terça-feira, 4 de junho de 2013

Células da Frelimo aguardam calendário eleitoral para as “internas”

 
Aprovada directiva para corrida a candidatos a edil e para as AM
Entretanto, ainda não há data para o arranque do processo. O porta-voz do partido, Damião José, diz que as células aguardam pela aprovação do calendário eleitoral por parte do Gabinete Central de Preparação de Eleições
Já há luz verde para a realização, em todo o país, das eleições internas no partido Frelimo, com vista à escolha dos candidatos a presidente dos Conselhos Municipais, bem como a membros das respectivas Assembleias Municipais. É que a Comissão Política da Frelimo aprovou, na semana antepassada, a directiva das eleições internas do partido, documento orientador deste processo.
Uma das inovações desta directiva, de acordo com o porta-voz da Frelimo, Damião José, é que os candidatos devem sair e ser eleitos a partir das bases, ou seja, das células do partido. Outra inovação é que cada bairro deve ter um seu membro a candidatar-se para as Assembleias Municipais, de modo a reflectir as inquietações dos militantes nas bases.
“O partido Frelimo pretende com esta directiva que os seus representantes sejam pessoas que colhem consenso ao nível das bases, por isso, serão eleitos desde as células, depois subirão para os círculos, para as zonas, distritos, províncias e serem chancelados, por fim, pela Comissão Política do partido. Isto quer dizer que deve haver a competente participação dos nossos militantes das bases e também iremos envolver outros residentes nos bairros ou locais onde estão as nossas células”, explicou José, também secretário do Comité Central para Mobilização e Propaganda.
Assim, segundo José, não há espaço para que os candidatos sejam indicados pelos dirigentes do partido. “Isto mostra que não haverá candidatos indicados e prova a democraticidade que se vive no seio do nosso partido”, sublinhou.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: