Tudo é possível. Todas hipóteses valem.
  • Josina Malique Se fizesse sentido, depois de um pequeno exercicio de reflexao, se calhar alguem acreditasse. Mas diga-me Leonel Sarmento, tu acreditas ou so o fizeste como um mero exercicio de questionamento, daqueles que faziamos na problematizacao de um assunto?
  • Amina Momade eu acredito, isto deve estar bem planificado.
  • José de Matos Josina Malique, certamente que ja fez o tal execicio de reflexao, entao o que ha de problematico neste texto?
  • Josina Malique Jose José de Matos, ainda estou a espera da resposta do Leonel Sarmento, para ver se concordo ou nao com as hipoteses que ele problematizou.
  • José de Matos Josina Malique, tu escreveste, e este é um debate aberto:Se fizesse sentido, depois de um pequeno exercicio de reflexao, se calhar alguem acreditasse." Podes explicar? Leonel Sarmento, pode ajudar aqui?
  • Josina Malique Com base em que informacoes e que o Leonel Sarmento formulou estas hipoteses? o que sabe ele que nos nao sabemos afinal?
  • Josina Malique Jose José de Matos eu olho para essa agitacao social como reflexo do crescimento da cidadania e de uma ainda maior tomada de consciencia dos mocambicanos sobre a vida do seu pais. Reivindicar, exigir explicacoes, monitorar, sao todos nossos direitos e agora estamos a exerce-los de facto. Sobre o resto, so poderia especular a menos que o Governo se pronunciasse. A quem interessa pressionar o Guebas a anunciar o seu sucessor? Como se faz na FRELIMO para a eleicao de um candidado a PR? Nao estao esses procedimentos a ser respeitados? Nao seria no proximo ano que ele iria se despedir e apresentar o seu sucessor? Sem mencionar a conducao do processo, nao vejo espaco para criacao de teorias conspiratorias sobre a reivindicacao dos medicos. Como classifica a resposta do Governo: nao temos dinheiro, apos um aumento de 15%? Nao seria isto politizacao extrema de problemas sociais? A quem criar distracoes para pressionar o Governo a ceder o que nao cederia de bom grado nas negociacoes com a RENAMO? Agora responda-me Jose de Matos, voce parece saber das coisas!
  • Antonio A. S. Kawaria Orgulhosamente...
  • José Francisco Narciso Oxala que não seja assim, por que isso levaria o País a mais cãos o que esta. Mas a parte da Renamo e MDM cual o Partido que pode conduzir o País a pôs da Frelimo? Por que não basta desejar o retiro dos Comunistas e coruptos sim que tenhamos algue que pode ajudar o Pais a sair desta miseria em que se encontra. Oxala que não seja a curação, mas peor que a doença. VIVA MOÇAMBIQUE E SEU SOFRIDO POVO! me sento orgulhoso de ser Moçambicano rico ou pobre.
  • José de Matos Josina Malique, pelos vistos quem sabe és tu, nao questionas absolutamente nada, tens as respostas todas!Esta convesa é exactamente igual a um outro que escrevia sempre "orgulhosamente moçambicano", como se fosse um crima lesa-patria questionar!
  • Josina Malique Nada disso! Impressao sua José de Matos. Eu ainda nao escrevi esse seu "orgulhosamente mocambicano" e nao sei como veio aqui parar. Nao me pode culpar por ver e entender as coisas de forma diferente da sua ne? Se calhar eu devesse saber um pouco do que tu sabes para mudar de opiniao. E na verdade so questionei as questoes do Leonel Sarmento. Questione-lhe a ele tambem, para ganho meu e seu!
  • José de Matos Josina Malique, afinal estas a ver e entender as coisas de forma diferente? E qual é a minha forma, se eu nao me pronunciei? Eu nao culpo ninguem por pensar seja o que for, isso so pode ser conversa para distrair, pelo contrario eu estou a incentivar a que se questione, tudo e sempre. A questao aqui é:"Se eu dissesse, alguém acreditaria?" Pronto, ficamos a saber que nao acreditas!
  • Josina Malique Repito o post acima José de Matos!
  • José de Matos Conversa circular!
  • Josina Malique Tao circular que deixou os aspectos centrais do debate borda afora!
  • Leonel Sarmento Alguns minutos depois de fazer este post, o facebook ficou inundado de "breaking news", sobre a conferência de imprensa da renamo, em que anuncia o encerramento de vias estratégicas do país. Se se materializa este seu desiderato, a quem beneficia? Mais uma vez, veremos a indiferença do PR em relação a este assunto, indo-se refugiar em discursos demagógicos. A verdade é que o país está como um vulcão em errupção, e mais do que nunca, o Chefe de Estado tem de ganhar sensibilidade e reunir-se com todas esferas sociais e políticas. Guebuza, ao sair do poder, concerteza quererá deixar um legado, e não um país em chamas...
  • Marcelo Machava Isso e verdade. Guebas ja tentou isso ao fazer se esquecido na marcacao do calendario eleitoral. So q os deputados da Freli tb ja nao o querem na poltrona
  • Paulo Maylene Azevedo Disto nos ja sabemos, Bastou a grave dos medicos
    •  
    •  
      •  

      Sem comentários: