segunda-feira, 17 de junho de 2013

CanalMoz - Edição de 17 de Junho de 2013

Edição de 17 de Junho de 2013
Médicos suspendem greve em
nome do povo
“E assim, sem que tenhamos alcançado nenhum acordo, estando deveras insatisfeitos, a AMM e a CPSU, em respeito pela dor e sofrimento do povo solidário, declaram, hoje, dia 15 de Junho de 2013, a suspensão da greve geral dos profissionais de saúde!”

Maputo (Canalmoz) – Ao fim de 27 dias consecutivos de greve, os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e outros técnicos) anunciaram a “suspensão” da paralisação no Sistema Nacional de Saúde, sem que tenham chegado ao consenso com o Governo.
Governo e Renamo discordam da
redacção da acta da última
reunião
2013 05 17 001
Maputo (Canalmoz) – O Governo e a Renamo não concordam com a redacção da acta da última reunião do diálogo entre as duas partes, por isso no encontro de hoje um dos temas a discutir será a conciliação da acta da última reunião.
Relatório de Execução Orçamental
não informa ao cidadão
Maputo (Canalmoz) – Uma análise do director do Centro de Integridade Pública (CIP), Adriano Nuvunga, revela que os Relatórios de Execução Orçamental (REO) sobre a aplicação do Orçamento do Estado não são conclusivos, muito menos informativos para os cidadãos.
  Cerca de três semanas depois   
Mais de 500 mil eleitores já se
recensearam em todo o País
...STAE diz-se preocupado com casos de fraudes no processo de recenseamento
Maputo (Canalmoz) – Pelo menos 500 mil eleitores já se tinham recenseado em todo o País até à última sexta-feira, podendo votar nas eleições autárquicas marcadas para o dia 20 de Novembro próximo nas 53 autarquias.
Salimo Abdula toma posse hoje
como PCA da Vodacom
Maputo (Canalmoz) – O empresário Salimo Abdula vai retornar a partir de hoje à presidência da Vodacom Moçambique, cargo que já ocupou entre 2009 e 2001.
Presidente da AGRA nomeada
membro de painel de alto nível
sobre agricultura e nutrição
Maputo (Canalmoz) - A presidente da Aliança para a Revolução Verde em África (AGRA), Jane Karuku, foi nomeada membro de um painel de alto nível que vai aconselhar os governos e a comunidade internacional sobre a agricultura e a nutrição, anuncia um comunicado da instituição.
Kurt Couto e Deolinda Ngulela
distinguidos atletas do ano
2013 06 17 002
 Zófimo Muiuane entregando o prémio à representante do Kurt Couto, atleta masculino do ano 
Maputo (Canalmoz) - O velocista dos 100 metros barreiras, Kurt Couto, e a basquetebolista Deolinda Ngulela foram considerados os melhores atletas moçambicanos do ano de 2012, nos escalões de masculinos e femininos, respectivamente.
Análise
Por: Adriano Nuvunga

Relatório de Execução Orçamental
2012: o que não informa
ao cidadão?

Introdução e Metodologia
Maputo (Canalmoz) - O presente documento apresenta uma análise efectuada sobre os dados e informações apresentadas nos Relatórios de Execução Orçamental (REOs) do Estado, correspondentes aos anos 2011 e 2012. Também efectua uma análise comparativa de alguns indicadores nos últimos 5 anos, servindo-se, em grande medida, dos dados e informações contidos nos REOs de 2008-2012, Conta Geral do Estado (CGE) 2009-2011, balanços do plano económico e social 2011-2012 e, em menor medida, dos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Sem comentários: